Conheça as 5 Forças de Porter e Como Aplicá-las Hoje Mesmo

O mercado consumidor está cada vez mais competitivo, e isso leva as empresas a buscarem meios de superar seus desafios e chegarem ao topo.

É aí que entram as 5 Forças de Porter, criado por um professor da Harvard Business School, essa análise busca compreender as forças do mercado e como elas podem afetar os seus negócios.

Através de uma série de conhecimentos sobre a indústria e o seu setor específico, é possível traçar um planejamento mais aprofundado para se tornar relevante no seu setor.

Continue lendo para conhecer mais sobre as 5 forças de Porter e como usá-la na prática nos seus negócios.

Conheça as 5 Forças de Porter e Como Aplicá-las Hoje Mesmo

Quais são as 5 forças de Porter?

As 5 Forças de Porter é um modelo que identifica e analisa cinco forças competitivas que moldam cada setor e ajuda a determinar os pontos fracos e fortes de um setor.

A análise das Cinco Forças é frequentemente usada para identificar a estrutura de uma indústria e determinar a estratégia corporativa.

O modelo de Porter pode ser aplicado a qualquer segmento da economia para compreender o nível de competição dentro da indústria e aumentar a lucratividade de longo prazo de uma empresa.

O modelo das Cinco Forças deve o seu nome ao professor da Harvard Business School, Michael E. Porter.

Compreendendo as 5 forças de Porter

As Cinco Forças de Porter é um modelo de análise de negócios que ajuda a explicar por que vários setores são capazes de sustentar diferentes níveis de lucratividade.

O modelo foi publicado no livro de Michael E. Porter, “Estratégia Competitiva: Técnicas para Analisar Indústrias e Concorrentes” em 1980.

O modelo das Cinco Forças é amplamente usado para analisar a estrutura do setor de uma empresa, bem como sua estratégia corporativa.

Porter identificou cinco forças inegáveis que desempenham um papel na formação de todos os mercados e setores do mundo, com algumas ressalvas.

As cinco forças são frequentemente usadas para medir a intensidade da competição, atratividade e lucratividade de uma indústria ou mercado.

As 5 forças de Porter são:

  1. Concorrência na indústria
  2. Potencial de novos participantes na indústria
  3. Poder de negociação dos fornecedores
  4. Poder de negociação dos clientes
  5. Ameaça de produtos substitutos

Conheça as 5 Forças de Porter e Como Aplicá-las Hoje Mesmo

  • Concorrência na Indústria

A primeira das cinco forças se refere ao número de concorrentes e sua capacidade de minar uma empresa.

Quanto maior o número de concorrentes, juntamente com o número de produtos e serviços equivalentes que oferecem, menor é o poder de uma empresa.

Fornecedores e compradores procuram a concorrência de uma empresa se puderem oferecer um negócio melhor ou preços mais baixos.

Por outro lado, quando a rivalidade competitiva é baixa, a empresa tem maior poder para cobrar preços mais altos e definir os termos dos negócios para obter vendas e lucros maiores.

  • Potencial de novos participantes em uma indústria

O poder de uma empresa também é afetado pela força de novos participantes em seu mercado.

Quanto menos tempo e dinheiro custar para um concorrente entrar no mercado de uma empresa e ser um concorrente eficaz, mais a posição de uma empresa estabelecida pode ser significativamente enfraquecida.

Uma indústria com fortes barreiras à entrada é ideal para as empresas existentes dentro dessa indústria, uma vez que a empresa seria capaz de cobrar preços mais altos e negociar melhores condições.

  • Poder dos fornecedores

O próximo fator no modelo das cinco forças trata da facilidade com que os fornecedores podem aumentar o custo dos insumos.

Ele é afetado pelo número de fornecedores dos principais insumos de um bem ou serviço, pelo quão exclusivos esses insumos são e quanto custaria a uma empresa mudar para outro fornecedor.

Quanto menos fornecedores para uma indústria, mais a empresa dependeria de um fornecedor.

Como resultado, o fornecedor tem mais poder e pode elevar os custos de insumos e buscar outras vantagens no comércio.

Por outro lado, quando há muitos fornecedores ou baixos custos de troca entre fornecedores rivais, uma empresa pode manter seus custos de insumos mais baixos e aumentar seus lucros.

  • Poder dos clientes

A capacidade dos clientes de reduzir os preços ou seu nível de poder é uma das cinco forças. É afetado por quantos compradores ou clientes uma empresa possui, quão significativo cada cliente é e quanto custaria para uma empresa encontrar novos clientes ou mercados para sua produção.

Uma base de clientes menor e mais poderosa significa que cada cliente tem mais poder para negociar por preços mais baixos e melhores negócios.

Uma empresa que tem muitos clientes menores e independentes terá mais facilidade em cobrar preços mais altos para aumentar a lucratividade.

  • Ameaça de substitutos

A última das cinco forças concentra-se nos substitutos. Bens ou serviços substitutos que podem ser usados no lugar dos produtos ou serviços de uma empresa representam uma ameaça.

As empresas que produzem bens ou serviços para os quais não existem substitutos próximos terão mais poder para aumentar os preços e travar em condições favoráveis.

Quando substitutos próximos estiverem disponíveis, os clientes terão a opção de desistir de comprar um produto da empresa, e o poder da empresa pode ser enfraquecido.

Compreender as 5 Forças de Porter e como elas se aplicam a um setor pode permitir que uma empresa ajuste sua estratégia de negócios para usar melhor seus recursos e gerar ganhos maiores para seus investidores.

Saiba mais: ROI: Aprenda como o Retorno sobre o Investimento Funciona 

Como aplicar as 5 Forças de Porter

Agora entendemos que a estrutura das cinco forças de Porter é usada para analisar as forças competitivas da indústria e para moldar a estratégia da organização de acordo com os resultados da análise.

Mas como usar essa ferramenta? Siga as etapas abaixo:

Etapa 1. Reúna as informações sobre cada uma das cinco forças

O que os gerentes devem fazer durante esta etapa é reunir informações sobre sua indústria e compará-las com cada um dos fatores (como “número de concorrentes na indústria”) que influenciam a força.

Etapa 2. Analise os resultados e exiba-os em um diagrama

Depois de reunir todas as informações, você deve analisá-las e determinar como cada força está afetando uma indústria.

Por exemplo, se houver muitas empresas de mesmo tamanho operando na indústria de crescimento lento, isso significa que a rivalidade entre as empresas existentes é forte.

Você pode fazer benchmarking e analisar o mercado para saber como a sua empresa está posicionada e descobrir como lidar melhor com os desafios.

Lembre-se de que cinco forças afetam diferentes setores de forma diferente, portanto, não use os mesmos resultados da análise, mesmo para setores semelhantes!

Etapa 3. Formule estratégias com base nas conclusões

Nesta fase, os gerentes devem formular as estratégias da empresa usando os resultados da análise.

Por exemplo, se for difícil obter economias de escala no mercado, a empresa deve buscar estratégias de liderança de custos.

A estratégia de desenvolvimento de produto deve ser usada se o crescimento do mercado atual for lento e o mercado estiver saturado.

Embora as 5 forças de Porter sejam uma ótima ferramenta para analisar a estrutura da indústria e usar os resultados para formular a estratégia da empresa, ela tem suas limitações e requer análises adicionais, como análise SWOT, PEST ou Cadeia de Valor.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.