Call to Action: O que é e 5 dicas para um CTA de Sucesso

Um call to action (CTA) é uma declaração projetada para obter uma resposta imediata da pessoa que a lê ou ouve.

Se você achar que seus leads e prospects não estão dando o próximo passo em seu processo de vendas – seja comprando ou simplesmente solicitando mais informações – o problema pode ser uma chamada à ação com defeito ou inexistente.

Saiba mais sobre call to action, seu papel nas vendas e como elas podem beneficiar empresas de todos os tipos.

Call to Action: O que é e 5 dicas para um CTA de Sucesso

O que é call to action (CTA)?

As chamadas para ação são usadas nos negócios como parte de uma estratégia de marketing para fazer com que seu mercado-alvo responda com ações.

Geralmente é usado no final, ou às vezes durante um discurso de vendas, para permitir que clientes e clientes em potencial saibam o que fazer a seguir se estiverem interessados ​​no que você oferece.

Parece óbvio que as pessoas saibam o próximo passo para fazer negócios com você, mas a verdade é que muitos novos empresários não têm chamadas para ação em seus discursos de marketing e vendas. Isso geralmente ocorre por um dos dois motivos:

Uma crença de que o cliente em potencial já sabe o que fazer se estiver interessado em comprar ou aprender mais.

Preocupações de que as chamadas à ação são desagradáveis ​​e irão incomodar o cliente em potencial

Seja qual for o motivo, deixar o call to action de fora de seus materiais de marketing pode significar perder clientes em potencial e dinheiro.

Eles são essenciais para direcionar um prospect para a próxima etapa do funil ou processo de vendas.

Não presuma que as pessoas sabem o que fazer quando leem seu anúncio ou materiais de marketing.

Você obterá melhores resultados sendo claro sobre o que o cliente em potencial precisa fazer em seguida.

Saiba mais: Funil de Vendas: Aprenda Tudo sobre essa Estratégia

Como funciona o call to action

O uso mais óbvio para um call to action é em vendas, como “Compre agora!” No entanto, o processo de vendas não é o único lugar onde uma chamada à ação pode ser útil.

Se você tem um item ou serviço de alto valor, no qual pode levar tempo para incentivar alguém a comprar, uma chamada para ação que funcione como um roteiro para as vendas pode ser útil. Por exemplo, você pode dizer: “Ligue agora para um orçamento gratuito”.

Uma chamada para ação pode ser usada para construir sua lista de e-mail (“Inscreva-se para ganhar um ebook gratuito agora.”), aumentar seus seguidores nas redes sociais (“Obtenha mais dicas e cupons seguindo-nos no Facebook!”), manter os leitores em seu site (“Clique aqui para ler mais sobre…”), e muito mais. Frases de chamada para ação usam verbos de ação, como:

  • Ligar
  • Se inscrever
  • Doar
  • Comprar
  • Compartilhar
  • Seguir
  • Download
  • Clique aqui para

Certifique-se de que cada página do seu site, cada conversa de vendas e cada pedaço de material impresso contenha uma chamada à ação claramente definida e facilmente identificável.

Se você é um blogueiro, tenha uma chamada para ação no final de sua postagem no blog para ler outro artigo relacionado, confira seu produto ou um produto afiliado ou inscreva-se em sua lista de e-mail.

Uma técnica útil para levar as pessoas a agir imediatamente é adicionar um senso de urgência. Por exemplo:

  • A oferta expira em 24 horas
  • Tempo limitado de oferta
  • Compre agora antes que o estoque acabe
  • Responda antes do dia 30 para se inscrever com este preço especial

Benefícios do call to action

As chamadas à ação são essenciais para qualquer empresa que pretenda converter potenciais clientes.

Como empresa, você nunca pode presumir que os clientes em potencial seguirão o caminho de vendas que você prevê ou deseja que eles sigam.

Ter um call to action ajuda a orientar o cliente potencial pelo funil de vendas e aprimora a experiência do usuário, sendo direto e dizendo a ele o que você deseja que ele faça.

5 Dicas para fazer um call to action de sucesso
  1. Use um verbo de comando forte para iniciar seu CTA

É tudo sobre ser claro e conciso com seu CTA. Você não tem muito espaço em seu anúncio para transmitir seu ponto de vista, é importante ir direto ao ponto.

Deixe seu público saber exatamente o que você quer que eles façam e não perca tempo – comece o CTA com a ação desejada.

É administrador de um e-commerce? Comece seu CTA com palavras como “comprar”, ou “pedir”

Promovendo uma newsletter? Comece seu CTA com palavras como “baixar” ou “assinar”

Quer que alguém solicite mais informações? Tente “preencha um formulário para…” ou “descubra como…”

Vamos voltar ao exemplo da newsletter. Se você é uma agência de marketing que promove suas últimas dicas e insights, você quer ter certeza de que seu público entenda exatamente como acessar essa newsletter.

Se o seu CTA for algo como “Nossa última newsletter está disponível”, você pode não obter uma ótima taxa de cliques, pois as pessoas podem não ter certeza de onde ou quando podem acessá-la.

Um call to action como “faça o download da nossa newsletter hoje mesmo!” é muito mais direto e informativo, o que deve ajudar a melhorar a taxa de downloads.

  1. Use palavras que provoquem emoção ou entusiasmo

Você quer ser capaz de provocar uma forte resposta do seu público como resultado de seu entusiasmo.

Se o seu CTA for entusiasmado, seu público também ficará entusiasmado. Faça um CTA como “compre agora e ganhe 50% de desconto!” – você não apenas está fornecendo a eles um grande benefício, mas quem não gostaria de receber seu pedido pela metade?

Para quem quer reservar uma viagem com a família, um CTA como “planeje as férias dos seus sonhos hoje mesmo!” vai empolgá-los com a ideia de uma viagem em família e deixá-los ansiosos para clicar no seu anúncio.

Um elemento pequeno, mas eficaz, aqui é adicionar um ponto de exclamação ao final do seu CTA para provocar esse entusiasmo. Isso faz seu CTA se destacar e dá um toque extra.

  1. Dê ao seu público um motivo pelo qual ele deve realizar a ação desejada

Em outras palavras, o que há para eles? Isso os ajudará a fazer melhor seu trabalho, perder peso ou economizar dinheiro?

Isso se vincula à sua proposta de valor. Um bom exemplo disso seria algo como “ligue hoje para agendar sua consulta gratuita!”

Você não apenas declarou a ação que deseja que o usuário execute (ligue hoje), mas também forneceu uma razão pela qual ele deve realizar essa ação (uma consulta gratuita).

  1. Conheça seus dispositivos

Criar um call to action eficaz é importante, isso não é segredo. Mas também recomendamos que você considere personalizar seu CTA com base no dispositivo usado pelo seu público.

O Google considera o desktop e o tablet como o mesmo dispositivo, pois os tamanhos de tela são praticamente os mesmos e as pessoas os usam para pesquisar em cenários semelhantes.

Um exemplo disso seria uma pessoa sentada no sofá à noite, que vê um anúncio na TV de um produto em que está interessada.

A próxima coisa que provavelmente fará é pegar seu laptop ou tablet e pesquisar mais informações sobre isto.

No entanto, os dispositivos móveis tendem a ter um comportamento do usuário e intenção de pesquisa diferentes dos desktops/tablets, tornando prudente personalizar seu CTA com base no dispositivo.

Os usuários que pesquisam algo em seu desktop ou tablet normalmente ainda estão fazendo sua pesquisa e não estão prontos para se comprometer.

Mas os usuários que procuram algo em seu celular geralmente procuram resultados rápidos.

Alguém pode estar andando na rua quando vê um anúncio em um ônibus em movimento, e pega o telefone e procura rapidamente o que viu antes que ela esqueça.

Sua pesquisa também provavelmente resultará em uma ligação telefônica para concluir a ação desejada, em vez de navegar em um site.

A dica é criar um CTA mais centrado em smartphones para seus anúncios exibidos em dispositivos móveis.

Você pode tentar algo como “Envie uma mensagem  agora para mais informações”, e isso deve ajudar a orientar seu público-alvo a realizar a ação que você deseja.

Existem duas maneiras de tornar essa tática ainda mais eficaz:

O Google permite que você defina uma preferência de celular para seus anúncios, o que permite designar determinados anúncios para serem exibidos apenas em pesquisas concluídas em dispositivos móveis.

Com esta opção, você pode focar seu CTA em dispositivos móveis.

  1. Use números quando possível

Nós, consumidores, respondemos bem ao ver números como preços, descontos, promoções, incentivos, etc.

Isso nos ajuda a determinar se vale ou não a pena comprar itens que queremos desesperadamente, mas provavelmente não são essenciais para a vida cotidiana.

Então, quando surge a oportunidade, por que não atrair seu público-alvo dessa maneira?

A inclusão de informações como preços em seus anúncios pode ajudar a atrair mais consumidores.

Se um usuário vir suas informações de preço em seu anúncio e decidir clicar para acessar seu site, você saberá que ele ainda está interessado no produto ou serviço que você está oferecendo.

Experimente suas informações de preços em seu CTA, bem como qualquer outra informação numérica aplicável para ter mais chances de conversão!

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.