Como usar as Tags do YouTube para Melhorar seu Alcance 

O YouTube é a maior plataforma de vídeo online da internet. Não é à toa que essa ferramenta já faz parte da maioria das estratégias de marketing digital.

Por isso é importante otimizar seus vídeos para que possam ser facilmente encontrados pelo seu público e uma maneira de fazer isso é usando as tags do YouTube corretamente.

Quem trabalha com a produção de conteúdo sabe que algoritmos controlam o que é mostrado ou não para cada usuário, e com os vídeos não é diferente!

A plataforma analisa vários detalhes de cada vídeo para classificar o conteúdo, e entre eles estão as tags.

Se você deseja melhorar o alcance de seu canal e obter visualizações para seus vídeos, continue lendo este artigo.

Reunimos tudo o que você precisa saber para usar as tags do YouTube da melhor maneira possível. Confira!

Como usar as Tags do YouTube para Melhorar seu Alcance

O que são tags do YouTube?

Você provavelmente está se perguntando o que são as tags do YouTube. Elas são palavras curtas ou termos que indicam o assunto do vídeo, categoria ou outros detalhes.

Essas tags permitem que os algoritmos do YouTube e do Google identifiquem do que se trata o conteúdo, recomendando o vídeo a usuários que possam estar interessados nele.

Se você costuma acessar o YouTube, provavelmente notou a sessão de vídeo recomendada que aparece quando você reproduz qualquer conteúdo.

Cada sugestão é selecionada pela plataforma após seu algoritmo rastrear e analisar as tags, a fim de identificar se o conteúdo é relevante ou não para o vídeo que o usuário estava assistindo.

Por que você deve usar tags em seus vídeos

O algoritmo do YouTube não consegue assistir a um vídeo para entender seu conteúdo.

Para isso, ele precisa analisar uma série de outros dados complementares, como a descrição, o título e, claro, as tags.

Com isso, a plataforma é capaz de identificar o tema do vídeo e sua relevância, classificando o conteúdo para os termos de pesquisa relacionados ou na sessão de vídeos recomendados pelo usuário.

Em outras palavras, quanto melhor for sua estratégia de tag do YouTube, melhor será a posição do seu conteúdo nos resultados de pesquisa do usuário, atraindo ainda mais visualizações, alcance e seguidores.

Na verdade, essa é uma das principais estratégias de SEO do YouTube, que você deve aplicar.

Saiba mais: 16 Melhores Ideias de Vídeos para seu Canal do YouTube 

Como escolher e usar as melhores tags do YouTube

Muito mais sério do que não usar tags em seus vídeos do YouTube, é usar termos aleatórios, sem qualquer relação com o seu conteúdo.

Além de não entregar os resultados esperados, essa prática pode atrapalhar sua estratégia de SEO.

Usar termos aleatórios que não se relacionam ao seu conteúdo pode confundir o algoritmo da plataforma e impedir que o vídeo alcance boas posições nas pesquisas e seja exibido para o seu público-alvo.

Portanto, é muito importante saber selecionar as tags do YouTube que indicam o tema do vídeo e, ao mesmo tempo, ter potencial para trazer resultados.

O primeiro passo é contar com uma persona bem definida. Assim, fica mais fácil encontrar as palavras-chave mais buscadas pelos usuários do seu nicho de mercado.

Abaixo, listamos algumas técnicas para você colocar em prática quando se trata de escolher quais tags usar.

  1. Use a palavra-chave principal do vídeo como a primeira tag

Quando chega a hora de analisar os critérios de SEO, o algoritmo do YouTube presta muita atenção às primeiras tags de um vídeo. Principalmente a primeira, que se torna muito mais importante.

Portanto, certifique-se de que sua primeira tag seja exatamente igual à palavra-chave principal que você deseja classificar.

Por exemplo, se você deseja que seu conteúdo seja classificado pela palavra-chave “omelete vegetariano”, você precisa usar esse termo exato como sua primeira tag.

  1. Misture tags abrangentes e específicas

Ao falar sobre palavras-chave, podemos dividi-las em dois tipos:

As tags mais abrangentes são termos mais genéricos, geralmente consistindo em uma única palavra.

Por isso, apresentam um maior volume de buscas e concorrência.

Já as tags específicas, que são termos mais estritos que consistem em mais de uma palavra. Apresentam menor volume de buscas e menor concorrência.

É importante usar essa lógica aplicada às tags do YouTube para aumentar o alcance de seus vídeos.

Imagine um vídeo com uma receita de bolo de cenoura vegano usando a tag “receita vegana”.

Quando os usuários pesquisarem esse termo no YouTube, os resultados serão vídeos com outras receitas além do bolo de cenoura.

Por outro lado, ao usar a tag “receita de bolo de cenoura vegano”, os resultados serão mais específicos e serão exibidos em vídeos com receitas de bolo de cenoura vegano, excluindo outras receitas.

Recomendamos que você misture os dois tipos de termos. Mas, com atenção especial aos termos mais específicos, visto que apresentam melhores resultados e há menor concorrência.

  1. Não exagere com o número de tags

Mesmo que o seu vídeo seja muito abrangente, cobrindo vários tópicos, evite a tentação de usar dezenas de tags.

Ao fazer isso, você confunde o algoritmo do YouTube e pode prejudicar a classificação do seu conteúdo.

Lembre-se de que esses termos ajudam a plataforma a identificar o tópico do conteúdo. E quanto mais tags diferentes você usar, mais difícil será para o algoritmo entender o que o vídeo se trata.

No geral, o YouTube recomenda o uso de no máximo 120 caracteres para as tags. Isso é equivalente a aproximadamente 6 a 8 tags.

Os melhores geradores de tags para o YouTube

Além das dicas que listamos, também existem programas e ferramentas que permitem encontrar os termos de pesquisa mais usados, facilitando a criação de tags do YouTube.

Confira as 4 principais ferramentas e como elas funcionam:

  1. Autocompletar do YouTube

Nossa primeira sugestão não é uma ferramenta em si, mas um recurso integrado ao YouTube: preenchimento automático.

Você percebeu que assim que você começa a digitar algo no campo de pesquisa do YouTube, ele fornece uma série de sugestões?

Essas frases não são aleatórias. Pelo contrário, representam os termos mais utilizados pelos usuários nas pesquisas que contêm a palavra-chave que acabou de escrever.

Embora esse recurso tenha sido desenvolvido para acelerar o uso da plataforma pelos usuários, ele fornece informações valiosas sobre o que seu público está procurando.

Além de ficar ciente das principais perguntas feitas pelo seu público com o recurso de autocompletar, você também pode encontrar variações da palavra-chave, termos que servem como ótimas tags do YouTube.

  1. Keyword tool 

O Keyword Tool é um dos serviços mais utilizados para busca de palavras-chave na internet, fornecendo centenas de sugestões em poucos segundos.

A ferramenta permite pesquisar os termos mais populares no YouTube, filtrando os resultados por país e idiomas suportados pela plataforma.

Assim, você pode segmentar ainda mais sua busca, obtendo melhores resultados.

Tudo que você precisa é acessar o site e selecionar a opção “YouTube” e digitar uma palavra relacionada ao seu vídeo.

  1. VidIQ 

O VidIQ é outra ferramenta que possui um recurso específico para busca de tags do YouTube.

Assim como no Keyword Tool, basta inserir o termo desejado para ter acesso a uma lista com sugestões de termos relacionados.

O principal recurso exclusivo do VidIQ é que a ferramenta também oferece informações relevantes sobre o termo.

Você pode encontrar o volume de buscas, a competitividade de cada tag, tendência de busca nos últimos meses, termos relacionados e até os vídeos mais bem classificados por esta palavra-chave.

  1. YouTube Analytics

O YouTube possui sua própria ferramenta oficial, o YouTube Analytics.

Por meio dos relatórios fornecidos pelo Analytics, você pode descobrir exatamente quais termos são mais usados pelos usuários para encontrar seu vídeo.

Para isso, basta acessar o YouTube Studio, clicar em “Estatísticas” e depois em “Alcance”, depois disso ir até “Origem do tráfego: Pesquisa do YouTube”.

Dessa maneira, você conseguirá ver as tags do YouTube mais usadas pelo seu público.

Conhecer e usar corretamente as técnicas de SEO é fundamental para que seu conteúdo seja relevante e seja alcançado na plataforma.

E para fazer com que seus vídeos se destaquem entre os milhares que são postados diariamente na plataforma, certifique-se de usar as tags do YouTube.

Com nossas dicas, você poderá identificar quais termos são mais relevantes e usá-los da melhor maneira possível.

E não para por aí, para ter o melhor canal do YouTube possível, incluir uma capa bem bonita também ajudará a indicar sobre o que o seu canal se trata.

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.