Ter um perfil comercial nas redes sociais mais usadas é essencial para o marketing digital hoje em dia. Mas para que serve as redes sociais no Marketing Digital?
Se você é empreendedor e não possui um perfil para sua marca, com certeza está perdendo clientes valiosíssimos.
Neste post, a Agência de Marketing Digital Duna reuniu as principais vantagens do marketing nas redes sociais, detalhando as redes sociais mais usadas e a importância do marketing nessas plataformas.
Venha conferir o nosso post e decida de uma vez por todas a se juntar ao marketing digital nas redes sociais!
O que é marketing nas redes sociais?
O marketing nas redes sociais é uma forma de marketing digital que utiliza os recursos dessas plataformas para publicidade e geração de leads, entre outros.
Mas não se trata apenas de criar contas comerciais e postar quando você quiser. O marketing nas redes sociais requer uma estratégia em evolução com objetivos mensuráveis e inclui:
- Manutenção e otimização de seus perfis.
- Postar fotos, vídeos, stories e vídeos ao vivo que representam sua marca e atraem um público relevante.
- Responder a comentários, compartilhamentos e curtidas e monitorar sua reputação
- Seguir e interagir com seguidores, clientes e influenciadores para construir uma comunidade em torno de sua marca.
Isso também inclui tráfego pago nas redes sociais, onde você pode pagar para que sua empresa apareça na frente de grandes volumes de usuários segmentados.
Para que servem as redes sociais no marketing digital?
Como todos sabemos que o marketing digital tem tudo a ver com atingir o público-alvo por meio de diferentes plataformas, não é surpreendente que as redes sociais sejam a estratégia mais usada.
Como ela fornece benefícios incríveis para as marcas e empresas, as redes sociais se tornaram indispensáveis no marketing digital.
Se você não está gastando tempo e esforços no marketing nas redes sociais como uma marca ou uma pequena empresa, está perdendo várias oportunidades.
Uma vez que essas plataformas oferecem a sua empresa vantagens como o envolvimento dos clientes, aumento da taxa de conversão e, mais importante, a retenção de clientes.
Este artigo ajudará você a entender o papel das redes sociais no marketing digital e como elas podem ajudá-lo a expandir os negócios de maneira eficaz sem gastar muito.
Vamos entender mais um pouco sobre a importância das redes sociais mais usadas no marketing digital abaixo, confira!
Importância do marketing nas redes sociais mais usadas
Os consumidores de hoje costumam usar as redes sociais quando querem saber mais sobre uma marca ou produto, porque é onde encontrarão outras pessoas falando sobre esse negócio.
Mas e se você não tiver uma presença nas redes sociais? Você irá acabar perdendo uma grande oportunidade de causar uma boa impressão em clientes potenciais.
Dê uma olhada nessas estatísticas do Oberlo para ter uma ideia de por que ter uma boa estratégia de marketing de rede social é fundamental para o sucesso dos negócios em 2022 e além:
- 71% dos consumidores que tiveram uma experiência positiva com uma marca nas redes sociais provavelmente recomendarão a marca para seus amigos e familiares.
- Só o Facebook tem mais de 2,7 bilhões de usuários ativos mensais.
Seus clientes e prospects estão usando os canais de rede social todos os dias, várias vezes ao dia.
A rede social é um lugar ideal para marcas que desejam obter informações sobre os interesses e gostos de seu público-alvo.
Do jeito que os especialistas veem, as empresas inteligentes continuarão a investir em redes sociais para alcançar o crescimento sustentável dos negócios.
Se você deseja lançar um novo produto ou um negócio, a rede social é a plataforma de lançamento perfeita para fazer divulgações.
À medida que avançamos no futuro do ecommerce, fica claro que o marketing nas redes sociais não é apenas uma opção.
Em um ambiente cada vez mais competitivo, sua empresa não pode se dar ao luxo de perder as redes sociais.
E ainda, o uso das redes sociais mais usadas pelo público se tornou essencial para as marcas que querem crescer e aumentar seu alcance por meio do tráfego orgânico.
Veremos quais são as redes sociais mais usadas mais abaixo no post, então continue lendo para ver quais as principais que sua empresa deve utilizar!
História das redes sociais
Vamos dar uma olhada na história das redes sociais e como esta chegou a ser o que é hoje para demonstrar ainda mais como sua importância foi aumentando ao longo dos anos:
O século 20 e os precursores das redes sociais
O século 20 foi um século marcado por grandes mudanças e quando ele estava quase chegando ao fim, uma das maiores mudanças já vistas na modernidade se deu início.
Com a internet se tornando mais acessível, as pessoas passaram a buscar formas diferentes de se conectar por meio dessa plataforma, essas maneiras iam desde envio de emails até fóruns na internet e outros recursos.
Mas o que estava por vir, seria com toda certeza a melhor forma de se comunicar, a criação das redes sociais.
As primeiras redes sociais
Sixdegrees é a primeira das plataformas de rede social lançada em 1997. Tinha cerca de um milhão de membros quando atingiu o pico. Infelizmente, SixDegrees foi encerrado no ano de 2001.
De 1997 a 2001, outros sites seguiram como Asianavanue, Migente e Blackplanet. Os usuários podem criar perfis, pessoais ou profissionais, e também adicionar amigos.
Avanços nas redes sociais nos anos 2000
Em termos de rede social moderna, o Friendster foi a primeira rede social a se parecer com o que estamos familiarizados hoje.
Foi fundada em 2002 e tinha mais de cem milhões de usuários registrados, principalmente da Ásia.
Através do Friendster, os usuários podiam descobrir amigos e expandir suas conexões.
No entanto, eles fizeram uma pausa em 2015 para melhorar ainda mais seus serviços e nunca mais voltaram ao ar.
O LinkedIn, fundado em 2003, usou pela primeira vez as redes sociais para negócios. Nessa plataforma é possível postar e interagir com outros usuários através de mensagens privadas.
O LinkedIn agora adicionou novas opções como grupos; novos recursos de perfil, fóruns, vídeo, uma plataforma de anúncios etc. para uso mais fácil e em maior escala.
O início do Facebook
O Facebook começou sua história quando foi lançado pela primeira vez em Harvard em 2004.
Rapidamente se espalhou para outras escolas e em 2008 tornou-se uma das plataformas de redes sociais mais usadas e ainda continua a crescer.
Ele permite que seus usuários publiquem conteúdo e personalizem seus perfis. Ao longo dos anos, ele adicionou muitos recursos novos que o tornaram ainda mais popular.
As pessoas também podem usar mensagens privadas, bem como adicionar várias postagens em seus murais.
É ainda mais fácil para eles alterar as configurações de sua conta com base em seus próprios critérios.
A plataforma de anúncios agora disponibilizou para os profissionais de marketing alcançarem seus públicos como nunca antes.
MySpace
O MySpace desempenhou um papel muito importante na vida da rede social desde seu lançamento em 2004.
Em 2006, ele cresceu e se tornou a plataforma de rede social mais famosa do mundo. Com o MySpace, os usuários podem personalizar completamente seus perfis, incorporar vídeos e postar músicas.
Ele também tem MySpace IM permitindo que as pessoas conversem umas com as outras.
YouTube
O YouTube lançou seu site em 2005 e é o primeiro grande site de compartilhamento e plataformas de hospedagem de vídeo.
Os usuários podem fazer upload de vídeos e até incorporá-los a outros sites ou blogs.
O Twitter surgiu em 2006. Ele foi originalmente projetado como uma plataforma móvel de SMS.
Ele foi atualizado desde então e agora tem mais de 300 milhões de usuários ativos mensalmente.
2010 viu o Instagram ser lançado em domínio público. O Instagram usa comunicação visual e interação social para conectar pessoas ao redor do mundo.
Ele permite que os usuários carreguem e compartilhem fotos e stories, assim como conteúdo em vídeo.
Possui muitos filtros que podem transformar uma imagem sem graça em uma obra-prima digna do Instagram.
Essas foram as redes sociais mais usadas ao longo das décadas e que foram responsáveis por tornar as plataformas que conhecemos hoje no que são.
Benefícios do marketing nas redes sociais
Pense no seu dia a dia. Aposto que quando você se levanta para o trabalho, você verifica suas redes sociais.
Até mesmo quando você está no trabalho, você provavelmente verifica suas redes sociais e quando está em casa, adivinhe? Você verifica suas redes sociais.
A rotina diária de muitos de nós hoje em dia gira em torno de verificar as redes sociais pelo menos uma vez por dia, e esse é um mercado que sua empresa não pode perder.
As plataformas de redes sociais mais usadas são populares simplesmente por causa do grande número de usuários nesses aplicativos.
Vamos considerar o Facebook por um momento e todos os dados que você insere nele. Estado civil, idade, gênero, localização, interesses etc. – todos eles podem ser alvo de marketing nas redes sociais.
O que significa que, se sua empresa deseja anunciar diretamente para homens entre 18 e 24 anos que moram no Rio de Janeiro, você pode usar o Facebook para segmentá-los.
O tráfego pago garante que você seja visto em um feed de usuários específico, potencialmente gerando mais tráfego para seu site e mais negócios.
A maioria das plataformas de rede social pode ser utilizada com anúncios pagos – incluindo Twitter, Instagram e LinkedIn.
Com uso e versatilidade tão amplos, a rede social é um dos canais gratuitos mais eficazes para comercializar sua empresa hoje.
Aqui estão alguns dos benefícios específicos do marketing nas redes sociais:
- Estratégias de marketing aprimoradas
A rede social tornou-se uma necessidade para todos, pois permite que as pessoas se conectem umas com as outras de forma mais eficaz do que nunca.
Profissionais de marketing e pequenas empresas podem usar as redes sociais para angariar informações sobre o público-alvo e criar melhores campanhas de marketing.
As empresas podem facilmente conhecer os interesses e as atualizações feitas pelas pessoas regularmente para planejar estratégias de marketing de acordo.
- Aumento de vendas
Quando você está facilmente disponível e acessível aos clientes, é mais provável que eles façam compras em sua loja online ou aproveitem os serviços oferecidos por você.
Como citamos anteriormente, os consumidores hoje em dia costumam procurar o nome das marcas nas redes sociais.
Buscando opinião de outros compradores para tomar uma decisão de compra. Por isso, o marketing nas redes sociais é tão eficaz para as empresas.
- Maior satisfação do cliente
A rede social é um canal de comunicação que permite que você fale e ouça seu público-alvo para oferecer um melhor serviço ao cliente.
Você pode reagir rapidamente ao feedback fornecido pelo cliente e resolver suas dúvidas em tempo real para melhorar a satisfação do cliente.
De acordo com uma pesquisa, os clientes são mais propensos a se conectar com empresas que respondem suas consultas rapidamente.
Essa é a razão pela qual o papel das redes sociais no marketing digital não pode ser negado, pois ajuda a responder às perguntas e problemas dos clientes o mais rápido possível.
Saiba mais: Customer Success: 6 Melhores Práticas de Sucesso do Cliente
- Melhora o reconhecimento da marca
A rede social é um dos grandes canais de marketing digital que podem ajudá-lo a obter maior visibilidade e reconhecimento da marca.
Como a maioria dos compradores pesquisa na web e em sites de rede social antes de tomar decisões finais de compra, estar presente na rede social pode ajudá-lo a construir a confiança e a fidelidade do cliente.
Para isso, crie perfis de negócios nas redes sociais mais usadas ou que melhor se encaixam com o seu nicho.
E não esqueça de otimizá-los com as informações e detalhes mais recentes sobre sua empresa para garantir que seus clientes potenciais e existentes possam vê-los facilmente através de seus feeds.
Além disso, ter uma presença profissional nas redes sociais ajuda você a alcançar um público-alvo mais amplo para garantir mais leads e convertê-los em clientes fiéis.
- Melhores classificações de SEO
A rede social não é um fator de classificação direto do mecanismo de pesquisa, mas pode ajudá-lo a ter uma classificação mais alta em mais pesquisas indiretamente.
Como a rede social é uma das melhores plataformas de compartilhamento de conteúdo, quando o site da sua empresa recebe mais tráfego, isso ajuda você a se destacar da multidão em termos de validade, integridade e fidelidade da marca.
Como resultado, é mais provável que os mecanismos de pesquisa classifiquem seu site mais alto em pesquisas relevantes, ajudando a encontrar mais clientes em potencial.
- Aumento do tráfego do site
Aumentar o tráfego do site é outro grande benefício de SEO do marketing na rede social.
Quando você compartilha conteúdo útil, de resolução de problemas e informativo em seus perfis de rede social, você dá a seus seguidores um bom motivo para visitar seu site ou blog para obter mais detalhes ou fazer compras.
Quanto mais conteúdo de qualidade você compartilhar em seus perfis sociais, mais tráfego você poderá gerar para o site da sua empresa ou loja online.
Quando você tem mais visitantes para o site da sua empresa ou landing pages, as chances de obter mais vendas são sempre maiores.
As redes sociais mais usadas para o marketing digital
As melhores plataformas de marketing de rede social para negócios incluem Facebook, YouTube, Instagram, LinkedIn, Twitter e Pinterest.
As diferentes plataformas de redes sociais exigem abordagens diferentes, então aqui está uma breve visão geral de cada um deles, confira:
1) Facebook – 2,74 bilhões de usuários ativos
O Facebook é o campeão indiscutível das plataformas de rede social.
O Facebook é a maior rede social, que não apenas mostrou ao mundo o que a internet pode ser, mas também mudou fundamentalmente a maneira como os humanos interagem uns com os outros.
Essa rede social levou apenas dez meses para atingir um milhão de assinantes e apenas oito anos para atingir um bilhão.
Em 2022, o Facebook possui cerca de 2,74 bilhões de usuários ativos – um número que cresce com cerca de 500.000 novos usuários todos os dias, ou seis novos usuários a cada segundo.
Apesar de sua imensa popularidade, o Facebook não é o site mais visitado do mundo.
Surpreendentemente, seus 25,5 bilhões de visitas mensais são superados pelos 34,6 bilhões do YouTube e totalmente ultrapassados pelos 92,5 bilhões do Google.
O Facebook vem perdendo seu público mais jovem nos últimos anos, mas continua sendo a rede social mais popular do mundo.
O Infinite Dial relata que 58% dos entrevistados de faixa etária entre 12 e 34 anos que identificaram o Facebook como sua rede social favorita em 2015 encolheu para 32% em 2020.
O motivo para isso? O crescimento do Instagram. A rede social de compartilhamento de fotos e vídeos viu sua participação nesse grupo demográfico passar de 15% para 27% no mesmo período.
Dê uma olhada em mais recursos para marketing no Facebook:
- Aprenda Como Anunciar no Facebook Ads
- Facebook Business Suite: Conheça a nova plataforma de gestão
- Facebook Live: 8 Dicas para uma live de sucesso no Facebook
2) YouTube – 2,291 bilhões de usuários ativos
A segunda plataforma de rede social mais popular da nossa lista, o YouTube chega a 2,29 bilhões de usuários ativos.
No entanto, como qualquer um pode desfrutar do conteúdo do YouTube, independentemente de ser um usuário registrado ou não, esse número pode não ser a representação mais precisa da verdadeira popularidade da plataforma.
Lançada em 2005, a plataforma de compartilhamento de vídeos foi inicialmente destinada a ser um serviço de namoro, com os fundadores publicando anúncios no Craigslist para atrair mulheres a postar vídeos de si mesmas falando sobre seus parceiros ideais.
A falta de resposta resultou na abertura do site para vídeos de qualquer tipo – uma decisão que acabaria por tornar Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim multimilionários.
A empresa superou vários obstáculos técnicos e legais em seu caminho para se tornar não apenas a principal plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo, mas também o alvo de uma aquisição de US $1,65 bilhão pelo Google.
Tudo isso em novembro de 2006 – apenas 16 meses após seu lançamento oficial.
O YouTube também faz parte de uma pequena seleção de plataformas de rede social que atinge faixas etárias muito jovens. Com canais infantis do YouTube figurando entre os mais populares.
Se você quer ver mais conteúdo sobre o YouTube, não deixe de conferir nossos posts abaixo:
- Confira 200 Ideias de Vídeos do YouTube para Gravar em 2022!
- 10 Melhores Tipos de Conteúdo para YouTube em 2022 – DUNA
- 100 Ideias de Vídeos para Gravar no YouTube Hoje Mesmo!
- Como Criar um Canal no YouTube? 6 Dicas para te ajudar Agora
3) WhatsApp – 2,0 bilhões de usuários ativos
Fundada em 2009 por dois ex-Yahoo! funcionários, o objetivo original do WhatsApp não era ser um aplicativo de mensagens instantâneas, mas simplesmente mostrar “status” ao lado dos nomes de cada entrada no catálogo de endereços de um usuário.
“Em algum momento, isso se tornou uma mensagem instantânea”, disse Alex Fishman, amigo do fundador, Jan Koum, à Forbes.
Essa evolução acidental levou o aplicativo a dominar o mercado de mensagens instantâneas gratuitas e também acabaria tornando os fundadores imensamente ricos – este último graças à aquisição de US $16 bilhões do Facebook em 2014.
O WhatsApp é uma das três únicas plataformas de redes sociais com uma base de usuários de mais de 2 bilhões – um marco que eles alcançaram em 2020.
A taxa de crescimento recente do aplicativo foi surpreendente, com os últimos bilhões de usuários pulando em apenas quatro anos!
Como o WhatsApp resistiu à integração da publicidade tradicional em seu modelo de receita, a plataforma não oferece a amplitude de opções de marketing que muitas outras redes sociais oferecem.
Mas isso não significa que o aplicativo não ofereça um enorme valor de marketing para as empresas que o utilizam como ferramenta de comunicação.
4) Facebook Messenger – 1,3 bilhão de usuários ativos
Diz muito sobre o poder do Facebook que um serviço dentro de sua plataforma principal tenha alcançado o quarto lugar nesta lista.
Também diz muito sobre o WhatsApp que eles conseguiram superar drasticamente o Messenger, apesar de este último estar incorporado à rede social mais popular do mundo.
A encarnação inicial do Messenger foi o “Facebook Chat” – um simples recurso de mensagens instantâneas que foi lançado na plataforma do Facebook em 2008.
Observando o potencial do Chat como um aplicativo autônomo com seu próprio ecossistema comercial exclusivo, o Facebook reformulou o serviço e o renomeou como “Facebook Messenger” anos depois.
Ao contrário do WhatsApp, os proprietários do Messenger não tiveram problemas em introduzir recursos de monetização na funcionalidade principal do aplicativo.
Como resultado, o Messenger oferece às empresas um nível incomparável de contato com seus clientes e prospects.
Há mais maneiras de interagir com seus leads no Messenger do que você pode imaginar. De chatbots automatizados que atendem a consultas recebidas e promovem produtos, a anúncios exibidos na caixa de entrada do usuário, o Messenger é o sonho de um profissional de marketing B2C.
O Facebook relata que mais de 40 milhões de empresas ativas usam o Messenger para interagir com seus clientes em potencial e que mais de 20 bilhões de mensagens são enviadas entre empresas e usuários regulares todos os meses.
5) Instagram – 1,221 bilhão de usuários ativos
O aplicativo de compartilhamento de fotos mais popular do mundo está em 5º lugar, com um total de 1,22 bilhão de usuários ativos globais.
Fundado pelo ex-funcionário do Google, Kevin Systrom, em 2009, o Instagram é o produto de uma análise incrivelmente diligente do cenário da rede social na época.
Um financiamento inicial permitiu à Systrom transformar o aplicativo, que inicialmente se concentrava em atrair aficionados por uísque e bourbon, em algo mais amplo.
Algo com tecnologia de manipulação de imagem que define a indústria é uma experiência social muito mais imersiva do que qualquer outro serviço de compartilhamento de imagens na época.
O resultado foi uma das redes sociais mais usadas da atualidade. Em abril de 2012, mês em que o Facebook o adquiriu por US $1 bilhão, o Instagram aumentou sua base de usuários para 35 milhões.
Três meses depois, chegou a 80 milhões de usuários. Em junho de 2016, atingiu o marco de 500 milhões.
Uma das contribuições mais duradouras do Instagram para o mundo do marketing digital foi a criação de “influenciadores”.
A popularidade de certos usuários deu a seus perfis um viés “aspiracional”, o que logo resultou no nascimento de um novo canal de marketing que capacitou pessoas comuns a monetizar sua fama.
Demograficamente, o Instagram atrai principalmente usuários com menos de 35 anos, com 71% da base de usuários do aplicativo se enquadrando nessa categoria.
É também uma plataforma imensamente popular para marketing B2C, com mais de 70% das empresas dos EUA usando-a ativamente como canal de marketing.
O Instagram oferece taxas de engajamento incríveis em comparação com o Facebook, seu maior concorrente.
Apesar de oferecer funcionalidades e mecanismos de engajamento relativamente semelhantes, as postagens do Instagram apresentam, em média, uma taxa de engajamento 23% maior do que as imagens publicadas no Facebook.
Com 140 milhões de usuários cada, os EUA e a Índia representam os dois maiores dados demográficos nacionais da plataforma.
O Brasil (99 milhões) está em segundo lugar e a Indonésia (88 milhões) em terceiro, enquanto a Rússia (56 milhões) perde um pódio.
Não deixe de conferir mais recursos para marketing no Instagram:
- Top 10 Dicas para Vender no Instagram com Sucesso em 2022
- Marketing Digital no Instagram: 9 Práticas para fazer Hoje!
- 15 Dicas para Ganhar mais Seguidores no Instagram em 2022
- O que é Instagram Reels e Como Usá-lo no Marketing Digital
6) LinkedIn – 575 milhões de usuários ativos
O LinkedIn pode ser uma rede profissional, mas também é uma comunidade inspiradora que celebra liderança, aprendizado e valores fundamentais.
Portanto, além de usá-lo para fazer networking, encontrar clientes em potencial e compartilhar insights do setor, também é um ótimo lugar para expressar a cultura da sua empresa e construir sua marca pessoal em paralelo com a marca da sua empresa.
Lançada em 5 de maio de 2003, o LinkedIn tem visto a sua base crescer bastante nos últimos anos.
Agora, indo muito além de apenas uma rede social para networking, o LinkedIn é uma das redes sociais mais usadas para marketing B2B, cerca de 80% de leads B2B vem da plataforma.
Confira mais recursos sobre o LinkedIn:
Como usar o LinkedIn para Promover seu Conteúdo em 2022
Gestão de LinkedIn para Empresas: Veja 5 dicas para fazer
Aprenda Como Fazer uma LinkedIn Page em 6 etapas Hoje
7) Pinterest – 442 milhões de usuários ativos
A plataforma de compartilhamento de imagens teve um ano de crescimento recorde em 2020, ganhando mais de 100 milhões de novos usuários ativos mensais naquele ano.
O Pinterest é uma rede social que era mais utilizada nos Estados Unidos, mas que agora tem se popularizado em outros países, e devido a isso, tem ganhado mais usuários.
Demograficamente, o Pinterest tem sido amplamente dominado por usuários do sexo feminino.
Atualmente, a divisão de gênero está em aproximadamente 60/40 por cento. Essa lacuna está diminuindo, no entanto, com a plataforma relatando um aumento de 50% nos usuários do gênero masculino em 2020.
O Pinterest é uma ótima plataforma para divulgar produtos e inserir links para gerir tráfego para outro site, blog ou rede social.
Agora com a opção de compras no Pinterest, ele se tornou ainda melhor para as marcas.
- Twitter – 211 milhões de usuários ativos
O Twitter é uma rede diferente das demais, servindo principalmente para o compartilhamento de pensamentos, notícias e opiniões.
Muitas pessoas usam o Twitter para obter notícias, seguir marcas e obter atendimento ao cliente.
Hoje em dia o Twitter não é mais tão utilizado quando comparado a outras redes sociais, porém, com cerca de 500 milhões de tweets publicados diariamente, esta é definitivamente uma rede social bastante ativa.
Para os negócios, o Twitter é uma ótima opção para atender os clientes e compartilhar anúncios e eventos, porém, não tão eficaz como rede social principal.
Saiba mais: Redes Sociais para Empresas: Como funciona tabela de preços?
Principais tipos de marketing nas redes sociais
- Tráfego pago
Tráfego pago é nada mais nada menos que publicidade paga, no caso das redes sociais, as redes sociais mais usadas costumam ter suas próprias plataformas de anúncio.
Essa é uma ótima maneira de distribuir conteúdo nas redes sociais para o público que você deseja segmentar.
- Tráfego orgânico
De maneira semelhante ao tráfego pago, o tráfego orgânico tem como objetivo aumentar o alcance de uma marca por meio de anúncios.
Porém, nesse caso, não é pago nenhum valor, sendo criada campanhas nas redes sociais em formato de posts que apenas tem como objetivo promover a marca organicamente.
A ideia principal aqui é que ao criar conteúdo relevante o público se interessará e irá comprar ou acessar um serviço/produto que você esteja oferecendo.
- Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo envolve a criação e planejamento de conteúdo de qualidade que tem como objetivo alcançar os clientes interessados no nicho da sua marca.
Existem muitas maneiras de fazer esse tipo de marketing, desde vídeos no YouTube até blogs e posts nas redes sociais. Aqui o importante é ser criativo e conhecer a identidade da sua marca e o público-alvo.
- Gerenciamento de redes sociais
O gerenciamento de redes sociais é um serviço que ajuda os empreendedores e influenciadores a administrar seus perfis nas redes sociais.
Ele pode envolver uma série de vantagens como criação de conteúdo personalizado, análise de métricas e criação de anúncios voltado ao público segmentado.
É uma das melhores opções para as empresas que querem aumentar o alcance hoje em dia.
- SEO
SEO é a sigla para search engine optimization, que em português significa otimização para mecanismos de pesquisa.
A maioria das pessoas procura por uma marca no Google, como dissemos anteriormente, e por isso o SEO é tão importante para as empresas.
Afinal, se você ranqueia entre os primeiros resultados, é muito mais provável que o público clique no seu link.
As redes sociais conseguem ajudar nisso, levando mais tráfego para o seu site, blog ou canal do YouTube, etc.
- Gestão de Canal YouTube
O principal atrativo do YouTube para empresas é a criação de vídeos informativos para atrair o público e conquistar mais clientes.
Porém, uma das principais dificuldades no YouTube é criar vídeos de alta qualidade que são de suma importância para um canal de sucesso.
Por isso, a Agência de Marketing Digital Duna oferece o serviço de gestão de YouTube, com edição, produção e otimização de vídeos para a plataforma.
Existem muitas maneiras de ganhar dinheiro na internet, principalmente nas redes sociais, dê uma olhada também nesse vídeo com 2 formas eficazes de ganhar dinheiro na internet! Confira:
Como fazer marketing nas redes sociais
As redes sociais são bastante populares atualmente. No entanto, elas não são tão simples de usar quanto parecem ser.
Principalmente se tratando de marketing nas redes sociais.
Pode-se facilmente ficar sobrecarregado ao elaborar uma estratégia para promover seus negócios.
No entanto, criar uma estratégia de marketing nas redes sociais bem-sucedida não precisa ser um processo doloroso.
Sua estratégia é como um plano que cobre tudo, desde seus objetivos até suas ações.
Quanto mais claro for o seu plano, mais orientado para os resultados ele será. Planeje as coisas de uma maneira que seja alcançável e mensurável.
E uma vez que você tenha um plano claro, é crucial ter um ecossistema tudo-em-um que gerencie seu negócio online sem problemas.
Nós da Agência de Marketing Digital Duna somos especialistas em gerenciamento de redes sociais e trabalhamos com isso há mais de 10 anos.
Nós fornecemos diversas vantagens aos nossos clientes para ajudá-los a conquistar seus objetivos de negócio através das redes sociais.
Vamos detalhar aqui no post um esboço do que fazemos quando um cliente contata a nossa agência buscando uma estratégia de marketing melhor, confira logo abaixo:
Etapa 1: defina metas e métricas claras
Quando o cliente entra em contato com a nossa agência e contrata um plano, o primeiro passo é entender as metas e objetivos que ele tem em mente.
O que você quer ganhar com sua presença nas redes sociais? Se você deseja aumentar seu alcance com seguidores ou ter um melhor ROI, nós o ajudamos a definir isso para criar a melhor estratégia de marketing nas redes sociais!
Podemos usar o conceito de metas SMART para entender mais a fundo como criar um planejamento adequado:
- Específico: quanto mais específico você for com seus objetivos, mais fácil será definir uma estratégia e expectativas claras. Se você deseja aumentar o reconhecimento da marca, seja específico sobre como deseja fazer isso.
- Mensurável: Quando você define metas específicas, fica mais fácil medir seu sucesso. Se você não está conseguindo 250 novos seguidores por mês, pode ajustar sua estratégia para melhorar os resultados.
- Alcancável: Às vezes, as empresas ficam muito ambiciosas e acabam estabelecendo metas irreais e inatingíveis. Certifique-se de que sua meta seja alcançável, considerando seus recursos. Agora, é possível gerar 250 novos seguidores no Instagram.
- Realista: Como suas metas de marketing de rede social afetarão seus resultados? Aumentar seus seguidores no Instagram ajudará você a atingir suas metas de negócios? Metas relevantes estão alinhadas de perto com os objetivos de uma empresa.
Pode ser difícil descobrir quanto valor o aumento de seus seguidores nas redes sociais traria para a sua empresa. Portanto, é aconselhável focar em métricas como taxas de conversão, cliques e engajamento.
Você pode definir metas diferentes para cada rede social e nós o ajudaremos a acompanhar o desempenho de cada uma delas.
Etapa 2: pesquise o público-alvo
Aprenda o máximo possível sobre seu público.
Seu público-alvo nas redes sociais é um grupo de pessoas com maior probabilidade de se interessar pelo seu negócio.
Ao pesquisar seu público-alvo, não hesite em ser altamente específico. Isso permitirá que você entre em detalhes mais sutis e crie conteúdo relevante
Aqui estão algumas etapas para identificar e segmentar o público certo:
- Crie personas de público
Criar personas de público é desenvolver uma representação fictícia de seus clientes ideais. Em outras palavras, as personas desenham uma imagem clara de seus clientes perfeitos.
Quer seu público seja estudantes do ensino médio ou idosos, crie uma persona para aprimorar uma estratégia mais acionável e focada.
Use fatores como idade, localização, idioma, renda média, interesses, poder de compra e pontos problemáticos.
Crie mapas da empatia e entenda mais a fundo o que a sua buyer persona gosta e quer ver no mercado consumidor.
- Use dados
Não apenas suponha coisas ao pesquisar seu público-alvo. Em vez disso, use dados para tomar decisões bem informadas.
Digamos que seu público-alvo seja a geração Z.
Agora, use os dados para selecionar os canais de rede social certos para sua estratégia.
A análise de rede social fornece muitas informações sobre quem são seus seguidores, o que eles fazem, onde moram e como interagem com empresas nas redes sociais. Use esses insights para identificar melhor seu público.
Etapa 3: pesquise concorrentes
Seus concorrentes estão usando as redes sociais. Descubra o que sua concorrência está fazendo e tente melhorar suas estratégias.
Você pode obter informações valiosas simplesmente analisando a presença social de seus concorrentes. Ferramentas de análise de concorrentes podem ser de grande ajuda nesse sentido.
Faça uma análise competitiva
Há muito que você pode aprender com seus concorrentes; por exemplo, quais estratégias estão e não estão funcionando para eles.
Uma análise competitiva não apenas identifica seus concorrentes, mas também lhe dá uma boa noção do que você pode esperar de sua presença social.
Siga estas etapas para ter uma visão clara de com quem você está competindo:
- Identifique suas palavras-chave competitivas: prepare uma lista de palavras-chave relevantes com dados sobre concorrência e volume de pesquisa. Essas palavras-chave ajudarão você a restringir sua definição de concorrentes.
- Descubra quem está classificado para suas palavras-chave segmentadas: selecione as 10 principais palavras-chave mais relevantes para sua empresa. Coloque-as no Google para encontrar sua principal concorrência.
- Navegue nas redes sociais usando suas palavras-chave: agora, use suas principais palavras-chave para ver quem aparece no topo dos resultados sociais. Por exemplo, insira essas palavras-chave na barra de pesquisa do Facebook para ver quem aparece.
- Descubra as marcas que seu público está seguindo: Instagram Analytics e Facebook Audience Insights ajudam os profissionais de marketing a encontrar outras marcas que seu público segue.
Você seria capaz de construir uma longa lista de clientes em potencial depois de tentar essas técnicas.
No entanto, restrinja sua lista a apenas cinco marcas que estão competindo mais de perto com você nas redes sociais.
E então você pode realizar uma análise SWOT para analisar seus negócios e a concorrência em termos de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
Analisar a maneira como seus concorrentes estão usando as redes sociais para impulsionar o crescimento dos negócios ajudará você a identificar oportunidades. Isso não significa que você precise copiar seus concorrentes.
Se seus concorrentes se concentram principalmente no Facebook, por exemplo, você pode tentar outras redes nas quais seu público é mal atendido.
Dica Bônus: verifique os comentários e análises das redes sociais de seus concorrentes para ver o que seus clientes estão reclamando ou solicitando. A escuta social é uma maneira eficaz de ficar de olho na concorrência.
Quando você descobrir isso, vá e crie conteúdo sobre essas solicitações específicas e feche essa lacuna. Isso lhe dá uma grande vantagem sobre seus concorrentes.
Etapa 4: determine em quais plataformas de rede social você anunciará
Conforme discutido anteriormente, nem todas as redes sociais funcionam da mesma forma.
Cada plataforma tem seu próprio ritmo e um conjunto particular de usuários com características próprias de como interagem com o conteúdo.
Uma pessoa que usa o YouTube para assistir seu programa favorito pode não usar o LinkedIn pelo mesmo motivo.
Como existem centenas de plataformas de rede social por aí, você não pode simplesmente incluir todas as plataformas em sua estratégia.
Além disso, você não pode publicar exatamente o mesmo conteúdo em todas as plataformas.
Portanto, é importante pensar bastante na hora de escolher as plataformas ideais para sua estratégia de marketing.
Aqui estão algumas dicas para selecionar a plataforma de rede social certa:
- Considere a demografia do público-alvo
O que você sabe sobre seus clientes? Eles são mais jovens, mais velhos, homens ou mulheres? Já abordamos como uma marca pode desenvolver uma melhor compreensão de seu público.
Ao estudar a demografia, você poderá identificar as plataformas que se encaixam na sua estratégia.
Por exemplo, desenvolver uma presença no Twitter para sua empresa pode não ser uma boa ideia se seu maior segmento de clientes for mulheres de 60 anos ou mais.
Da mesma forma, construir uma presença no Pinterest seria um desperdício de seus esforços se seu público-alvo for apenas homens.
Em muitos casos, o Facebook, o YouTube e o Instagram oferecem o melhor retorno; em outros, pode ser Google ou LinkedIn.
Novamente, os dados são seus melhores amigos quando se trata de descobrir em quais plataformas de mídia social seu público-alvo gosta de passar tempo.
- Alinhe seus objetivos de negócios
Também é crucial considerar seus objetivos de negócios ao adicionar redes sociais à sua estratégia.
Por exemplo, você pode priorizar o Twitter para melhorar seus esforços de atendimento ao cliente.
Se você deseja mostrar suas ofertas de maneira visualmente atraente, o Instagram seria uma ótima opção.
A chave aqui é alinhar os benefícios da plataforma com seus objetivos de negócios.
Dica Bônus: encontre um meio termo entre onde seus clientes estão e o que você se sente confortável em usar ou anunciar.
Etapa 5: crie conteúdo envolvente
Neste ponto, você deve ter uma boa ideia de quais plataformas cobrir. É hora de falar sobre conteúdo e como torná-lo mais relevante e envolvente.
Criar conteúdo compartilhável e agradável se resume a entender a psicologia do seu público. Você pode então entender exatamente o que os deixa felizes e animados.
Conteúdo é tudo o que você publica: um tweet, uma foto do seu produto no Instagram, uma atualização de status do Facebook, uma postagem de blog no LinkedIn e assim por diante.
Você precisa personalizar seu conteúdo para cada plataforma e mantê-lo relevante para seu público.
Saiba mais: Entenda O que é Inbound Marketing e Como Funciona Hoje
- Faça uma pesquisa de palavras-chave
Embora a pesquisa e a análise de palavras-chave sejam essenciais para alcançar o sucesso com a publicidade de pesquisa, a pesquisa de palavras-chave pode melhorar drasticamente sua visibilidade nas redes sociais.
Quer seu público-alvo esteja no Instagram, Facebook ou YouTube, determine quais palavras-chave seu público usa para encontrar seu conteúdo favorito nas redes sociais.
Ele permitirá que você descubra os desejos e necessidades do seu público.
Pesquisar e identificar as palavras-chave corretas lhe dará uma ideia clara de como estruturar sua mensagem de forma eficaz.
O processo orienta você em todas as atividades, desde a otimização de vídeos até a marcação de imagens.
Digamos que você queira criar uma postagem no blog. A pesquisa de palavras-chave ajudará você a criar exatamente o que seu público está procurando.
Existem várias ferramentas incríveis de pesquisa de palavras-chave que podem facilitar sua vida. Dê uma olhada no nosso post sobre o Planejador de Palavras-chave do Google.
- Gerenciamento de redes sociais
Nós citamos esse termo anteriormente, mas ainda não havíamos explicado sobre o que se trata.
O gerenciamento de redes sociais é responsável por administrar os seus perfis, trazendo uma série de benefícios como:
- Criação de conteúdo personalizado
- Planejamento mensal e semanal
- Criação de artes
- Postagens nos dias que você deseja
- Gestão de tráfego pago
- E muito mais!
Essa é a opção perfeita para quem busca uma maneira de explorar o alcance que o marketing digital tem nas redes sociais.
Saiba mais: Gerenciamento de Redes Sociais: Vale a Pena Contratar Hoje?
Etapa 6: use o tráfego pago a seu favor
É difícil fazer com que seu conteúdo seja notado na internet, especialmente nas redes sociais, onde quase metade do conteúdo recebe zero compartilhamentos.
É muito importante criar conteúdo de qualidade, mas é ainda mais importante promovê-lo de maneira eficiente.
A criação de conteúdo é um processo demorado. Se você criar um ótimo conteúdo em primeiro lugar, será muito mais fácil gerar engajamento.
Infelizmente, a maioria das pessoas não publica conteúdo de alta qualidade e acaba não produzindo nada para seus negócios.
Então, antes de tudo, seu conteúdo deve oferecer exatamente o que seu público está procurando.
E então você pode aumentar o engajamento e a visibilidade usando tráfego pago nas redes sociais. Confira esse vídeo sobre o assunto para ficar mais informado:
Por isso, é tão importante ter especialistas trabalhando em conjunto com a sua marca para melhorar o seu conteúdo e ajudá-lo a alcançar um público maior.
No nosso plano de gerenciamento de redes sociais nós oferecemos em conjunto a gestão de tráfego pago, que ajuda a distribuir o seu conteúdo, melhorando as chances de que o público encontre seus serviços ou produtos.
A maioria das principais plataformas de rede social permite que você execute anúncios. Você pode executar publicidades pagas para atingir metas de negócios específicas a um custo relativamente baixo.
Etapa 7: analise os resultados com frequência
Sua estratégia de marketing nas redes sociais é uma parte importante do seu plano geral de marketing. É difícil acertar de primeira.
Ao começar a implementar sua estratégia e medir o desempenho, você pode descobrir que algumas de suas táticas não funcionam tão bem quanto o esperado.
Portanto, é essencial analisar seus resultados para identificar e corrigir problemas.
Mas afinal, o que você deve acompanhar?
Desde a porcentagem de engajamento da postagem até a contagem de seguidores, as métricas de rede social podem ser confusas.
No entanto, você deve determinar e acompanhar as métricas corretas com base em seus objetivos.
Para cada objetivo, você precisa de uma métrica relacionada.
Digamos que seu objetivo seja aumentar as conversões das redes sociais em 25% em um período de 2 meses.
Para conseguir isso, você lança uma campanha que inclui anúncios e influenciadores. Para analisar seus resultados, você precisa observar o tráfego social e a métrica da taxa de conversão na análise do seu site.
Veja abaixo as principais métricas que você deve analisar na hora de fazer uma campanha de marketing nas redes sociais.
Métricas que realmente importam
Volume: Quantas pessoas estão falando sobre sua marca ou campanhas? O volume é a métrica mais fácil de medir. O Facebook Insights, por exemplo, mede quantos usuários únicos postaram algo em seus murais que falam sobre sua marca.
Alcance: É uma medida do tamanho do público potencial. Ele responde até que ponto seu conteúdo está sendo divulgado.
Engajamento: O que seu público está fazendo para engajar e divulgar seu conteúdo? Os compartilhamentos do Facebook e os retuítes do Twitter informam quem está divulgando seu conteúdo, enquanto curtidas, comentários e reações são úteis para saber quem está respondendo ao seu conteúdo.
Influência: Seu conteúdo de rede social é poderoso o suficiente para incentivar seus seguidores a realmente fazer qualquer coisa? Ter milhões de seguidores é uma coisa, criar uma presença impactante na rede social é outra.
É importante reavaliar sua estratégia regularmente com base em dados e insights. Você também pode usar a análise para testar as coisas umas contra as outras.
Refine sua estratégia com base no que está funcionando e no que não está.
Com que frequência você deve postar nas redes sociais?
Se você postar com pouca frequência, seus seguidores esquecerão sua marca. Se você postar com muita frequência, eles podem achar que sua marca é uma forma de spam.
Não sobrecarregue seu público com conteúdo. Seja seletivo sobre o que você está compartilhando.
Vamos colocar desta forma: criar um único vídeo de qualidade é melhor do que encher seu público com 100 vídeos que não agregam valor.
Dicas de especialistas para criar as melhores experiências de rede social para seu público
Vamos detalhar nossas principais dicas que usamos com nossos clientes da nossa Agência de Marketing Digital, venha conferir!
- Seja responsivo: envolva-se com aqueles que respondem ao seu conteúdo ou compartilham algo em suas páginas – a capacidade de resposta incentiva mais conversões.
- Tenha objetivos claros: certifique-se de saber o que está buscando.
- Seja consistente: poste com frequência e em um ritmo confortável. Programe suas postagens com antecedência, se possível.
- Tenha um tema: escolha temas para dias específicos da semana para aumentar o engajamento.
- Conte uma história: envolva os clientes nas mídias sociais com a narrativa da marca.
- Comunique-se: Compartilhe tudo com sua equipe; metas, falhas e sucesso.
- Seja um criador de tendências: não siga apenas as tendências, seja uma fonte de inspiração para os outros.
- Use públicos de remarketing: não se esqueça de usar seus públicos de remarketing.
Quanto custa para fazer marketing digital nas redes sociais mais usadas?
Os custos de marketing digital podem variar bastante dependendo do serviço e plataforma que você contrata.
Aqui na nossa agência nossos valores são pensados em pequenas e médias empresas e por isso possuem um ótimo custo benefício!
Confira abaixo a nossa tabela de planos e preços, e para mais informações visite o nosso site!
Confira exemplos de marketing digital nas redes sociais mais usadas
Como dissemos anteriormente, a nossa agência é especializada em gerenciamento de redes sociais com gestão de tráfego pago.
Nós estamos a mais de 10 anos no mercado e possuímos clientes de diferentes setores, venha dar uma olhada no nosso trabalho!
Abaixo, estão alguns exemplos de campanhas que criamos para nossos clientes, confira:
1 – Anúncios para levar pessoas para seu site: Exemplo do nosso trabalho.
A Golden+ Supplements é uma loja de suplementos que atende o público internacional. Para divulgar seus produtos, usamos diversas imagens e vídeos ilustrativos que remetem a prática do exercício.
Neste post do Instagram da marca o objetivo é atrair mais pessoas para o site, utilizando uma imagem e legenda motivadora.
2 – Captação de clientes para o WhatsApp
Esse anúncio do Instituto Inove feito pela Agência de Marketing Digital é um ótimo exemplo do uso de um mini vídeo que funciona muito bem para captar interessados para o WhatsApp e informar que as matrículas estão abertas.
3 – Crescer o número de seguidores;
Quando se trata das redes sociais é muito importante levar em consideração o seu ambiente mais descontraído e informal, é dessa maneira que o gerenciamento de redes sociais é feito na loja de moda alternativa Trapezia.
Neste anúncio o uso de curiosidades sobre o filme Beetlejuice tem tudo haver tanto com a loja como com o público-alvo da mesma. É uma maneira de mostrar a identidade da marca e conquistar novos seguidores.
4 – Aumentar o engajamento das publicações
Mais uma vez o uso de um filme serve como impulso para o engajamento no Instagram de um de nossos clientes, este post no perfil do Marcos Santos Pro chama atenção pela legenda e também pela referência a esse clássico do cinema.
Essa é uma ótima maneira de unir o seu trabalho a algo mais criativo e engajador para o público!
5 – Levar pessoas para sua loja virtual
Esse anúncio da Implacavel.Sam tem como principal objetivo divulgar o saldão da loja e também atrair as pessoas para a loja virtual. O uso das cores vibrantes e legenda com CTAs fazem com que esse anúncio chame bastante atenção.
6 – Vender serviços pela internet
O NEW TRIP SKY é uma agência de viagens e é um dos clientes da nosso gerenciamento de redes sociais, veja o exemplo abaixo de um anúncio para uma oferta exclusiva que ajuda a divulgar os serviços da marca e chama a atenção do público.
Aqui na nossa agência nós possuímos especialistas nas redes sociais que conseguem fazer anúncios personalizados para cada identidade visual do cliente, é por esse motivo que estamos a mais de 10 anos nesse mercado.
Gerenciamos as redes sociais e anúncios para clientes em mais de 5 países, hoje, a Agência de Marketing Digital Duna está crescendo cada vez mais, o que é prova viva de que nosso trabalho é eficaz e apresenta um ótimo retorno sobre o investimento
Inicie a sua jornada no marketing digital nas redes sociais hoje mesmo!
Com a Agência de Marketing Digital Duna fica fácil criar uma estratégia eficaz e de sucesso nas redes sociais.
Contrate o nosso serviço de gerenciamento de redes sociais, e deixe que nossos especialistas criem e postem conteúdo de qualidade para você semanalmente!
Visite o nosso site para ver mais informações e marcar uma reunião conosco para definirmos um planejamento!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!