Todos os usuários do Instagram tem aquele conteúdo restrito que é somente para os amigos próximos verem. 

No falecido Snapchat, mandar somente para quem você queria era mais fácil. Então, para não ficar para trás, o Instagram criou o close friends, no qual o usuário monta sua lista de melhores amigos e compartilha o que quer ali.

Mas não pense que só os perfis pessoais se beneficiam dessa ferramenta, as marcas também podem embarcar nesse e gerar um conteúdo exclusivo para lá. 

como usar o Close Friends do Instagram

Por isso, mostraremos como usar esse recurso para suas estratégias de marketing. Veja.

  • O que é ?

O close friends é uma ferramenta do Instagram que possibilita a criação de uma lista seleta de seguidores para verem um conteúdo restrito nos stories.

Agora o dono do perfil pode compartilhar com alguém em específico, todos os seguidores e somente os melhores amigos.

Assim, o usuário pode criar um conteúdo exclusivo para essas pessoas presentes na lista. É a ferramenta perfeita para quem tem muitos seguidores e quer que somente alguns amigos vejam seus stories pessoais.

Quando postado nos melhores amigos, o story ganha um círculo verde em volta tanto no perfil do dono, como no do seguidor que está na lista.

É um prato cheio para as marcas usarem como estratégia.

  • Estratégias de Marketing

Como mencionamos acima, esse recurso é ótimo para as marcas, principalmente para estreitar as relações com os clientes.

Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Conteúdo exclusivo: Se a sua marca tem aquele seguidor ávido que engaja todos os posts, ofereça uma recompensa a ele. Faça um conteúdo exclusivo no close friends para esse grupo.
  • Recompensa: A ferramenta serve para separar o joio do trigo. Então dê uma recompensa para aqueles que estão no close friends, como descontos especiais e promoções.
  • Ofertas especiais: Para ser ainda mais atencioso com os seguidores nessa lista, ofereça ofertas especiais como cursos, workshops e webinars para eles. É uma tática importante para aproximar a marca do cliente.
  • Aproximar do cliente: Escolha os clientes que merecem uma atenção maior e cultive um relacionamento marca e cliente. Então faça convite a eles, mande produtos, procure saber a opinião e ofereça promoções. Entenda o que os seus consumidores gostam na sua marca.
  • Atendimento ao cliente: Utilize a ferramenta para oferecer um atendimento rápido ao cliente. Coloque o Instagram para fazer esse serviço mais próximo do cliente.


  • Ganhar dinheiro com o close friends

É possível ganhar dinheiro com a ferramenta com algumas estratégias.

Dependendo do seu produto, use o close friends para colocar alguns compradores certos na lista e faça promoções exclusivas. 

Mas o conteúdo disponível nesta ferramenta precisa ser realmente inovador, assim, seus seguidores se sentirão mais próximos da marca e irão querer fazer parte dessa lista sempre.

Deixe um comentário com suas dúvidas e experiências!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;