Marketing de Conteúdo: O que é e Como fazer? 

O marketing de conteúdo é o processo de planejamento, criação, distribuição, compartilhamento e publicação de conteúdo para atingir seu público-alvo 

Pode impulsionar fatores como reconhecimento da marca, vendas, alcance, interações e lealdade. O marketing de conteúdo não está mais restrito à redação ou publicação de blogs.  

A equipe de marketing de conteúdo de hoje é híbrida, onde as funções e responsabilidades estão alinhadas com os resultados de negócios. 

O marketing de conteúdo serve basicamente para criar e distribuir conteúdo sob demanda para atrair um público-alvo.  

O objetivo principal é induzir o consumidor a realizar ações direcionadas, para envolvê-lo e torná-lo em um cliente fidelizado.  

Agora, para deixar mais claro, vamos dar um exemplo: Digamos que você está vendendo um produto, você o expõe na sua página e tentar atrair consumidores. 

Porém, apenas com o produto e nenhuma forma de anúncio ou conteúdo em cima dele acaba não atraindo tantos compradores como você gostaria. 

É aí que o marketing de conteúdo pode te ajudar. Uma agência, por exemplo, pode pegar o seu produto e criar conteúdo relacionado com ele. 

As redes sociais são a plataforma mais usada para este tipo de publicidade, em que você faz com que o consumidor se interesse pelo conteúdo da página e por conseguinte pelo seu produto. 

Digamos que você tenha uma loja de decoração por exemplo, usar as redes sociais para mostrar ambientes bonitos com os seus itens, pode atrair mais clientes. 

Esses clientes ao verem uma foto de uma decoração bonita podem se interessar e entrar em contato com a sua loja, virando consumidores.  

Marketing de Conteúdo: O que é e Como fazer?

Os principais benefícios do marketing de conteúdo 

  • Venda indireta por meio de conteúdo demandado por seu público. 
  • O marketing de conteúdo não visa diretamente sua marca, mas a torna reconhecível. 
  • A promoção da marca requer um orçamento menor do que os métodos clássicos de publicidade. 
  • Melhora a sua posição nos ranks de SEO do Google 
  • A autoridade de sua empresa ou marca é fortalecida, a criação de conteúdo de alta qualidade o tornará um especialista aos olhos do consumidor e da concorrência. 

Por que fazer marketing de conteúdo? 

Talvez mais importante do que entender o que é marketing de conteúdo, é entender por que o marketing de conteúdo é importante para o seu negócio.  

Primeiro, precisamos entender as quatro etapas do ciclo de compra: 

  • Consciência. Antes da conscientização, um cliente pode ter uma necessidade, mas não sabe que existe uma solução. 
  • Pesquisa. Assim que o cliente souber que existe uma solução, ele realizará pesquisas para se informar. Por exemplo, um comprador de carro tentará descobrir quais tipos diferentes de carros existem e qual deles atenderá às suas necessidades. 
  • Consideração. Nesse ponto, o cliente começa a comparar diferentes produtos de diferentes fornecedores para ter certeza de que estão recebendo um produto de alta qualidade a um preço justo. 
  • Compra. Por fim, o cliente toma sua decisão e avança com a transação. 

O marketing de conteúdo atinge os primeiros dois estágios do processo de compra, aumentando a conscientização sobre as soluções e educando os consumidores sobre um produto que eles talvez nunca tenham considerado antes. 

O marketing de conteúdo também oferece benefícios adicionais, pois oferece suporte a outros canais de marketing digital.  

Ele fornece conteúdo adicional para marketing de mídia social e contribui para os esforços de SEO, gerando links de entrada naturais e criando um bom conteúdo em seu site.  

Na verdade, para muitas empresas, a maior parte de seus esforços de SEO deve se concentrar no marketing de conteúdo. 

Talvez, você esteja se perguntando o que é SEO, bom, SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, o que em português seria algo como a otimização focada nos mecanismos de pesquisa. 

O Google hoje é a plataforma mais utilizada no mundo todo, com cerca de 3.2 bilhões de usuários.  

Então, por esse motivo, fazer com que o seu conteúdo apareça na primeira página de pesquisa é a melhor forma de crescer o seu negócio. 

Como fazer marketing de conteúdo? 

Existem muitas agências que fazem esse tipo de conteúdo, incluindo a gestão de redes sociais.  

Se você está simplesmente muito ocupado para fazer isso sozinho e não está pronto para gerenciar o conteúdo internamente, contratar uma empresa pode ser sua melhor opção.  

A Agência de Marketing Digital presta esse tipo de serviço, incluindo otimização para sites, então recomendamos que você dê uma olhada no nosso site para saber mais.  

Mas se você quiser entrar e fazer seu próprio marketing de conteúdo, a maneira mais fácil é começar a fazer postagens online, em blogs ou redes sociais.  

Provavelmente será difícil no início, mas quanto mais você fizer isso, melhor você será. Seguindo dicas de sites como o da nossa agência, você aprenderá rapidamente como criar conteúdo para o seu site ou blog que irá envolver os leitores e transformá-los em seus clientes. 

Mas, embora seja possível criar o marketing de conteúdo sozinho, é importante levar em consideração, que esse trabalho precisa de bastante dedicação. 

A regra número 1 do marketing de conteúdo é ter um material valioso. Pense em que tipo de conteúdo vale dinheiro para você e tente aplicar isso no seu próprio material. 

Exemplos de marketing de conteúdo eficazes 

Netflix 

A Netflix se tornou a principal plataforma de streaming com mais de 19 milhões de assinantes no Brasil.  

Além de disponibilizar conteúdo de outras produtoras, a Netflix, hoje cria conteúdo totalmente original, e para atrair cada vez mais público para suas séries e filmes a Netflix dá aula de marketing de conteúdo. 

É só observar diversos exemplos como o uso de celebridades nacionais incluídos em anúncios para as séries ou filmes da Netflix, como no exemplo abaixo. 

Magazine Luiza 

Essa loja de varejo nacional se popularizou e muito através do marketing de conteúdo, além da personagem Lu que virou símbolo da loja, a Magazine Luiza tem uma excelente gestão de redes sociais.  

Isso pode ser observado pelo conteúdo e interação da loja com os seus clientes. As redes sociais hoje em dia são a melhor plataforma para crescer, seja você dono de uma pequena ou grande empresa, ou até mesmo autônomo.  

Hubspot 

Essa plataforma centrada em marketing, vendas e atendimento ao cliente, utiliza de um software para otimizar as estratégias de marketing de seus clientes. 

Além disso, o Hubspot é um site recheado de conteúdo sobre os mais diversos assuntos relacionados ao marketing.  

Esse é um ótimo exemplo de marketing de conteúdo, por que ele demonstra como ao falar de assuntos diversos e passar informações valiosas para as pessoas pode popularizar o seu negócio. 

Conclusão 

O marketing de conteúdo veio para ficar, além de dominar o cenário de marketing atual, ele é uma ótima maneira de crescer no mercado como nos exemplos dados acima.  

Ademais, esse tipo de marketing não precisa necessariamente ser complicado, podendo até mesmo ser feito por uma agência especializada como falamos anteriormente.  

Portanto, se o seu desejo é crescer o seu negócio ou suas redes sociais, a gestão de mídias sociais pode ser o caminho que você precisa 

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

 

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.