O marketing para startups envolve o básico do marketing digital: redes sociais, anúncios, blogs, visando melhorar o conhecimento da marca.
O melhor de tudo é que todas essas opções não precisam necessariamente de um investimento inicial muito grande. Podendo ser feito com um orçamento menor de início e eventualmente maior.
Neste post, você verá algumas dicas de como fazer marketing para startups. Confira!
7 Dicas de como fazer marketing para startups
- Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo assume muitas formas, mas nenhuma exige um investimento significativo.
A abordagem mais simples é gerenciar um blog no site, adicionando novos conteúdos algumas vezes por semana que informem ou entretenham seus leitores de uma forma única e prática.
Infográficos, vídeos e podcasts também pertencem à categoria de marketing de conteúdo.
Todos esses meios de conteúdo têm o poder de melhorar a reputação da sua marca, aumentar seu tráfego de entrada e complementar as várias outras estratégias que você pode fazer.
- SEO
Se você está gastando tempo escrevendo artigos para sua campanha de marketing de conteúdo, você também pode investir na melhoria de sua otimização de mecanismos de busca (SEO).
O SEO pode parecer meio complexo, mas a realidade é que, com um pouco de leitura e dedicação, você pode entender o básico facilmente.
Uma dica é segmentar palavras-chave que tenham haver com a sua startup, assim você terá mais chances de aparecer na primeira página do Google.
Você também precisará fazer mudanças estruturais, escrever conteúdo regularmente e com alta qualidade e atrair backlinks para seu domínio.
Você pode fazer isso por conta própria ou contratar um serviço de marketing de conteúdo para blogs que também é uma ótima opção.
- Marketing de rede social
O marketing de startup nas redes sociais não é algo que você pode fazer casualmente, mas está disponível gratuitamente e é algo que você pode dominar se investir tempo.
Comece estabelecendo perfis para o seu negócio nas principais plataformas como Facebook, Twitter e Instagram.
Dê vida aos seus perfis; e comece a distribuir conteúdo que seu público-alvo gostaria.
Engaje com as pessoas e certifique-se de permanecer conectado. Com o tempo, você pode aumentar o público nessas plataformas, e por conseguinte o tráfego no seu site.
Fazer a gestão de redes sociais como marketing para startups é uma maneira incrível de aumentar o seu alcance e conquistar novos clientes.
- Email marketing
O marketing por email continua sendo uma das estratégias de marketing mais econômicas.
Contanto que você tenha uma boa lista (com curadoria orgânica, em vez de comprada) e um fluxo constante, mas não invasivo, de emails enviados, você poderá ver um retorno significativo em qualquer tempo ou dinheiro investido.
- Anúncios CPC
Os anúncios de custo por clique podem ficar caros se você estiver segmentando palavras-chave de tráfego alto, mas existem nichos e plataformas que são amigáveis até mesmo para uma startup iniciante.
E o melhor é que existem plataformas diferentes de anúncios que você pode explorar, como as redes sociais Facebook e Instagram e o Google Ads.
- Marca pessoal
A marca pessoal funciona muito como a marca corporativa, exceto que se aplicará a você como indivíduo.
Você promoverá a si mesmo e sua experiência nas redes sociais e, possivelmente, em um blog dedicado, ganhando novos seguidores e uma fonte separada de tráfego e interesse.
O valor aqui é que as pessoas tendem a confiar mais em outras pessoas do que em corporações, então, eventualmente, você terá um público que pode ser usado para distribuir seu conteúdo ou atrair novos leads – tudo pensado no custo-benefício.
- Grupos
Não subestime o poder de participar de grupos nas redes sociais.
Você pode ver alguém fazendo uma pergunta que você pode responder (com sua experiência) ou saber de um evento local que você pode usar para promover sua empresa.
Quanto mais eu envolvido você está com suas respectivas comunidades, bem como sua indústria, mais você tem a ganhar.
O melhor de tudo, geralmente não custa nada se tornar um membro dessas comunidades, então você pode colher os benefícios com nada mais do que algumas horas do seu tempo.
Conclusão
Se você estiver lutando com o orçamento da sua empresa, não deixe o marketing para startups de lado.
Em vez disso, encontre maneiras criativas de criar reconhecimento para sua marca e produtos que não exijam um investimento inicial significativo.
Depois de estabelecer um fluxo mais forte de receita consistente, você terá mais liberdade para investir em estratégias maiores e mais caras; ou você pode investir mais recursos nos melhores desempenhos de seus experimentos anteriores.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!