O reposicionamento da marca inclui melhorias no seu negócio já existente para que ele alcance mais pessoa e tenha um ROI mais alto.
Se sua marca não está indo muito bem nas vendas ou se sua marca está indo muito bem nas vendas e tem alcançado um público novo, pode ser a hora de otimizar suas estratégias para obter ainda mais valor do seu negócio.
Veja como fazer um reposicionamento de marca nesse post!
O que é reposicionamento de marca?
Quando uma empresa muda o status de uma marca no mercado, mas ao mesmo tempo mantém sua identidade, isso é chamado de “reposicionamento de marca”.
Como parte desse processo, geralmente são feitas alterações na estratégia de marketing, como produto, preço, praça ou promoção.
O reposicionamento geralmente é feito quando uma empresa vê uma queda nas vendas e percebe que é hora de implementar algumas mudanças para atingir resultados melhores.
A diferença entre reposicionamento de marca e rebranding
Então, reposicionamento de marca é o mesmo que rebranding?
Não exatamente. Embora ambos os termos se refiram a mudanças, uma estratégia de reposicionamento de marca é um impulso calculado e não uma revisão completa da identidade da sua empresa.
Em contraste, o rebranding envolve um esforço mais amplo. Pode incluir alterações em seu logotipo, nome de marca, produto principal e muito mais.
O objetivo do reposicionamento é modificar o status, as associações, a personalidade e a mensagem de sua marca, mantendo todos os componentes reconhecíveis de sua identidade.
Em suma, o reposicionamento da marca visa mudar a percepção dos clientes sobre um produto ou marca, em vez de fazer uma mudança drástica.
Quando você deve considerar o reposicionamento de marca?
Por quais motivos você deve começar a pensar em um reposicionamento de marca? Veja abaixo:
- Você quer segmentar seus produtos/serviços para um público novo.
- Suas vendas não estão indo bem e você precisa melhorar isso.
- O setor em que você está inserido teve mudanças recentes e você precisa acompanhá-las.
- Sua marca evoluiu desde que ela começou e precisa de reposicionamento mais apurado.
Como fazer um reposicionamento de marca
- Analise a posição atual da sua marca
Você sente que sua marca está perdendo o potencial? Então você precisa encontrar a causa para montar um plano de ação que solucione isso.
Portanto, o primeiro passo para um reposicionamento de marca bem-sucedido é uma análise minuciosa da situação atual da sua marca. Você precisa identificar onde sua marca está atualmente.
Se você sabe o que há de errado com sua marca, pode identificar o que precisa ser mudado.
Além disso, reconhecer seu status atual e analisar por que você está ficando para trás em relação aos concorrentes o ajudará a decidir sobre novas direções a serem seguidas e fazer o progresso necessário para chegar lá.
Você precisa se aprofundar em todos os seus problemas e planejar os ajustes de acordo.
No entanto, não tente mudar tudo de uma vez. Fazer isso só fará com que você gaste mais tempo e dinheiro do que precisa, sem fornecer valor. É essencial identificar onde suas estratégias devem ser implementadas.
Depois de aprender sobre suas desvantagens, você estará melhor posicionado para implementar uma estratégia adequada e mitigar as deficiências. Antes de iniciar seus esforços de reposicionamento, considere o seguinte:
- Qual é a posição de mercado da sua marca?
- Quais são seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças
- Que qualidade de produto a marca representa?
- Quem são os principais concorrentes da marca?
- Quem é seu público-alvo?
Responder a essas perguntas permitirá que você estabeleça um plano inicial. Faça um diagnóstico. Identifique o que é mais importante. Em seguida, passe para a construção de uma nova estratégia de comunicação.
- Reidentifique sua proposta de valor
Depois de fazer um balanço dos problemas atuais da sua marca, você pode começar a imaginar quem e o que sua marca quer ser.
Primeiro, redefina os valores centrais da sua empresa e as emoções às quais você deseja estar associado.
Estabeleça uma lista de fatores que o diferenciam da multidão. Veja como sua marca é diferente, mesmo que isso signifique admitir que um concorrente é melhor em algum aspecto do seu negócio.
- Construa uma estratégia de reposicionamento de marca
Ao decidir como reposicionar sua marca, você tem várias opções para escolher. As ações que você deve tomar ao reposicionar sua marca vão depender dos motivos que influenciaram essa decisão.
Veja as opções de reposicionamento abaixo:
Reposicionamento de imagem
A primeira opção é mudar a imagem da marca e não o próprio produto. Como resultado, os esforços de marketing estão focados em melhorar a imagem e a reputação do produto entre seus clientes, em vez de suas características.
Reposicionamento do produto
Esta estratégia envolve a mudança do produto, mantendo o mercado-alvo o mesmo. Isso pode ser devido, por exemplo, a avanços tecnológicos que tornam o produto original menos atraente.
Reposicionamento intangível
Nessa estratégia, a empresa visa um mercado diferente e mantém o mesmo produto.
Essa estratégia é aplicada quando o produto atrai uma parte mais ampla de clientes do que o segmento de mercado original ao qual se destinava.
Reposicionamento tangível
Mudar tanto o mercado-alvo quanto o produto é a mudança mais arriscada possível na estratégia de posicionamento de uma empresa.
Quando um novo produto não atrai mais o mercado existente, o reposicionamento tangível permite que a empresa atinja novos mercados onde o novo produto pode ser mais bem recebido.
- Analise os resultados
Depois de concluir seus esforços de reposicionamento de marca, é hora de ver o que eles trarão de bom. Verifique se as alterações que você fez tiveram o efeito desejado.
Não espere resultados imediatos – você deve ser paciente e examinar os resultados ao longo do tempo.
Você pode começar a comparar estatísticas de várias semanas depois de implementar as alterações. Você notou um aumento nas vendas? Sua base de clientes está crescendo?
O uso desses indicadores pode ajudá-lo a determinar se todo o processo foi bem-sucedido ou se ainda precisa de algumas melhorias.
Conclusão
O reposicionamento da marca vai além de apenas uma maneira de contornar uma má performance da sua empresa, ele também pode ocorrer quando você tem sido bem-sucedido e precisa compartilhar sua imagem com um público maior.
Nesse post, você aprendeu como o reposicionamento de marca funciona e como pode fazer isso, pense no porquê é necessário reposicionar sua marca e será muito mais fácil montar um plano de ação!
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!