Newsletter: O que é e 4 Dicas para fazer para sua Marca Hoje

A newsletter é uma estratégia bastante utilizada no e-mail marketing, por meio desse recurso, é possível criar um relacionamento com os clientes e promover sua marca.

Esse recurso aliado a outras estratégias como a landing page e gerenciamento de redes sociais, é uma poderosa forma de marketing.

As newsletters muitas vezes fornecem algum conteúdo ou promoção relevante para os consumidores, sendo uma maneira mais acessível de conquistar leads.

Confira mais sobre as newsletters no post.

Newsletter: O que é e Como Fazer para sua Marca Hoje

O que é uma newsletter?

Uma newsletter é um e-mail que você pode enviar aos clientes para atualizá-los sobre os produtos e serviços mais recentes de sua marca.

Você também pode compartilhar notícias valiosas do setor ou postagens de blog ou informá-los sobre seus descontos e ofertas.

Como parte de sua estratégia de marketing por e-mail, as newsletters podem ajudá-lo a cultivar seus relacionamentos com os clientes e agregar valor a eles, para que eles o devolvam a você.

No geral, os newsletters podem servir a diferentes propósitos de marketing. Continue lendo o post para saber mais!

Qual a importância de uma Newsletter?

Geração de leads

Com newsletters direcionados, você pode apresentar seus produtos ou serviços aos clientes e direcionar a demanda por meio de e-mails, dessa maneira você consegue gerar leads para sua marca.

Aumenta o conhecimento da marca 

Por meio de newsletters, você pode compartilhar tudo o que os clientes devem saber sobre sua marca e que podem fazer com que confiem em você.

Lembre-se de que não apenas seus recursos ou produtos são importantes para eles. Com uma boa narrativa e belas imagens, você também pode atrair a atenção deles por meio dos valores e da missão de sua marca.

E se você conseguir conquistar o coração deles, eles ficarão com você por muito mais tempo!

Saiba mais: Como fazer um Storytelling Incrível para o seu Negócio Hoje

Aumenta o tráfego do site 

Cada newsletter por e-mail que você envia convida o destinatário a realizar a ação desejada, conhecida como Call-to-Action (CTA).

O botão CTA levará os usuários ao seu site ou outro conteúdo de qualidade que você decidiu compartilhar com eles. Isso acabará aumentando seu tráfego e, por que não, suas vendas também.

Como construir sua estratégia de newsletter por e-mail

Agora que você tem uma ideia melhor do que é um newsletter, provavelmente está se perguntando como experimentá-la.

Aqui estão algumas etapas a serem seguidas para começar a construir sua estratégia de newsletter por e-mail:

  1. Defina suas metas de negócios

Em primeiro lugar, o que exatamente você deseja alcançar com esses e-mails? Sim, o crescimento do negócio é razoavelmente sua meta final, mas a verdade é que é uma meta bastante vaga e difícil de medir.

Em vez disso, é melhor definir metas claras e específicas desde o início, para que seja mais fácil medir seu progresso no futuro.

Você quer aumentar o conhecimento da marca? Você quer cultivar clientes novos ou não engajados?

Ao definir esses critérios de forma estruturada, você poderá avaliar sua eficácia e considerar como reproduzir iniciativas semelhantes no futuro.

  1. Obtenha novos assinantes

Digamos que você concluiu as primeiras etapas estratégicas e agora definiu seus objetivos principais. Como exatamente você faz com que as pessoas se inscrevam em suas newsletter?

Tudo que você precisa é conduzir os visitantes e clientes do seu site ao formulário de inscrição na newsletter.

Crie uma seção de inscrição dedicada em seu site com o formato de sua preferência e escreva um texto convidativo para chamar a atenção dos leitores.

A ferramenta perfeita para isso é uma landing page, confira nosso post sobre o tema.

  1. Segmente sua lista de assinantes

Nem todos os visitantes e clientes são iguais. Para construir uma estratégia de newsletter por e-mail e colher seus benefícios, é melhor você tentar a segmentação de clientes.

Com a segmentação, você divide seus clientes em listas diferentes com base em características semelhantes para fornecer experiências personalizadas.

Aqui estão alguns exemplos de segmentação de e-mail:

  • Dados demográficos – idade, sexo, localização, situação econômica, aniversários, etc.
  •  Comportamento do cliente / usuário – principais compras, clientes inativos, reengajamento, etc.
  1. Registre as principais métricas

E, claro, para obter uma compreensão profunda do desempenho e da conversão dessas newsletters, você deve acompanhar estas métricas essenciais:

  • Taxa de abertura: quantos usuários abriram sua newsletter por e-mail.
  • Taxa de cliques: quantas pessoas clicaram em seu e-mail daquelas que o abriram.
  • Taxa de entrega: quantos e-mails chegaram às caixas de correio dos destinatários com sucesso.
  • Taxa de rejeição: quantos e-mails não chegaram às caixas dos destinatários.
  • Assinantes / Desinscritos: quantos assinantes você ganhou ou perdeu.
  • Marcado como spam: quantas pessoas reclamaram oficialmente sobre o recebimento do seu e-mail.

Todas essas informações o ajudarão a estruturar melhor suas campanhas de e-mail. Analise o comportamento dos leitores e os padrões de entrega de e-mail e adapte sua estratégia de acordo.

Como criar uma newsletter

Agora que você sabe o que é uma newsletter, afinal, como criar um e-mail de alta qualidade que chamará a atenção de seus clientes?

Bem, em primeiro lugar, o conteúdo da newsletter é fundamental, começando pelo design. Ao construir um layout claro com elementos brilhantes e CTAs, você terá os leitores ao seu lado!

  1. Design da newsletter
  • Um cabeçalho com o logotipo da sua empresa capta a atenção do leitor desde o início.
  • Um layout de conteúdo bem definido, com subtítulos, espaçamento e botões de CTA fáceis de encontrar, permite que o leitor se concentre no que é importante.
  • Imagens ou vídeos de alta qualidade atraem leitores e entregam mensagens importantes com mais rapidez.
  1. Copywriting

Não importa o quão bom seja o design da sua newsletter, você não será capaz de encaminhar sua mensagem ao leitor sem escrever sobre o que se trata. A

aqui estão as principais regras de direitos autorais para uma newsletter de sucesso:

Linha de assunto: para se destacar da multidão na caixa de correio de alguém, comece com o primeiro elemento que os leitores observarão – a linha de assunto.

Para escrever um ótimo assunto, mantenha os objetivos do e-mail em mente. Por exemplo, se você estiver enviando um e-mail promocional com seus descontos mais recentes, esclareça-o na linha de assunto de uma forma precisa, atraente e convidativa.

Texto de visualização: a segunda parte escrita que os leitores verão em suas caixas de correio após a linha de assunto é o texto de visualização. Você pode incluir informações adicionais que complementam a linha de assunto para motivar o destinatário a abrir o e-mail.

Corpo principal: Novamente, todos os seus textos devem servir ao objetivo final do e-mail. Mantenha-o conciso e forme seus botões de CTA de maneira inteligente. Use uma linguagem acessível e que chame a atenção de seu público!

Voz da marca: Por fim, certifique-se de adequar sua redação à voz de sua marca para criar uma experiência consistente para leitores e clientes, desde seus e-mails até suas landing pages. Essa prática também o ajudará a diferenciar sua empresa de outras marcas.

  1. Personalização

A terceira forma de criar uma newsletter de sucesso é a personalização do e-mail. Ao se dirigir aos seus assinantes pelo nome ou enviar e-mails personalizados com base em suas preferências, você mostra a eles que sabe exatamente quem eles são e do que precisam!

E como você pode personalizar seus e-mails para torná-los mais pessoais? Ao escolher uma ferramenta de automação de marketing por e-mail com um recurso de personalização, você pode inserir os critérios adequados para incluir o nome do cliente no e-mail e chamar sua atenção.

Lembre-se de que a personalização não é apenas para o destinatário, mas também para o remetente.

Crie um endereço de e-mail com sua marca e o nome do remetente para tornar sua comunicação mais autêntica. O mesmo vale para a assinatura do e-mail.

Além disso, suas listas segmentadas o ajudarão a personalizar seus serviços ou produtos para as pessoas certas no momento certo e nunca perder a chance de cultivar seu relacionamento com seus assinantes.

As newsletters podem ser bastante úteis para atingir os consumidores em cada etapa do funil de vendas, se feitas com qualidade, elas poderão ajudar a sua marca a crescer organicamente.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.