SEO: Como Aumentar o seu Alcance em 2022 – Saiba mais aqui!

Se você está usando a internet a um tempo, provavelmente já está familiarizado com as técnicas de SEO, mesmo sem ter consciência disso.

O SEO que é a sigla em inglês para Search Engine Optimization consiste em uma estratégia em que as pessoas criam conteúdo com base em certas técnicas pertinentes aos mecanismos de busca.

Mas, o SEO não para por aí não, ele também está presente em outras áreas da internet, como as redes sociais, blogs, e até mesmo em vídeos do YouTube.

Portanto, vamos ver mais sobre essa técnica capaz de melhorar o ranking de seu site e aumentar o seu alcance!

SEO: O que é e Como fazer para Aumentar o seu Alcance

O que é SEO

Como dissemos na introdução, o SEO nada mais é que uma técnica para melhorar o conteúdo de acordo com a maneira que os algoritmos dos mecanismos de busca preferem.

Essa estratégia também não precisa ser necessariamente difícil, porque o SEO é apenas uma maneira de criar conteúdo compatível com o que os usuários querem ver.

Mas é claro que não é tão simples assim, o SEO evolui com o tempo, e os algoritmos vão mudando, e os mecanismos de busca passam a priorizar novos recursos.

O principal mecanismo de busca, como você provavelmente sabe e usa diariamente, é o Google, portanto, vamos entender mais a fundo como essa plataforma funciona para compreender melhor as técnicas de SEO.

Como o Google começou

A ideia do PageRank – o algoritmo de classificação inicial do Google – surgiu de Einstein.

Larry Page e Sergey Brin eram estudantes em Stanford e perceberam a frequência com que os estudos científicos se referiam a artigos famosos, como a teoria da relatividade.

Essas referências funcionam quase como um voto – quanto mais seu trabalho foi referenciado, mais importante ele deve ser.

Se baixassem todos os artigos científicos e olhassem as referências, poderiam teoricamente decidir quais artigos eram os mais importantes e classificá-los.

Eles perceberam que, por causa dos links, a Internet poderia ser analisada e classificada de maneira semelhante, exceto que em vez de usar referências, eles poderiam usar links.

Então, eles começaram a tentar “baixar” (ou rastrear) toda a Internet, descobrindo quais sites tinham mais links.

Os sites com mais links eram, teoricamente, os melhores sites. E se você fizesse uma pesquisa por “universidade”, eles poderiam olhar as páginas que falavam sobre “universidade” e classificá-las.

Google nos dias de hoje

O Google funciona basicamente da mesma maneira hoje, embora com muito mais sofisticação e nuances.

Por exemplo, nem todos os links têm o mesmo peso. Um link de um site oficial (conforme visto por quantos links um site aponta para ele) é muito mais valioso do que um link de um site não autorizado.

Um link da Wikipedia provavelmente vale cerca de 10.000 links de sites que não têm muita autoridade.

No final das contas, o objetivo do Google é encontrar a “melhor” (ou mais popular) página da web para as palavras que você digita na barra de pesquisa.

Tudo isso significa que precisamos deixar claro para o Google do que se trata nossa página e, em seguida, deixar claro que somos populares.

Se fizermos isso, nós vencemos. Para fazer isso, seguiremos um processo muito simples que funciona sempre com menos esforço do que você provavelmente pensa ser necessário.

Saiba mais: Google Trends: 6 Benefícios de usar essa Ferramenta 

Como o SEO funciona

Agora que você já sabe como o Google começou e como ele funciona atualmente, nós podemos nos aprofundar sobre a otimização dos mecanismos de busca.

Existem três classificações para o SEO: white hat(chapéu branco) gray hat(chapéu cinza) e black hat(chapéu preto)

Chapéu branco

  • Conteúdo de qualidade. Obtém boas estatísticas para visualizações de página e tempo na página.
  • Site bem indexado e estruturado. As páginas sobem e descem bem e geralmente fazem sentido.
  • Palavras-chave que se encaixam bem com o conteúdo e conseguem bom ranqueamento no mecanismo de busca
  • Backlinks e linkagem interna que agregam valor ao conteúdo

Chapéu cinza

Esse tipo de comportamento é semelhante ao chapéu branco, porém, com algum tipo de ação que não está de acordo com as regras do Google.

Chapéu preto

Essas são práticas proibidas pelo mecanismo de busca, que visam trazer resultados rápidos e fáceis, como por exemplo:

  • Tentar manipular o algoritmo de alguma forma
  • Fazer spam nos comentários
  • Inserir links do site onde eles não fazem sentido

O SEO também inclui as palavras-chave e também o conteúdo em si, além de links, landing pages e práticas consideradas boas pelo Google.

As palavras-chave são normalmente o que o usuário buscaria no mecanismo, por exemplo, se você quer saber mais sobre SEO, talvez você busque “O que é SEO?” no Google.

Uma série de artigos aparecerão com a resposta, aqueles que tiverem o “melhor” conteúdo de acordo com o Google aparecerão primeiro.

E o que decide quem é o melhor são as técnicas de SEO, como uso de links internos, backlinks de qualidade, uso de imagens, e o conteúdo do site.

Por isso, ao iniciar um blog por exemplo, pode ser que ele não tenha uma boa posição no início, mas aos poucos ao criar mais conteúdo e linka-los em postagens relacionadas no site, a posição dele pode melhorar.

Como fazer SEO da maneira certa

A melhor maneira de começar a aplicar o SEO ao seu próprio conteúdo é observar o que outros sites estão fazendo.

Ao fazer uma visão geral do conteúdo de outros blogs ou sites, você rapidamente notará que o conteúdo tem semelhanças como o uso de links e, às vezes, até mesmo a estrutura do texto.

Depois de notar essas semelhanças é hora de traçar um planejamento para o seu próprio conteúdo otimizado para os mecanismos de busca.

Ao criar postagens em um blog, por exemplo, você quer ter alguns fatores essenciais presentes como:

  • Título chamativo
  • Linkagem interna e externa
  • Uma imagem ou mais para ilustrar
  • Conteúdo de qualidade
  • Palavras-chave relevantes
  • Quantidade de palavras (o recomendado é pelo menos 600 palavras)
  • Focar no conteúdo pertinente ao seu público-alvo

Pois é, como havíamos dito no início, o SEO não é tão simples quanto parece, otimizar o seu conteúdo levará planejamento e disposição para que ele seja bem ranqueado no Google.

Isso sem falar da competição, que muitas vezes é bastante acirrada, por sorte, a gama de assuntos que você pode tratar sobre os mais diversos setores é bastante variada.

O que dá a oportunidade de criar conteúdo com base em algo que não está muito presente no Google e demais mecanismos de busca.

SEO em outras plataformas

Não é apenas nos mecanismos de busca que o SEO se faz presente, essa técnica pode ser usada em postagens nas redes sociais, descrição de vídeo do YouTube, em blogs, e onde mais for possível adicionar textos e títulos.

As descrições e títulos de vídeo no YouTube, podem ajudar o seu conteúdo a alcançar mais pessoas, se eles estiverem otimizados e usarem hashtags adequadas, ele terá muito mais chance de ser visto.

Ademais, nas redes sociais, o SEO também se faz presente, as legendas nos posts do Instagram, por exemplo, são uma maneira de exemplificar o conteúdo da imagem e trazer informações úteis aos seus seguidores.

Claro que você não pode adicionar links e nem títulos chamativos nas postagens do Instagram, mas inserir um texto relevante para o seu público é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e consequentemente o seu alcance.

O SEO nada mais que uma parte da experiência do usuário ao usar a internet, em que o que é priorizado é o conteúdo de qualidade e relevância para o público.

Por isso, saber quem compõe a sua audiência e criar conteúdo em cima disso enquanto usa as técnicas de SEO é a melhor maneira de crescer um negócio, uma página, um canal do YouTube e o que mais você quiser.

Saiba mais: Top 10 Redes Sociais mais Usadas no Brasil em 2021

Aplique as técnicas de SEO no seu conteúdo hoje mesmo

Agora que você está ciente sobre o SEO é a maneira com que ele funciona, é hora de usá-lo no seu conteúdo.

Aqui na Agência de Marketing Digital nós temos profissionais especializados em SEO que criam conteúdo para nossos clientes no plano de gestão de redes sociais com essas técnicas.

É a melhor maneira de conquistar resultados efetivos por meio do marketing digital, gostaria de saber mais sobre nossos serviços e como eles podem te ajudar a ter um SEO melhor?

Então, não deixe de visitar o nosso site para conhecer mais sobre nossos serviços e como eles podem mudar o seu alcance na internet!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.