Webinar: O que é e Como Fazer um de Sucesso em 10 Etapas

Um webinar é um seminário interativo apresentado virtualmente. Assim como um seminário presencial, o webinar serve como uma forma de compartilhar ideias, lançar produtos e/ou promover serviços.  

As vantagens principais relacionadas a um seminário online são o fácil acesso, pode ser gravado e salvo, e é capaz de alcançar uma audiência maior.  

São por esses motivos que o webinar é uma solução interessante para quem gostaria de apresentar um seminário presencial mas não tem os recursos necessários para isso. 

Mas, afinal, como criar um webinar? Veremos o passo a passo neste artigo.  

Webinar: O que é e Como Fazer um de Sucedo em 10 Etapas

Como criar um webinar 

  1. Encontre sua audiência

Saber quem é sua audiência é essencial para um webinar de sucesso, ter em mente quem é seu público facilitará, e muito, na hora de divulgar o seu webinar.

Por isso, tire um tempo e pense nas respostas para essas perguntas:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Sua audiência em potencial é grande ou pequena?
  • O que seu produto fará por eles? Isso vai tornar a vida deles mais fácil?
  • Eles realmente precisam / querem isso?
  • Eles estão prontos para pagar por isso?

Essas são algumas perguntas que podem te ajudar a criar um webinar capaz de interessar e engajar a audiência que você deseja.

É importante manter em mente que o webinar é visto como uma solução para as pessoas que querem algum tipo de conhecimento ou informação que elas não conseguem encontrar em outro lugar.

  1. Escolha um tópico específico

O webinar pode ser sobre qualquer assunto, mas é importante manter o tema ligado ao que o seu público tem interesse.

Digamos que a sua audiência trabalha no setor de e-commerce, uma opção de webinar seria o tema SEO para e-commerce.

Quando você possui um negócio, é preciso envolver muitas pesquisas tanto sobre o mercado de atuação quanto o público-alvo.

Portanto, com o webinar não é diferente, é preciso ter informações sobre as pessoas que possam ter interesse no seu seminário, assim como o assunto que elas querem que seja abordado.

  1. Escolha um formato 

Após escolher um tema, a escolha do formato se torna muito mais fácil. A única coisa que você precisa é saber os seus objetivos e alinha-los com o assunto do webinar. 

Os formatos mais comuns são: 

Apresentação 

Esse é o formato mais utilizado. Geralmente, esse tipo de webinar envolver um apresentador e slides com imagens, vídeos e áudio para complementar o que é dito. 

Usar esse formato é melhor para apresentação de ideias e debates, e não necessariamente a venda de um produto.  

Pense nesse formato como uma espécie de marketing de conteúdo que levara ao público a reconhecer a sua autoridade no assunto retratado. 

Entrevista  

Uma opção interessante é convidar alguém que sabe bastante sobre o tema e discutir a respeito das principais ideias relacionadas. 

Essa pessoa pode ser um profissional da área, um influenciador, qualquer pessoa com bastante conhecimento sobre a área e que queira compartilhar com o seu público. 

Apresentação de produtos 

Um webinar focado em um produto ou serviço tem o objetivo principal de divulgá-lo e ao mesmo tempo ensinar ao público as vantagens de usar a sua mercadoria.  

Se alguém estiver com dúvidas em relação ao seu produto, elas podem ser solucionadas no webinar através da demonstração do produto.  

  1. Escolher a data e horário 

Agora que você já tem o público, tema e formato escolhidos, basta começar a dar os primeiros passos para realmente iniciar o seu webinar! 

Escolha a data e horário que mais se encaixam com o seu cronograma e ao mesmo tempo que seja acessível para o seu público. 

Uma boa maneira de saber qual o melhor horário é através do engajamento nas redes sociais, se você possui um perfil nessas plataformas e posta regularmente, provavelmente já tem uma noção de quando seu público está mais ativo. 

Essa pode ser uma opção de horário caso você a audiência do seu webinar seja a mesma da sua rede social.  

Se esse não for o caso, é importante escolher uma data que faça sentido como um todo, evite datas próximas de feriados, ou com outros eventos marcados, você não quer que a atenção do seu webinar fique dividida.  

  1. Convide o seu público

Existem muitas maneiras de divulgar o seu webinar e convidar as pessoas para participar.  

Montar uma landing page com o objetivo de convidar as pessoas para o webinar é uma ótima ideia.  

Permita que o público se inscreva no site e divulgue o link da página nas suas redes sociais e demais canais de comunicação. 

Nas redes sociais você também pode criar stories no Instagram, por exemplo, com o objetivo de direcionar as pessoas para sua landing page. 

Enviar e-mails promocionais também é uma boa opção que é bastante usada pelas pessoas que apresentam esses seminários. 

Criar anúncios também é uma boa ideia, você pode utilizar o Facebook Ads ou o Google Ads para alcançar um público maior dentro do seu segmento. 

  1. Monte a apresentação

Fazer um roteiro com os tópicos principais que serão retratados pode te ajudar a se manter focado durante a apresentação.  

Assim, você também evita de deixar algum ponto importante de fora, e consegue manter o ritmo da apresentação. 

Se você for utilizar algum material de apoio como slides, PDF, vídeos, imagens ou áudio, é importante checar se está tudo certo e se nada precisa ser refeito ou está faltando. 

Fazer alguns testes como posicionamento da câmera, checagem de áudio e iluminação também são essenciais para que tudo dê certo na hora de iniciar.  

  1. Inicie a apresentação

No horário e data marcados, dê início ao seu webinar. Você reuniu tudo que era necessário para fazer um webinar incrível e agora é hora de colocar a prova.  

Contudo, quando a apresentação terminar, não deixe de acompanhar os resultados, isso pode fazer uma grande diferença nos próximos webinars.  

Não deixe de enviar um e-mail para o público que atendeu sua apresentação os agradecendo e com um link para a apresentação no YouTube, assim como os slides utilizados. 

Você também pode enviar uma oferta especial ou continuar nutrindo um relacionamento com o público, divulgando os próximos webinars.  

A landing page que você criou também pode continuar ativa, você pode adicionar a gravação do seu webinar para continuar divulgando o seu seminário.  

  1. Invista em sua marca

E por último, mas não menos importante, não deixe de investir e promover a sua marca.  

O branding é essencial não só para seu negócio, como também para você mesmo. Principalmente, se você for o apresentador do webinar. 

É muito simples. Quando você está expandindo seu negócio em um setor e tem uma ótima solução para as pessoas que ficarão felizes em comprá-la, você deseja ajudar o maior número possível de pessoas.  

Se você construir uma marca – você tornará isso muito mais fácil para todos.  

A reputação é considerada um dos ativos mais valiosos da empresa. Seu futuro depende da conscientização do público e da lealdade do cliente. 

Por isso, utilize as redes sociais para impulsionar e gerar leads, dessa maneira, você terá cada vez mais uma audiência maior.  

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.