Social Media: O Que é e Como Funciona essa Profissão?

Um Social Media é o responsável pela criação e publicação de conteúdo nas diferentes mídias sociais.

As redes sociais como um todo são uma ótima plataforma para divulgar empresas e personalidades que desejam aumentar sua audiência.

Por esse motivo, o marketing digital tem crescido cada vez mais, e a partir desse aumento, profissões como a de um social media se tornam novas possibilidades no mercado.

Mas afinal, o que é um social media e qual sua função? Responderemos a você tudo a respeito da profissão.

Social Media: O Que é e Como Funciona essa Profissão?

O que é um social media?

Talvez você já saiba, mas o termo social media é de origem inglesa e significa mídia social, logo, o profissional de mídia social adotou o nome de social media remetendo as plataformas.

Um social media cria e publica conteúdo de acordo com o que o cliente deseja, saber criar conteúdo engajador, interagir com o público e analisar as métricas são funções primordiais desse profissional.

Ademais, o especialista em mídia social deve compreender o público-alvo de cada plataforma, criando conteúdo persuasivo que atinja o público-alvo e seja exclusivo para as interações típicas de cada rede social.

O que um social media faz?

O social media é responsável por planejar uma estratégia de rede social de uma marca.

Isso envolve a construção de um plano coeso que se adapte aos objetivos gerais da empresa.

Por meio de estratégias criadas para atingir esses objetivos, o social media explora a fundo quais as melhores formas de crescer uma plataforma social.

A princípio, o profissional precisará de um objetivo e a partir daí ele poderá criar estratégias para que esse objetivo seja atendido.

É necessário engajar com o público, entender o que eles desejam e criar em conteúdo em cima disso.

Por isso, é importante que o social media tenha em mente que as diferentes redes sociais têm algoritmos e públicos diferentes.

Além desses fatores, o social media deve traçar um planejamento regular de postagens para manter as redes sociais ativas, sempre checando as métricas para saber o que está funcionando e o que deve melhorar.

Portanto, o social media é um especialista em rede social, que sabe todas as suas nuances e como criar conteúdo que irá persuadir o público a se manter na página.

Saiba mais: O que é Gestão de Redes Sociais e Como Funciona o Trabalho?

Como se tornar um social media?

Se você adora as redes sociais, entende muito bem como elas funcionam, a profissão de social media pode parecer bastante interessante.

Mas não pense que apenas gostar de redes sociais seja suficiente, assim como outras profissões, o social media deve estudar e se dedicar para dar o seu melhor.

Algumas profissões já existentes passaram a ter novas alternativas com a ascensão das redes sociais, principalmente na área de comunicação, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Marketing.

Essas e outras formações acabam tendo como possibilidade um trabalho mais voltado ao mundo das redes sociais.

Porém, qualquer pessoa pode se tornar um social media, desde que o mesmo se dedique a isto.

Como mencionamos anteriormente o principal requisito é gostar de redes sociais e entender como elas funcionam.

Conhecer as diferentes particularidades de cada uma das redes sociais e ficar atento as novas plataformas que entram em tendência é imprescindível para um social media.

Você deve ser aquela pessoa fissurada em mídia social, que sabe como cada uma funciona, o tipo de público que elas atraem e também deve estar atendo as novidades nesse mundo, como novas redes sociais se popularizando.

Além disso, saber analisar e interpretar as métricas é outra habilidade muito importante para um social media, afinal, você será responsável pela criação de conteúdo para atrair o público, e para atraí-lo é preciso saber o que funciona ou não.

As demais características de um social media seriam:

  • Boa comunicação
  • Criatividade
  • Paciência
  • Capacidade de se adaptar
  • Vontade de aprender

Agora, para dar início a profissão de social media existem diversas possibilidades, assim como nas redes sociais tem de tudo um pouco, para a profissão de social media não seria diferente.

Pela internet você pode encontrar diferentes cursos de social media ou que sejam relevantes para essa função, como marketing de conteúdo, por exemplo.

Como mencionamos acima, certas formações também tem como possibilidade essa especialidade em social media, mas essa é uma maneira que pode levar mais tempo de acordo com a duração do curso.

Outra maneira de se profissionalizar como social media é… bom, ter sua própria mídia social, através de uma rede social própria é possível vender seus serviços e ao mesmo tempo mostrar do que você é capaz.

Essas são algumas formas de se tornar um social media, mas como é uma profissão recente sem meio de entrada no mercado definido, as possibilidades são inúmeras.

6 habilidades importantes para um social media 

Não existe um melhor caminho educacional ou histórico de trabalho para um social media.

Grandes profissionais dessa área podem vir de uma variedade de origens devido à variedade de habilidades usadas na função.

Aqui estão 6 habilidades que são essenciais para ser um ótimo social media:

  • Ter boa escrita

Quase todas as postagens em redes sociais precisam de uma legenda, portanto, boa redação é uma habilidade inegociável para todos os social media.

Ainda mais do que escrever, esses profissionais devem ser bons em editar e redigir textos curtos para respeitar os limites de caracteres e os melhores tamanhos de legenda.

  • Saber quando editar

Se há algo que deve ofender um profissional das redes sociais, são erros de digitação.

Ter erros de digitação repetidos ou erros gramaticais é uma maneira segura de prejudicar a reputação de uma marca on-line, e os usuários de rede social são rápidos em notar.

Ter boa atenção aos detalhes significa que os social media identificaram erros ortográficos ou gramaticais antes de clicar em “enviar” em uma postagem.

  • Estar atendo a cultura das redes sociais

De memes a tendências, a rede social é construída sobre a cultura pop e eventos atuais. Isso é especialmente verdadeiro para plataformas como o TikTok.

Os profissionais sociais sempre estão atentos ao que está acontecendo, não apenas para aproveitar as oportunidades em tempo real relevantes para a marca, mas também para saber quando parar as postagens nas redes sociais devido a grandes eventos mundiais.

Ter uma forte consciência global ajuda os social media a estarem cientes das sensibilidades culturais e identificar piadas potencialmente impróprias que podem prejudicar a reputação de uma empresa.

  • Ser organizado

Quando se trata de gerenciar um calendário de conteúdo, há várias peças que estão sujeitas a alterações.

Postar diariamente significa trabalhar em um ritmo acelerado, com muitas tarefas para acompanhar.

É por isso que o agendamento de postagem é um recurso que economiza tempo para muitos profissionais das redes sociais.

  • Saber analisar os dados

Além de serem criativos, os profissionais de rede social devem saber analisar números e interpretar as informações para melhorar o seu trabalho.

As plataformas de redes sociais fornecem toneladas de dados (às vezes muitos), por isso é importante ser capaz de examinar muitos dados e encontrar os pontos mais significativos que levam as melhores métricas.

Isso é valioso quando é necessário analisar o desempenho por postagem ou detalhar análises sociais muito específicas.

  • Conseguir trabalhar sob pressão

Gerenciar os canais de rede social de uma empresa muitas vezes significa ser a voz de uma marca.

Essa é uma grande responsabilidade a ser assumida, não importa quão grande ou pequena seja a marca. Portanto, os social media precisam ser frios sob pressão.

É importante ter em mente que quando você posta um conteúdo online ele será visto e muito provavelmente comentado, e entre esses comentários podem haver críticas.

Por isso, saber lidar com a pressão é essencial.

Rotina de um social media 

Já vimos o que é um social media, como funciona para seguir a profissão e quais os requisitos necessários, mas afinal, como é a rotina de um social media?

Como essa é uma profissão mais recente, nada é muito definido, existem diversas variáveis que podem definir a rotina de um profissional dessa área.

Mas as principais partes da rotina de trabalho são:

  • Reconhecer os objetivos do cliente 

Essa parte é fundamental, para traçar uma estratégia de mídia social, reconhecer os objetivos de seu cliente é essencial.

É a partir daí que outros fatores como identidade visual, personas, e planejamento do marketing serão elaboradas.

  • Criação de um planejamento mensal ou semanal

As postagens que serão feitas pelo social media devem ser pensadas e planejadas bem antes de serem postadas.

O principal motivo por trás disso é o fato de que o cliente deve aprovar o conteúdo antes que ele seja postado, por isso o planejamento anterior é necessário.

Claro, que podem haver exceções, se algum conteúdo em específico está bombando nas redes e tem tudo haver com o seu planejamento, pode valer a pena investir nessa tendência.

Por isso, umas das características essenciais do social media é a adaptabilidade, como citamos mais acima.

  • Interação com o público

É muito importante manter o engajamento do público, seja por mensagens, comentários ou recursos específicos da plataforma, como o Instagram Stories.

O público é o que fará diferença, não só na rede social mas também nos negócios.

Portanto, interagir com ele é imprescindível para criar uma boa reputação para seu cliente.

  • Desenvolvimento das postagens

Agora sim, chegamos a parte criativa do processo, além de planejar que tipo de postagens e quando elas serão publicadas, a parte principal é a própria criação dos posts.

O social media fica encarregado da criação de legendas criativas, imagens, vídeos, tudo voltado ao público e a imagem que será passada através da rede social.

Neste momento, saber sobre como cada plataforma funciona e também as tendências do momento podem ajudar e muito.

E como todo criador de conteúdo sabe, é importantíssimo ter inspirações, então não esqueça de acompanhar o que outras páginas ou contas estão publicando.

Assim, você fica sabendo quais as tendências do momento e como participar também.

  • Criação de relatórios através da análise de métricas

Citamos que é necessário analisar os dados disponibilizados pelas redes sociais, mas porquê essa parte é essencial?

É por meio da criação de relatórios que você ficará sabendo o que está dando certo e o que pode melhorar, além disso, você também terá uma maneira de mostrar para seu cliente os frutos de seu trabalho.

Além das métricas fáceis de visualizar como curtidas, comentários e seguidores, existem também os dados dos bastidores.

Esses podem ser acessados através de gerenciadores como o do Facebook e Instagram, se essas forem as plataformas usadas.

Nesses dados você terá acesso a métricas que podem ditar o melhor horário de postagem e quando o seu público está mais ativo.

Assim como, quais postagens saíram melhor do que outras. Essa pode ser a parte mais complicada no trabalho de um social media.

Mas, ele não pode ser deixado de lado, é recomendado que os relatórios sejam criados a cada mês, para manter a evolução constante.

Como ser um social media de sucesso?

O trabalho de um social media pode ser um dos melhores empregos da atualidade.

Afinal, o que é melhor do que se envolver com pessoas incríveis nas redes sociais e criar conteúdo que as pessoas adoram?

O grande desafio é que os social media assumem um grande número de tarefas todos os dias, e o tempo envolvido pode crescer exponencialmente junto com a escala do planejamento.

E como qualquer outra área de atuação, essa também enfrenta bastante competitividade, portanto esteja preparado para se dedicar e se esforçar para ter sucesso.

Faça cursos, conheça as tendências, estude como as diferentes plataformas funcionam e o público que elas atraem.

Investir em uma língua estrangeira, principalmente, o inglês, pode abrir mais portas para você nessa profissão.

Não deixe de continuar estudando e se dedicando a melhorar o seu trabalho para ter sucesso como social media.

Até mesmo acompanhando nosso blog você receberá dicas que podem te auxiliar na sua jornada, então deixe de acompanhar os posts!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.