O que é Marketing e Para que ele Serve na sua Empresa? 

O marketing é a maneira de anunciar um produto, serviço, empresa, ou até mesmo uma pessoa.

O marketing é adaptável, ele pode ser o anúncio na tv, um produto de uma marca ou até mesmo, principalmente hoje em dia, um perfil em uma rede social.

Quando uma empresa faz uso dessas estratégias para se promover, ela está fazendo marketing. Todo mundo faz isso para ser reconhecido no mercado.

É uma das partes mais importantes quando se abre um negócio, afinal, para chegar até os clientes você deve apresentá-los a sua empresa e seus produtos.

Portanto, o marketing é a maneira mais eficaz de fazer com que o seu negócio chegue até o público.

Neste artigo, iremos conhecer mais um pouco sobre o marketing e o que faz dele tão importante.

O que é Marketing e Para que ele Serve na sua Empresa?

O que é marketing?

Marketing é como um produto que deixa de ser novo e desconhecido para ser algo que você conhece e deseja comprar.

Trata-se de escolher um público-alvo e projetar seu produto, embalagem e estratégia de publicidade em torno de fazer com que essas pessoas comprem seu produto.

O marketing pode ser pago ou de exposição gratuita. Exemplos de marketing pago seriam anúncios de TV, outdoors, banners.

Exposição gratuita seria ter seu produto revisado, pessoas escolhendo seguir sua conta do Instagram, tendo pessoas encontrando seu site por meio de pesquisas orgânicas do Google.

O marketing também engloba coisas como seu site, panfletos, cupons, patrocínio de eventos, etc.

É tudo aquilo que traz informações sobre sua marca / produto e ajudam as pessoas a comprar de você.

Também envolve rastrear e monitorar o sucesso dos programas executados e descobrir por que funcionaram ou não, para continuar melhorando a eficácia do marketing.

O marketing é essencialmente o entendimento do que as pessoas querem e como oferecer isso a elas da melhor maneira possível.

Contudo, o marketing eficaz não oferece apenas os seus produtos, ele entende o que o público deseja e atende seus pedidos.

Portanto, o marketing é basicamente a criação, manutenção e expansão de relacionamentos mutuamente lucrativos entre fornecedor e cliente.

Tipos de marketing

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

Consiste no processo de otimizar o conteúdo de um site para que apareça nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

É usado por profissionais de marketing para atrair pessoas que realizam pesquisas que indicam que estão interessadas em aprender sobre um determinado setor.

Marketing de blogs

Os blogs não são mais exclusivos do escritor individual.

As marcas agora criam blogs para escrever sobre seu setor e nutrir o interesse de clientes em potencial que navegam na Internet em busca de informações.

Marketing de rede social

As empresas podem usar o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e redes sociais semelhantes para criar impressões em seu público ao longo do tempo.

Marketing impresso

Conforme os jornais e revistas melhoram em entender quem assina seu material impresso, as empresas continuam a patrocinar artigos, fotografias e conteúdo semelhante nas publicações que seus clientes estão lendo.

Marketing de busca

Este tipo de marketing é um pouco diferente do SEO descrito acima. As empresas agora podem pagar um mecanismo de busca para colocar links em páginas de seu índice que obtenham alta exposição para seu público.

É um conceito chamado “pagamento por clique” – a gestão de tráfego também é uma opção nesse tipo de marketing.

Marketing de vídeo

Embora antes fossem apenas comerciais, os profissionais de marketing agora investem na criação e publicação de todos os tipos de vídeos que divertem e educam seus clientes principais.

Marketing de influenciadores

Usando indivíduos de conhecidos e com muitos seguidores em canais de redes sociais para promover seu produto ou serviço.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo engloba várias das plataformas que citamos anteriormente, e é a maneira mais comum de marketing hoje em dia.

Além de ser uma forma de fornecer informações para os clientes, o marketing de conteúdo também impulsiona a confiança do cliente em sua empresa.

Saiba mais: O que é Marketing Digital e Quais são seus Benefícios?

A diferença entre marketing e vendas

Vendas e marketing estão intimamente ligados, mas abrangem atividades muito distintas em seu negócio.

A equipe de vendas não tem nenhuma palavra a dizer sobre o que é o produto ou quem o compra – eles simplesmente aceitam leads e os convencem a comprar.

Os funcionários que trabalham com vendas devem construir relacionamentos próximos com seus clientes e precisam das estratégias de marketing para fazer isso.

A equipe de marketing fornece esses leads informando os clientes em potencial sobre sua marca e produto.

Eles também usam o feedback do cliente para decidir quais produtos produzir no futuro ou como alterar os produtos existentes para que atendam melhor às necessidades do cliente.

Você não será eficaz em vendas a menos que as pessoas para quem você está vendendo já tenham algum conhecimento sobre sua marca ou produto – isso é o que o marketing pode fazer por você.

Para uma estratégia bem-sucedida, as equipes de marketing e vendas precisam trabalhar juntas e ter uma abordagem unificada.

Isso garante que apenas leads de boa qualidade sejam repassados à equipe de vendas.

Os 4 Ps do Marketing

Na década de 1960, Jerome McCarthy surgiu com os 4 Ps do marketing: produto, preço, praça, promoção.

Essencialmente, esses 4 Ps explicam como o marketing interage com cada estágio do negócio.

Produtos

Digamos que você tenha uma ideia para um produto que deseja que sua empresa venda. Qual é o próximo passo? Você provavelmente não terá sucesso se apenas começar a vendê-lo.

Em vez disso, você precisa que sua equipe de marketing faça pesquisas de mercado e responda a algumas perguntas críticas:

  • Quem é seu público-alvo?
  • Existe mercado adequado para este produto?
  • Que tipo de mensagem aumentará as vendas de produtos e em quais plataformas?
  • Como seus desenvolvedores de produto devem modificar o produto para aumentar a probabilidade de sucesso?
  • O que os grupos de discussão acham do produto e que perguntas ou hesitações eles têm?

Os profissionais de marketing usam as respostas a essas perguntas para ajudar as empresas a entender a demanda pelo produto e aumentar a qualidade dele.

Preço

Sua equipe de marketing verificará os preços dos produtos dos concorrentes ou usará grupos de foco e pesquisas para estimar quanto seu cliente ideal está disposto a pagar.

Preço muito alto e você perderá uma base de clientes sólida. Preço muito baixo e você poderá perder mais dinheiro do que ganhar.

Felizmente, os profissionais de marketing podem realizar pesquisas sobre o setor e a análise do consumidor para avaliar uma boa faixa de preço.

Praça

É fundamental que seu departamento de marketing use seu entendimento e análise dos consumidores de sua empresa para oferecer sugestões de como e onde vender seu produto.

Talvez eles acreditem que um site de comércio eletrônico funciona melhor do que um local de varejo ou vice-versa.

Ou talvez eles possam oferecer informações sobre quais locais seriam mais viáveis para vender seu produto, tanto nacional quanto internacionalmente.

Promoção

A promoção envolve qualquer anúncio online ou impresso, evento ou desconto que sua equipe de marketing cria para aumentar a conscientização e o interesse em seu produto e, em última análise, levar a mais vendas.

Durante esse estágio, você provavelmente verá métodos como campanhas de relações públicas, anúncios ou promoções de rede social.

Como é o trabalho de um profissional de marketing?

O profissional de marketing pode ter muitas funções diferentes, existem especialistas para cada área do marketing.

Como muitas empresas hoje em dia necessitam de campanhas de marketing, os profissionais devem ter facilidade para se adaptar às mudanças no mercado.

Algumas das atividades mais comuns de profissionais do marketing são:

Gestão de redes sociais – o gerenciamento de canais de comunicação como as plataformas sociais é imprescindível hoje em dia. O papel dessa função é criar, organizar, planejar, e gerir as redes sociais como uma maneira de atrair mais público para um negócio.

SEO – O mecanismo de busca do Google é o principal do mundo todo, portanto, os sites que aparecem primeiro quando o usuário pesquisa determinadas palavras-chaves será o mais visitado. O profissional fará a otimização dos sites de empresas para que eles sejam melhores e mais atraentes para o público.

Produção de conteúdo – Esse conteúdo pode ser tanto para as redes sociais quanto para blogs e outras plataformas. É basicamente o que o título diz, a criação de conteúdo com objetivos centrados no marketing para atrair mais público.

E-mail marketing – O marketing feito através de e-mails, envolve a criação de campanhas e distribuição destas por e-mails. Além disso, também serve para enviar novidades e promoções para os clientes.

Esperamos que nossa definição de marketing ajude você a entender o propósito dessa estratégia.

O marketing se cruza com todas as áreas de uma empresa, por isso é importante que você entenda como usar o marketing para aumentar a eficiência e o sucesso de sua empresa.

Esperamos que nossa definição de marketing tenha o ajudado a entender mais sobre esse assunto.

Aqui na Agência de Marketing Digital nós oferecemos serviços especializados nessa área, como gestão de redes sociais, tráfego pago e otimização de sites, entre outros.

Não deixe de visitar o nosso site e entrar em contato conosco por WhatsApp, estaremos à disposição!

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o Google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.