A nutrição de leads é a maneira com que você chega aos seus clientes em potencial, levando conteúdo de qualidade personalizado a etapa do funil.
Acertar no conteúdo é o primeiro passo paras estabelecer uma marca reconhecida e amada pelo público, para deixar isso ainda mais completo, nutrir os leads a cada etapa do funil de vendas é uma maneira de otimizar isso ainda mais.
Neste post, você verá como a nutrição de leads funciona e como implementá-la. Confira!
O que é nutrição de leads?
A nutrição de leads é o desenvolvimento de relacionamentos contínuos com os compradores, dependendo de onde eles estão no funil de vendas.
Trata-se de dar aos clientes em potencial o que eles precisam, quando precisam, com o objetivo de orientá-los para uma compra.
Claro, é muito mais complexo do que isso. Os clientes não são iguais e o ciclo de vendas pode ser diferente para quase todos.
Como tal, a nutrição de leads vai um passo além de dar aos clientes o que eles querem.
Envolve desbloquear pontos problemáticos individuais, entender melhor os compradores e fornecer conteúdo personalizado com base em suas necessidades específicas.
Como funciona a nutrição de leads
A nutrição de leads foi projetada para fazer duas coisas: converter leads e identificar áreas de melhoria para seu funil de vendas.
Quando você atende a esses dois objetivos de nutrição de leads, você desbloqueia um enorme potencial de crescimento para sua empresa e pode atingir suas metas de marketing de nutrição de leads
Vamos dar uma olhada em cada etapa do processo de nutrição de leads.
Geração de Leads
Sua empresa oferece um incentivo ao público-alvo. Qualquer pessoa que aceite esta oferta — por exemplo, baixando conteúdo ou preenchendo um formulário — indica interesse em sua empresa.
Isto é seguido por um agradecimento por responder à chamada à ação.
Avaliação
Algumas pessoas que respondem a uma mensagem de geração de leads estão seriamente interessadas nos produtos ou serviços da empresa.
Outros estão apenas interessados em coisas grátis. Este é o estágio em que sua empresa separa uma categoria de clientes em potencial da outra.
Engajamento
Depois que um lead é qualificado, é hora de entrar em contato e aprofundar a conversa.
Pode ser através das redes sociais, e-mail ou outra comunicação de coleta de informações.
De qualquer forma, o objetivo é nutrir o lead e motivar uma compra.
Conversão
Esta fase começa quando o prospect está pronto para comprar. Ele ou ela pode responder a uma chamada à ação durante o estágio de engajamento, ou entrar em contato e iniciar o processo de compra.
O resultado final é uma nova venda — e um novo cliente.
O processo de geração e nutrição de leads parece bastante simples, mas não é. Todo o processo depende da sua capacidade de transmitir uma mensagem tão atraente e relevante que o cliente em potencial passe de um estágio para o outro.
Por isso é muito importante fazer marketing de conteúdo, seja nas redes sociais ou em um blog.
Como implementar uma estratégia de nutrição de leads
Passo 1: Defina seus leads.
Mais uma vez, a nutrição de leads depende fortemente da cooperação de vendas e marketing para trabalharem juntos.
Para definir o lead perfeito para sua organização, você precisa criar uma definição conjunta de lead entre vendas e marketing.
Determine seu mercado, quem já está em seu banco de dados, clientes potenciais atuais, quais compradores estão comprando e use esses parâmetros para estabelecer limites de pontuação de leads, ajustes e pontos de engajamento.
Passo 2: Construa suas listas.
Para expandir seus negócios e configurar um programa de qualidade de nutrição de leads, você precisa alimentar o topo do funil com táticas de criação de listas.
Verifique regularmente seus leads, identifique e limpe duplicatas e remova contatos inativos ou indesejados.
Faça isso em suas listas de e-mail sempre que possível, para mantê-la atualizada.
Passo 3: segmente seu público-alvo
A segmentação de leads é essencial para o sucesso do seu marketing, principalmente com a nutrição de leads.
Quanto mais você segmentar, mais relevantes serão seus programas de nutrição de leads.
Se você não for relevante, seu público simplesmente não prestará atenção ao seu conteúdo.
Por isso, use do marketing digital para se destacar da concorrência, confira como a gestão de redes sociais funciona e veja como esse serviço pode te ajudar!
Passo 4: teste e otimize suas campanhas.
A nutrição de leads deve ser monitorada e testada regularmente para manter a qualidade e a eficácia do programa.
Use ferramentas como Google Analytics para ver as visitas ao seu site, taxa de rejeição e outras métricas para saber o que precisa ser melhorado.
Conclusão
Nutrir os seus leads faz parte de um negócio bem-sucedido, é oferecendo conteúdo de qualidade e relevante que ressoa com o seu público-alvo que fará com que eles continuem voltando ao seu site.
Veja abaixo como os serviços da Agência de Marketing Digital DUNA podem ajudá-lo!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!