Marketing Viral: O Que é e Como Fazer para o seu Negócio

Todos os dias nós ouvimos falar de marketing viral, um novo vídeo viral ou conteúdo que se popularizou.

Mas o que é marketing viral? E como isso acontece? É devido a um produto viral ou publicidade viral?

Ou é simplesmente sorte que aleatoriamente faz algo ter tanto sucesso?

Esse tipo de conteúdo costuma ter uma estratégia viral bem elaborada por trás, mas a viralidade também se deve à sorte, criatividade e preparação.

Por isso, explicaremos o que é marketing viral e também como você pode usar técnicas que popularizaram seu conteúdo. Venha conferir!

Marketing Viral: O Que é e Como Fazer para o seu Negócio

Marketing viral: o que é?

O marketing viral gera interesse em uma marca ou produto (e, portanto, vendas potenciais) por meio de mensagens que se espalham rapidamente de pessoa para pessoa.

A ideia é que os próprios usuários optem por compartilhar o conteúdo.

Por sua velocidade e por facilitar o compartilhamento, as redes sociais são o habitat natural desse tipo de marketing.

O exemplo mais difundido nos últimos tempos é a criação de vídeos emocionais, surpreendentes, engraçados ou únicos no YouTube, que depois são compartilhados no Facebook, Twitter e outros canais.

No entanto, a viralidade pode ser uma faca de dois gumes. É importante lembrar que neste tipo de campanha, grande parte do controle cai nas mãos dos usuários e existe o risco de que a mensagem seja mal interpretada ou parodiada.

Por outro lado, uma campanha viral de sucesso pode fazer milagres para os resultados da sua marca.

Saiba mais: Tom de Voz da Marca: Como criar a sua e usá-la hoje mesmo 

Como funciona uma campanha viral

Em teoria, uma campanha de marketing viral é muito simples de realizar. Você cria um vídeo ou outro tipo de conteúdo atraente para seu público-alvo, coloca na internet e o promove.

A partir daí, tudo o que você pode fazer é esperar que os usuários comecem a compartilhar o conteúdo, ou seja, viralizando-o.

Em alguns casos, a viralidade acontece por acidente. Por exemplo, quando um vídeo é carregado por um usuário privado que de repente se torna popular e começa a circular por toda a internet.

Quanto à estratégia de dispersão para vídeos de marca, existem dois tipos: visíveis e ocultos.

No primeiro, o usuário fica sabendo desde o primeiro momento que está visualizando publicidade ou conteúdo de marca, enquanto no segundo a participação da marca só é revelada posteriormente.

Se você aplicar técnicas de marketing ocultas, é importante ter muito cuidado para que o usuário não se sinta enganado.

Não importa qual estratégia você escolha, lembre-se de nunca se tornar “spam” ou exagerar no seu conteúdo.

Em vez de repetir sua mensagem várias vezes, a melhor estratégia é encontrar um bom lugar e hora e deixar que o conteúdo se popularize sozinho.

4 vantagens do marketing viral

  • Baixo custo

O que caracteriza as campanhas virais é que os usuários fazem parte significativa do trabalho para a marca, o que reduz drasticamente os custos de distribuição.

  • Seu potencial para atingir muitos usuários

Um vídeo viral na Internet tem a capacidade de atingir um grande público sem ter que investir muito dinheiro ou fazer um esforço extra. Devido a isso, uma pequena empresa ou mesmo um particular pode se tornar viral.

  • Não é invasivo

No marketing viral, o usuário da mídia social é quem toma a decisão de participar e compartilhar conteúdo, o que diminui a possibilidade de a marca parecer invasiva. Por isso, a percepção da marca e a interação são significativamente melhores, em comparação com as formas mais típicas de publicidade.

  • Ajuda a construir sua marca

Se você realmente acertar o alvo em termos de criatividade, você cria um conteúdo tão incrível que os usuários o compartilham e desenvolvem uma conexão pessoal com sua marca. É sem dúvida uma ferramenta extremamente poderosa quando se trata de branding e conscientização.

Como fazer marketing viral na prática

Marketing Viral: O Que é e Como Fazer para o seu Negócio

Embora nunca haja garantia de que sua campanha de marketing se tornará viral, existem algumas estratégias comprovadas que você pode usar para aumentar suas chances de decolar.

Afinal, o conteúdo viral geralmente não acontece aleatoriamente e é mais frequentemente o resultado de uma atenção cuidadosa ao comportamento do consumidor.

Nesta seção, descreveremos as técnicas que você pode usar para tornar seus esforços de marketing o mais dignos de compartilhamento possível.

Saiba mais: Brand Awareness: Aprenda Como ter sua Marca Reconhecida

  1. Capte a atenção rapidamente

Os consumidores estão cercados por muito conteúdo a cada segundo que passam na web, seja em um computador ou dispositivo móvel.

Para fazê-los prestar atenção em vez de passar pela sua campanha, você deve ter um captador de atenção imediato que os pare em suas trilhas.

Ter um elemento visual em seu conteúdo de marketing digital pode ajudar. Além disso, você precisa atrair seu público-alvo com um CTA interessante que chama atenção.

Além disso, suas estratégias precisam se adaptar às mudanças no consumo de mídia.

Nos últimos tempos, Instagram Reels, vídeos do TikTok e o YouTube tornaram-se cada vez mais populares. Adaptar suas estratégias irá ajudá-lo a alavancar seu conteúdo viral.

  1. Envolva seu público

Um conteúdo raramente se tornará viral se não incentivar seu público a se envolver. O marketing viral funciona melhor quando é projetado para que o público interaja e compartilhe facilmente.

No mínimo, seu conteúdo precisa incluir algum tipo de call to action (CTA), informando aos usuários qual ação eles devem tomar depois de ouvir sua mensagem.

Algumas das campanhas de marketing viral mais bem-sucedidas também incluem oportunidades para o público comentar ou criar seu próprio conteúdo.

Seu objetivo é garantir que seus espectadores não tirem os olhos da tela até que compartilhem seu conteúdo com suas próprias redes.

Se sua campanha também pode envolver os meios de comunicação, isso é muito melhor para ajudá-lo a ganhar publicidade.

  1. Apelo às emoções

Os consumidores são fortemente motivados por como se sentem. Quando você cria conteúdo de marketing viral que leva a uma forte resposta emocional, é mais provável que seus espectadores se envolvam.

Pense em alguns pedaços de conteúdo viral que você lembra. Eles podem ter feito você rir ou chorar.

Talvez eles sejam particularmente emocionantes ou atraem seu senso de nostalgia. Em alguns casos, o conteúdo pode ter sido compartilhado por uma celebridade que você já segue ou admira.

Quaisquer que sejam as campanhas de marketing que venham à mente, é provável que tenha impactado você de alguma forma.

Anúncios informativos sem graça não funcionam bem quando você está buscando viralidade, portanto, certifique-se de ajudar seu público a sentir algo que os estimule à ação.

  1. Mantenha a mensagem simples

Todas as campanhas virais têm uma coisa em comum: suas mensagens podem ser resumidas em apenas uma pequena frase ou frase.

Ter mais de um CTA ou mensagem abrangente pode confundir ou distrair seu público, reduzindo a eficácia geral de sua campanha.

Todo o seu conteúdo também deve ser bastante simples. Ao compartilhar nas redes sociais, não sobrecarregue seu texto com hashtags, que podem criar uma aparência desordenada e distrair sua mensagem principal.

Idealmente, mantenha os vídeos com no máximo 30 segundos de duração – apenas o suficiente para transmitir sua mensagem sem qualquer complicação.

Tenha em mente que a simplicidade não deve limitar a criatividade. Ao fazer um brainstorming para o seu plano de marketing viral, pense fora da caixa para expressar sua mensagem.

  1. Defina objetivos

Durante uma campanha de marketing viral, certifique-se de que sua equipe esteja trabalhando nos bastidores para aprimorar sua segmentação, engajar novamente os membros do público e manter o mundo focado em sua marca.

Para fazer isso com sucesso, você deve ter objetivos de marketing que o guiem para melhorar sua estratégia em tempo real.

Um objetivo de marketing deve ser uma meta específica e mensurável. Dessa forma, seus dados podem dizer se você está no caminho certo ou se precisa de ajustes.

Pense em quantas pessoas você deseja alcançar na primeira hora e quantos compartilhamentos deseja ao final de três semanas.

Como a campanha deve impactar financeiramente sua empresa e como sua organização pode acompanhar os resultados?

Fazer alguma pesquisa de mercado sobre qualquer uma das campanhas anteriores de seus concorrentes pode ajudá-lo a definir uma meta realista sem se vender.

Conclusão

A internet – especialmente desde o surgimento das redes sociais – apresenta uma enorme oportunidade para as empresas alcançarem milhares, até milhões de pessoas em um dia.

Quando sua marca cria conteúdo atraente e compartilhável, você pode divulgar ainda mais sua mensagem usando o poder das conexões online, em vez de apenas usar o poder do seu orçamento.

As técnicas de marketing viral neste guia podem ajudá-lo a aumentar a probabilidade de sua próxima campanha decolar.

Para isso conte com a ajuda da Agência de Marketing Digital DUNA, nós fornecemos serviços de marketing digital que podem te ajudar em suas próximas campanhas!

Visite o nosso e entre em contato com a gente hoje mesmo!

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!