Como fazer um Storytelling Incrível para o seu Negócio 

Todo mundo gosta de uma boa história não é mesmo? Seja ela uma história de um livro, filme, série ou até mesmo uma história real.  

A verdade é que nós, como seres humanos, nos sentimos atraídos por histórias, desde os primórdios da humanidade, as pessoas contavam histórias umas para as outras com os recursos que elas tinham.  

Atualmente, no mundo conectado em que vivemos, a quantidade de histórias chega a ser exorbitante, e o acesso a elas é facilitado pelos diversos aparelhos tecnológicos que possuímos. 

Portanto, quando se trata transmitir uma história ao consumidor, alguns elementos se tornam essenciais.  

O storytelling, como é conhecido no mundo do marketing, é a maneira com que uma história é elaborada e contada em cima de uma marca ou produto.

Como fazer um Storytelling Incrível para o seu Negócio

O que é storytelling 

Storytelling é marketing, é a maneira com que se conta uma história que exemplifica canários capazes de fazer o consumidor se relacionar.  

Ao desenvolver um storytelling eficaz, os elementos e cenas transmitidas são vistas pelo consumidor como algo interessante e engajadora.  

Como hoje em dia, o marketing de conteúdo é a maneira principal de atrair o público, não é surpreendente que o storytelling tem se tornado um ponto focal no marketing digital.  

Como utilizar o storytelling 

Provavelmente você já viu essa técnica ser usada diversas vezes, talvez, todos os dias. Um dos principais canais para o storytelling são os comerciais.  

Com certeza, você já se pegou assistindo algum comercial bem elaborado com uma história interessante, e talvez, tenha até se esquecido que se tratava de um comercial.  

E é exatamente esse o objetivo, atrair o consumidor sem que nem ele mesmo perceba o que aconteceu.  

Quando se trata de storytelling você deve focar no que a sua audiência precisa. Quando planejar a sua história pense no que o seu público quer ver e se relacione com as emoções deles. 

Alguns elementos podem ser utilizados para fazer o storytelling, aqui estão os 4 principais: 

  1. Inclua o produto 

Usar um produto como meio de iniciar a narrativa é a maneira mais comum de fazer o storytelling, e também o mais utilizado em comerciais.  Um bom e conhecido exemplo é o comercial clássico do Bombril, que utiliza do próprio produto para contar uma história.

  1. Narrativa

Crie uma narrativa envolta do porquê o seu produto ou empresa é útil para o consumidor, faça com que seja facilmente relacionável e interessante para o público. 

O Burger King sempre faz comerciais usando esse método, criando uma narrativa em cima dos seus produtos e restaurante, de uma maneira divertida e inovadora.

  1. Use o branding

Não esqueça de inserir o branding no storytelling, a personalidade da sua marca deve estar sempre envolvida com o seu conteúdo e tudo mais relacionado a marca.

A Nike é uma empresa de artigos esportivos, e o seu branding tem tudo haver com isso, e eles utilizam a identidade da marca em seus comerciais para transmitir uma mensagem.

  1. Seja criativo 

Utilizar elementos da cultura pop, piadas, memes, tudo o que for fora da caixa, pode te ajudar a atrair a atenção de mais pessoas e mostrar o lado descontraído da sua marca.  

A Coca-Cola é uma marca já consagrada, mas nem por isso eles deixam de inovar em seus comerciais. Olha esse comercial com a música do rapper americano Tyler, The Creator.

O processo de storytelling 

Storytelling como o nome já indica é a maneira que você contará uma história, portanto, a criatividade e originalidade são dois elementos muito importantes. 

Todo processo criativo começa de alguma forma até se desenvolver por completo. E o mesmo vale para negócios criando uma história. 

Se você já possui uma marca com elementos estabelecidos, então inseri-los no storytelling precisará de bastante planejamento.  

Aqui estão alguns conhecimentos que podem te ajudar nesse processo: 

  1. Conheça o seu público.

Quem quer ouvir sua história? Quem se beneficiará e comprará os seus produtos? Para criar uma história convincente, você precisa entender audiência. 

Antes de começar o storytelling, faça uma pesquisa sobre seu público-alvo e defina as personas. Este processo fará com que você se familiarize com quem pode estar lendo, vendo ou ouvindo sua história.  

Ele também fornecerá uma direção crucial para as próximas etapas à medida que você constrói a base de sua história. 

  1. Defina sua mensagem principal.

Quer sua história tenha uma página ou vinte, dez minutos ou sessenta, ela deve ter uma mensagem central.  

A sua história está vendendo um produto ou levantando fundos? Explicar um serviço ou defender um problema? Qual é o objetivo da sua história?  

Para ajudar a definir isso, tente resumir sua história em seis a dez palavras. Se você não pode fazer isso, você não tem uma mensagem central. 

Saiba mais: O que é Branding e por que ele é Importante para sua Marca

  1. Decida o tipo de história que você quer contar

Anteriormente nós demos 4 tipos de storytelling que são mais comuns, escolha o que mais se encaixa com a história que você quer contar. 

Isso irá te ajudar a determinar como você vai contar sua história e qual é o objetivo que você está querendo transmitir. 

  1. Estabeleça sua frase principal (call-to-action)

Seu objetivo e call to action (CTA) são semelhantes, mas seu CTA estabelecerá a ação que você gostaria que seu público realizasse após a leitura. 

O que exatamente você deseja que seus leitores façam após a leitura? Você quer que eles doem dinheiro, assinem um boletim informativo, façam um curso ou comprem um produto? 

Faça um esboço ao lado do seu objetivo para garantir que eles estejam alinhados. 

Por exemplo, se seu objetivo é fomentar a comunidade ou a colaboração, seu CTA pode ser “Não deixe de compartilhar!”. 

  1. Escolha o meio de sua história.

As histórias podem assumir muitas formas e formatos. Algumas histórias são lidas, algumas assistidas e outras ouvidas.  

O meio de história escolhido depende do seu tipo de história e também dos recursos, como tempo e dinheiro. 

Aqui estão as diferentes maneiras de contar sua história. 

  • Escrita 

A história escrita pode ser por meio de artigos, blogs, posts nas redes sociais. Esse é o método mais fácil e mais barato de contar uma história.  

  • Falada 

Esse método é mais utilizado em um formato de apresentação, você pode contar uma história através das lives do Instagram, por exemplo.  

  •  Gravada 

Muito similar a história falada, mas com um diferencial crucial, a história gravada pode ser editada.  

Ultimamente, os podcasts estão bem populares e eles são de certa forma um exemplo de história que pode ser gravada.  

  • Digital 

Com o uso dos recursos dispostos na internet, como escrita, áudio, visual, etc, é possível usar todos esses elementos para contar sua história.  

O storytelling se beneficia muito principalmente das redes sociais, que permitem o uso de diferentes mídias para relatar um assunto.  

  1. Crie seu storytelling

Depois de decidir todos os elementos anteriores, comece a escrever o seu plano de ação, não esqueça de incluir elementos visuais da sua marca, que o ajudarão a mantê-la na menta das pessoas. 

Seja qual for o método que você usará para transmitir sua história, não deixe o branding de lado para que o seu marketing de conteúdo seja eficaz. 

Quando tudo estiver pronto, é só compartilhar com o público e aguardar os resultados para saber o que precisa melhorar e o que pode ser mantido.  

Conclusão

Não basta ter uma marca e produtos de sucesso, é importante focar em outros aspectos para manter ou criar uma imagem que os seus consumidores se identifiquem.

Por isso, o storytelling é a maneira mais interessante de engajar o cliente e mostrar para ele o porquê a sua marca tem o que ele precisa.

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.