O que é Gerenciamento de Redes Sociais? 10 dicas de como fazer

Gerenciamento de redes sociais é o processo de análise de públicos de redes sociais e desenvolvimento de uma estratégia sob medida para eles.

Através da criação e distribuição de conteúdo para perfis de mídia social e monitoração do engajamento com o público.

Hoje em dia, essa é uma função bastante em alta devido ao crescimento do marketing digital, o uso de redes sociais é essencial para marcas.

As redes sociais oferecem grandes oportunidades de ganhar dinheiro – desde que você gerencie seus canais de forma organizada e eficiente.

O que é Gerenciamento de Redes Sociais? 10 passos para fazer

Por que o gerenciamento de redes sociais é importante? 

O potencial de negócios das redes sociais é imenso. As marcas podem aproveitar as plataformas de mídia social para direcionar com sucesso seus objetivos em todo o funil de marketing, desde aumentar o conhecimento da marca até aumentar as visitas à loja.

Mas, para conseguir isso, eles precisam de equipes de mídia social eficientes. Quanto mais objetivos você quiser atingir por meio do marketing de rede social, mais pessoas dedicadas a esse canal você precisará.

Se você for uma grande marca, pode até ter várias equipes em diferentes escritórios e regiões do mundo, aproveitando diferentes estratégias para atender a diferentes públicos.

Agora, como você pode garantir que todas essas pessoas trabalhem juntas para entregar o valor máximo das mídias sociais?

A resposta é: construindo um processo eficiente de gerenciamento de mídia social.

Como fazer um bom gerenciamento de redes sociais? 

Se você não tem certeza de como começar a otimizar a maneira como gerencia as redes sociais, não se preocupe. É algo sobre o qual muitos profissionais de marketing estão confusos. Para começar com o pé direito, você precisa fazer três coisas importantes:

  • Realizar uma análise de redes sociais
  • Decidir sobre as plataformas de mídia social certas
  • Analisar seu público-alvo

Por que delineamos essas três tarefas em particular? Porque preenchê-las fornecerá informações fundamentais que direcionam seus esforços de marketing de rede social na direção certa.

Como resultado, você poderá concentrar seus recursos em estratégias que funcionam e reduzir aquelas que não funcionam.

Vamos dar uma olhada em cada tarefa:

  • Análise de redes sociais 

É imprescindível que você saiba a maneira que as redes sociais funcionam, analise páginas e canais que possuem conteúdo semelhante ao que você deseja fazer.

Assim, você terá uma noção de como você gostaria de se portar nas redes sociais e o que o mercado em que está interessado quer ver.

  • Decidir sobre as plataformas de mídia social certas 

As diferentes redes sociais têm diferentes objetivos, o Instagram é mais visual, o Twitter possui mais engajamento por mensagem, o Facebook é ótimo para divulgar marcas, assim por diante.

Tudo depende de que público você que atingir e qual plataforma eles estão usando, é dessa maneira que você conseguirá decidir a melhor rede social para focar.

  • Analisar seu público alvo 

O público alvo é o primeiro passo quando se trata de marketing, e com o marketing digital não é diferente.

É necessário saber quem é o seu público e o que ele quer ver e potencialmente comprar. Para entender quem é seu público você pode usar uma estratégia de marketing digital conhecida como Buyer Persona.

O que é Buyer Persona?

A buyer persona é uma representação fictícia de seu cliente ou público-alvo ideal.

Com uma imagem clara de para quem você está fazendo marketing, é muito mais fácil desenvolver conteúdo eficaz e direcionado que atenda aos objetivos e desafios do seu comprador ideal.

Quais são os gostos e desgostos do público alvo, dados demográficos, interesses e pontos problemáticos?

Todas essas pesquisas e análises proporcionarão a você uma compreensão profunda de seu público ideal.

Reúna esses dados de sua base de clientes já existente e obtenha dados a partir deles por meio de pesquisas, entrevistas etc. Por exemplo, você pode encontrar respostas para esse tipo de pergunta para se aprofundar:

  • Quais plataformas de mídia social meu público visita?
  • Que tipo de rede social, conteúdo, canais ou comunidades eles preferem?
  • Quais problemas ou questões eles estão enfrentando no trabalho (e na vida pessoal – se estiverem dispostos a compartilhar)
  • Quais são suas preferências de compra?

Essas são apenas algumas das coisas básicas que você deve saber sobre seu público-alvo ideal. Pode haver muitas variações, mas isso lhe dará um ponto de partida no qual você deve basear o plano de conteúdo da sua rede social.

Escolher os canais (redes sociais) 

Outro elemento crítico para gerenciar a mídia social com mais eficiência é escolher a plataforma certa.

O que é Gerenciamento de Redes Sociais? 10 passos para fazer

Depois de conduzir uma análise de mídia social, pode ser que algumas plataformas simplesmente não funcionam bem para sua marca.

Nesse caso, você deve dedicar algum tempo para entender o esforço necessário para obter os resultados de que precisa.

Muito também depende de onde seu público está. Se durante sua pesquisa você descobrir que seu público está principalmente no Twitter, por exemplo, mas sua presença na plataforma está longe de ser forte, então você deve obviamente buscar melhorar.

Se seus resultados não forem tão bons e seu público estiver em outro lugar, você pode considerar transferir seus recursos para um canal diferente.

Mas antes de fazer isso, pergunte-se o seguinte: Quais são meus objetivos de negócios (melhorar o conhecimento da marca, geração de leads, tráfego do site, conversões, etc.)?

Sabendo seus objetivos fica mais fácil decidir a plataforma certa, o que por sua vez fará com que o gerenciamento de redes sociais se torne mais simples.

Como gerenciar e analisar personas de público de mídia social 

Como mencionado antes, analisar as personas do seu público deve ser a base de sua estratégia de mídia social.

Antes de criar qualquer conteúdo ou lançar campanhas, você precisa entender a sua comunidade em um nível mais profundo.

Como você gerencia e analisa suas buyer personas?

Etapa 1: Analise os dados do público. Quanto mais informações você tiver, mais precisa será a imagem de seu público.

Etapa 2: Organize seus dados sobre o público. Para obter uma visão geral de sua comunidade de rede social, você precisa reunir todos os dados e analisá-los em um único local.

Etapa 3: Defina as personas do seu público. Ao definir as personas, é possível criar conteúdo personalizado de acordo com os gostos e desejos do público alvo.

Etapa 4: verifique regularmente as personas do seu público. Não é suficiente analisar sua comunidade uma vez e confiar nesses dados por anos. Lembre-se de que seu público está em constante evolução.

Como gerenciar a criação de conteúdo de rede social  

Quando terminar de analisar as personas do seu público, você deve ter uma ideia da direção que sua estratégia de conteúdo deve tomar. No entanto, decidir sobre os formatos de conteúdo e tópicos não é tudo.

Conforme sua empresa se expande, você enfrentará o desafio de produzir grandes volumes de conteúdo em um ritmo acelerado. Para resolver esse problema, você precisará de um fluxo de trabalho de conteúdo otimizado.

Veja como você pode gerenciar com eficiência as atividades de criação de conteúdo de mídia social:

  • Aproveite os dados sobre as personas do seu público de mídia social. Preste atenção aos interesses deles e aos influenciadores que seguem.
  • Reúna ideias de conteúdo observando a concorrência.
  • Determine quanto conteúdo você precisa criar. A criação de conteúdo precisa ser consistente e com uma frequência recorrente.
  • Monitore o desempenho do seu conteúdo e faça relatórios sobre ele. Rastrear como suas postagens ressoam com seu público permite que você identifique os elementos mais eficazes de sua campanha e concentre seus recursos em replicá-los no futuro.
Otimização de postagens 

Saber o melhor horário para postar pode ajudar a ganhar mais engajamento com as postagens.

Talvez você veja por aí que o melhor horário para postar é de madrugada ou na hora do almoço, que são horários de pico.

Porém, não necessariamente esses horários serão os melhores, afinal, se esse são horários de pico, logo a concorrência será maior.

Portanto, a melhor forma de descobrir o horário ideal para postar nas redes sociais é fazer alguns testes e definir o horário em que o seu público está mais ativo.

Além do horário, saber o que postar também pode ser submetido a testes, que o auxiliarão a definir o melhor tipo de post que o seu público prefere.

Engajamento com o público 

Outro fator muito importante é o engajamento, responder mensagens, comentários, estar envolvido com o público faz com que ele retorne esse envolvimento, e por conseguinte engaje mais com as suas redes sociais.

Ao ler e responder os comentários de suas postagens, você terá uma ideia de como o seu público está interagindo com o conteúdo e se está tudo dando certo ou se seria melhor mudar certas coisas.

Ademais, o acompanhamento da interação do público pode auxiliar na hora de evitar crises.

Se algum problema ocorrer, ele não deve ser ignorado, é importante manter uma relação saudável com o público.

Isso inclui gerenciar crises que podem prover de problemas com produtos ou certas postagens.

Quando você gerencia a rede social mostra preocupação e resolve os problemas que acontecem rapidamente, é passada uma imagem de confiança para o público.

Quanto um gestor de redes sociais ganha? 

Não existe uma tabela de preço fixa, tudo depende do público que o gestor de redes sociais consegue atingir.

Alguns podem ganhar até 10 mil por mês, mas outros podem não ganhar nem metade disso.

Tudo depende do mercado em que o gestor de redes sociais está inserido e o nível em que ele está como gestor de redes sociais.

Se for para uma empresa ou personalidade grande, muito provavelmente o gestor ganhará mais dinheiro.

Enquanto se for um gestor de redes sociais para empresas e personalidades menores, ele ganhará menos.

Para decidir qual preço cobrar por este serviço, basta analisar o mercado, o público alvo e entender o valor da hora trabalhada.

Por que investir em gerenciamento de redes sociais? 

As redes sociais estão crescendo cada vez mais, se você possui uma empresa ou uma marca, o seu público muito provavelmente utiliza as redes sociais.

Saiba por que investir em gerenciamento de redes sociais pode ser um bom negócio.

  • Aumento do engajamento com o público, através das redes sociais se torna possível se conectar com as pessoas, saber o que elas gostam e interagir com elas.
  • Mais interação é igual a mais vendas e visibilidade para sua empresa.
  • Economize tempo, terceirizando o gerenciamento de redes sociais, ao deixar que uma agência faça isso por você, não é preciso se preocupar com as redes sociais.
  • Tenha mais conteúdo e presença constante nas redes sociais
  • Melhor rankeamento no Google, aparecer primeiro no Google torna mais provável que as pessoas saibam sobre sua empresa.
  • Conteúdo personalizado e pensado no seu público.

Esses e muitos outros motivos fazem com que o gerenciamento de redes sociais seja um ótimo investimento para empresas.

Procurando uma agência de gerenciamento de rede social?  

Você precisa de uma agência de gerenciamento de rede social para o seu negócio? Confie na Agência de Marketing Digital, uma provedora de serviços de gerenciamento de redes sociais, otimização de sites e gestão de tráfego pago, tudo pensando em dar o melhor resultado no mecanismo de busca do Google.

Solicite um orçamento com a gente e visite nosso site!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

 

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.