Aprenda O que é Growth Hacking e Como Funciona em 2022

Growth hacking é um termo abrangente para estratégias focadas exclusivamente no crescimento. Geralmente é usado em relação a startups em estágio inicial que precisam de crescimento massivo em um curto espaço de tempo e com orçamentos pequenos.

O objetivo das estratégias de growth hacking é geralmente adquirir o maior número possível de usuários ou clientes, gastando o mínimo possível. O termo “growth hacking” foi cunhado por Sean Ellis, fundador e CEO da Growth Hackers, em 2010.

Aprenda O que é Growth Hacking e Como Funciona em 2022

O que é Growth Hacking?

Um growth hacker é alguém que usa estratégias criativas e de baixo custo para ajudar as empresas a adquirir e reter clientes.

Às vezes, os growth hackers também são chamados de growth marketers, mas os growth hackers não são simplesmente profissionais de marketing.

Qualquer pessoa envolvida em um produto ou serviço, incluindo gerentes de produto e engenheiros, pode ser um hacker de crescimento.

  • Os hackers de crescimento tendem a ser obsessivos, curiosos e analíticos:
  • Os hackers de crescimento se concentram exclusivamente em estratégias relacionadas ao crescimento do negócio.
  • Eles criam hipóteses, priorizam e testam estratégias inovadoras de crescimento.
  • Eles analisam e testam para ver o que está funcionando.

O growth hacker ideal sabe como definir prioridades de crescimento, identificar canais para aquisição de clientes, medir o sucesso e dimensionar o crescimento.

Saiba mais: Conheça as 5 Forças de Porter e Como Aplicá-las Hoje Mesmo

O que um Hacker de crescimento faz?

Como um growth hacker, você deve ser capaz de trabalhar rapidamente e, portanto, deve ser o mais independente possível.

É por isso que é importante para um growth hacker ser capaz de programar, lidar com dados e projetar.

Ele não precisa ser um especialista em tudo, mas em qualquer caso, tem que entender a base para poder executar a maior parte por si mesmo.

Você precisa de um amplo conjunto de habilidades: o conhecimento dos dados é necessário porque essa é a única maneira de encontrar seu problema principal e sua causa.

Em seguida, vem a criatividade para chegar a soluções para esse problema e, finalmente, um growth hacker precisa de habilidades técnicas para trazer essas soluções à realidade.

Quais habilidades técnicas um growth hacker deve ter?

  • Saber como criar landing pages  
  • Construir sites 
  • Projete e entenda cores, fontes, marca, etc.
  • Publique anúncios em canais como Google Ads, Facebook, LinkedIn, etc.
  • HTML e CSS básicos
  • Implementar ferramentas de rastreamento como Gerenciador de tags do Google, Google Analytics, Hotjar, etc.
  • E muitos mais conceitos / técnicas, como otimização de taxa de conversão, Inteligência Artificial em marketing, web scraping, chatbots, APIs, etc.
Casos de Growth Hacking de Sucesso

 

Os exemplos abaixo são alguns dos hacks de crescimento mais conhecidos.

  • Dropbox e seu programa de referência

O Dropbox foi uma das primeiras empresas a usar um programa de referência para fazer seus clientes funcionarem como canais de aquisição.

Eles ofereceram aos usuários 250 MB de espaço de armazenamento extra para cada amigo que trouxessem como um novo usuário.

Você pode facilmente convidar seus amigos via Facebook ou Twitter, ou importar seus contatos de e-mail para enviar um convite automático.

Foi um grande sucesso e o Dropbox cresceu de 100.000 usuários no final de 2008 para 4 milhões de usuários no início de 2010!

No pico, foram enviados 2,8 milhões de convites por mês. A maioria dos canais não pode competir com essa estratégia de marketing viral.

  • AirBnB e sua integração com o Craigslist

O exemplo do AirBnB é um bom exemplo de como usar a plataforma de outra pessoa. O AirBnB usou o Craigslist em seus primeiros anos.

O Craigslist era na época o maior fórum onde as pessoas podiam alugar uma casa. Este foi, portanto, o lugar onde o seu grupo-alvo foi mais ativo.

O AirBnB começou a colocar sua própria oferta no Craigslist com um link para sua própria plataforma para locatários em potencial que buscavam mais informações.

Dessa forma, eles conseguiram atrair seus clientes de lançamento do Craigslist e as pessoas continuam penduradas no AirBnB.

Como um experimento, eles primeiro executaram isso manualmente e depois criaram um bot que poderia colocá-lo automaticamente no Craigslist e atrair pessoas para seu aplicativo.

  • Hotmail com “P.s. Eu amo Você”

O Hotmail foi o primeiro provedor de e-mail gratuito. No final de todos os e-mails de seus usuários, eles colocaram a frase “P.s. Eu te amo” com um link para seu próprio site.

Assim que os destinatários acessaram o site e viram que o Hotmail era gratuito, eles mudaram para o Hotmail.

Em 18 meses, o Hotmail se tornou viral para 12 milhões de usuários! Só para se ter uma ideia: na época, havia “apenas” 70 milhões de pessoas no mundo com internet.

  • PayPal e seu bot do eBay

Este é um exemplo semelhante ao exemplo do Dropbox. O PayPal queria ser colocado como uma opção de pagamento no eBay, porque receberia uma pequena comissão por transação.

Ebay não teve interesse no início. Em seguida, a equipe do PayPal abordou os grandes vendedores no eBay para comprar seus produtos com a pergunta “Posso pagar via PayPal?”.

Os vendedores não conheciam o PayPal e, portanto, estavam perdendo o negócio. Os fornecedores exigiram do eBay que integrassem o PayPal e, depois que vários vendedores solicitaram isso, o eBay recorreu ao PayPal.

Todos esses exemplos são situações em que a estratégia do growth hacking se fez presente e ajudou essas startups a crescer exponencialmente de uma maneira simples e criativa.

Utilizar a técnica do growth hacking para crescer o seu negócio requer os conhecimentos e habilidades que citamos anteriormente.

Mas o principal, é conseguir inovar no mercado utilizando estratégias de maneira criativa para conquistar mais clientes.

Veja mais sobre o sucesso do cliente, e como essa técnica pode te ajudar no seu caminho de growth hacking.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.