Inbound Marketing x Outbound Marketing: Saiba Qual Escolher

Devo usar inbound marketing x outbound marketing? A resposta curta para essa pergunta é geralmente “ambos”.  

Não é uma resposta muito útil para um profissional de marketing trabalhando em uma estratégia para maximizar o ROI.  

Onde você encontra esse equilíbrio entre marketing de saída e de entrada para maximizar e aumentar o fluxo de leads?  

O que você deve considerar ao criar um mix de marketing sinérgico para incluir ambos? Quando no funil você deve investir mais em qual dos dois?  

Para responder a todas essas perguntas, vamos começar a entender cada uma das técnicas de marketing, seus pontos fortes e fracos. 

Inbound Marketing x Outbound Marketing: Saiba Qual Escolher

O que é Outbound Marketing? 

O outbound marketing pode ser simplesmente descrito como uma proposta direta de troca de negócios. “Ei, quer comprar meus produtos?” é a sua mensagem básica e abordagem de marketing de saída.  

É a parte mais antiga e fundamental de qualquer estratégia de marketing, e também é o que os não profissionais de marketing assumem que o marketing é sobre. 

Exemplos de outbound marketing incluem telemarketing, correspondências pagas, publicidade (anúncios de banner, anúncios de rádio, outdoors, etc.) e até mesmo vendas de porta em porta.  

Trata-se de alcançar e atrair o cliente em potencial. No entanto, lembre-se de que saída e entrada não são apenas sobre o meio, mas também sobre como usamos esses meios para entregar uma mensagem ao nosso público.  

Os benefícios do Outbound Marketing 

O outbound marketing tem algumas vantagens que não devem ser negligenciadas: 

  • Promove o reconhecimento da marca, ajudando você a alcançar pessoas que nunca ouviram falar de seus produtos ou serviços antes. 
  • Pode gerar resultados imediatos 一 pessoas interessadas em seus produtos e serviços provavelmente realizarão uma ação em seus anúncios e farão uma  
  • Os consumidores estão acostumados ao outbound marketing一 eles sabem que haverá anúncios no jornal ou na TV e podem confiar mais nesses anúncios do que nos apresentados a eles na tecnologia mais recente 

Os desafios do Outbound Marketing 

O outbound marketing pode ser difícil de acertar. Aqui estão algumas desvantagens de seguir a rota do marketing de saída: 

  • É difícil tornar o outbound marketing atraente e relevante para todos, então esse tipo de marketing é mais generalizado. 
  • É fácil para os consumidores ignorarem o outbound marketing 一 muitas pessoas silenciam a TV durante os comerciais ou imediatamente jogam fora ou reciclam seu lixo eletrônico. 
  • É um desafio medir a eficácia de algumas estratégias de outbound marketing, como outdoors. 
  • O outbound marketing é caro, comerciais, pagar por anúncios de outdoor, etc.  
O que é Inbound Marketing?

Em suma, a ideia do inbound marketing é criar um efeito de atração para atrair leads pré-qualificados em vez de empurrar mensagens intrusivas para “pescá-los”. 

As atividades de inbound marketing incluem e-mail marketing opt-in, produção e promoção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais e esforços de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO), entre outras coisas.  

No entanto, mais uma vez, não se trata apenas do meio, mas também da própria mensagem.  

Com o inbound, o objetivo é tentar “puxar” os membros do nosso público-alvo com mensagens e ofertas que, potencialmente, tenham um apelo mais amplo. 

Usando esse método, um tipo de funil é criado com leads chegando no topo do funil (TOFU) e sendo “nutridos” no funil com mensagens de marketing adaptadas ao estágio em que o lead está até que estejam “prontos” para ser abordado com uma mensagem direcionada para iniciar o processo de compra. 

O inbound marketing é uma abordagem relativamente nova, nascida na era do marketing digital.  

Mas na verdade, esse tipo de marketing já vem sendo usado há muito tempo. Por exemplo, décadas atrás, um fabricante de carros poderia colocar um artigo patrocinado em uma revista automobilística discutindo recursos modernos de segurança em novos veículos voltados para a família.  

Obviamente, seus modelos mais recentes apresentariam todos os avançados e adições mencionados no artigo.  

Com esse artigo em mente, os compradores em potencial são mais propensos a favorecer essa marca ao selecionar um veículo familiar. 

Saiba mais: Funil de Vendas: Aprenda Tudo sobre essa Estratégia 

Os benefícios do Inbound Marketing 

Existem vários benefícios do inbound marketing que podem ajudá-lo a determinar se é a estratégia certa para sua empresa: 

  • Não é invasivo – os clientes em potencial podem ler as postagens do seu blog ou participar de um webinar em seu próprio tempo. 
  • O conteúdo de inbound marketing é educacional – é projetado especificamente para cada estágio do funil de vendas. 
  • O inbound marketing é quantificável – você pode vincular cada parte de sua estratégia a uma métrica que é monitorada ao longo do tempo. 
  • Seu site e conteúdo são atualizados continuamente, portanto, o Inbound marketing continua atraindo leads qualificados ao longo do tempo. 
Os desafios do Inbound Marketing 

É claro que o inbound marketing não é para todas as empresas. Existem algumas desvantagens em focar em conteúdo digital: 

  • O inbound marketing requer manutenção contínua, para garantir que o conteúdo sempre atenda aos desejos e necessidades em evolução dos consumidores. 
  • Os profissionais de marketing de entrada gastam muito tempo e esforço desenvolvendo e testando diferentes conteúdos que atrairão os clientes para a conversão. 
  • O inbound marketing exige uma estratégia holística, o que significa que você precisará comprar ferramentas para ajudá-lo a implementar campanhas integradas em vários canais. 
Inbound Marketing x Outbound Marketing 

Inbound Marketing x Outbound Marketing: Saiba Qual Escolher

Vamos voltar à pergunta com a qual começamos: qual você deve usar – inbound ou outbound? E a resposta: ambos.  

Entendendo os pontos fortes e fracos de cada um, você pode ver por que ambos são ingredientes necessários em seu mix de marketing. Mas quanto de cada e quando? 

Várias variáveis afetam a proporção de entrada para saída de cada marca, produto, campanha e até mesmo transação específica.  

O impacto de alguns pode ser menor do que de outros, dependendo do seu negócio e produto exclusivos. 

  • Tamanho da empresa

Tradicionalmente, quando se trata de marketing B2B, o principal diferencial do mundo B2C é o tamanho do negócio.  

O outbound marketing é muito intensivo em recursos. Requer fluxos de e-mail segmentados, contratação de Gerentes de Desenvolvimento de Vendas, uma equipe de vendas e tudo o que acompanha isso.  

Para que isso faça sentido, o tamanho médio do negócio que eles acabam fechando precisa ser grande o suficiente para um ROI positivo. 

Dito isso, um bom exemplo viria do mundo B2C. Geralmente não se compra uma casa sem receber tratamento pessoal de um corretor de imóveis.  

Esse tratamento pessoal pode fazer ou quebrar um acordo e, portanto, quanto maior a renda potencial, mais forte você se inclinará para o outbound marketing. 

  • Tipo de Produto 

Os produtos são diferenciados não apenas pelo custo (e, portanto, pelo tamanho do negócio), mas também pelo nível de envolvimento e complexidade da compra.  

Por exemplo, um único anúncio no YouTube ou Facebook pode fazer você se interessar por um aplicativo.  

No entanto, quando se trata de selecionar uma solução corporativa para colaboração de trabalhadores remotos, será preciso muito mais. 

O outbound marketing é fundamental quando se trata de produtos que exigem customização, personalização ou despesas adicionais, como infraestrutura ou educação de funcionários.  

No entanto, não se pode ignorar a importância da nutrição de leads para decisões de compra de alta complexidade e envolvimento. 

  • Etapas do funil 

Talvez a variável mais importante para influenciar o equilíbrio do inbound/outbound marketing em seu mix seja o estágio do funil em que seu lead está.  

Com o inbound marketing trabalhando para nutrir leads no funil, o outbound marketing está lá para selar o negócio no momento perfeito e converter esse lead. 

A combinação de inbound e outboung marketing 

Combinar metodologias de inbound e técnicas de outbound marketing em seu mix de marketing nem sempre é fácil, mas geralmente vale a pena.  

Ao definir o equilíbrio correto entre as técnicas de pull de entrada e as técnicas de push de saída, você pode combinar ambas para criar um processo otimizado de nutrição e conversão de leads.  

Tudo depende de quão bem você conhece seu público-alvo e de quão disposto você está a se esforçar para atender às suas necessidades ao longo da jornada pelo funil. 

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.