Entenda O que é Inbound Marketing e Como Funciona Hoje

Inbound marketing, em termos simples, é o processo de ajudar clientes em potencial a encontrar sua empresa. Isso geralmente acontece antes que o cliente esteja pronto para fazer uma compra, mas entrar em contato com antecedência pode se transformar em preferência de marca e, em última análise, em leads e receita.

O inbound marketing é uma estratégia que utiliza muitas formas de pull marketing – marketing de conteúdo, blogs, eventos, otimização de mecanismos de busca (SEO), gerenciamento de redes sociais e muito mais – para criar reconhecimento de marca e atrair novos negócios.

Enquanto o outbound marketing procura clientes, o marketing de entrada se concentra na visibilidade, para que os potenciais compradores venham até você. Em vez de “alugar a atenção”, as empresas que empregam o inbound marketing se concentram em novos métodos voltados para a conscientização, o desenvolvimento de relacionamentos e a geração de leads.

Continue lendo para aprender mais sobre essa técnica neste artigo.

Entenda O que é Inbound Marketing e Como Funciona Hoje

O que é  Inbound Marketing?

O significado do termo inbound marketing pode ser muito simples  para alguém do setor.

Mas se você está apenas procurando tirar sua empresa do papel e explorar opções de marketing, pode não ter certeza do que tudo isso implica.

Em essência, o inbound marketing é o oposto do que a maioria das pessoas entendia como marketing.

Os consumidores não precisam mais esperar um comercial aparecer na TV ou ligar para perguntar sobre um produto. Eles podem simplesmente ir online e realizar suas próprias pesquisas.

Este processo tem três etapas principais.

Primeiro vem a conscientização, onde um comprador reconhece um ponto problemático que requer uma solução.

Quando os sintomas de um problema são identificados, geralmente ocorre alguma pesquisa de alto nível.

A fase de consideração é a segunda etapa. O comprador tem várias opções no cardápio e está pensando qual é a certa para ele.

A etapa final envolve a tomada de decisão e a escolha da marca ou fornecedor que atende às expectativas do comprador.

O inbound marketing visa fornecer conteúdo relevante, valioso e de alta qualidade em todas as etapas do processo.

A ideia é desenvolver formas versáteis e marcantes de mostrar ao cliente que você entende suas necessidades e que existe um produto ou serviço sob medida que pode atender a essa necessidade.

O inbound marketing assume muitas formas, de blogs a conteúdo de vídeo, mas o que todas essas ferramentas têm em comum é que o cliente obtém conteúdo específico dentro do contexto certo.

No mundo altamente conectado de hoje, o inbound marketing provou ser uma maneira mais sustentável e preferida de adquirir e manter clientes.

Inbound Marketing x Outbound Marketing

Antes de nos aprofundarmos em todos os elementos-chave do inbound marketing, vamos ver a diferença entre inbound e outbound marketing.

Se alguém for identificar a diferença crucial entre os dois, seria que, com o marketing de saída, os profissionais de marketing alcançam os clientes.

Mas com o inbound marketing, os clientes vêm até você. Você também pode justapor essas duas abordagens com interrupção versus permissão.

O outbound marketing depende muito de telemarketing, e-mails, bem como anúncios e banners.

O Inbound é centrado no cliente e depende da produção e compartilhamento de conteúdo relevante.

Os principais componentes do Inbound Marketing

Para desenvolver uma estratégia de marketing eficaz que maximize o ROI e atraia prospects qualificados, você precisa se familiarizar com os elementos essenciais do inbound marketing.

Dê uma olhada nos componentes do inbound marketing que podem transformar a maneira como você se conecta com os clientes.

  1. Otimização do mecanismo de pesquisa

Search Engine Optimization ou SEO é um processo de aumentar a qualidade e a quantidade de tráfego para um site.

Para fazer isso com sucesso, você precisa de ferramentas de SEO que possam ajudar a otimizar suas páginas da web para resultados de pesquisa orgânica.

O Google e outros mecanismos de pesquisa usam rastreadores para coletar informações sobre todo o conteúdo disponível na Internet para organização posterior em um índice de pesquisa.

O algoritmo então retorna dados relevantes desse índice para cada usuário do mecanismo de pesquisa com base em sua consulta.

Mas como você otimiza seu site para atender aos padrões de SEO? O primeiro passo é realmente trabalhar na qualidade do tráfego.

Isso significa que, quando as pessoas acessam seu site, elas obtêm conteúdo relevante e não algo completamente alheio ao que pesquisaram.

Sem ele, nenhuma quantidade de cliques pode garantir uma conversão bem-sucedida. No entanto, depois de ter coberto isso, você pode trabalhar para obter mais tráfego de SERPs (páginas de resultados de mecanismos de pesquisa).

Tenha em mente que os anúncios pagos podem ocupar espaços premium em SERPs.

Para que as páginas orgânicas tenham uma classificação alta nas SERPs, elas precisam ser otimizadas para SEO.

É aí que entra outro elemento crucial do SEO, a pesquisa de palavras-chave. Incluir palavras-chave relevantes em seu conteúdo pode aumentar os rankings de SERP.

A compatibilidade com dispositivos móveis do seu site é outra consideração importante para fins de SEO.

Saiba mais: Links Patrocinados: Descubra Como eles Funcionam em 2022

  1. Web Design

Otimizar seu site para ofertas de entrada faz parte de uma estratégia eficaz de marketing de entrada.

Para aumentar o tráfego e os leads, o design da web deve conter vários ingredientes essenciais.

O primeiro conceito a ser lembrado é que mais nem sempre é melhor. Para sites de entrada ou landing pages, muito conteúdo pode sobrecarregar um visitante.

Se eles não conseguirem encontrar onde clicar no primeiro minuto, provavelmente sairão da página.

Quando se trata de personalização, o foco principal é o propósito. A introdução de qualquer novo elemento no site deve ter um motivo válido.

Além disso, não há necessidade de manter um site estático. O design da web pode incorporar detalhes dinâmicos e personalizados, como “itens visualizados recentemente” ou outras informações comportamentais.

Além das páginas orientadas a objetivos que geram mais leads, o inbound marketing de hoje exige um site responsivo para dispositivos móveis. Isso significa ter um site fácil de navegar, independentemente do dispositivo visitante.

  1. Geração de Leads

Em um nível fundamental, um lead é um consumidor que expressa um interesse genuíno em um produto ou serviço.

E no contexto do inbound marketing, a geração de leads é a tentativa de uma empresa de fazer com que os consumidores ou novos clientes em potencial forneçam suas informações de contato.

A geração de leads pode ser fundamental para o crescimento dos negócios. Para a maioria das pessoas, uma maneira familiar de gerar leads é preencher uma pesquisa on-line, após a qual eles podem receber uma ligação ou e-mail da empresa por trás da pesquisa.

No entanto, a geração de leads funciona de maneira diferente para o inbound marketing.

Exemplos de geração de leads de entrada incluem landing pages, eventos ao vivo, postagens de blog, cupons e solicitações de emprego.

A principal diferença é que os clientes em potencial mostraram primeiro interesse em seu produto ou serviço.

Outra ferramenta eficaz de geração de leads são os chatbots. Esses softwares controlados por bots oferecem uma oportunidade para os profissionais de marketing se envolverem com clientes em potencial 24 horas por dia.

Outros benefícios dos chatbots como ferramenta de inbound marketing incluem respostas instantâneas, respostas automatizadas para perguntas diretas e até resolução de reclamações simples e comuns.

  1. Fluxos de trabalho de automação de marketing e nutrição de leads

Automação de marketing é um grande termo na linguagem de marketing. É o processo de usar software para automatizar tarefas específicas de marketing em nome de uma melhor eficiência operacional.

Considerando todas as técnicas e tarefas de marketing exigidas de uma empresa diariamente, semanalmente ou talvez mensalmente, a capacidade de transferi-las para a tecnologia e fazê-lo de forma confiável pode ser inestimável.

A varredura do profissional de marketing tem mais tempo para fazer outras coisas, como focar na nutrição de leads.

Depois de desenvolver e lançar uma campanha de inbound marketing, você aprenderá rapidamente que é apenas o começo.

Você utiliza recursos para gerar leads, mas agora é hora de manter todos os leads satisfeitos. E a nutrição de leads não termina no estágio de decisão da jornada do comprador.

Nutrir leads pode ser um trabalho intensivo em mão de obra, pronto para automação. Além da economia de mão de obra, essa é uma ótima maneira de permitir o rastreamento sistemático de seus leads e conteúdo.

O software automatizado pode ajudar a garantir que seus leads nunca sejam esquecidos e que você possa fornecer conteúdo a eles no momento certo.

Da mesma maneira, o gerenciamento de redes sociais também é capaz de gerar leads e nutri-las para que o seu cresca cada vez mais.

Visite nosso site para saber como o gerenciamento de redes sociais pode aumentar suas vendas!

  1. E-mail Marketing

O marketing por e-mail está intimamente associado ao marketing vinculado e a razão pela qual tantos profissionais de marketing de entrada evitam isso.

Mas a realidade é que o email marketing funciona tanto para o inbound quanto para o outbound marketing. Tudo depende da sua utilização.

Quando uma empresa envia um e-mail para um cliente potencial que não manifestou interesse direto, isso é e-mail marketing de saída (outbound marketing) e a parte que pode ser considerada spam.

No entanto, quando alguém fornece seu endereço de e-mail de bom grado e você entra em contato com ele, isso é inbound marketing.

Uma das vantagens do e-mail marketing de entrada é que você pode alcançar seus clientes mesmo quando eles não estão em seu site.

Você pode lembrá-los sobre compras anteriores e engajá-los novamente com ofertas e descontos relevantes.

Todas as partes móveis de uma estratégia de Inbound Marketing

Aprenda mais sobre email marketing neste post.

Para desenvolver uma campanha de inbound marketing bem-sucedida, uma empresa não pode se concentrar apenas em um elemento.

Ter um site otimizado para SEO otimizado para inbound marketing é uma necessidade, mas isso por si só não é suficiente.

O sistema de saída centrado no mercado não atrai mais o comprador médio.

Os consumidores de hoje exigem conteúdo de qualidade que eles possam vasculhar enquanto fazem suas pesquisas.

A geração de leads e a nutrição automatizada de leads são ferramentas excepcionalmente úteis que ajudarão sua empresa a conquistar e reter clientes.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.