Email Marketing: Aprenda O Que é e Como Funciona Hoje 

Email marketing é uma maneira de fazer campanhas de marketing através dos emails.

É uma opção muito utilizada pelas pequenas e grandes empresas para fornecer conteúdo e informações relevantes para seus clientes.

Continue lendo para aprender mais sobre esse tipo de marketing e saiba como fazer uma campanha de email marketing de sucesso!

Email Marketing: Aprenda O Que é e Como Funciona Hoje

O que é email marketing?

O email marketing se deu início na década de 1970, quando Gary Thuerk, gerente de marketing da Digital Equipment Corp, enviou 400 emails promocionais promovendo computadores da companhia, resultando em 13 milhões de dólares à venda.

Porém, foi nos anos 1990 que o email marketing se tornou mais prevalente.

A maioria de nós possui um email, é necessário ter um para fazer contas nas diferentes redes sociais e outras plataformas.

Por isso, com mais de 4,3 bilhões de contas de email pelo mundo, o email marketing pode ser a estratégia que você buscava para o seu negócio.

O email marketing é o envio de emails comerciais para uma lista de contatos que deram permissão para receber comunicações de você por e-mail.

Você pode usar o marketing por e-mail para informar seus contatos, impulsionar as vendas e construir uma comunidade em torno de sua marca, como uma newsletter.

O marketing por e-mail moderno se afastou das correspondências generalizadas e se concentrou no consentimento, segmentação e personalização.

Tudo isso se tornou mais simples devido a automação, que permite enviar emails personalizados para a sua lista de contato com facilidade.

Tipos de email marketing

  • Emails promocionais

As campanhas de email marketing são usadas para promover ofertas especiais, lançamentos de novos produtos, conteúdo bloqueado como ebooks e webinars e sua marca em geral.

Uma campanha pode consistir de 3 a 10 emails enviados em vários dias ou semanas.

Os e-mails promocionais têm uma chamada para ação. O CTA representa a ação específica que você deseja que o leitor execute, seja visitando seu site ou fazendo uma compra.

O ritmo de vendas e marketing da sua empresa deve determinar a frequência desse tipo de e-mail de marketing.

Durante períodos cruciais como a Black Friday, por exemplo, você pode enviar vários e-mails promocionais no mesmo período de 24 horas.

Durante os períodos mais lentos no calendário de marketing, pode haver algumas semanas entre suas campanhas promocionais.

Vejamos os tipos de email marketing mais usados:

  • Emails informativos

Newsletter: Uma newsletter, como o nome sugere, compartilha novidades relacionadas ao seu negócio. Pense: novos marcos alcançados, novos recursos do produto ou para apresentar conteúdo valioso, como estudos de caso sobre o seu produto.

Enviados em intervalos regulares – semanais, quinzenais, mensais – as newsletters ajudam a manter pontos de contato consistentes com seus assinantes de e-mail.

Resumindo, uma newsletter é uma oportunidade de compartilhar ideias, pensamentos, dicas – o que quer que agregue mais valor ao seu público. Como no exemplo abaixo, oferecendo exercícios que podem ser feitos em uma piscina em tempos de pandemia.

Email Marketing: Aprenda O Que é e Como Funciona Hoje

Anúncios: o e-mail é a maneira perfeita de informar os clientes sobre anúncios da empresa, novos lançamentos, mudanças no serviço, etc.

Na maioria das vezes, o e-mail é o canal de referência para mensagens importantes. Se houver uma falha em seu site, atrasos no envio ou uma interrupção em seu sistema / software, atualizar seus contatos por e-mail é a melhor maneira de manter a comunicação.

É seguro, instantâneo e pode corresponder ao tom formal até mesmo dos anúncios mais importantes. Olha esse anúncio de promoções de verão da loja de eletrônicos Kabum.

Email Marketing: Aprenda O Que é e Como Funciona Hoje

Os benefícios do marketing por e-mail

De confirmações de pedidos a newsletters, os e-mails são uma parte essencial do crescimento e da gestão do seu negócio.

O marketing por email ajuda você a atingir 3 objetivos principais:

  1. Conversões (venda de seus produtos e serviços)

Lançando uma venda ou promoção? Você pode enviar a seus assinantes uma campanha de marketing por e-mail para impulsionar as vendas. Além disso, tente usar essas técnicas de marketing por e-mail para aumentar ainda mais as conversões:

  • Descontos personalizados ou ofertas especiais para aniversários / aniversários de assinantes, em e-mails de boas-vindas e como uma forma de reconquistar seu público.
  • E-mails relacionados sobre produtos que o cliente em potencial deixou no carrinho sem finalizar a compra
  1. Conscientização da marca

O que é ótimo sobre o e-mail é que ele permite que você entre em contato diretamente com alguém.

É a comunicação individual feita de maneira mais eficaz. E as pessoas não permitem simplesmente que alguém entre em suas caixas de entrada atualmente. É um espaço com curadoria reservado para marcas e publicações favoritas.

Aparecer na caixa de entrada de e-mail de alguém ajudará sua marca a se manter atualizada na mente de seus assinantes.

Um e-mail de marketing personalizado tem mais impacto do que uma postagem na mídia social em que você não pode ter certeza se alguém realmente viu sua mensagem.

Um dos principais benefícios do marketing por e-mail é sua escalabilidade. Isso significa que os e-mails podem ser enviados a um grande número de destinatários por um custo relativamente baixo (em comparação com outros canais de marketing).

  1. Fidelidade do cliente

O e-mail impulsiona a lealdade do cliente em todas as fases da jornada do comprador: promoção de leads, conversão, integração, retenção.

Da mesma forma, o email marketing é uma ferramenta necessária para ser usada junto com os sistemas de CRM de vendas para agilizar a comunicação.

É realmente uma maneira poderosa de construir uma comunidade em torno da sua marca.

Saiba mais: O que é Branding e por que ele é Importante para sua Marca

Por que o marketing por e-mail é importante
  • Acessibilidade

O e-mail está acessível a todas as faixas etárias. Ele abre as portas para uma ampla gama de públicos – até mesmo o menos conhecedor do digital entre nós.

Podemos viver na era digital, mas nem todo mundo se sente super confortável usando a internet.

No entanto, a maioria das pessoas sabe como verificar seus e-mails. Isso o torna a forma mais convencional de marketing digital.

  • Custo benefício

O marketing por email é extremamente econômico. A maioria das ferramentas de marketing por e-mail oferece pacotes de preços para todos os orçamentos.

Para aproveitar ao máximo suas campanhas de marketing, você realmente precisa de um serviço de marketing por e-mail.

Muitas ferramentas de e-mail oferecem planos gratuitos. Eles são ideais para profissionais de marketing de e-mail iniciantes que desejam familiarizar-se com o software antes de comprá-lo. Sem nada a perder, não há desculpa para não tentar.

  • Você possui sua lista de e-mail

Pense nisso: se sua rede social desaparecesse, você perderia todos os seus seguidores com ela. Você ficaria sem nada. Por esse motivo, possuir uma lista de e-mail é especial – ela é sua.

Então, se tudo o mais desmoronar, você ainda terá uma linha direta de contato com as pessoas que estão mais interessadas em sua marca.

É por isso que ter sua própria lista de e-mail é tão benéfico. E a intimidade do e-mail como um canal um a um o deixará ainda mais próximo desse público.

Como funciona o marketing por email?

Email Marketing: Aprenda O Que é e Como Funciona Hoje

 

As empresas usam o que é conhecido como provedor de serviços de e-mail (ESP) para enviar e-mails de marketing.

Um provedor de serviços de e-mail é um software que envia e gerencia campanhas de marketing por e-mail.

Agora você deve estar se perguntando, não posso simplesmente enviar e-mails de marketing com meu provedor de caixa de entrada regular? Eu realmente preciso pagar por este serviço de e-mail adicional?

Tecnicamente, é possível. Mas cuidado. É provável que você tenha problemas com largura de banda de e-mail limitada, design e, mais importante, capacidade de entrega de e-mail. Aqui está o porquê:

Os provedores de serviços de Internet (ISPs) como Gmail, Outlook, Yahoo, etc. são projetados para uso pessoal – não para envios de e-mail.

Portanto, quando um e-mail em massa é enviado de um ISP, ele é facilmente sinalizado por filtros de spam e sua conta pode ser desativada por atividades suspeitas.

Os ESPs, por outro lado, têm a infraestrutura necessária para garantir boas taxas de entrega de e-mail, ou seja, a capacidade de enviar e-mails para as caixas de entrada de seus assinantes.

Se você deseja se preparar para o sucesso do marketing por email desde o primeiro dia, contrate um serviço dedicado de marketing por email.

Como iniciar o marketing por e-mail: o que eu preciso?

Para simplificar, há duas coisas principais que você precisa para executar campanhas de marketing por e-mail.

  1. Software de marketing por e-mail

Como acabamos de explicar, um provedor de email marketing dedicado é o melhor. Enviar e-mails de marketing por meio de um ISP só colocará em risco a sua marca e a reputação do remetente do e-mail.

  1. Uma lista de e-mail

Essa lista deve conter os endereços de e-mail dos assinantes interessados que optaram por receber comunicações por e-mail suas.

Sim, é isso mesmo – opte por participar. Porque aqui está o ponto importante sobre contatos de e-mail:

Todos em sua lista de e-mail precisam ter sua permissão expressa para estar lá. O que isso significa?

Isso significa que eles concordaram em receber seus e-mails quando inseriram seus endereços de e-mail em um formulário de inscrição por e-mail em seu blog, site, landing pages, rede social ou em qualquer outro lugar.

Em termos de e-mail, esse consentimento é conhecido como uma “aceitação”. (“Optar pela exclusão” seria cancelar a inscrição).

O marketing baseado em permissão é essencial para estar em conformidade com as leis de proteção de dados e salvaguardar a integridade da sua marca. Afinal, ninguém gosta de spams.

Estratégias de email marketing

O marketing por email eficaz exige esforço. Aqui estão algumas estratégias para aproveitar ao máximo suas campanhas de marketing por e-mail.

  1. Crie sua própria lista 

Tudo o que você vai fazer ao enviar um e-mail não solicitado é desligar a maioria das pessoas que você esperava transformar em clientes.

Seja por meio do seu site, na sua loja ou em um evento, deixe claro quando os clientes estão optando por receber seus e-mails.

  1. Misture suas mensagens

Não envie apenas anúncios para comprar o tempo todo. Use seus e-mails para construir relacionamento com os clientes, compartilhando sua experiência ou a de outras pessoas, dando-lhes dicas e ideias que podem valorizar.

Compartilhe informações que permitam que saibam mais sobre você e sua empresa.

  1. Respeite seus assinantes

Trate bem a sua lista. Lembre-se de que as pessoas com as quais você está se comunicando lhe confiaram suas informações; eles merecem o seu respeito.

Se você deseja uma chance de convertê-los em clientes, faça com que se sintam especiais.

  1. Siga um cronograma

Siga um cronograma se estiver escrevendo uma newsletter. Enviar um e-mail no mesmo dia (ou dias) toda semana ajudará seus assinantes a saber o que esperar de você e quando.

  1. Otimize para celular

Estudos feitos por analistas de marketing com a empresa Litmus constataram consistentemente que quase metade de todos os e-mails são abertos em dispositivos móveis.

Isso significa que, se seu e-mail não for exibido corretamente em plataformas móveis, metade do seu público vai pensar que você não sabe como criar um e-mail adequadamente.

Conclusão

Fazer email marketing de qualidade pode ser uma ótima solução para quem busca novas maneiras de divulgar uma marca.

O mais importante é levar em consideração o que é necessário para fazer um email que seja interessante e engajador para os leitores.

Seja ele um email informativo ou promocional. Experimente essa alternativa e veja os resultados que uma campanha de email marketing pode trazer para a sua marca.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.