Google Meu Negócio: Saiba tudo sobre a ferramenta

O GPS, definitivamente, mudou a vida de todos na internet. Foram inúmeras atualizações até chegarmos na versão que temos hoje, que nos possibilita encontrar qualquer loja ou prédio comercial pesquisando somente o nome do lugar.

Para que o endereço da sua marca seja encontrado com facilidade, você precisa criar um perfil no Google Meu Negócio (GMN). 

Google Meu Negócio Saiba tudo sobre a ferramenta

É um dos serviços mais úteis para sua marca e para seus clientes. Serve para que seu negócio seja encontrado na internet. 

Mas se você não entendeu nada do que falamos, explicaremos tudo sobre essa ferramenta. Acompanhe.

  • O que é ?

A primeira versão do Google Meu Negócio, Google My Business em inglês, surgiu lá em 2004 e foi atualizando-se até chegar na versão que funciona hoje em dia.

O Google Local era como uma lista telefônica online, porque só buscava empresas. Um ano depois, chegou a primeira versão do Google Maps, que já possuía o Street View.

Ainda em 2005, a empresa lançou o Google Local Business Center, no qual os administradores podiam incluir seus negócios na lista do Google.

Alguns anos depois, em 2009, surgiu o Google Place Pages. A ferramenta agrupava todas as informações sobre o negócio em um lugar. Fotos, endereço, mapa, telefones e tudo de útil para o cliente.

Até 2014, várias funções foram disponibilizadas e desativadas, até que o Google reuniu tudo num só lugar. E assim nasceu o Google My Business.

Claro que atualizações ainda devem estar por vir, mas com essa versão, seu negócio será encontrado facilmente pelo cliente.

Para que sua marca seja achada nessa ferramenta, é preciso preencher uma ficha com todas as informações importantes para o cliente. E quando pesquisarem o nome da marca no google, esses dados aparecerão no canto direito da tela.

Google Meu Negócio: Saiba tudo sobre a ferramenta

Além de ter acesso às informações relevantes para ele, o cliente também pode ver fotos do local, a localização no mapa e deixar comentários e avaliações sobre o negócio.

  • Como funciona ?

O GMN agrupa as informações. Quando o cliente faz a busca no Google, o algoritmo da plataforma de busca mostra o resultado mais relevante envolvendo as palavras-chave usadas.

Mas isso não significa que a ficha mais completa ou a empresa mais próxima do local da busca aparecerá em relevância. Existem fortes fatores que contribuem no resultado entregue pelo algoritmo, são eles:

  • Relevância: Entrega a melhor junção da ficha mais completa no lugar mais próximo da pesquisa. Uma resposta específica para o perfil que está procurando, com base no histórico e na intenção de busca.
  • Distância: O algoritmo também considera a distância do lugar da pesquisa, do termo inserido na busca e a empresa. Por exemplo, se o perfil pesquisar “restaurantes no Rio de Janeiro”, a pesquisa mostrará. Mas sem esse termo específico, o Google entrega os resultados de acordo com a relevância.
  • Proeminência: A popularidade da empresa também é um fator de peso. Quanto mais avaliações, notas, tráfego e cliques, mais relevante a empresa será para o algoritmo. 

 

  • Vantagens do Google Meu Negócio

Seu negócio precisa estar disponível para os possíveis clientes acharem sua empresa usando um termo básico e estando perto da sua localização. 

O Google afirma que empresas com movimentação constante no GMN, tem duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelo consumidor. Além de estreitar a relação com os seus clientes.

Com isso, sua empresa recebe 42% mais pedidos para rotas de carro e 35% mais cliques para acessar o site do que outras marcas.

Mas essas não são as únicas vantagens, veja outras na lista abaixo:

  • Aumento da presença online: Criar uma ficha bem feita no GMN, faz com que a empresa receba buscas e cliques orgânicos. Assim, a marca será vista por possíveis clientes com mais facilidade e com todas as informações.
  • Maior alcance da marca: A vantagem do GMN é a gratuidade. É uma vitrine para a empresa publicar fotos, vídeos e preços da marca. Assim, o cliente pode comparar com outras opções.
  • Métricas e estatísticas: O GMN oferece dados importantes para a tomada de decisões estratégicas. Gráficos e métricas sobre como o cliente realizou a pesquisa, o comportamento depois de encontrar a ficha, quantas pessoas ligaram diretamente para empresa, solicitaram rotas e entraram no site.
  • Fortalecimento do relacionamento: A ferramenta possibilita que o cliente tenha acesso ao telefone da empresa, deixe comentários e mensagens. Assim, a empresa sabe como está sendo vista por eles.
  • Otimização do SEO: O SEO Local é o nome do processo que otimiza a presença da marca na página de busca, através da pesquisa realizada nas proximidades da localização da empresa. Pense em quantas pessoas podem estar procurando por algo como a sua marca próximo ao seu estabelecimento.
  • Otimizando o posicionamento na plataforma

Agora que explicamos quais são as vantagens de cadastrar a empresa no GMN, vamos passar algumas dicas para se manter o padrão na plataforma.

Essas informações são passadas pelo próprio Google e é de suma importância na hora do algoritmo exibir a pesquisa.

  • Assuma seu negócio: O primeiro passo é falar quem é o administrador. Para isso, será preciso estar logado numa conta no Gmail, entrar no GMN e clicar na opção “gerenciar agora”.Digite o nome da empresa no buscar, vá até“painel de informações” e clique em “reivindicar sua empresa”. Clique em “sou proprietário ou gerente dessa empresa” e siga as etapas.
  • Complete a ficha: A sua ficha deve conter o máximo de informações possíveis para o algoritmo entender que a empresa é relevante. Use as etiquetas do GMN, assim, palavras-chave poderão ser cadastradas, e será possível fazer uma descrição mais precisa.
  • Atualize com frequência: Mantenha os dados sempre atualizados, além de ser importante para o cliente entrar em contato, o algoritmo do Google consegue distinguir quando a informação já está obsoleta. Essa falta de informação nova pode gerar comentários negativos e diminuir sua relevância.
  • Interaja com clientes: Lembre-se de responder os usuários que deixam comentários no GMN, trabalhe o engajamento para ganhar pontos com o  algoritmo.
  • Adicione fotos: Na internet, o visual é importante. Então, adicione imagens e vídeos para os clientes verem a sua empresa. Assim, você também estará aguçando a curiosidade de quem procura. Mantenha-as sempre atualizadas.
  • Estimule avaliações: Quanto mais avaliações, melhor para sua empresa. O algoritmo entende que a sua empresa é relevante. Crie ações que incentivem a prática, a ferramenta até disponibiliza um link para isso.

Se algo der errado na sua empresa ou a estratégia de usar o GMN não está funcionando, é possível apagar o perfil na ferramenta. E tá tudo bem.

Mas é importante pelo menos tentar. Reúna as dicas acima e coloque o seu perfil no Google Meu Negócio.

Deixe um comentário com suas dúvidas!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.