Desenvolver um tom de voz da marca é essencial e deve ser incorporada à estratégia de conteúdo e ao plano de comunicação da sua empresa.
Criar conteúdo não é apenas sobre o que você diz, mas como você diz. Desde o copywriting até o marketing por e-mail a postagens de rede social e anúncios, um tom de voz deve ser exibido de forma consistente em todas as formas de comunicação.
Não é à toa que grandes marcas como Coca-Cola, Nike, McDonald ‘s sejam tão reconhecidas, além de possuírem um ótimo branding, elas também possuem um tom de voz marcante.
Para que a sua marca seja lembrada por seus clientes e conquiste mais leads, o tom de voz dela deve ser consistente em todas suas campanhas de marketing.
Venha conhecer mais sobre o tom de voz da marca e como criar a sua neste post.
O que é tom de voz da marca?
Um tom de voz descreve como sua marca se comunica com o público e influência como sua mensagem é percebida.
Ele reflete a personalidade, objetivos, valores, áreas de especialização da sua marca e ajuda você a se conectar com seu público.
O tom de voz de uma marca deve ser distinto, reconhecível e exclusivo para garantir que sua mensagem alcance o público certo e cause uma impressão duradoura em clientes em potencial.
Benefícios de ter um tom de voz da marca
Aqui estão algumas razões pelas quais você deve investir mais tempo desenvolvendo um tom de voz reconhecível:
Cria conexões: os clientes estão emocionalmente conectados a uma marca que usa um tom de voz positivo, pois faz com que sintam que a empresa se preocupa com eles.
Torna você humano: as pessoas gostam de se conectar com as pessoas e, portanto, procuram marcas que tenham uma personalidade que elas reconheçam e possam se relacionar.
Ter um tom de voz ajuda a aumentar o fator de confiança e credibilidade com seu público.
Ajuda você a se destacar: as empresas que têm um tom de voz diferenciado têm mais chances de permanecer competitivas e se destacar no mercado consumidor.
Aumenta a receita: sua empresa pode aumentar sua receita se tiver um tom de voz forte.
Assim como o uso de outros elementos visuais, o tom de voz da marca faz com que a sua empresa permaneça na mente dos clientes, fazendo com que eles retornem.
Como criar um tom de voz para sua marca
Seja claro em sua missão e valores. Como a voz da marca incorpora os valores de uma empresa, você precisa garantir que esses valores sejam claros.
Os valores da marca devem estar profundamente enraizados na empresa e estar vinculados à razão de sua existência. O que você quer alcançar como empresa? E o que você quer dizer ao mundo?
- Pesquise sobre seu público
Embora a voz da sua marca venha de quem você é como marca, ela também precisa ser desenvolvida de forma que fale com seu público específico.
Para isso, você precisa saber com quem está falando. Reúna o máximo de dados possível, aprendendo não apenas sobre a demografia do seu público, mas também onde eles ficam online.
Se você puder encontrar comunidades de seu público-alvo nas redes sociais, passe algum tempo lá para aprender como eles conversam entre si.
A voz da sua marca não deve espelhar exatamente a voz dos seus consumidores; em vez disso, use seu estilo de falar e adapte-o para se adequar aos outros aspectos da identidade da sua marca.
Saiba mais: Buyer Persona: Aprenda como Criar uma para sua Empresa
- Faça pesquisas sobre os concorrentes
Como a voz da marca é uma maneira de se diferenciar da concorrência, você quer ter certeza de que não soa exatamente como outras marcas em seu setor.
Passe algum tempo entendendo o cenário e observando a maneira como marcas semelhantes falam, depois pense nas maneiras pelas quais sua marca é diferente e como sua voz demonstrará isso.
- Avalie onde você está
Mesmo que você ainda não tenha estabelecido a voz da sua marca, o fato é que você tem falado com seu público com alguma voz (ou vozes).
Faça uma auditoria de conteúdo para avaliar o que é essa voz e comece a partir daí. Veja como você fala em seu site, em suas newsletters, nas redes sociais, nas postagens do blog e assim por diante.
Como você está falando atualmente? O que está funcionando e o que não está? Retire exemplos que incorporem a voz que você deseja para sua marca, bem como exemplos que ilustram o que evitar.
- Defina sua personalidade
Você já deixou claro seus valores, mas a personalidade é algo diferente – e também é o maior impulsionador da voz da marca.
Enquanto seus valores são sobre o que você deseja alcançar, sua personalidade incorpora como você age e fala enquanto tenta alcançá-lo.
Uma das melhores maneiras de esclarecer a personalidade da marca é escrever todos os adjetivos que descrevem a personalidade da sua marca e reduzi-los a algumas palavras-chave (não mais que cinco).
A partir daí, você pode basear a sua identidade visual nessas palavras-chave e tentar usá-las para entender o tom de voz da sua marca que mais se encaixa com a sua empresa.
- Modifique de acordo
A personalidade da sua marca será sempre a mesma, e a voz da sua marca expressará isso – mas isso não significa que as palavras que você escolher serão as mesmas em todos os lugares.
Assim como você falaria de maneira diferente em um ambiente formal e outro informal (mesmo que sua personalidade permaneça a mesma em ambas as situações), a voz da sua marca deve se ajustar de acordo com o que está dizendo e onde está dizendo.
Por exemplo, um post na rede social tem uma linguagem bastante diferente se comparada a um post em um blog, por exemplo.
A plataforma também importa: se sua marca é divertida e inteligente, você pode enfatizar esse aspecto em uma plataforma divertida como o Instagram e o aspecto inteligente em uma plataforma mais séria como o LinkedIn.
- Invista em uma boa estratégia de marketing.
Uma voz de marca que diz consistentemente as coisas erradas não é uma boa maneira de fazer negócios.
Por isso investir em uma boa estratégia de marketing incluirá aquilo que mais importa, decida os benchmarks de sua marca e deixe eles definirem o tom de voz da sua marca.
Enfatize as mensagens que se alinham a esses benchmarks e evite mensagens que não tenham ligação com seus objetivos como empresa.
- Escreva com o comprador em mente
Alinhe seus critérios de compra para atender às necessidades do comprador e aos pontos fortes da sua marca.
Contrate um serviço como o gerenciamento de redes sociais, por exemplo, que oferece criação de conteúdo incluindo textos e artes, assim você terá um conteúdo feito por um profissional que sabe como atingir o público-alvo que você almeja.
Em última análise, criar a voz da sua marca é escrever de uma maneira que comunique melhor quem você é e o que você tem a oferecer ao seu público-alvo.
Uma vez que você tenha entendido, isso não apenas ajudará você a fortalecer a identidade da sua marca e reforçar a consistência da mesma, mas também atrairá o tipo certo de consumidores, alimentando a conversão e o crescimento.
Ademais, desenvolver um tom de voz para sua marca pode ter um impacto significativo no desempenho do seu negócio.
Lembre-se de que toda vez que você falar, escrever, projetar, postar, responder, lançar, agradecer e se conectar com outras pessoas, você deve exercitar a voz da sua marca.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!