Entenda o que é Churn Rate e veja 4 Maneiras de Diminuí-lo

A rotatividade de clientes é um processo comum que todas as empresas enfrentam. Compreender por que os clientes abandonam o seu negócio é essencial para reverter esse processo.

O churn rate é uma métrica que indica essa rotatividade de clientes e tem um efeito negativo nos seus negócios.

Entender essa taxa é fundamental para aumentar a renda da sua empresa, assim como a fidelidade dos clientes.

Neste artigo, veremos o que é churn rate e também daremos algumas maneiras de diminuir essa métrica.

Entenda o que é Churn Rate e veja 4 Maneiras de Diminuí-lo

O que é churn?

O churn de clientes se refere ao ciclo natural de negócios de perda e aquisição de clientes.

Cada empresa – não importa a qualidade de seus produtos ou atendimento ao cliente – experimenta esse tipo de rotatividade.

De modo geral, quanto menos churn você tem, mais clientes mantém.

Portanto, churn é essencialmente o número de clientes que cancelam em determinado período.

O que é uma taxa de churn?

A taxa de churn é a taxa na qual os clientes param de fazer negócios com uma empresa durante um determinado período de tempo.

O desligamento também pode se aplicar ao número de assinantes que cancelam ou não renovam uma assinatura.

Quanto mais alta a taxa de desligamento, mais clientes param de comprar de sua empresa. Quanto mais baixa for a taxa de desligamento, mais clientes você retém.

Normalmente, quanto menor for a taxa de churn, melhor. Por isso, é essencial medir esforços para diminuir essa taxa e reter mais clientes.

Por que o churn rate de clientes é importante?

Compreender a rotatividade de clientes é essencial para avaliar a eficácia de suas campanhas de marketing e a satisfação geral de seus clientes.

Também é mais fácil e barato manter os clientes que você já possui em vez de adquirir novos.

Devido à popularidade dos modelos de negócios de assinatura, é fundamental para muitas empresas entender onde, como e por que seus clientes podem estar mudando.

Manter os seus clientes atuais satisfeitos é uma maneira de tê-los comprando seus produtos, fazer boas ofertas e atualizar os seus serviços também é uma boa maneira de reverter a rotatividade dos clientes.

Foque no customer success para continuar com os seus clientes atuais.

Saiba mais: Cross Selling e Up Selling: O que é e 5 Dicas de Como Usar

Como calcular o churn rate?

Para determinar a porcentagem de receita que foi cancelada, pegue toda a receita recorrente mensal (MRR) no início do mês e divida pela receita recorrente mensal que você perdeu naquele mês – menos quaisquer atualizações ou receita adicional de clientes existentes.

Não inclua as novas vendas no mês, pois você está procurando quanto de receita total perdeu. A nova receita de clientes existentes é a receita que você ganhou.

Por exemplo, se uma empresa tivesse 500 clientes no início do mês e apenas 450 clientes no final do mês, sua churn rate seria de 10%.

É um cálculo bem simples, mas que pode te ajudar a compreender mais afundo sobre o seu negócio e como ele está se saindo.

4 maneiras de reduzir o churn rate

Toda empresa experimenta rotatividade de clientes. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para evitar a rotatividade antes que aconteça.

  1. Entenda por que os clientes mudam

Saber os fatores que fazem com que um cliente cancele é o primeiro passo para solucionar a situação.

Considere entrevistar ou pesquisar clientes que mudaram de empresa para obter informações sobre os motivos da saída.

  1. Fornecer recursos de apoio e informação

Se os clientes sentirem que não entendem seu produto ou não estão aproveitando ao máximo, eles podem abandoná-lo completamente.

Dependendo do seu setor e produtos, você pode considerar fornecer recursos digitais com informações sobre os produtos/serviços, atualizações de blogs, e-mails educativos e webinars.

  1. Certifique-se de segmentar o público certo para seus produtos

Suas campanhas de marketing e equipe de vendas estão direcionadas a públicos que provavelmente obterão o máximo de seu produto?

Considere dinamizar suas campanhas publicitárias para segmentar os clientes mais alinhados com sua oferta.

Uma maneira de fazer isso com mais facilidade é contratando a gestão de tráfego pago, em que anúncios serão criados e pensados de acordo com os seus objetivos para o seu público-alvo.

  1. Conheça os sinais de que um cliente provavelmente irá embora.

Eles não se logam há um mês? As durações das sessões são curtas e raras? Esses sinais às vezes podem alertá-lo de que um cliente pode estar saindo pela porta, então você pode intervir com recursos e suporte para trazê-lo de volta.

A taxa de churn muito alta não é algo bom para os negócios, mas isso não significa que tudo está acabado, é possível reverter esse cenário de muitas maneiras, ainda mais hoje em dia, que através do marketing digital divulgar produtos ou serviços ficou muito mais fácil.

Por isso, não desanime e continue se esforçando para dar o melhor atendimento e produtos para seus clientes, dessa maneira, a taxa de churn com certeza irá diminuir.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.