Guia atualizado: Como funciona o marketing digital 2023?
O Marketing tem mudado bastante principalmente os investimento e retornos, seja por tráfego pago ou orgânico.
Mas vamos te trazer uma olhar bem completo sobre o que é e como ele funcionou nos últimos anos para entender melhor e qual caminho seguir este ano.
O marketing digital é um conjunto de táticas usadas para anunciar e comercializar online.
Táticas como anúncios de pesquisa do Google, email marketing, gerenciamento de rede social e muito mais.
Há também todos os tipos de táticas específicas dentro desses domínios em termos de como eles são colocados em prática.
Neste artigo, buscamos ajudá-lo a compreender o que é marketing digital, sua importância e como ele funciona na prática, incluindo planos e preços praticado por aqui na nossa agência de acordo com a necessidade de cada cliente.
Venha conhecer mais sobre essa estratégia que vem dominando a publicidade na última década e que só tende a crescer!
O que é Marketing Digital?
O marketing digital é o ato de promover e vender produtos e serviços através de marketing online, como marketing de rede social, marketing de pesquisa, marketing por e-mail e Marketing Social.
Ou seja, o marketing digital é apenas isso, marketing, só que com muito mais opções e vantagens que a internet oferece.
É assim que as empresas de hoje estão levando sua mensagem para seus clientes tanto os potenciais como os já fidelizados.
A regra nº 1 em marketing é fazer a oferta certa na hora certa e no lugar certo. Hoje, seus clientes estão on-line: frequentando as redes sociais, mantendo-se atualizados em sites de notícias e blogs e pesquisando on-line quando precisam.
O marketing digital (MKT Digital) coloca você nesses mesmos canais, para que seus clientes em potencial possam vê-lo, saber mais sobre você e até fazer perguntas para saber mais sobre você e seus produtos ou serviços.
Ademais, o marketing digital ganha tanta atenção devido as estratégias que ele torna acessível, como por exemplo:
- SEO
- Tráfego pago
- Blogs e Sites
- Marketing de conteúdo
- Redes sociais
- Email marketing
- Marketing de afiliados
Nós iremos nos aprofundar em cada um desses e falaremos sobre o papel deles em uma estratégia de marketing eficaz.
Sim, são muitas práticas que envolvem o marketing digital. Mas todas elas trabalham juntas para criar uma base para o seu negócio: atrair clientes em potencial, nutrir relacionamentos e fazer ofertas que interessam ao seu público.
Agora que falamos sobre o que é marketing digital, vamos tentar entender como ele funciona na próxima seção. Continue lendo para saber mais!
Como funciona o Marketing Digital
De muitas maneiras, o marketing digital não é diferente do marketing tradicional. Em ambos, as organizações procuram desenvolver relacionamentos mutuamente benéficos com prospects, leads e clientes.
Mas o mkt digital 2023 substituiu a maioria das táticas de marketing tradicionais porque foi projetado para alcançar os consumidores de hoje.
Podemos dar de exemplo um cenário que muito provavelmente você está familiarizado.
Pense na última compra que você fez. Talvez você tenha comprado um eletrodoméstico ou uma roupa especial, ou até mesmo contratado alguém para prestar algum serviço para você.
Independentemente do que fosse, você provavelmente começou pesquisando na Internet para saber mais sobre as soluções disponíveis, quem as forneceu e quais eram suas melhores opções.
Sua decisão final de compra foi baseada nas avaliações que você leu, nos amigos e familiares que você consultou e nas soluções, recursos e preços que você pesquisou.
A maioria das decisões de compra hoje em dia começa online.
Sendo esse o caso, uma presença online é absolutamente necessária, independentemente do que você vende.
A chave é desenvolver uma estratégia de marketing digital que o coloque em todos os lugares que seus seguidores já estão frequentando e, em seguida, usar uma variedade de plataformas digitais para se conectar com eles de várias maneiras.
Essas maneiras vão desde conteúdo para mantê-los atualizados com as notícias da sua marca.
Redes sociais para compartilhar o conteúdo e otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) para que este apareça quando alguém estiver pesquisando as informações sobre as quais você escreveu.
E em cima disso tudo você pode direcionar o tráfego pago para o seu site, onde as pessoas podem ver suas ofertas.
E a partir daí continuar nutrindo seus leads (clientes em potencial) com newsletters no email marketing.
Ao juntar todas essas peças, você terá uma máquina de marketing digital eficiente e fácil de operar.
E embora pareça intimidador construir essa máquina do zero, é tão simples quanto aprender e integrar uma tática de mkt digital por vez.
É por isso que reunimos este guia: Para ajudá-lo entender mais a fundo sobre o marketing digital, e demonstrar para você a importância dessa estratégia como um todo.
A história do Marketing Digital
Nada nos ajuda a compreender melhor algum tópico do que a história de como este passou a ser relevante.
E no caso do mkt digital isso não seria diferente, vamos revisitar a história dessa estratégia e como ela se tornou dominante nos dias de hoje.
O termo Marketing Digital foi usado pela primeira vez na década de 1990. A era digital evoluiu com o advento da internet e o desenvolvimento da plataforma Web 1.0.
A plataforma Web 1.0 permitia que os usuários encontrassem as informações que desejavam, mas não permitia que compartilhassem essas informações pela web.
Até então, os profissionais de marketing em todo o mundo ainda não tinham certeza em relação à plataforma digital.
Eles não tinham certeza se suas estratégias funcionariam, já que a internet ainda não havia visto uma implantação generalizada.
Em 1993, o primeiro banner clicável foi ao ar, após o qual a HotWired comprou alguns banners para sua publicidade.
Isso marcou o início da transição para a era digital do marketing. Devido a essa mudança gradual, o ano de 1994 viu novas tecnologias entrarem no mercado digital. No mesmo ano, o Yahoo foi lançado.
Isso levou a grandes mudanças no espaço de marketing digital, com empresas otimizando seus sites para obter classificações mais altas nos mecanismos de pesquisa.
Em 1996 houveram mais lançamentos de alguns motores de busca e ferramentas como HotBot, LookSmart e Alexa.
1998 viu o nascimento do Google. A Microsoft lançou o motor de busca MSN e o Yahoo trouxe ao mercado a busca na web Yahoo.
Dois anos depois, a internet se popularizou e todos os mecanismos de busca menores foram deixados para trás ou eliminados, deixando mais espaço para os gigantes do negócio.
O mundo do marketing digital viu seu primeiro aumento acentuado em 2006, quando o tráfego de mecanismos de busca cresceu para cerca de 6,4 bilhões em um único mês.
Para não ficar para trás, a Microsoft colocou o MSN em segundo plano e lançou o Live Search para competir com o Google e o Yahoo.
Então veio a Web 2.0, onde as pessoas se tornaram participantes mais ativas em vez de permanecerem usuários passivos.
A Web 2.0 permitiu que os usuários interagissem com outros usuários e empresas.
Como resultado, os volumes de fluxo de informações – incluindo os canais utilizados pelos profissionais de marketing digital – aumentaram muito e, em 2004, a publicidade e o marketing na Internet só nos EUA renderam cerca de US $2,9 bilhões.
Logo, os sites de redes sociais começaram a surgir. O MySpace foi o primeiro site de rede social a se popularizar, logo seguido pelo Facebook.
No Brasil, o Orkut foi lançado em 2004 e se tornou a queridinha entre os usuários de redes sociais brasileiras.
Esse era o início de uma nova era, que continuaria a dominar em grande escala até os dias atuais.
Outro destaque foi o YouTube, que desde 2005 é presença marcante na internet.
Devido a isso tudo muitas empresas perceberam que todos esses novos sites que estavam surgindo estavam começando a abrir novas portas de oportunidades para comercializar seus produtos e marcas.
Com novos recursos, eles precisavam de novas abordagens para promover suas marcas e capitalizar na plataforma de rede social.
E foi assim que o marketing digital nasceu e evoluiu para o que conhecemos hoje em dia.
Mas para nos aprofundarmos ainda mais na história do marketing digital, vamos ver como as diferentes táticas tiveram início e se tornaram o que elas são hoje.
- SEO
Acredita-se que o SEO nasceu em 1991. Nessa época, o primeiro site do mundo foi lançado e rapidamente foi seguido por muitos outros sites.
Então, havia uma enorme necessidade de estrutura e acessibilidade, e os primeiros buscadores do mundo foram criados.
Em 1993, o Excite revolucionou a forma como as informações eram categorizadas e, em 1994, Altavista, Yahoo e outros entraram em cena.
No entanto, em 1996, o SEO realmente prevaleceu quando Sergey Brin e Larry Page começaram a construir o que se tornaria o maior e mais reconhecido mecanismo de busca até hoje: o BackRub.
Aposto que você pensou que este seria o Google, não é mesmo? Bem, você está certo porque o BackRub acabou se tornando o Google e foi registrado como um domínio em 1997.
No início, tudo valia em termos de SEO. As regras eram mais deliberadas, sem uma estrutura ou neste caso, algoritmo definido.
Assim, os profissionais de marketing podem usar práticas de hackers e alavancar o preenchimento de palavras-chave e links com spam para obter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Saiba mais: Black Hat SEO: O Que é e Como evitar essas Práticas Hoje
E foi assim, até que o Google viu uma oportunidade de fazer algo que outros mecanismos de pesquisa não estavam fazendo.
A equipe começou a trabalhar em atualizações de algoritmos que recompensassem conteúdo relevante e de qualidade para conectar os usuários com o que eles realmente desejam encontrar.
De lá para cá, centenas de mudanças nos algoritmos foram feitas e o SEO evoluiu rapidamente, forçando os profissionais de marketing a explorar estratégias alternativas.
Hoje em dia, com o tráfego orgânico e pago, o SEO se tornou ainda mais importante para o marketing digital, e com certeza é uma das melhores maneiras de crescer na internet!
- Tráfego pago
Quando falamos sobre tráfego pago estamos falando sobre toda e qualquer forma de publicidade online.
No entanto, uma das principais fontes desse tipo de publicidade é o PPC.
O PPC nasceu em 1996 em um aplicativo para desktop chamado Planet Oasis, no mesmo ano o Open Text Index começa a vender anúncios PPC em seus resultados de pesquisa como “Listagens preferenciais”.
Este ano também marcou o nascimento do Google que é iniciado como um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford, enquanto o Yahoo! lança seu IPO no valor de 334 milhões de dólares.
A partir daí, nos próximos anos o tráfego pago na internet passa a ser utilizado pelas marcas cada vez mais.
Em 2000, o Google lançou a primeira versão do Google Ads, com apenas 350 anunciantes utilizando o serviço.
O próximo grande desenvolvimento veio em 2002 com a introdução do custo por clique (CPC) – que é uma métrica importante hoje para anunciantes digitais em todo o mundo.
Isso mais tarde funcionaria em conjunto com o PPC (pay-per-click), que é a base da plataforma de publicidade do Google.
Com os avanços da tecnologia e algoritmos da web como um todo, a publicidade paga online se tornou ainda maior, melhorando cada vez mais ano após ano.
- Blogs
O primeiro blog foi o Links.net, que foi lançado em 1994, criado por Justin Hall, um jornalista freelance norte-americano.
Durante esse tempo ele foi aluno da Swarthmore University e o conteúdo que ele criou não era chamado de blog. Foi apenas listado como uma página pessoal.
O próximo marco em direção à invenção dos blogs ocorreu em 1997. A palavra “weblog” foi inventada em 17 de dezembro de 1997 por Jorn Barger, que também inventou seu próprio blog chamado Robot Wisdom.
Acredita-se que o nome tenha sido derivado do ato de registrar a web durante a navegação, portanto, web+log.
Em 1999, a palavra blog ganhou vida. Peter Merholz, um programador, renomeou o termo “weblog” para “blog”.
Mais tarde, aproximadamente cinco anos depois, o termo blog foi declarado a palavra do ano pela Merriam-Webster.
O início dos anos 2000 é quando os blogs realmente decolaram na internet. Na verdade, em meados de 2006, existiam cerca de 50 milhões de blogs, em comparação com apenas 23 no total em 1999.
Durante esse tempo, os blogs políticos, parentais e de fofocas estavam na moda. Sites como The Mommy Blog, Gawker e The Huffington Post estavam entre os primeiros desse tipo.
Esses sites acabariam abrindo caminho para plataformas específicas de blogs. Por exemplo, WordPress e TypePad foram iniciados em 2003.
Ao final de 2010, havia mais de 152 milhões de blogs ativos na internet. No entanto, foi também nessa época que os blogs começaram a ter formatos diferentes.
Em particular, o microblogging começou a ganhar força.
Sites como Twitter e Tumblr permitiam que os usuários postassem de maneira mais compacta e sucinta para um público definido.
Embora a história dos blogs seja muito antiga, ela está longe de ser completa. Os blogs continuam a ser dominantes na internet e são uma das melhores formas de criar tráfego orgânico.
- Sites
Tim Berners-Lee, um cientista britânico, inventou a World Wide Web (WWW) em 1989, enquanto trabalhava no CERN.
A Web foi originalmente concebida e desenvolvida para atender à demanda de compartilhamento automatizado de informações entre cientistas de universidades e institutos em todo o mundo.
A ideia básica da WWW era fundir as tecnologias em evolução de computadores, redes de dados e hipertexto em um sistema de informação global poderoso e fácil de usar.
Em outubro de 1990, Tim escreveu as três tecnologias fundamentais que continuam sendo a base da web de hoje:
- HTML: linguagem de marcação de hipertexto. A linguagem de marcação (formatação) para a web.
- URI: Identificador Uniforme de Recursos. Uma espécie de “endereço” único e usado para identificar cada recurso na web. Também é comumente chamado de URL.
- HTTP: Protocolo de Transferência de Hipertexto. Permite a recuperação de recursos vinculados de toda a web.
Tim também escreveu o primeiro editor/navegador de páginas da web (“WorldWideWeb.app”) e o primeiro servidor da web (“httpd”).
No final de 1990, a primeira página da web foi veiculada na internet aberta e, em 1991, pessoas de fora do CERN foram convidadas a participar dessa nova comunidade da web.
À medida que a web começou a crescer, Tim percebeu que seu verdadeiro potencial só seria liberado se qualquer pessoa, em qualquer lugar, pudesse usá-la sem pagar uma taxa ou ter que pedir permissão.
Assim, Tim e outros defenderam a garantia de que o CERN concordaria em disponibilizar o código da web sem royalties, para sempre.
Em 1993 eles anunciaram que a web teria um código aberto e livre para todos, o que teve um papel fundamental em torná-la acessível para a população, tornando-a uma parte integrante das nossas vidas todos os dias.
Hoje, os sites são parte fundamental da internet, trazendo informações e conhecimento para os usuários da web.
- Marketing de conteúdo
Em 1895, a John Deere publicou a primeira edição da The Furrow, uma revista agrícola que publicava anúncios impressos.
Depois de algumas décadas, cada edição atingiu milhões de clientes. The Furrow ainda é impresso hoje, tornando-se não apenas o exemplo pioneiro de marketing de conteúdo, mas a revista de marca mais antiga em publicação.
Marcas como P & G e Michelin seguiram esse movimento no início de 1900. A Michelin publicou guias de viagem gratuitos para aumentar o interesse em carros, e a Procter & Gamble se aventurou no primeiro marketing de conteúdo de áudio com seus programas de rádio de marca conhecidos como “novelas”.
Desde os primeiros dias, o marketing de conteúdo evoluiu para incluir narrativas mais sofisticadas, técnicas de distribuição mais inteligentes e uma ênfase maior na experiência do cliente.
O marketing de conteúdo digital a princípio envolve blogs, e-books e artigos da web, mas a partir de 2004, o conteúdo em vídeo e os podcasts passam a ser relevantes como forma de marketing também.
Ao longo dos anos o conteúdo de qualidade centrado no consumidor passou a ser dominante no mundo do marketing digital.
Hoje, 67,3 % das empresas aderiram ao uso do marketing de conteúdo e obtêm sucesso por meio dessa prática.
- Redes Sociais
Os primeiros métodos de comunicação a grandes distâncias usavam correspondência escrita entregue em mãos de uma pessoa para outra.
A forma mais antiga de serviço postal remonta a 550 a.C., e esse sistema primitivo de entrega se tornaria mais difundido e simplificado nos séculos futuros.
Em 1792, o telégrafo foi inventado. Isso permitiu que as mensagens fossem entregues a uma longa distância muito mais rápido do que um cavalo e um cavaleiro poderiam carregá-las.
Embora as mensagens telegráficas fossem curtas, eram uma forma revolucionária de transmitir notícias e informações.
Duas importantes descobertas aconteceram na última década de 1800: o telefone em 1890 e o rádio em 1891.
Ambas as tecnologias ainda estão em uso hoje, embora as versões modernas sejam muito mais sofisticadas que suas antecessoras.
Linhas telefônicas e sinais de rádio permitiram que as pessoas se comunicassem a grandes distâncias instantaneamente, algo que a humanidade nunca havia experimentado antes.
A tecnologia começou a mudar muito rapidamente no século 20. Depois que os primeiros supercomputadores foram criados na década de 1940, cientistas e engenheiros começaram a desenvolver maneiras de criar redes entre esses computadores, e isso levaria ao nascimento da Internet.
As primeiras formas da Internet, como a CompuServe, foram desenvolvidas na década de 1960.
Formas primitivas de e-mail também foram desenvolvidas durante esse período. Nos anos 70, a tecnologia de rede havia melhorado e o UseNet de 1979 permitiu que os usuários se comunicassem por meio de um boletim informativo virtual.
Na década de 1980, os computadores domésticos estavam se tornando mais comuns e as redes sociais estavam se tornando mais sofisticadas.
Os chats de retransmissão da Internet, ou IRCs, foram usados pela primeira vez em 1988 e continuaram a ser populares até meados da década de 1990.
O primeiro site de rede social reconhecível, Six Degrees, foi criado em 1997. Ele permitia aos usuários fazer upload de um perfil e fazer amizade com outros usuários.
Após a invenção dos blogs, as redes sociais começaram a ganhar mais popularidade. Sites como MySpace e LinkedIn ganharam destaque no início dos anos 2000, e sites como Photobucket e Flickr facilitaram o compartilhamento de fotos online.
O YouTube foi lançado em 2005, criando uma maneira totalmente nova para as pessoas se comunicarem e compartilharem umas com as outras a grandes distâncias.
Em 2006, o Facebook e o Twitter tornaram-se disponíveis para usuários em todo o mundo. Esses sites continuam sendo algumas das redes sociais mais populares na Internet.
Outros sites como Tumblr, Spotify, Foursquare e Pinterest começaram a aparecer para preencher nichos específicos de redes sociais. Em 2010 o Instagram foi lançado e nos próximos anos também se tornou popular entre o público.
E foi assim que as redes sociais surgiram e se tornaram o que são hoje, permitindo que os usuários e as empresas a utilizem para comunicar-se entre si.
Saiba mais: Redes Sociais para Empresas: Custos e Benefícios Aqui
- Email marketing
O email marketing se deu início no fim da década de 1970, quando Gary Thuerk, gerente de marketing da Digital Equipment Corp, enviou 400 emails promocionais promovendo computadores da companhia, resultando em 13 milhões de dólares em vendas.
Porém, foi nos anos 1990 que o email marketing se tornou mais prevalente.
A programação inicial do email foi desenvolvida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a Arpanet.
A ideia aqui era criar um programa que permitisse aos funcionários do escritório se comunicarem entre terminais de computador por meio de mensagens eletrônicas de texto simples.
Os sistemas usados para enviar essas mensagens evoluíram muito desde sua criação e, pelo que parece, não vão desacelerar tão cedo.
Não foi até 1981 que o American Standard Code for Information Interchange adotou um processo de símbolos, letras e pontuação para armazenar informações digitalmente.
Em 1985, o e-mail começou a se espalhar em popularidade; no entanto, foi usado principalmente por funcionários do governo e militares, juntamente com profissionais acadêmicos e alguns estudantes.
Não foi até que a World Wide Web foi realmente criada em 1991 que os recursos do e-mail se tornaram realmente ilimitados.
Hoje, o email marketing compõe grande parte do marketing digital, e é usado principalmente para distribuir ofertas e novidades para os consumidores.
Outras táticas do email marketing envolvem a distribuição de newsletters e outros conteúdos semelhantes que ajudam manter o público engajado com a marca.
- Marketing de afiliados
O marketing de afiliados existe há algum tempo. As empresas têm uma longa história de recompensar as pessoas que trazem novos clientes.
No entanto, a referência online ou o marketing de afiliados não começaram até meados da década de 1990.
Uma loja de flores online fundada por William J. Tobin chamada PC Flowers and Gifts foi pioneira no primeiro programa de afiliados para a web.
O site de comércio eletrônico foi ao ar em 1989 e lançou sua nova abordagem de marketing logo depois.
Em 1993, o programa estava gerando milhões em vendas por ano. Tinha mais de 2.500 afiliados de toda a web em 1995.
Em 1996, Tobin solicitou uma patente sobre marketing e rastreamento de afiliados. Ele recebeu a patente em 2000.
No entanto, até então, a PC Flowers and Gifts estava longe de ser o único usuário de marketing de afiliados.
Outras empresas viram seu sucesso e decidiram adotar o método para uso próprio. Uma dessas empresas passou a ser a Amazon.
O famoso programa de afiliados da Amazon, Amazon Associates, viu a luz do dia pela primeira vez em 1996.
Embora não tenha sido o primeiro programa de afiliados, foi o primeiro a ser disponibilizado ao público em geral.
Ao se inscrever no Amazon Associates, os membros podem publicar banners personalizados que levam de volta à Amazon ou vinculados diretamente a ela.
Desde então a Amazon vem crescendo exponencialmente e com certeza parte desse sucesso se deve ao Amazon Associates.
Como você pode notar a história do marketing digital e suas táticas estão todas interligadas, isso ocorre devido a acessibilidade a esses recursos e sua capacidade de alcance global.
Continue lendo este artigo para saber ainda mais sobre o marketing digital e porque ele é tão importante hoje em dia!
Marketing Digital no YouTube: Canal no YouTube
O YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa, ficando apenas atrás do Google, mas ainda assim, essa plataforma de vídeo é a mais relevante quando se trata desse tipo de conteúdo.
Muitas outras plataformas semelhantes tentaram em vão tomar o lugar no pódio em que o YouTube se encontra, mas nenhuma conseguiu alcançar o sucesso do YouTube.
Essa plataforma nascida em meados de 2005 foi originalmente criada como uma plataforma para qualquer pessoa postar qualquer conteúdo de vídeo que desejasse.
Esperava-se que os usuários pudessem usar o site para fazer upload, compartilhar e visualizar conteúdo sem restrições.
Desde então, cresceu e se tornou um dos principais sites de distribuição de vídeo do mundo.
Hoje, muitos criadores de conteúdo ganham a vida vendendo espaço publicitário antes ou em vídeos que criam e carregam no site.
Graças a coisas como o Programa de Parceiros do YouTube e o AdSense do Google, algumas pessoas podem realmente criar carreiras de sucesso como YouTubers.
O YouTube foi criado no Dia dos Namorados em 2005. Foi uma criação de Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, todos ex-funcionários do Paypal.
Segundo seus fundadores, a ideia nasceu em um jantar em São Francisco, cerca de um ano antes, em 2004.
O trio estava frustrado com a dificuldade, na época, de encontrar e compartilhar videoclipes online.
“O vídeo, sentimos, realmente não estava sendo abordado na Internet”, disse Chad Hurley em uma entrevista inicial.
“As pessoas estavam coletando videoclipes em seus telefones celulares…, mas não havia uma maneira fácil de compartilhá-los”.
Em maio de 2005, a versão beta do YouTube estava na rede e, em um mês, o primeiro vídeo foi postado.
Foi intitulado “Me at the Zoo” e foi um clipe de 19 segundos postado pelo próprio Karim. O vídeo apresenta imagens de Karim no zoológico de San Diego, falando sobre elefantes e suas trombas.
Em setembro de 2005, o YouTube conseguiu seu primeiro vídeo com um milhão de visualizações. Este primeiro vídeo viral do YouTube foi um clipe do jogador de futebol brasileiro Ronaldinho recebendo um par de Chuteiras de Ouro. Veja abaixo um dos primeiros exemplos de marketing digital no YouTube:
A Nike também foi uma das primeiras grandes empresas a abraçar o potencial promocional do YouTube.
No mês seguinte, em novembro de 2005, a empresa de capital de risco Sequoia Capital investiu 3,5 milhões de dólares no negócio.
A Sequoia e a Artis Capital Management investiram 8 milhões adicionais em 2006, pois o site teve um crescimento significativo em seus primeiros meses.
O YouTube como conhecemos hoje não é tão diferente de como era antigamente, afinal o objetivo da plataforma continua sendo o mesmo: o compartilhamento de vídeos.
É claro que a plataforma cresceu e muito ao longo dos anos, hoje o YouTube é uma das redes sociais mais conhecidas e aclamadas pelos usuários da internet.
E a maioria das pessoas assiste ou já assistiu vídeos no YouTube. Por isso, não é à toa que essa rede social seja tão popular mesmo depois de anos que foi criada originalmente.
Dificilmente o YouTube será substituído por outra plataforma, devido ao seu grande público de usuários, que hoje chega a 2 bilhões.
Além do YouTube ser fonte de renda para muitas pessoas, o marketing digital tomou novos rumos com o conteúdo em vídeo.
Permitindo que as marcas sejam mais criativas em suas campanhas e aproveitem esse espaço para se destacar da concorrência.
O tráfego pago e orgânico também tem seu lugar no YouTube, o marketing de conteúdo é bastante usado na plataforma, tanto por criadores como também marcas.
Isso tudo é acrescido ao tráfego pago que torna a plataforma rentável, acumulando cerca de 19,7 bilhões de dólares em 2020, um aumento de 30,4% em relação ao ano anterior.
Essa estatística apenas prova como o YouTube é poderoso e definitivamente uma das melhores plataformas para o marketing digital.
Agora, vamos falar sobre outra plataforma relacionada ao YouTube e que de maneira semelhante, dificilmente será desbancada, o Google.
Marketing Digital no Google: Anúncios no Google
O Google como citamos mais acima nasceu com o nome “Backrub” em 1996, a partir deste ano, o Google passou a crescer e evoluir junto de outras tecnologias que citamos anteriormente.
Grande parte da internet hoje em dia é acessível por meio do Google, o mecanismo de pesquisa é o mais usado em todo mundo e tem bilhões de usuários ativos todos os dias.
Isso sem contar que o YouTube é parte do Google, aumentando ainda mais seu número de usuários.
Esse mecanismo é tão relevante que hoje todas as regras de SEO e a maioria dos anúncios são voltados aos algoritmos do Google.
O Google Ads, a plataforma de publicidade do mecanismo, é bastante utilizado pelas empresas para alcançar os consumidores.
Ademais, os blogs e sites que aparecem no Google permitem o crescimento do tráfego orgânico para as empresas e criadores de conteúdo.
Em termos de mkt digital, o Google é com toda certeza a principal plataforma para aumentar o alcance, seja por meio do tráfego orgânico ou pago.
Afinal, quando o consumidor busca pelo nome de uma marca, as chances de que eles busquem no Google são bastante altas.
E se você possuir um site, rede social ou anúncio relevante em termos de SEO, o consumidor interessado em sua marca tomará conhecimento da sua empresa e provavelmente irá buscar mais informações dentre os resultados.
Não é à toa que hoje o Google permite que sites comprem um espaço no início da página para aparecerem primeiro para os usuários que buscam por determinada palavra-chave.
Por isso, o Google é sem dúvidas fundamental para o marketing digital hoje em dia, e se você não está encontrando formas de se destacar neste mecanismo, com certeza está perdendo clientes em potencial.
Continue lendo para descobrir como conquistar mais clientes por meio do marketing digital!
Por que o Marketing Digital é importante
Detalhamos toda a história do marketing digital e como suas principais táticas prevaleceram, portanto, agora que entendemos mais a respeito da história do marketing digital, vamos desvendar porque essa estratégia é tão importante, dê uma olhada nos motivos abaixo!
- Seus clientes estão online
Sua empresa precisa de exposição para encontrar clientes, e o mercado online é a melhor maneira de fazer isso acontecer.
Quando as pessoas ouvem sobre sua empresa, elas querem saber mais sobre ela. Eles querem verificar sua presença online para saber se você existe.
Se as pessoas não encontrarem nada sobre você online, é provável que você as perca como cliente.
- Econômico e mais rápido
O marketing digital é mais acessível do que o marketing tradicional.
Se você é um negócio que tem recursos limitados, gastar dinheiro para anunciar tradicionalmente não é suficiente.
Mesmo a necessidade de imprimir folhetos para o seu negócio é cara e demorada.
Mas com o marketing digital, sua pequena empresa pode iniciar o processo imediatamente.
Você só precisa realizar alguns estudos e depois experimentar qualquer um dos tipos de marketing digital que mencionamos acima.
- Melhor ROI
Muitas empresas afirmam que fazer anúncios online, sejam pagos ou gratuitos, tem um melhor retorno sobre o investimento.
É possível ter uma maior taxa de conversão ou retorno do investimento porque a maioria dos seus clientes pode ser encontrada online.
Se você souber quem são seus públicos-alvo, poderá traçar uma estratégia necessária para transformar seus leads em clientes.
- Seus concorrentes fazem mkt digital
Seus concorrentes também estão se estabelecendo online e trazendo mais tráfego para seus respectivos sites.
Você pode verificar o que seus concorrentes estão fazendo e tomar nota disso.
Você pode usar o que sabe para criar uma estratégia melhor para atrair mais clientes para seu site do que seus concorrentes.
Mas você só será capaz de fazer isso se usar as estratégias de mkt digital a seu favor.
- Você pode alcançar seus clientes
Outro motivo para incorporar o marketing digital é que você precisa construir relacionamentos com seus clientes.
Um aspecto vital do marketing digital é o atendimento ao cliente. Isso significa que os especialistas em marketing constroem relacionamentos com os clientes entrando em contato para responder às suas dúvidas.
Isso ajuda a construir um relacionamento com os clientes. Quando você constrói um bom relacionamento com seu público, isso impulsiona seus negócios.
- Atende aos usuários de dispositivos móveis
Existem bilhões de pessoas usando seus telefones celulares para fazer pesquisas ou navegar pelas redes sociais.
Ao usar o mkt digital, você pode alcançar essas pessoas. Você pode promover sua empresa de forma que os usuários de telefones celulares sejam o alvo.
- Estabelece a reputação da sua marca
O mkt digital dará ao seu negócio a chance de estabelecer um relacionamento. Ele permite que você mostre aos seus clientes a identidade da sua empresa.
Melhorando o seu branding e divulgando para mais pessoas as vantagens de usufruir de seus serviços ou produtos.
- Tem receitas maiores
Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital tem um maior retorno sobre o investimento e uma maior taxa de conversão, o que significa que tem uma receita maior.
O que até é bom saber é que você gasta menos na hora de usar o marketing digital para divulgar sua marca.
Como fazer marketing digital gratuito
Depois de entender como fazer marketing digital, sua história e sua importância, provavelmente você estará convencido de que fazer marketing digital vale a pena.
No entanto, muitas vezes a maioria das táticas de marketing digital precisam de algum investimento, nem que seja apenas no início.
Mas e se você não tiver condições de investir no momento, o que você pode fazer?! Não se preocupe, pois a Agência DUNA está aqui para te ajudar!
Reunimos diferentes táticas de marketing digital gratuitas que você pode utilizar para divulgar a sua empresa online. Venha dar uma conferida!
SEO
Já queremos começar essa lista citando um dos principais meios de conquistar alcance gratuito na internet, o SEO.
SEO, nada mais é do que a otimização para mecanismos de busca, o que significa que você usa técnicas para montar o seu site e escrever posts de acordo com o que os algoritmos do Google classificam como sendo de qualidade.
Por exemplo, ações como usar palavras-chave específicas, adicionar imagens e outros elementos que chamem atenção, links, incluindo backlinks e linkagem interna, etc.
Tudo isso ajuda muito no tráfego gratuito, e é uma ótima maneira de fazer marketing digital sem precisar investir dinheiro nisso!
Tráfego orgânico no Google
Outra dica ligada ao SEO é entender como tráfego orgânico do Google funciona. A maneira mais simples de explicar é que o Google funciona em função de seus usuários.
Isso siginifica que tudo aquilo que estiver otimizado a dar para o usuário os melhores resultados, figurará na primeira página do Google.
Portanto, se o seu site ou blog utiliza técnicas de SEO, disponibiliza conteúdo rico, relevante e de qualidade para o público, e isso tudo está dentro de um formato bonito e otimizado, as chances são altas de você receber tráfego gratuito.
Existem outros meios de fazer isso, que veremos mais abaixo, por exemplo, como o uso de múltiplos canais, então continue lendo para saber mais.
Posts para blog
Um blog é algo que talvez você não veja como uma recomendação comum hoje em dia, pois as redes sociais dominaram bastante esse aspecto de criar conteúdo envolta de uma marca.
No entanto, um blog ainda é uma das maneiras mais eficazes de conquistar um público maior, pois muitas pessoas usam a pesquisa do Google.
E se você conseguir ter um nicho específico e segmentar palavras-chave de cauda longa terá ainda mais resultados, e conquistará um alcance gratuito muito maior em comparação com outros canais.
Tráfego orgânico nas redes sociais
Provavelmente essa dica você já conhece, as redes sociais são sem dúvidas a plataforma de marketing digital gratuito que você deve estar presente.
Sem elas é quase impossível fazer uma estratégia de marketing descente. Para ampliar o seu alcance nas redes sociais recomendados duas táticas:
Uso de hashtags
Vídeos curtos
Usar hashtags, principalmente entre as mais utilizadas e as mais envolvidas com seu nicho tornará possível tirar proveito do melhor que as redes sociais têm
E ainda, fará com que o tráfego orgânico nas redes sociais seja alcançável para o seu perfil, pois muitas pessoas procuram por meio das hashtags o conteúdo que querem ver.
As hashtags funcionam de maneira parecida com as palavras-chave categorizando o conteúdo nas redes sociais.
Por sua vez, os vídeos, sejam eles Reels no Instagram ou Shorts no YouTube, são uma maneira incrível de engajar com o público e atrair ainda mais pessoas para o seu perfil, e isso tudo totalmente de graça!
Você pode, por exemplo, adaptar uma postagem estática do feed e transformá-la em Reels no Instagram. Isso pode te ajudar a alcançar ainda mais pessoas para o seu perfil.
É claro que para que todas essas técnicas funcionem será preciso criatividade e disposição, mas se você realmente quer que sua marca seja reconhecida, com certeza valerá o esforço.
Tráfego orgânico no YouTube
O YouTube é uma rede social diferente, principalmente com o seu foco sendo predominantemente em vídeos.
Contudo, o YouTube é ótimo para falar sobre tópicos de maneira mais aprofundada, como essa é uma plataforma que envolve os mais diversos nichos e temas de vídeo, usá-lo para atrair tráfego orgânico gratuito é uma ótima ideia.
A única coisa que você deve lembrar de fazer é adicionar o link de seu site, redes sociais, loja ou qualquer outro canal para direcionar o público e aumentar ainda mais o seu alcance gratuito.
Dica Bônus: utilize outro canal para popularizar um canal específico
Essa dica é bastante utilizada, mas talvez você ainda não tenha pensado nisso. Se você realmente quer caprichar no marketing digital gratuito, terá que usar mais de um canal.
Afinal, conquistar o engajamento do público não é fácil, porém, ao utilizar mais de um canal de marketing gratuito você aumenta suas chances.
Uma das formas mais comuns que tanto as marcas como os influenciadores fazem isso é postando conteúdo em um canal, por exemplo, no YouTube, e divulgar isso também no Instagram e outras mídias.
Você também pode adaptar o seu conteúdo para outro formato, por exemplo pegue um post que fez sucesso no seu blog e transforme-o em um vídeo no YouTube.
Existem muitas possibilidades ao adotar essa mentalidade para o seu marketing de conteúdo, portanto utilize isso para sua vantagem.
Ferramentas de marketing gratuitas
Agora que já vimos algumas ideias de plataformas para fazer marketing digital gratuito, basta saber como criar conteúdo atrativo de graça!
Vamos ver algumas ferramentas de marketing gratuitas, confira abaixo:
Canva
O Canva é ideal para criar conteudo visual de qualidade, tanto para as redes sociais, como blogs e até para o YouTube.
Essa plataforma de design permite que seus usuários usem uma série de vetores, imagens, fontes e outros recursos de edição para criar imagens ilustrativas.
Você pode até mesmo usá-la para fazer mini vídeos e também para criar capas para os seus vídeos no YouTube, por exemplo.
Google Analytics
O Google Analytics é uma plataforma gratuita do Google com foco em apresentar dados sobre seu site para você analisar de graça!
Você pode usar essa plataforma para ver quais postagens do seu site recebe mais visitantes e observar o que pode ser otimizado nas outras para que você ganhe mais tráfego gratuito!
Bancos de imagem gratuitos
Outra coisa muito importante ao fazer marketing digital são as imagens com qualidade profissional.
Geralmente o melhor a se fazer é tirar suas próprias fotos, mas se isso não for possível, nao se preocupe.
Existem diversos bancos de imagem gratuitos que você pode baixar fotos com alta qualidade e utilizar em suas campanhas!
Alguns exemplos de bancos de imagem gratuitos são:
Freepik
Pixabay
Pexels
Unsplash
7 Principais Benefícios do Marketing Digital
Os clientes em potencial que você pode encontrar on-line são um grupo muito maior do que você poderá atrair apenas localmente.
Usando técnicas de marketing digital, você pode alcançar um público global de maneira econômica, escalável e mensurável.
Alguns dos principais benefícios do marketing digital incluem:
- A capacidade de interagir com seus clientes em potencial e aprender exatamente o que eles estão procurando, ou seja, conhecer melhor seus clientes!
- A capacidade de alcançar qualquer pessoa e em qualquer lugar, pois não há fronteiras geográficas no mundo digital
- Segmente o público certo no momento certo – a personalização é mais simples com o marketing digital
- Comunique-se com seus clientes em potencial em todas as etapas do processo de compra
- Economize dinheiro e alcance mais clientes por menos
- Conheça seu público e gere engajamento para criar fidelidade à marca.
- Acompanhe e monitore as respostas às suas campanhas de marketing de forma fácil e instantânea
Agora que sabemos a importância e os benefícios do marketing digital, vamos dar uma olhada mais a fundo em cada um de seus conceitos, fique ligado no próximo tópico!
Principais Conceitos de MKT Digital
- Inbound marketing
Enquanto o marketing digital é um termo abrangente que inclui uma variedade de táticas de marketing realizadas por meio de dispositivos digitais, o inbound marketing é uma metodologia.
Então, qual é a metodologia do inbound marketing e qual seu papel no mkt digital?
Criado pela Hubspot em 2005, o termo inbound marketing trata do crescimento de seus negócios cultivando relacionamentos duradouros com os clientes.
Trata-se de gerar leads de alta qualidade e nutri-los por meio do funil de inbound marketing. Fundamentalmente, trata-se de atrair, engajar e encantar os clientes com uma experiência personalizada para eles.
- Geração de leads
Um lead é simplesmente uma pessoa que demonstrou interesse em sua empresa ou em seu produto.
Você pode notar esse interesse de várias maneiras, embora seja mais comum por meio de sua rede social ou site.
Basicamente, uma pessoa se torna um lead quando mostra interesse deixando seus detalhes de contato.
- Métricas de marketing
As métricas de marketing são o que os profissionais de marketing usam para monitorar, registrar e medir o progresso ao longo do tempo.
As próprias métricas são variadas e podem mudar de plataforma para plataforma. Os profissionais de marketing precisam aprimorar seus objetivos e escolher as métricas que acompanharão seus sucessos e fracassos.
- Buyer persona
A Buyer Persona é uma representação ficcional e generalizada do seu comprador ideal.
No marketing digital a buyer persona é usada para entender mais sobre o público-alvo e acertar no conteúdo com base nas informações adquiridas por meio de dados.
Tipos de marketing digital
O marketing digital usa várias táticas para alcançar um objetivo principal por meio de diferentes rotas.
Pense no marketing digital como uma empresa, as estratégias são os colaboradores da empresa que trabalham em diferentes departamentos.
Todos os funcionários trabalham para a mesma organização com um motivo; para tornar o negócio bem sucedido.
Da mesma forma, todas as estratégias de marketing digital trabalham juntas para gerar tráfego, conscientizar e transformar leads em clientes fiéis para o negócio.
Dito isso, vamos nos aprofundar em mais detalhes sobre as sete principais táticas de mkt digital que mencionamos anteriormente.
Mas antes, se você procura por maneiras de ganhar dinheiro na internet, não deixe de conferir este vídeo com dicas valiosas sobre como ganhar dinheiro através do mkt digital!
- Otimização de mecanismo de pesquisa (SEO)
Toda vez que você precisa conhecer ou comprar algo, a primeira coisa que você faz é pesquisá-lo no mecanismo de busca do Google.
Quando os resultados são entregues, o consumidor geralmente encontra o que procura na primeira ou segunda página de pesquisa do Google.
É aí que o SEO entra em ação. Tornar seu site amigável ao SEO é um dos passos mais importantes no marketing digital.
Sem otimizar seu site para ser amigável aos mecanismos de pesquisa, você ficará para trás nas pesquisas e perderá a oportunidade de obter leads em potencial e exposição para o seu negócio.
Leva tempo, esforço e paciência para gerar tráfego orgânico para o seu site, mas se você não quiser pagar para aparecer na primeira página do mecanismo de pesquisa do Google, o SEO é o caminho a percorrer.
O SEO é gratuito para implementar e aumenta o tráfego do site gradualmente ao longo do tempo. Portanto, se você está em busca de uma forma de marketing gratuito, não precisa procurar mais, o SEO é a respota para você.
- Publicidade paga por clique
Em palavras simples, toda vez que um usuário clica em seu anúncio anunciado, você teria que pagar pelo número de cliques.
É a maneira mais fácil e rápida de obter tráfego para seu site. O tráfego recebido por esse método não é considerado orgânico.
No entanto, ainda é importante usar a publicidade PPC, pois o SEO leva tempo para trabalhar para trazer tráfego orgânico.
- Marketing de sites
Seu site é uma das melhores plataformas de marketing que podem ajudar seus clientes em potencial a encontrar o que estão procurando e fazer a compra final.
Um comprador médio gasta uma quantidade significativa de tempo em um site antes de tomar a decisão final de compra.
Sua responsabilidade é fornecer uma excelente experiência ao usuário que mantenha seu cliente em seu site por mais tempo.
Eles devem encontrar facilmente informações sobre seus produtos e serviços desejados.
Seu site representa sua empresa, portanto, certifique-se de causar uma boa impressão em seus visitantes.
Ao criar um site, lembre-se dos gráficos, design e layout geral do site. Certifique-se de que é compatível com dispositivos móveis, porque é onde a maioria dos consumidores está.
- Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo ocupa um lugar muito importante no mundo do marketing digital.
Qualquer que seja a estratégia de marketing online que você possa ter, sem o marketing de conteúdo você não poderá construir a base de clientes e engajar seu público-alvo a ter interesse em seus negócios.
Basicamente, o marketing de conteúdo envolve promover seu negócio por meio da interação com seus clientes e convencê-los a fazer uma compra.
Algumas formas de marketing de conteúdo são: Vídeos, Depoimentos, E-books, Podcasts, Infográficos, Postagens em blogs, Postagens em redes sociais e muito mais.
Tudo isso pode contribuir para fazer parte de sua campanha de marketing digital que ajuda a conscientizar os consumidores sobre o negócio.
- Marketing de rede social
Uma das formas mais populares e eficazes de marketing digital gratuita e paga são as redes sociais.
A mudança revolucionária que essas plataformas trouxeram para a mesa do marketing empresarial é incomparável.
Com o número cada vez maior de usuários de rede social em todo o mundo, é incompreensível quanta exposição sua empresa pode obter.
E com todos os dados comportamentais do consumidor, você não ficará perdido na hora de criar uma estratégia de marketing de sucesso.
Leia nossa postagem no blog sobre como a rede social funciona para as empresas e como elas são ferramentas importantíssimas no marketing digital.
As redes sociais são a melhor maneira de divulgar seus produtos e serviços enquanto está em contato com seus clientes em potencial em uma plataforma na qual eles passam a maior parte do tempo.
Além de fornecer atendimento ao cliente, você pode usar as redes sociais para veicular campanhas publicitárias, concursos, criar conteúdo criativo e envolvente e até viralizar.
Nessas plataformas é possível conquistar tanto alcance gratuito como alcance pago, o que deixa elas melhores ainda!
- Email Marketing
O email marketing pode não ser a principal fonte para gerar novos leads para o seu negócio, mas é mais frequentemente usado como uma forma de comunicação com o seu cliente que gostou dos seus serviços ou produtos e optou por se inscrever nas atualizações do seu negócio.
Suas chances de ter sucesso em fidelizar clientes que continuam comprando de você aumentam através do email marketing.
A maioria das empresas usa o email marketing para enviar boletins semanais, ofertas promocionais e atualizações sobre seus produtos e serviços.
- Marketing de afiliados
Essa forma de marketing envolve ter um embaixador da marca para sua empresa que ajuda a se envolver com consumidores em potencial e recomendar os serviços e produtos da sua empresa por uma comissão ou pagamento.
Você pode até entrar em contato com influenciadores e indivíduos de sucesso no mundo do marketing digital e pagá-los para promover sua empresa para um grande número de público.
Ter uma melhor compreensão de como cada segmento do marketing digital pode contribuir para o seu negócio o ajudará a determinar a estrutura do mkt digital que você deseja criar e executar.
Marketing Digital na Prática – Confira Exemplos do nosso Trabalho!
O mkt digital é a melhor maneira de conquistar novos clientes e fidelizar os que você já possui, fora a série de outros benefícios que citamos acima.
Mas afinal, como isso tudo funciona na prática? Vamos ver como os serviços de mkt digital funcionam usando a nossa Agência de Marketing Digital Duna como exemplo. Acompanhe!
Gerenciamento de redes sociais
Se você prefere ver ou ouvir ao invés de ler, não deixe de conferir nosso vídeo sobre gestão de tráfego pago nas redes sociais!
O gerenciamento de redes sociais é essencialmente o que o nome diz, mas indo mais a fundo, a gestão focada nessas plataformas tem como o objetivo planejar, analisar, produzir e divulgar todo o conteúdo de uma marca ou pessoa, usando as redes sociais como veículo principal.
Existem dois tipos de gerenciamento, uma feita, geralmente, por uma agência, com profissionais qualificados.
E outra, que é bastante comum, mas tem suas limitações, que é o gerenciamento de redes sociais feito por um software.
Cada uma dessas opções tem suas vantagens, mas a gestão feita por um profissional especializado possibilita mais opções como a criação de conteúdo original, por exemplo.
E é dessa maneira que fazemos aqui na nossa agência, nossos clientes se beneficiam por ter todo o conteúdo criado e personalizado para seus objetivos.
Saiba mais: Gerenciamento de Redes Sociais: Como saber se eu preciso?
Gestão de tráfego pago
Já citamos o tráfego pago anteriormente, mas para nos aprofundar um pouco mais sobre essa função, vamos ver como esse serviço é feito na nossa agência.
Basicamente, tráfego é a movimentação dos usuários dentro das páginas da internet.
Através dele é possível visualizar a quantidade de pessoas que trafegam nos canais que a sua empresa utiliza para se comunicar com os consumidores.
Existem diferentes tipos de tráfego, mas atualmente, temos dois que estão em evidência. São eles:
- Tráfego orgânico no Google
É o tráfego que ocorre de maneira natural ou estratégica. Uma grande vantagem dessa estratégia é que ele é tráfego gratuito. Isto é você não precisar pagar nada para conquistá-lo.
O tráfego orgânico do Google são pessoas que entram no seu site através de páginas bem posicionadas nas buscas através do seu blog, ou páginas do seu site. A vantagem dessa estratégia é que não precisa pagar por anúncios.
Esse conteúdo precisa ser criado de acordo com as buscas e seus objetivos para sua empresa estar bem posicionada nos mecanismos de buscas.
- Tráfego pago
Ele acontece por meio de publicações patrocinadas.
Os acessos aqui, ocorrem através dos anúncios que foram pagos para serem exibidos.
Esses anúncios podem ser expostos em diferentes lugares como as redes sociais, sites, blogs, no YouTube e muitas outras opções.
Geralmente é utilizado uma plataforma como o Google Ads para divulgar os anúncios, nas redes sociais os mais comuns são Instagram Ads, Facebook Ads e os anúncios no LinkedIn.
Confira abaixo alguns dos nossos exemplos de anúncios nas redes sociais de nossos clientes:
- Venda de serviços pela internet por meio de divulgação nas redes sociais
O NEW TRIP SKY é uma agência de viagens e é um dos clientes da nosso gerenciamento de redes sociais, veja o exemplo abaixo de um anúncio para uma oferta exclusiva que ajuda a divulgar os serviços da marca e chama a atenção do público.
- Leve pessoas para sua loja virtual através da gestão de tráfego pago
Esse anúncio da Implacavel.Sam tem como principal objetivo divulgar o saldão da loja e também atrair as pessoas para a loja virtual. O uso das cores vibrantes e legenda com CTAs fazem com que esse anúncio chame bastante atenção.
- Cresça o seu número de seguidores com o gerenciamento de redes sociais!
Quando se trata das redes sociais é muito importante levar em consideração o seu ambiente mais descontraído e informal, é dessa maneira que o gerenciamento de redes sociais é feito na loja de moda alternativa Trapezia.
Neste anúncio o uso de curiosidades sobre o filme Beetlejuice tem tudo haver tanto com a loja como com o público-alvo da mesma. É uma maneira de mostrar a identidade da marca e conquistar novos seguidores.
- SEO
O SEO é a sigla para search engine optimization, o que significa otimização para os mecanismos de pesquisa.
Esse recurso tem um papel extremamente importante que envolve a geração de leads e o levantamento de tráfego para um site.
Como dissemos no tópico anterior, o SEO está atrelado tanto ao tráfego pago como ao orgânico. O tráfego gratuito é especialmente interessante, para quem ainda não quer começar a investir no mkt digital.
Aqui na agência acreditamos que a melhor forma de divulgar uma marca é através da mistura dos dois.
Por isso, oferecemos em nosso plano de gerenciamento de redes sociais o acesso a gestão de tráfego pago nessas plataformas.
A junção de marketing de conteúdo e publicidade é a que traz os melhores resultados para os clientes.
- Sites
Possuir um site para sua empresa é o requisito mais básico da era digital, sobretudo, é importante que o seu site siga alguns parâmetros para que ele obtenha mais acessos.
Fora as práticas de SEO e a gestão de tráfego pago e orgânico, é necessário que o seu site seja responsivo e otimizado para diferentes dispositivos.
Na nossa agência oferecemos o serviço de criação de sites e ainda o ajudamos a otimizá-lo para que você obtenha os melhores resultados possíveis de acordo com seus objetivos.
- Email marketing
O Email marketing é melhor se atrelado a essas outras estratégias, enviar emails de qualidade aos seus clientes pode ajudá-lo a continuar nutrindo um relacionamento com eles mesmo após a compra.
O processo de email marketing envolve o planejamento, geração de conteúdo e criação de uma lista de emails
É dessa maneira que você consegue dar continuação às interações com seus clientes após eles terem feito uma compra ou demonstrarem interesse nos seus produtos/serviços.
- Marketing digital no YouTube
Com o conteúdo em vídeo se tornando favorito entre os usuários da internet, as marcas passaram também a fazer conteúdo em vídeo, principalmente no YouTube!
Aqui na agência nós ajudamos nossos clientes da gestão de canal YouTube, editando e produzindo vídeos, assim como fazendo toda a otimização do canal para melhores resultados no SEO.
Como você pode notar todos os nossos serviços de marketing digital estão relacionados de alguma forma, isso não é por acaso! Afinal, para uma estratégia de sucesso você deve pensar em todas as cartas que possui para fazer a sua jogada.
No meio competitivo do mkt digital, você deve se guiar através das melhores táticas disponíveis e é isso que nós oferecemos para nossos clientes na Agência de Marketing Digital.
Sem mais delongas, veja abaixo os melhores planos e preços para você que busca elevar o seu negócio através do marketing digital. Venha conferir!
Marketing Digital: Confira os Melhores Planos e Preços
Os preços e planos podem variar bastante de acordo com os serviços e plataformas que você utiliza.
No entanto, podemos dar como exemplo novamente a Agência de Marketing Digital Duna.
Abaixo você pode conferir a nossa tabela de planos e preços, e para mais detalhes é só clicar neste link.
Lembrando que nós oferecemos diversos serviços de marketing digital, indo desde gerenciamento de redes sociais até campanhas do Google.
Não deixe de visitar o nosso site para ver ainda mais detalhes sobre nossos serviços!
Consequências de não investir no marketing digital
Como vimos durante todo o artigo, existem inúmeros benefícios quando se trata de marketing digital.
Isso tudo não é à toa, afinal, o mkt digital é a melhor maneira de se envolver com os clientes e nutrir um relacionamento próximo.
Mas e quando você não investe nesse tipo de marketing, quais são as consequências?
- Baixo ROI
Como falamos no texto, o marketing digital possui como uma de suas principais vantagens o custo-benefício, portanto, quando você decide não investir no mkt digital, você pode arriscar ter um baixo ROI.
Se tratando de um negócio, o investimento e o retorno sobre ele são fundamentais para que sua empresa progrida e tenha sucesso.
Porém, na atualidade, isso só será possível se você divulgar a sua marca online, e mesmo que você pense que há exceções, é muito provável que ainda assim todas as empresas se beneficiariam do mkt digital.
- O funil de vendas não cresce
Em poucas palavras, o funil de vendas de uma empresa é a melhor visualização do estado em que sua empresa está.
Sem um plano concreto de marketing digital, você está perdendo leads digitais de entrada para sua organização. Menos leads equivalem a menos vendas. É simples assim.
- Os compradores online podem estar céticos
Nem mesmo o processo de compra é como costumava ser. Hoje, os compradores serão mais cautelosos, pesquisando informações online sobre seus serviços e produtos.
Ao mesmo tempo, os compradores estão mais informados do que nunca devido à abundância de informações que existem na web.
Se você não tiver um plano crucial para resolver isso, seus compradores podem questionar a confiabilidade de seus serviços.
Compreender seus compradores online é essencial e usar ferramentas de feedback on-line e pesquisas pode ajudá-lo de maneira significativa.
- Seus concorrentes podem superar você
Se você não tem um plano de marketing digital, está realmente ajudando seus concorrentes a ganhar participação de mercado – especialmente se eles tiverem um plano eficiente de marketing digital.
Sem o mkt digital, sua empresa está perdendo clientes para concorrentes que estão as utilizando diariamente.
- Sem o mkt digital sua jornada fica mais difícil
Definir metas claras e anotá-las em um documento pode fazer uma grande diferença.
Sem um plano de marketing digital, uma empresa não sabe quantos visitantes online tem diariamente e quais porcentagens precisam aumentar e quais precisam diminuir.
Ao ter objetivos concretos, uma empresa pode facilmente descobrir seus pontos fracos e saber o que precisa ser mudado.
Se você não pratica essas estratégias, acabam perdendo dados valiosos que poderiam te ajudar a crescer mais no mercado.
Junte-se ao marketing digital hoje mesmo!
Não deixe que sua empresa perca clientes em potencial, junte-se a essa iniciativa hoje mesmo e descubra como seu negócio pode chegar a novos patamares.
Explorar as táticas de mkt digital no seu negócio é a melhor maneira de conquistar um público novo e obter mais sucesso!
Visite o site da Agência de Marketing Digital Duna e veja como nossos planos e serviços podem ajudá-lo a construir a marca que você deseja.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital 2023?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!