Gerenciamento de Redes Sociais: Vale a Pena Contratar? 

Globalmente mais de 3.6 bilhões de pessoas usam as redes sociais e esse número só tende a crescer com o passar dos anos.

A verdade é que as redes sociais conseguiram dominar o nosso dia a dia e mudar a maneira com que nos comunicamos.

Por isso, não é à toa que essas plataformas tenham tido um papel fundamental em criar novas opções de trabalho, como a de gerenciamento de redes sociais.

O gerenciamento de redes sociais ajuda as marcas a construir sua personalidade e voz publicando conteúdo sobre seus produtos e / ou serviços nessas redes.

Essa é uma forma muito comum de marketing digital, que assim como as redes sociais, também só tende a crescer.

Por isso, reunimos alguns pontos importantes sobre como funciona o gerenciamento de redes sociais e porque ele vale a pena ser contratado.

Gerenciamento de Redes Sociais: Vale a Pena Contratar?

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais é essencialmente o que o nome diz, mas indo mais a fundo, a gestão focada nessas plataformas tem como o objetivo planejar, analisar, produzir e divulgar todo o conteúdo de uma marca ou pessoa, usando as redes sociais como veículo principal.

Existem dois tipos de gestão, uma feita, geralmente, por uma agência, com profissionais qualificados, muito semelhante aos social media.

E outra, que é bastante comum, mas tem suas limitações, que é o gerenciamento de redes sociais feito por um software.

Cada uma dessas opções tem suas vantagens, mas a gestão feita por um profissional especializado possibilita mais opções como a criação de conteúdo original, por exemplo.

Enquanto, o gerenciamento de redes sociais feita por um software é reservado a questões mais burocráticas dessas plataformas, como frequência de postagem, análise de dados, entre outros.

Por que o gerenciamento de redes sociais é necessário?

Cada plataforma de mídia social oferece benefícios exclusivos e tem necessidades variadas.

É importante ter uma estratégia dessas redes sociais definida para abordar cada plataforma e garantir um alto envolvimento.

Por exemplo, o TikTok se concentra em vídeos curtos, enquanto o Instagram tem vídeos e imagens estáticas.

Em outro nível, o Facebook é uma ótima maneira de compartilhar links e direcionar tráfego para seu site, e o Pinterest é uma plataforma ideal para inspirar seus seguidores.

Então, o que dizer do gerenciamento por software versus o gerenciamento especializado?

Como dissemos anteriormente, cada um oferece algo diferente, o software te possibilitará a programação de postagens e dados para que você possa melhorar o seu conteúdo.

Já o gerenciamento de redes sociais feito por um profissional trará mais vantagens além dessas, como por exemplo criação de conteúdo e gestão de tráfego pago, tudo personalizado para o cliente.

Agora, talvez você se pergunte porque alguém precisaria do gerenciamento de redes sociais profissional ao invés de um feito por software, os motivos para isso são:

  1. Ajuda a entender o seu público

Aproveitar um calendário de marketing de rede social com conteúdo estratégico e copywriting permitirá que você entenda melhor seu nicho e o tipo de conteúdo que atrai seu público.

Depois de aprender mais sobre seus clientes por meio de uma estratégia de rede social orgânica, você pode segmentá-los com sucesso por meio de publicidade nessas plataformas.

  1. Aumenta a conscientização da marca

A rede social é o principal canal para desenvolver as qualidades únicas de sua marca e mostrar seus diferenciais.

Conscientização da marca é o grau de reconhecimento do consumidor de um produto por seu nome, e desenvolvê-lo é uma etapa necessária para promover uma nova oferta.

Para estabelecer o reconhecimento de sua marca, sua organização deve desenvolver qualidades duráveis que o distingam dos concorrentes.

Com o crescimento do comércio eletrônico se acelerando nos últimos anos, o reconhecimento da marca no mercado altamente digital começa com uma presença consistente e bem marcada na mídia social.

  1. Constrói relacionamentos

Fornecer conteúdo de qualidade para seu público permite que seus clientes respondam e se envolvam com sua marca.

Ter uma estratégia de gerenciamento de redes sociais humaniza seu negócio e, por sua vez, oferece oportunidades para que seus seguidores sintam uma conexão com sua marca em relação aos concorrentes.

  1. Transmite confiança e transparência

Marcas que publicam ativamente em seus canais de rede social e se envolvem com seus seguidores são consideradas mais confiáveis.

De acordo com a Hootsuite, 81% das pessoas no Instagram usam a plataforma para pesquisar produtos e serviços.

Com isso dito, você pode estar perdendo clientes em potencial e receita por não adicionar conteúdo nas redes sociais que forneça mais detalhes ou informações sobre sua marca ou seus produtos e serviços.

É importante manter o envolvimento com seus seguidores enquanto eles buscam inspiração, educação e conexão em suas contas de mídia social.

É uma ótima maneira de aumentar a lealdade do cliente e construir uma comunidade envolvente e solidária.

Além disso, por meio da rede social, você pode aprender mais facilmente sobre as ideias e necessidades de seus clientes.

Esses são alguns dos motivos pelos quais o gerenciamento de redes sociais feitos por um especialista vale a pena.

Para saber mais sobre o trabalho desse profissional, não deixe de conferir nosso post sobre isso.

Saiba mais: Gerenciamento de Redes Sociais: Como Funciona o Trabalho? 

Os principais elementos do gerenciamento de redes sociais

Agora que já demos uma olhada nos motivos que fazem com que o gerenciamento de redes sociais seja uma ótima opção, vamos aos principais elementos dessa gestão.

  • Gerenciar mais de uma conta

Dado o estado das redes sociais hoje, um dos aspectos mais difíceis de acompanhar são as diferentes contas.

Entre Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e agora TikTok, o grande número de contas que você precisa gerenciar pode ser suficiente para sobrecarregar até mesmo o mais experiente dos gerentes de marketing.

Com o gerenciamento de redes sociais, todas essas contas são reduzidas a uma única plataforma.

Você poderá postar em cada um em um instante, economizando horas de tempo diariamente.

Além disso, com a capacidade de postar o mesmo conteúdo em várias contas ao mesmo tempo, você pode ter certeza de que sua estratégia é tão consistente quanto na marca.

  • Agendar postagens com antecedência

Postar nos horários certos é muito importante nas redes sociais, mas nem sempre é possível fazer isso no momento necessário.

Isso significa que você tem que atrapalhar seu dia e postar conteúdo em horários aleatórios sem muita coesão.

O gerenciamento de rede social corrige tudo isso. Ele permite que você agende postagens com antecedência para ir ao vivo a qualquer hora que você achar melhor, independentemente da hora que for no momento.

Você poderá até mesmo agendar várias postagens com dias, semanas e até meses de antecedência, para que possa definir toda a sua estratégia de rede social para o ano em apenas algumas horas, se tiver tempo.

  • Analisar o seu público

Embora as plataformas de rede social muitas vezes ofereçam algum tipo de ferramenta de monitoramento por conta própria, obter uma imagem completa de quem está se envolvendo com seu conteúdo pode ser difícil sem um pouco de ajuda.

Felizmente, com o gerenciamento de rede social, você pode obter todas as informações de que precisa para ver quem está interagindo com seu conteúdo, com que frequência e de onde vêm.

Isso permitirá que você crie uma estratégia melhor no longo prazo, pois você saberá o que funciona e o que não funciona.

  • Criação de conteúdo

Ao contratar uma agência ou especialista em gerenciamento de redes sociais, a primeira pergunta que te farão é sobre o seu objetivo nessas plataformas.

Após ter um objetivo traçado, o planejamento passará a ser pensado e o conteúdo será criado, tudo personalizado para sua marca.

Com os softwares de gerenciamento, isso não é possível, sendo limitado a apenas alguns indícios de que tipo de conteúdo o seu público gosta mais.

Portanto, o gerenciamento de redes sociais feito por um especialista traz possibilidades muito mais amplas e completas.

Como as redes sociais podem beneficiar sua empresa?

As ferramentas e serviços de gerenciamento de redes sociais são projetados para tornar o marketing mais fácil, o que acaba aumentando os lucros, especialmente para pequenas empresas.

Afinal, de que adianta pagar por um novo software ou serviços se eles não vão melhorar seus resultados financeiros?

Ferramentas e serviços de gerenciamento de rede social vêm com uma série de benefícios úteis que irão melhorar o seu marketing e colocar sua empresa à frente de seu público-alvo.

O gerenciamento de redes sociais pode ajudá-lo a:

  • Economizar tempo – agendando postagens com antecedência, em vez de se sobrecarregar para postar nos dias certos.
  • Aumentar sua autoridade – postando regularmente em mais de uma plataforma.
  • Entender seu público – fornecendo análises detalhadas que explicam quem está seguindo você, de onde vem e o que querem de seu negócio.
  • Melhorar o suporte ao cliente – criando um caminho simples para que os clientes façam perguntas sobre sua empresa por meio da rede social e tornando mais fácil para você responder.
  • Assuma o controle da reputação de sua marca – permitindo que você monitore comentários e feedback mais de perto e responda o mais rápido possível.
  • Promova a inovação – incentivando a criação de conteúdo original personalizado para seu negócio e o seu público-alvo.

Saiba mais: Gerenciamento de redes sociais: Qual a melhor plataforma? 

Melhores plataformas de rede social para negócios

A rede social é composta por dezenas de plataformas, e saber quais podem ajudar seus negócios é o primeiro passo para realmente explorar seu potencial.

Dê uma olhada em como cada uma das plataformas abaixo combina umas com as outras para que você saiba onde concentrar sua energia.

Gerenciamento de Redes Sociais: Vale a Pena Contratar?

Facebook 

Com aproximadamente 3 bilhões de usuários em todo o mundo, é seguro dizer que o Facebook ainda é o gigante todo-poderoso das redes sociais.

Não ter uma conta no Facebook, pelo menos para as empresas, é uma ideia profundamente ruim, já que muitas pessoas simplesmente presumem que você não existe sem uma.

Simplificando, se você não tem uma conta comercial no Facebook, obtenha uma.

Instagram 

Instagram não é mais apenas para fotos. Com 1 bilhão de usuários em todo o mundo, as empresas começaram a ver o valor dessa plataforma de mídia social.

Entre postagens, stories e agora Reels – a resposta do Instagram ao TikTok – você pode alcançar os usuários de uma ampla variedade de outras maneiras.

O Instagram é particularmente benéfico para marcas que tenham um conteúdo bastante visual, onde o marketing na plataforma por si só pode crescer o seu negócio.

Twitter 

O Twitter é uma rede social um pouco diferente das demais, uma vez que este foca mais na relação entre as pessoas por meio de tweets.

Considerada uma rede social mais informal, o Twitter pode apresentar certas vantagens para as empresas, incluindo o aumento do engajamento com o público.

Com seu limite de 280 caracteres, o Twitter é perfeito para compartilhar notícias da empresa, anunciar vendas e interagir com seus clientes de maneira significativa.

Você pode até mesmo usá-lo como uma forma de atendimento ao cliente, já que os usuários normalmente entram em contato – seja por meio de conversas ou mensagens diretas – para obter ajuda com o seu produto.

YouTube

O YouTube é a rede social mais popular do Brasil, essa plataforma de compartilhamento de vídeos é considerada umas das redes sociais mais populares do mundo.

Por mais que o YouTube não seja exatamente como as outras redes sociais que citamos, ele ainda possui grande relevância no mercado de marketing digital.

O gerenciamento do YouTube também tem suas próprias possibilidades, como a criação de artes para o canal, edição de vídeos e criação de anúncios, sendo uma ótima possibilidade para empresas que buscam crescer com uma plataforma mais interativa.

Faça um orçamento de gerenciamento de redes sociais hoje mesmo

Melhorar a sua estratégia de marketing com certeza incluirá as redes sociais, portanto, não deixe pra depois, e peça o seu orçamento hoje mesmo.

A Agência de Marketing Digital oferece uma série de benefícios nos nossos planos de gestão de redes sociais, além de outros serviços como otimização de sites, e gestão de tráfego pago.

E, como mostramos aqui, o gerenciamento de rede social é a maneira mais eficaz de promover o seu negócio atualmente.

Portanto, não deixe de visitar o nosso site para saber mais sobre nossos serviços e fazer um orçamento.

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.