O que é Branding e por que ele é Importante para sua Marca

Quando você pensa em uma marca, o que te vem à mente? Paleta de cores, logotipo, slogan, anúncios, sons relacionados, etc. 

São muitos os elementos que constroem uma marca, porém, para que esses elementos façam sentido e exerçam a sua função é preciso uma dedicação extra.  

Branding é a maneira que a sua marca cria uma associação entre as suas qualidades e sua empresa – se não há branding, não há associação. 

E se você não possui um branding definido no seu negócio, é muito mais difícil ser memorável para os seus clientes, e, portanto, repetir vendas.  

Por esse motivo, o branding é essencial para transportar o conceito da sua empresa para os consumidores 

O que é Branding e por que ele é Importante para sua Marca

O que é branding? 

Branding se refere às ações deliberadas que você realiza para influenciar a percepção das pessoas sobre seu produto ou serviço – para que elas escolham sua marca repetidamente. 

Essencialmente, é a maneira como seu produto ou serviço vive no coração e na mente do cliente. 

Embora possa parecer uma ideia simples de compreender, branding é um tópico bem abrangente que pode ser um pouco confuso.  

Porque? Porque, como mencionamos acima, o branding é emotivo, subjetivo e não algo que necessariamente possa ser medido ou quantificado. 

Para conceituar totalmente a marca, vamos voltar um passo e entender o que é uma marca. 

Para citar o autor e empresário Seth Godin, “Uma marca é o conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, considerados em conjunto, respondem pela decisão do consumidor de escolher um produto ou serviço em detrimento de outro”.  

O significado de branding é tudo o que você faz para influenciar ativamente essas decisões. 

Pense nisso, quando os consumidores precisarem fazer uma escolha, como eles tomarão suas decisões?  

O que quer que os motive, a marca é o que molda a percepção de sua empresa em suas mentes e, em última análise, o que converte novos clientes em compradores leais. 

Por que a o branding é importante? 

No mundo saturado do marketing, há muitas marcas. A primeira impressão costuma ser a que fica, e em um setor tão competitivo, causar uma boa impressão será a chave de sucesso para sua empresa. 

Para isso, ter um conceito de marca bem definido é imprescindível. Uma marca eficaz é o mecanismo que pode fazer sua empresa se destacar e chamar a atenção de seu cliente em potencial.  

Quando bem feito, o branding tem o poder de influenciar, inspirar e criar mudanças. 

Observe algumas das maiores e mais bem estabelecidas marcas por aí, como Google, Apple, Nike e Coca – não é por acaso que elas fazem sucesso.  

Essas empresas entendem a importância do branding e o alavancam em todos os aspectos de seus negócios e marketing.  

Além disso, eles continuam a criar estratégias, aprender e crescer por meio do branding para manter a fidelidade do cliente. 

Vamos nos aprofundar um pouco mais para entender a importância da marca e o impacto que ela tem em seus negócios. 

Saiba mais: As 20 Melhores Propagandas Criativas para se Inspirar 

  • Diferencia você da concorrência 

Independentemente do setor em que você está, a competição é sempre acirrada.  

Esteja você abrindo uma clínica de estética ou se tornando um social media, a marca permite que você se diferencie de seus concorrentes, destacando e distinguindo o que você tem a oferecer e por que é a melhor escolha. 

  • Desenvolve o conhecimento da marca 

Conscientização da marca se refere especificamente às maneiras pelas quais sua empresa é percebida, tanto na posição no mercado quanto na mente dos consumidores.  

Idealmente, você deseja que os clientes tenham uma impressão positiva de sua marca com o serviço ou produto que você oferece.  

O forte conhecimento da marca é um dos principais motivadores para encorajar seu público-alvo a selecionar sua marca explicitamente, mesmo se houver opções mais baratas ou alternativas disponíveis. 

  • Estabelece o reconhecimento da marca 

Um componente essencial é o reconhecimento da marca se aplica de forma mais precisa às maneiras pelas quais os consumidores se lembram de seu produto ou serviço. 

Isso pode ser motivado por elementos de marca visual, como cores da marca, um logotipo ou um slogan atraente.  

Por exemplo, imagine que você está em uma viagem de carro e na rodovia ao longe, você vê arcos dourados – sem mesmo pensar nisso, você já identificou o McDonald‘s. 

  • Conquista a confiança da marca 

A confiança na marca é importante tanto para a impressão que sua empresa dá aos clientes em potencial quanto para o setor.   

Uma empresa com uma marca forte não só se apresenta como mais profissional e polida, mas também evoca confiança pela transparência e autenticidade.  

Além disso, delinear os valores da sua marca com antecedência e manter a promessa da marca é o que incentiva os clientes atuais e potenciais a acreditarem e a apoiarem a sua marca. 

  • Da uma identidade à sua empresa 

Assim como cada pessoa tem sua identidade única, a sua marca também. Imagine que você está marcando um encontro às cegas com dois amigos e precisa descrever cada pessoa para a outra.  

Como você pode identificá-los ou caracterizá-los? Tente pensar na sua marca como uma pessoa, em vez de uma mercadoria ou um objeto.  

Conhecida formalmente como “antropomorfismo de marca”, essa ideia desafia você a visualizar sua marca como um ser humano para definir melhor como ela age, fala, se veste, se comunica ou impacta o mundo. 

Saiba mais: Como Criar uma Identidade Visual para sua Empresa

  • Aumenta o valor do seu negócio 

Quer você seja um pequeno empresário ou uma corporação estabelecida, a marca desempenha um papel importante na validação de seu valor financeiro e na construção de seu valor de marca.  

O crescimento da sua empresa pode depender do sucesso do branding na hora de atrair novos clientes, gerar negócios ou entrar em novos mercados.  

Ainda mais, no que diz respeito à expansão do seu empreendimento, um negócio de marca especializada é um investimento mais atraente para potenciais investidores. 

Elementos essenciais da marca 

O branding é um processo estratégico e crítico, mas também requer criatividade e consistência em todos os objetivos da marca.  

Como há muitos elementos de marca a serem considerados, é aconselhável criar um guia de estilo de marca forte e coeso que atue como um manual ou catálogo para acompanhar os elementos visuais e não visuais.   

Vejamos os elementos de marca mais importantes: 

  • Website 

Agora, mais do que nunca, ter uma presença profissional online é essencial para a marca e uma parte crítica de sua estratégia de marketing digital 

Independentemente do setor e do tamanho da empresa, ou se você tem um negócio de comércio eletrônico ou uma loja física, um site funciona como o porta-voz de sua empresa. 

O tipo de site que você criará dependerá do seu setor, mas, ainda assim, é o lugar para atrair novos visitantes, gerar leads, promover e vender produtos, educar e informar os clientes e, acima de tudo, comunicar-se. 

  • Logotipo 

Muitas vezes, as ideias de logotipo e marca são usadas em conjunto, ou consideradas sinônimos, quando na verdade são duas entidades diferentes.  

Um logotipo, indiscutivelmente um dos elementos mais importantes da marca, ainda é apenas uma peça de um quebra-cabeça muito maior. 

Seu logotipo serve como um símbolo, uma representação visual de sua empresa que deve ser facilmente reconhecível e memorável.  

Tudo, desde a paleta de cores à tipografia que você usa ao criar seu próprio logotipo, fala uma linguagem visual e desempenha um papel vital no branding. 

  • Marca 

O que há em um nome? Em relação ao branding – muito. No entanto, criar um nome de marca não é uma tarefa fácil.  

Sua marca deve representar quem você é, mas também representar o que você faz, ao mesmo tempo que causa uma boa impressão. 

Alguns nomes de marcas são tão eficazes que são usados indistintamente para o produto em si, mesmo quando são fabricados por uma empresa diferente. 

Lembre-se do Bombril, Gillette, Super Bonder, entre muitos outros, todas as marcas que se tornaram parte do nosso vocábulo diário. 

Existem alguns pontos a serem considerados antes de escolher o nome de sua marca 

Para começar, você precisará verificar se o nome que você gosta está disponível, se ele tem alguma conotação linguística incomum e garantir que o nome represente os valores de sua marca.  

Você pode debater e testar ideias diferentes ou usar um gerador de nome de marca para escolher a perfeita. 

  • Cartões de visita 

Embora os cartões de visita possam parecer um pouco antiquados em nosso mundo digital, eles ainda são muito relevantes e uma parte importante para a sua marca.  

Ao escolher como criar um cartão de visita, tenha em mente que não é apenas uma oportunidade de compartilhar suas informações de contato e logotipo, mas uma chance de construir conexões e causar uma boa impressão.  

À medida que você expande sua marca e sua empresa, os cartões de visita são um lembrete profissional e amigável de sua marca. 

Você pode criar cartões de visita em todos os tipos de formatos e tamanhos, no entanto, lembre-se de que eles devem ser coesos com seus outros elementos de marca e expressar a identidade de sua marca. 

  • Cores da Marca 

Ao selecionar as cores da sua marca, há mais do que aparenta. A paleta de cores que você escolher moldará a identidade da sua marca e aparecerá em todos os canais de marketing.  

É importante considerar o impacto da psicologia das cores e a influência que ela tem nas decisões de compra dos consumidores.  

Embora muitas vezes seja subjetivo, a cor transmite mensagens, desencadeia emoções e, em última análise, afeta a percepção da marca nas mentes (e nos olhos) dos consumidores. 

Por exemplo, o vermelho é uma tonalidade que chama a atenção associada à paixão, energia, excitação e perigo, enquanto o azul é uma cor muito mais calma, ligada à confiança, paz e estabilidade.  

Depois de entender qual mensagem sua marca está tentando comunicar, selecionar as cores de sua marca ajudará a construir consistência e cultivar a personalidade de sua marca. 

  • Tipografia 

Tipografia refere-se às formas de letras específicas, incluindo seu design e layout, que são usados em vários recursos de marca.  

Semelhante às cores da sua marca, a tipografia que você escolhe molda sua marca e ajuda a transmitir sua mensagem. 

Em geral, quando se trata de tipografia, é recomendável usar três ou menos estilos de fonte. 

Quer você o esteja usando no design do seu logotipo, ao elaborar o conteúdo do seu site ou ao preparar a embalagem do produto, é essencial manter tudo alinhado e coeso para desenvolver a consistência de sua marca.  

Saiba mais: Marketing de Conteúdo: O que é e Como fazer? 

  • Slogan  

Embora o slogan de sua marca não seja “tecnicamente” um elemento visual, ele está intimamente ligado a elementos visuais como seu logotipo e, por isso, nós iremos incluí-lo aqui.  

Criar um slogan atraente nem sempre é uma parte essencial de sua marca, mas, quando bem feito, pode ser uma ferramenta de marketing muito poderosa. 

“Just Do It” da Nike, ou “Tem 1001 utilidades” do Bombril, são exemplos perfeitos de slogans que incorporam uma marca e instantaneamente fazem você pensar em um produto ao ouvi-los. 

Como você pode ver, quando bem executados, os slogans fazem parte integrante da marca. 

  • Identidade da marca 

Com tantos elementos para construir uma marca, definir a identidade de sua marca desde o início resume tanto a personalidade de sua empresa quanto o compromisso que você assume com seu público.  

Levando em consideração os valores, missão e posição de sua marca, sua identidade de marca reúne todos esses ideais em um único lugar definitivo.  

Ele apoia a forma como sua marca comunica seu serviço ou produto e as maneiras como outras pessoas o experimentam. 

  • Voz da marca 

 A voz da marca molda todas as suas comunicações, desenvolve consistência e cria confiança.  

Depois de definir a voz da marca, você a usará com orgulho em todos as suas estratégias de marketing e canais de comunicação.  

Isso é verdade tanto internamente com os funcionários quanto externamente com os clientes. 

  • História da marca 

Contar histórias é uma parte importante não apenas da marca, mas também de nossa vida cotidiana.  

As histórias são cativantes, envolventes, intrigantes e nos ajudam a construir conexões.  

Com relação à história de sua marca, esta é uma chance de usar sua narrativa para promover relacionamentos significativos com seu público e ajudá-los a entender melhor do que se trata seu negócio. 

A história de sua marca deve definir o tom para todas as formas de conteúdo e ativos de marca, desde suas postagens em rede social até suas campanhas de marketing e tudo mais. 

Isso significa manter consistência e autenticidade por toda parte. 

Saiba mais: Como fazer um Storytelling Incrível para o seu Negócio

  • Canais 

Onde está o público-alvo da sua marca? Muito provavelmente, eles estarão presentes na internet, por isso, você deve transportar todo o seu branding para as redes sociais.  

Criar uma página no Facebook, ter um perfil do Instagram e se esforçar para gerar mais engajamento e ganhar mais seguidores, também são partes de manter o branding da marca vivo.  

Com a gestão de redes sociais, a Agência de Marketing Digital, entende os seus objetivos e os reúne nas redes sociais da sua escolha, incluindo planejamento semana e mensal, e também criação de conteúdo original.  

Todos esses elementos compõe a identidade da sua marca, e devem transportar as principais qualidades da sua empresa para o consumidor através do branding.  

Dicas para gerir sua marca 

Branding é um processo contínuo que requer pensamento, consciência e uma gestão de marca cuidadosa.  

Mesmo as marcas de maior sucesso estão sempre evoluindo para crescer de forma autêntica. 

Quando se trata de gerenciar sua marca com sucesso, há algumas coisas a se ter em mente: 

Consistência é a chave: na busca de reconhecimento, a consistência da confiança e lealdade à marca é um aspecto vital do branding.  

As empresas confiáveis que mantêm uma marca unificada e consistente em todas as suas plataformas são aquelas às quais os clientes voltam sempre. 

A reputação é tudo: a cultura de cancelamento é poderosa. Ficar com uma má reputação é algo que ninguém quer.  

Até evitamos coisas com base no que os outros dizem, sem nem mesmo experimentar em primeira mão.  

Às vezes, as empresas podem passar por um processo de rebranding para superar desafios potenciais, mas é melhor se esforçar para uma reputação de marca positiva desde o início. 

Cumpra sua promessa: um aspecto essencial do gerenciamento de marca é manter sua palavra e cumprir suas promessas.  

Isso inclui a promessa da marca que você faz a seus clientes e funcionário, bem como as ações que você toma para mantê-la. 

Continue a conversa: é importante desenvolver e abrir um diálogo contínuo entre sua marca e seus consumidores, tanto online quanto offline.  

No entanto, você deve dar um passo adiante não apenas para se envolver com o seu público, mas também para fazer perguntas e ouvir as críticas ativamente.  

Dessa forma, você pode implementar mudanças com base em feedback genuíno e confiável. 

Construa relacionamentos significativos: os melhores clientes são clientes fiéis – aqueles que não apenas amam sua marca, mas sempre voltam.  

Sejam eles os clientes recorrentes, ou novos clientes, tudo se resume ao engajamento e lealdade, portanto, certifique-se de cuidar bem desses relacionamentos vitais.

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.