O Google Year in Search é um relatório anual que fornece informações sobre as pesquisas e tendências mais populares do ano anterior.
À medida que buscamos pelo crescimento, as empresas podem usar esses dados para identificar tendências emergentes, interesses do consumidor e áreas de oportunidade para suas campanhas de marketing.
Da criação de conteúdo aos insights do público, mostraremos como aproveitar esses dados para ficar à frente da concorrência e se conectar com seu público-alvo.
Neste post, exploraremos como o Google Year in Search pode ajudar você a descobrir tendências e insights de marketing digital que podem ser usados para melhorar sua estratégia de negócios.
O que é Google Year in Search?
O Google Year in Search, também conhecido como “Year in Review”, é um relatório anual publicado pelo Google que resume as pesquisas e tendências mais populares do ano passado.
O relatório inclui dados sobre as pessoas, eventos, notícias e tópicos mais pesquisados em várias categorias, como esportes, entretenimento, tecnologia e muito mais. Geralmente inclui insights e análises das tendências e padrões de pesquisa que surgiram ao longo do ano.
O Google Year in Search é um reflexo dos interesses coletivos, curiosidades e preocupações das pessoas ao redor do mundo e pode fornecer informações valiosas sobre o zeitgeist cultural de um determinado ano. Geralmente é lançado no final de cada ano, cobrindo o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro.
Quais foram as tendências do Google Year in Search de 2022?
Em termos de consumo e comportamento, o Google Year in Search levantou informações valiosas sobre o cenário consumidor atual. Vamos conferi-las!
Cenário econômico
Um dos principais catalisadores para mudanças no comportamento dos consumidores foi a incerteza econômica.
De acordo com o Google “Preocupados com o futuro, buscamos itens e experiências com mais valor”.
Essa mentalidade faz com que as pessoas tendem a buscar por um melhor custo-benefício, além de procurar por marcas que tenham mais valor para elas, aumentando a confiança na hora de comprar.
Ademais, com todas essas mudanças, as pessoas passaram a buscar entender mais sobre a economia ao redor do mundo. Isso as levou a pesquisar mais sobre termos como “inflação no Brasil”, que teve um aumento de 211% em buscas.
Além disso, em um mundo pós-pandemia, a inflação vem atingindo o subsídio de bilhões de pessoas no mundo todo, isso fez com que a palavra-chave “rising food prices”(aumento dos preços dos alimentos), sofresse um aumento de 80% nas buscas globalmente.
Consumo baseado em opiniões
Essa é uma tendência que já observamos nos últimos anos, mas a última pesquisa do Google apenar a reafirma. O consumidor está cada vez mais consciente, e tende a pesquisar sobre o que querem comprar antes de fazer a compra.
No Brasil, a busca por “melhores marcas de TVs” aumentou em 53%. Dessa forma, pode-se entender que além das pessoas, estarem buscando consumir com o custo-benefício em mente, elas também estão pesquisando sobre o que vão comprar.
Para as campanhas de marketing isso é uma nova maneira de olhar para o cenário e tomar medidas diferentes.
Através do marketing de conteúdo voltado a entregar conteúdo de valor para o público, é possível despertar o interesse das pessoas e convencê-las que os produtos ou serviços da sua empresa são um bom investimento.
Preocupação com a sustentabilidade
O interesse das pessoas em sustentabilidade cresceu em 40% com pesquisas focando em consciência sustentável e maneiras de cortar custos.
As pessoas estão descobrindo que consumir de maneira sustentável podem ajudá-las a ter um custo-benefício melhor.
Ademais, buscas como economizar energia tiveram um aumento de 55% no Brasil, e globalmente o termo “save energy”(economizar energia) cresceu 50%.
As marcas devem ter uma atitude
Foram-se os tempos em que as marcas eram algo estático e que apenas serviam para apresentar um produto e vendê-lo.
Hoje, em um mundo com consumidores mais conscientes e informados, as marcas devem ser pensadas como uma identidade que faça com que seus públicos-alvo se identifiquem.
Isso nos leva a uma das tendências do Google Year in Search; o público está cada vez mais ligado em atitudes das marcas, portanto, o posicionamento delas se tornou um tópico relevante para o consumidor.
Logo, para conquistar a confiança do seu público, será preciso ter atitudes que contemplem esse segmento do mercado e demonstrem porque a sua marca deve ser a escolhida.
Nesse sentido, uma boa gestão de redes sociais faz toda a diferença, pois ajuda a sua marca a estabelecer uma identidade por meio de posts estrategicamente feitos para conquistar os seus clientes.
As pessoas estão em busca de algo maior
De acordo com o Google Year in Search, houve um aumento de 500% em buscas pelo termo “travel discounts”(viagens com desconto).
Além disso, houve um aumento de 25% no Brasil em buscas pela frase “quanto custa para construir uma casa”.
Ademais, pesquisas voltadas ao trabalho também aumentaram, com tendências relacionados a um equilíbrio melhor entre trabalho e vida pessoal.
Termos como “burnout” e “4 dias de trabalho na semana” foram buscados com mais frequência, 87% a mais de buscas e 100% a mais de buscas, respectivamente.
O espaço virtual veio pra ficar
Provavelmente já não existem mais dúvidas acerca do potencial da internet e como essa ferramenta se manterá em nossas vidas.
A busca por “realidade virtual e realidade aumentada” cresceram cerca de 135% globalmente.
O real impacto dessas tendências no marketing de 2023
“Em 2023 os profissionais de marketing vão precisar oferecer valor conforme definido pelos clientes”, essa frase feita pelo próprio Google apresenta a necessidade de campanhas de marketing voltadas para os clientes.
Em tempos de crise, as pessoas buscam por aquilo que será mais benéfico, não apenas em termos de custo, mas também de qualidade e valor.
Nesse cenário, suas campanhas de marketing deste ano devem ser elaboradas de maneira a levar informação, além de apresentar o que sua empresa oferece.
Ademais, boas avaliações, preocupação com a sustentabilidade e outras causas sociais e ofertas acessíveis, podem ajudar as empresas a fidelizarem mais consumidores.
Apostar em inovação também pode ser um diferencial que eleve a sua empresa e torne-a um destaque no seu setor. Como as pessoas estão cada vez mais buscando por alternativas que encaixem suas necessidades, as empresas podem ajudar nisso.
O próprio Google afirma:
“Os profissionais de marketing podem se preparar para isso combinando investimentos que impulsionam o crescimento, novos insights e ferramentas com IA.”
O futuro do marketing digital estará, sem dúvidas, cada vez mais conectado com as pessoas online, seja através das redes sociais, criação de site, anúncios, entre outros.
No entanto, é importante ressaltar que a busca por métodos inovadores de se comunicar com os clientes pode ser um diferencial interessante.
Novidades como inteligência artificial, UX design, chatbots, conteúdo em vídeo e muitos outros são acréscimos que fazem a diferença em como seu negócio é apresentado para o público hoje em dia.
Como o Google Year in Search pode ajudar nas campanhas de marketing?
Vimos todos essas buscas e como elas apresentam o pensamento do consumidor, mas afinal, como todas essas tendências podem ajudar nas campanhas de marketing da sua empresa?
Esses dados ajudam a montar um cenário sobre o seu público-alvo em potencial, potencializando o poder de suas futuras campanhas de marketing digital.
Vamos conferir algumas maneiras pelas quais o Google Year in Search pode ser usado para marketing:
- Criação de conteúdo
As empresas podem usar os dados de pesquisa para identificar tópicos e tendências populares do ano anterior e criar conteúdo sobre eles. Por exemplo, se “moda sustentável” fosse uma tendência de pesquisa popular, uma marca de moda poderia criar conteúdo sobre moda ecológica e sustentabilidade.
- Pesquisa de palavras-chave
Os dados de pesquisa podem ajudar a identificar palavras-chave e frases relevantes que foram populares no ano passado, que podem ser incorporadas em suas campanhas de SEO e CPC. Isso pode melhorar a visibilidade e a relevância de seu conteúdo e anúncios.
- Insights do público
Esses dados também fornecem insights sobre os interesses e preocupações dos consumidores, que podem ser usados para entender melhor suas necessidades e preferências. Isso ajuda a adaptar suas mensagens e ofertas para ressoar com seu público-alvo.
- Análise competitiva
Identifique as marcas e produtos mais populares em seu setor e comparar seu desempenho com os concorrentes. Isso pode ajudar as empresas a identificarem áreas de oportunidade e desenvolver estratégias para ficar à frente da concorrência.
No geral, o Google Year in Search pode fornecer informações valiosas sobre as tendências culturais, sociais e econômicas do ano passado, o que pode ajudar os profissionais de marketing a tomar decisões mais informadas e criar campanhas de marketing mais eficazes.
Não deixe de conferir o Google Year in Search na íntegra para saber mais detalhes!