Talvez você já tenha ouvido falar do termo Buyer Persona, esse termo de origem inglesa remete ao perfil do comprador ideal.
Quando você possui uma empresa e quer atingir mais pessoas, é importante ter em mente quem é o seu público alvo.
É aí que entre o conceito de buyer persona, através da criação de uma pessoa fictícia, é possível criar um perfil que corresponde ao que o seu público alvo gosta e representa.
Contudo, a buyer persona é uma evolução do conceito de público alvo, afinal, o público alvo tende a ser mais generalizado, enquanto a buyer persona é mais personalizada e individual.
Nesse artigo você ficará sabendo como criar uma buyer persona e usá-la na prática para melhorar suas vendas.
O que é Buyer Persona?
A buyer persona é uma representação ficcional e generalizada do seu comprador ideal.
Para criar uma buyer persona, comece pesquisando seu público-alvo. Quais são os seus gostos e desgostos, dados demográficos, interesses e pontos problemáticos?
Todas essas pesquisas e análises proporcionarão a você uma compreensão profunda de sua audiência.
Reúna esses dados de sua base de clientes já existente e obtenha informações a partir deles por meio de pesquisas, entrevistas etc.
Por exemplo, você pode encontrar respostas para esse tipo de pergunta para se aprofundar:
- Quais plataformas de rede social meu público visita?
- Que tipo de blogs, conteúdo, redes sociais ou comunidades eles preferem?
- Quais problemas ou questões eles estão enfrentando no trabalho (e na vida pessoal – se estiverem dispostos a compartilhar)
- Quais são suas preferências de compra?
Essas são apenas algumas das coisas básicas que você deve saber sobre seu público-alvo ideal.
Pode haver muitas variações, mas isso lhe dará um ponto de partida no qual você deve basear o plano de conteúdo do seu marketing.
Saiba mais: 9 Maneiras de Construir Rapport na sua Empresa
Identificando a Buyer Persona
Ao desenvolver uma persona de marketing, você deve se concentrar em criar interpretações realistas dos clientes – incluindo seu histórico, pressões, pontos fracos e objetivos.
Quanto mais informações você incluir para construir uma imagem mental do cliente, melhor.
Recomendamos ter entre três e cinco personas para garantir que seu marketing também atenda às necessidades de públicos diferentes.
Você precisa se perguntar (e todos os outros funcionários que lidam com o cliente na empresa) quem são seus clientes mais valiosos.
Construindo a Buyer Persona
Suas personas devem ser mais do que apenas algumas palavras em uma página ou uma lista de marcadores.
Elas devem combinar os motivos pelos quais um cliente potencial estaria procurando a ajuda que sua empresa pode fornecer e por que eles escolheriam sua empresa em vez de concorrentes.
Suas personas devem incluir:
- Dados básicos: nome, idade.
- Experiência profissional: cargo, empregador, principais tarefas do dia a dia, responsabilidades.
- Informações situacionais: informações sobre o cliente e a empresa para a qual trabalham.
- Pontos de pressão: quaisquer problemas que o indivíduo possa enfrentar que o leve a procurar um produto / solução / serviço alternativo.
- Pontos de resistência: motivos pelos quais o indivíduo pode hesitar ou relutar em investir tempo e / ou dinheiro em sua empresa.
- Solução ideal: a solução ideal que estariam procurando e que os levaria a entrar em contato com sua empresa
- Ambições: para onde veem sua empresa caminhando no futuro.
- Mensagens eficazes: que estilo, tom de voz, frases e palavras os atrairão melhor e se interessaram pelo seu conteúdo.
A criação de uma persona detalhada baseadas nos pontos mencionados acima criará a descrição mais precisa de seu cliente.
Dessa maneira, ajudando você a criar uma estratégia de marketing que convence seu cliente ideal de que você pode resolver seus problemas.
Utilize a técnica chamada mapa da empatia para se aprofundar ainda mais na criação de suas personas.
Usando a Buyer Persona
Muitas vezes, as personas são criadas em uma tentativa de entender melhor os clientes, porém, acabam sendo deixadas de lado.
Você precisa levar em conta suas buyer personas o tempo todo, pois é assim que você continuará atendendo as necessidades dos seus clientes.
Outro fator importante, é a criação de mais personas ao longo do crescimento de sua empresa, caso novos perfis de clientes sejam o ideal, crie novas personas.
Quando bem usadas, elas podem ter um impacto profundo em sua estratégia de marketing.
Aqui estão algumas dicas para garantir que você obtenha o máximo de suas personas depois de criá-las:
- Crie campanhas – de SEO a rede social, blogs, marketing de conteúdo, eventos, etc. – especificamente dedicadas a uma de suas personalidades de público.
- Adicione uma etapa preliminar antes de criar uma estratégia de marketing de conteúdo que aborde a qual persona o material será destinado
- Adicione-a as propostas de valor enviadas a clientes para demonstrar que você conhece seu público
- Atualize regularmente as personas, após eventos, campanhas, etc. para que sejam sempre a representação mais precisa do seu público-alvo atual.
As buyer personas estabelecem a base para qualquer atividade de marketing atual e futura, além de ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo de longo prazo.
Identificando adequadamente seu público, entendendo seus desejos e necessidades, você pode criar personas realistas para melhorar seu marketing.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!