Como Criar uma Identidade Visual para sua Empresa 

O primeiro passo quando você quer criar uma identidade visual para sua empresa é entender que sua marca é o seu produto.

Você pode ter o melhor produto no mercado, mas se a embalagem for ruim e a aparência geral de tudo relacionado ao seu produto estiver errada, as pessoas não vão querer comprá-lo.

Às vezes as empresas focam tudo em seus produtos e esquecem que cada etapa do processo é importante, desde pensar no consumidor até criar uma identidade que combine com a marca.

Por isso, é importante levar em consideração a criação de uma identidade visual para sua empresa.

Como Criar uma Identidade Visual para sua Empresa

O que é identidade visual?

A identidade visual é a combinação de diversos elementos gráficos e visuais que, juntos, criam uma atmosfera em torno de uma empresa.

Para que uma marca seja igualmente reconhecida de forma positiva e tenha sucesso no seu nicho, é necessário defini-la e destacar as suas melhores qualidades, fazendo-a parecer única e interessante.

Dessa forma, a marca será reconhecida quando o cliente estiver comprando ou tomando uma decisão.

O conjunto de aspectos que compõem a identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes.

Pense na identidade visual basicamente como a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Por isso, quanto melhor e mais clara a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor.

Algumas empresas desenvolvem tão bem sua identidade visual a ponto de serem reconhecidas apenas pelas cores!

Alguns dos elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são

  • o logotipo;
  • tipografia;
  • paleta de cores;
  • materiais promocionais (folhetos, cartazes e outdoors, por exemplo);
  • elementos de redes sociais – como imagens de postagens, fotos de perfil e capa.

Por que a identidade visual é importante?

Empresas com uma identidade visual bem desenvolvida são facilmente reconhecíveis pelo público.

Aposto que você consegue pensar em muitas marcas com características marcantes, desde as cores e o logo do McDonald ‘s até a identidade visual representada pelo símbolo da Nike.

Ter um símbolo, cores, ou nome atrelado a sua marca é a maneira mais fácil de conquistar o público e se manter na mente deles por mais tempo.

Por outro lado, ter uma identidade visual inconsistente significa que a sua marca não passa confiança ao consumidor, e por consequência não o atrai para vender seus produtos.

Isso torna mais difícil para sua marca se conectar e estabelecer um relacionamento com as pessoas que você está tentando alcançar.

A partir do momento em que você visualiza e cria sua marca, a identidade visual deve ser levada em consideração.

Uma não deve existir sem a outra.  Durante o processo de criação de uma marca, deve-se incluir a definição de seus valores, voz da marca, estratégia de comunicação, identidade visual e muito mais.

A identidade visual define as diretrizes que promovem a consistência no uso de elementos visuais de uma marca, incluindo logotipo, cores, fontes, imagens e hoje em dia as redes sociais também.

Saiba mais: Marketing de Conteúdo: O que é e Como fazer? 

Como criar uma identidade visual?

Para criar uma identidade visual para sua empresa, deve-se pensar em alguns passos para criar a identidade ideal, esses passos são:

  • Conheça sua empresa, público e concorrência

Assim como na abertura de um negócio, o primeiro passo para criar uma identidade visual é fazer uma pesquisa de mercado.

Você precisa definir 3 fatores:

Público: Saber o que seu público quer e espera no tipo de produto / serviço que você oferece é vital para criar uma identidade visual que as pessoas vão adorar.

Concorrência: O que torna sua empresa única em seu segmento define a diferença entre você e sua concorrência. A referência é essencial para o desenvolvimento de uma marca de sucesso.

Personalidade: além da identidade visual oferecer uma imagem a sua empresa, é preciso que ela demonstre sua personalidade também, por isso pense nos seus objetivos com a sua marca em mente.

  • Crie um logotipo

Embora o logotipo não seja a identidade completa da marca, é um elemento vital, pois será a parte mais fácil de lembrar e, portanto, mais reconhecível para o público.

O logotipo é uma representação visual, composta por símbolos e palavras.

Para criar um design diferenciado que simbolize sua marca, a melhor opção é contratar um designer e ajudá-lo a entender a imagem que você tem em mente para sua empresa.

Em geral, mantenha seu design simples, sem muitos elementos que possam causar confusão visual, para que seja facilmente identificável.

  • Selecione as cores

As cores são muito importantes para uma marca, afinal, é um dos elementos que mais se destacam.

Certas cores podem passar um sentimento ou pensamento para o cliente, a exemplo do McDonald ‘s citado mais acima, a cor vermelha é comumente associada com a fome.

Da mesma forma, pense no objetivo de sua empresa e o produto que será vendido para escolher uma cor ou paleta de cores que se encaixam com a sua marca.

  • Tipografia

Criar uma identidade visual para o seu negócio significa criar um padrão, e para isso não podem haver dezenas de fontes sendo utilizadas.

Na sua logomarca, no site e em todos os documentos elaborados pela sua empresa (impressos e digitais), deve haver uso consistente da tipografia.

Se você der uma olhada no site e nos anúncios da Nike, perceberá facilmente que eles usam o mesmo conjunto de fontes em todos os seus materiais, o que ajuda a criar uma imagem de marca concisa.

  • Material promocional

Além da identidade visual de sua marca, você também pensará em como divulgá-la, contudo, ambas estão relacionadas e devem sempre ser pensadas para se complementar.

Ao divulgar sua marca, seja através de anúncios, cartões, o que for, é importante manter a identidade visual consistente.

Use as cores que você selecionou para sua marca, a tipografia e o logotipo para manter a imagem de sua empresa na mente dos clientes.

  • Redes sociais

A rede social hoje em dia, é essencial para empresas, ter presença nestas plataformas o ajudará a divulgar sua marca.

Portanto, mantenha a identidade visual da marca nas redes sociais, e não se esqueça de ter uma boa gestão dessas mídias para fazer a diferença no mercado.

Desde a foto de perfil, capa até as postagens e o que diz na sua descrição, tudo deve ser voltado a identidade visual de sua marca.

É dessa maneira, que ela continuará sendo memorável para o público, mesmo nas redes sociais.

  • Consistência

Após ter cada passo desses definidos, é necessário se manter constante, utilizando cada elemento para definir a representação de sua marca.

Seja essa representação em um cartão de visita ou em uma rede social, mantenha sua imagem consistente e os clientes conseguem facilmente identificar sua empresa.

Conclusão

A identidade visual é uma parte muito importante para uma empresa, ainda mais, quando você considera a popularidade das redes sociais atualmente.

Essas plataformas focam bastante no visual, então ter uma identidade visual concisa é essencial para se promover nas redes sociais.

Por fim, se o seu desejo é que a sua empresa seja lembrada, uma boa identidade visual fará toda a diferença, não só para você como também para os seus clientes.

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.