Marketing Digital: O Que é e quais são os Benefícios? 

O marketing digital é essencialmente o uso de táticas para anunciar e comercializar online. Através de diferentes mídias dispostas digitalmente.

A parte principal do marketing é estar onde seus clientes se encontram, portanto, o marketing digital foca nisso, e se faz presente no mundo digital atual.

Redes sociais, e-mails, anúncios em sites, a lista só tende a crescer, o marketing digital é cheio de possibilidades.

Para entender melhor como o marketing digital funciona, nós da Agência de Marketing Digital criamos esse guia para te ajudar.

Marketing Digital: O Que é e quais são os Benefícios?

O que é marketing digital?

O marketing digital é exatamente como o marketing clássico, basicamente uma gama de estratégias que impulsionam a compra e venda.

As transformações digitais das últimas décadas mudaram drasticamente a maneira com que o marketing e a publicidade funcionam.

Não apenas o local em que essas se fazem presentes, mas também a maneira de atrair os potenciais compradores.

Hoje em dia, as pessoas estão conectadas a internet praticamente o tempo todo, é a maneira que eles usam para interagir, comprar, procurar informações, etc.

Portanto, como o marketing tem como principal objetivo atrair clientes para compra de produtos e serviços, ele passa a ser parte do mundo digital.

Na teoria essa mudança parece bem óbvia e simples, porém, não se deixe enganar, o marketing digital apresenta certas nuances que se tornam mais aparentes com a mudança para o digital.

Como o marketing digital funciona?

Se você utiliza a internet há um tempo, provavelmente já notou e até mesmo fez parte do marketing digital.

Afinal, este se encontra em todos a internet, os anúncios que aparecem em sites ou no YouTube, campanhas feitas por influenciadores, posts de blog sobre algum produto ou serviço, etc.

O motivo principal que faz com que o marketing digital seja tão eficaz é o quão próximo ele se encontra do público.

E essa aproximação nem sempre será estritamente promocional, podendo ser genuinamente útil para os clientes.

Dessa maneira, cria-se uma relação praticamente amigável entre negócio e cliente. Existem diversos exemplos de marcas que são mestres em marketing digital, um dos melhores exemplos é a Netflix.

A Netflix, conseguiu conquistar seus clientes por meio de campanhas publicitárias envolvendo seu próprio conteúdo e personalidades conhecidas do público.

Como por exemplo, esse anúncio criado pela empresa para promover sua série original Stranger Things, que utilizou a Xuxa, personalidade famosa no Brasil, para anunciar a série de maneira criativa.

A aproximação da empresa com os seus usuários não é a toa, pois isso torna a confiança e engajamento do cliente em algo garantido.

O marketing digital é uma nova maneira de pensar sobre o mercado consumidor, indo além de apenas oferecer um produto ou serviço.

Podendo oferecer informações, novidades, e até mesmo entretenimento.

E o melhor de tudo é que essas campanhas de marketing digital não precisam ser tão caras, podendo ter um custo muito abaixo de uma publicidade tradicional.

Tipos de marketing digital

  • Pesquisa paga

Pesquisa paga, ou publicidade paga por clique (PPC), normalmente se refere ao resultado patrocinado na parte superior ou lateral da página de resultados de um mecanismo de pesquisa (SERP).

Esses anúncios cobram por cada clique e podem ser ajustados para serem exibidos quando certos termos de pesquisa são inseridos, de forma que seus anúncios sejam direcionados a públicos que buscam algo em particular.

Esses anúncios podem ser extremamente eficazes, pois dependem de dados coletados do comportamento on-line de indivíduos e são usados para aumentar o tráfego do site, entregando anúncios relevantes para as pessoas certas no momento certo.

Esses anúncios também envolvem “retargeting”, o que significa que, dependendo das ações dos clientes, as ferramentas de automação de marketing podem criar anúncios pessoais de plataforma cruzada exclusivos.

  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO é o processo de otimizar o conteúdo, a configuração técnica e o alcance do seu site, de modo que suas páginas apareçam no topo do resultado de um mecanismo de pesquisa para um conjunto específico de termos de palavras-chave.

O uso de SEO pode levar visitantes ao seu site quando eles exibem um comportamento que sugere que estão procurando produtos relevantes.

Embora o PPC e o retargeting tenham seu lugar, o tráfego orgânico online obtido por meio da otimização de mecanismos de pesquisa tem enorme influência nos rankings de pesquisa e, por extensão, no tráfego orgânico do site.

Ao usar palavras-chave e frases, você pode usar o SEO para aumentar maciçamente a visibilidade e iniciar um relacionamento duradouro com o cliente.

Fortes estratégias de SEO são extremamente influentes nas campanhas de marketing digital, já que a visibilidade é o primeiro passo para um relacionamento duradouro com o cliente.

  • Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo eficaz não é necessariamente promocional, mas serve para educar e inspirar os consumidores que buscam informações.

Quando você oferece conteúdo relevante para o seu público, isso o torna uma fonte confiável de informações, fortalecendo suas outras estratégias de marketing.

Na era das compras online, o marketing de conteúdo obtém muito mais leads do que a publicidade de pesquisa paga, então vale a pena o esforço adicional.

  • Marketing de redes sociais

A chave para um marketing de rede social eficaz vai muito além de simplesmente ter contas ativas nessas plataformas.

Aqui o marketing de conteúdo também tem o seu papel, além de outras possibilidades, como o gerenciamento de redes sociais, o trabalho como social media, etc.

O marketing presente nas redes sociais utiliza de métodos como gestão de tráfego pago, influenciadores, e criação de conteúdo original para se autopromover.

É uma das táticas mais utilizadas ultimamente, devido ao elevado número de usuários dessas plataformas.

Essencialmente o marketing em rede social deseja fazer com que o público interaja com seu conteúdo, seja ele parte de um perfil de uma empresa ou um perfil pessoal.

  • Marketing de e-mail

Depois de mais de duas décadas, o e-mail ainda é a maneira mais rápida e direta de chegar aos clientes com informações críticas.

Hoje, as campanhas de e-mail de sucesso devem ser incrivelmente envolventes, relevantes, informativas e divertidas para não ficarem enterradas na caixa de entrada do cliente.

Para ter sucesso, seus e-mails de marketing devem satisfazer cinco atributos principais.

Eles devem ser confiáveis, relevantes, comunicativos, presentes em todos os canais e estratégicos.

Esse é um tipo de marketing que muitos blogs utilizam, estimulando seus visitantes a se inscreverem em um newsletter.

Dessa maneira, é possível oferecer conteúdo e informações extras para aqueles que se inscrevem, firmando ainda mais a relação entre o público e o negócio.

  • Marketing no celular

Os dispositivos móveis são mantidos em nossos bolsos, ficam ao lado de nossas camas e são verificados constantemente ao longo do dia.

Assim como as redes sociais, o crescimento do uso de celular também aumentou exponencialmente nas últimas décadas.

Ao sair na rua você facilmente irá ver muitas pessoas com seus aparelhos, isso se dá pela facilidade que o celular traz para a vida delas.

Além de facilitar a comunicação, o celular também é uma ótima maneira de procurar informações e produtos.

Através do marketing, é possível divulgar essas informações e serviços facilmente para os clientes.

Um exemplo bem conhecido, é a captação de clientes pelo WhatsApp, uma técnica que nós da Agência de Marketing Digital utilizamos em nossos planos de gestão de redes sociais.

Essa estratégia funciona basicamente através do atendimento personalizado ao cliente, mas também pode incluir o compartilhamento de informações úteis relacionadas a determinado assunto ou produto.

Quais são os benefícios do marketing digital?
  1. Tem um ótimo custo-benefício

Um dos maiores benefícios desse tipo de marketing é que ele é econômico. Com os métodos de marketing tradicionais é difícil para uma empresa pequena fazer.

Mas com o marketing digital, a publicidade pode ser muito mais barata. A única coisa que você precisa é tempo e criatividade para criar conteúdo envolvente em cima do negócio.

Ainda que você não consiga administrar estratégias de marketing e o seu negócio ao mesmo tempo, ainda existem outras possibilidades, como a contratação de um serviço de gerenciamento de redes sociais.

  1. Os resultados são mensuráveis

Ter acesso aos resultados de sua campanha de marketing digital é muito simples, todas as plataformas oferecem dados que o ajudam a entender se o marketing está dando certo ou não.

Você pode acompanhar várias métricas com cada campanha. Isso inclui impressões, cliques, comentários, compartilhamentos, conversões e muito mais.

Isso torna mais fácil saber o desempenho de sua campanha. Acompanhar seus resultados leva a melhorias em suas campanhas de marketing digital.

Você pode ver o que está funcionando e o que não está funcionando para sua empresa. Você obterá informações sobre sua campanha para ver como pode melhorá-la.

  1. Te ajuda a encontrar seu público-alvo

Para ter uma campanha de marketing eficaz, você deve alcançar as pessoas certas.

Você tem que alcançar pessoas interessadas no seu negócio e que queiram ouvir você.

De todas as vantagens, a vantagem mais significativa do marketing online é a capacidade de direcionar as pessoas especificamente.

É difícil atingir pessoas com métodos tradicionais de marketing. Geralmente, sua mensagem vai para todos na esperança de alcançar pessoas interessadas em seu negócio.

É um desafio obter leads suficientes para justificar seus custos de marketing.

Com o marketing digital, você alcança pessoas interessadas em seu negócio.

Você pode atingir especificamente consumidores com interesse em sua empresa, serviços ou produtos. É um nível de profundidade que o marketing tradicional não pode igualar.

Faça uso do marketing digital hoje mesmo

O seu negócio irá experimentar as muitas vantagens obtidas com o marketing digital, ao investir em diferentes estratégias desde gestão de redes sociais até otimização de sites.

O marketing online é uma ótima maneira para o seu negócio crescer. Investir no marketing digital pode ajudar a sua empresa a ganhar mais clientes.

Se você está pronto para levar o seu negócio a um novo nível, entre em contato conosco pelo nosso site, estamos dispostos a atendê-lo.

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o Google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.