Geração de Leads: O que é e Como Gerar para o seu Negócio 

A geração de leads é algo necessário para as empresas. Afinal, os clientes são a força vital de uma organização, não importa o setor.

Atrair novos clientes é um dos objetivos principais de qualquer empresa e uma grande quantidade de recursos é dedicada a essa área.

Para sobreviver e prosperar, seu negócio precisa de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Mas como você garante que as pessoas realmente virem clientes pagantes? A resposta gira em torno de leads.

Por isso, a Agência de Marketing Digital trouxe esse artigo para explicar o são que leads e como elas podem ser usadas para crescer o seu negócio.

Geração de Leads: O que é e Como Gerar para o seu Negócio

O que é lead

Um lead é uma pessoa que demonstrou interesse nos produtos ou serviços de sua empresa.

Eles forneceram pelo menos algumas informações básicas, sugerindo potencial interesse em comprar de você.

Por exemplo, eles podem ter compartilhado suas informações de contato, interagido com seu site ou se inscrito em seu blog.

As pessoas têm preferências e necessidades diferentes, portanto, nem todos serão leads em todas as empresas. É importante saber quem é o seu público-alvo e como alcançá-los para gerar leads.

Classificação e aquisição de leads

A geração de leads é crítica para seus processos de negócios. Ajuda a alcançar o sucesso e o crescimento sustentado.

Geralmente, a geração de leads é a primeira etapa do processo de vendas. Envolve atrair, nutrir e convencer clientes em potencial a comprar de você.

Um cliente em potencial, por outro lado, é um cliente potencial que se envolveu com você. Por exemplo, você está tendo uma conversa bidirecional com eles e os sinais estão aí, de que existe um potencial real.

Para alcançar a geração de leads em primeiro lugar, vários métodos podem ser usados, incluindo marketing de conteúdo e marketing por e-mail.

O marketing de conteúdo inclui postagens em blog, estudos de caso, infográficos, ebooks, vídeos e rede social.

Enquanto os tipos de marketing por e-mail incluem boletins informativos, e-mails de incentivo à leads e e-mails focados em branding.

Outros métodos incluem falar diretamente com clientes potenciais, concursos e brindes, anúncios pagos e referências.

Com mais mercados migrando para o espaço digital e competição mais acirrada, todas essas estratégias se tornaram mais importantes.

Por isso, é importante investir no marketing de conteúdo para gerar mais leads para o seu negócio.

Para ajudar os profissionais de marketing a visualizar e influenciar a jornada do cliente, o funil de geração de leads foi introduzido.

  1. Topo do funil

Aqui, o que importa é a conscientização. Esta é sua primeira interação com o cliente potencial, então o objetivo é estabelecer confiança e educar.

  1. Meio do funil

Nesse estágio, o cliente potencial percebeu que precisa resolver um determinado problema e está explorando suas opções.

Para ajudar, você pode oferecer uma solução adequada ou fornecer-lhes algo de valor para movê-los em direção à conversão.

  1. Fundo do funil

Quando um lead chega a esse ponto, você pode chamá-lo de cliente potencial. Aqui, eles estão considerando uma compra.

Isso significa que seu foco deve ser a venda. Para facilitar isso, envie a eles demonstrações, estudos de caso e comparações de preços.

O objetivo é fazer com que eles tenham certeza de que você é a escolha certa.

 Geração de leads de entrada (Inbound)

Essa estratégia centrada no cliente é usada para envolver as pessoas que procuram você. Fornecer conteúdo valioso é a chave para isso.

A ideia é capturá-los e alimentá-los por meio do funil, tendo como resultado final uma compra.

Geração de leads de saída (Outbound)

Aqui, em vez de o cliente vir até você, você vai até ele – uma abordagem proativa.

Por exemplo, você dá o primeiro passo enviando e-mails direcionados. Ou você liga para clientes em potencial.

Isso é o oposto das chamadas recebidas. O que significa chamadas de entrada? Quando um cliente potencial ou cliente inicia contato com sua empresa.

Para começar com a geração de leads – independentemente de sua estratégia – há quatro etapas a serem seguidas:

  • Definir seus objetivos
  • Escolher os canais de marketing certos
  • Criar um banco de dados segmentado

É importante pensar sobre esses pontos ao criar uma estratégia de geração de leads para ter resultados mais satisfatórios e alcançar o público certo para o seu negócio.

Leads de qualificação

E agora, apenas uma nota rápida sobre a qualificação de leads. Depois de adquirir leads, isso não significa que uma venda está em jogo.

A qualificação ajuda a determinar a probabilidade de compra do lead. Para fazer isso, pense no seguinte:

  • Se o seu lead for uma empresa B2B, analise o perfil da organização.
  • Compare o perfil do lead com o do seu comprador ideal.
  • Pontuação de lead: atribua uma pontuação relacionada ao quanto o lead interage com seus ativos de marketing.
4 Dicas para gerar leads para o seu negócio
  1. Identifique o seu público-alvo

A primeira etapa da geração de leads é identificar seu público-alvo. Você não pode alcançar e vender com sucesso para seu cliente ideal se você não souber exatamente quem é.

Portanto, é importante pesquisar seu público e ter uma imagem clara de quem eles são, onde vivem, o que gostam de fazer, quanto dinheiro eles ganham, como são seu estilo de vida e personalidade, etc.

  1. Otimize o seu site

Todos os seus esforços de geração de leads online devem começar com seu site. Não adianta gerar tráfego para seu site se esses visitantes decidirem sair sem fazer nada.

Seu site precisa ser otimizado para persuadir os indivíduos a fazer algo – seja qual for a ação.

Quando se trata de geração de leads, normalmente você está tentando capturar as informações de contato de um cliente potencial, como nome, endereço de e-mail, número de telefone e outros atributos de qualificação que ajudarão em seu processo de venda.

Como você faz isso? Bem, por mais fácil que seja configurar um site nos dias de hoje, isso não garante automaticamente que seu site será otimizado para coletar leads.

Existem certas práticas recomendadas que todas as páginas do seu site devem seguir para maximizar o número de leads que você obtém. Uma delas é a criação de uma landing page, uma página focada em fazer uma chamada para ação.

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de otimização de sites que te auxiliam justamente a melhorar a sua página da web.

  1. Use as redes sociais para gerar leads

Usar as redes sociais é uma ótima maneira de gerar leads, o importante é escolher a plataforma que o seu público-alvo mais usa.

Após decidir em uma ou mais redes sociais, criar conteúdo de qualidade, engajar com os clientes e ter postagens consistentes na rede social te ajudará a gerar mais leads.

Saiba mais: Gerenciamento de redes sociais: Qual a melhor Plataforma?

  1. Crie conteúdo baseado no que o seu cliente precisa

As empresas passam muito tempo focadas apenas no produto, quando na verdade elas devem fazer uma espécie de storytelling correlacionando os produtos com a forma como os problemas de um cliente podem ser corrigidos.

Ao adotar uma abordagem baseada em trazer informações úteis para o cliente, as empresas serão capazes de estabelecer uma relação de confiança, e, por conseguinte, encurtar o ciclo de vendas.

Conclusão

Atrair novos clientes é um desafio que todas as empresas enfrentam. E não termina aí. Em seguida, você precisa qualificar as pessoas que demonstraram interesse em sua empresa.

O funil de geração de leads ajuda a controlar o processo. E os próprios leads podem ser gerados por meios de entrada e saída.

Existem muitas estratégias de marketing disponíveis para você, incluindo e-mails direcionados, boletins informativos, postagens em blogs e redes sociais.

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.