Aprenda a Criar um Site em 5 Passos Essenciais Hoje – DUNA

Estar presente na internet, principalmente para as empresas é muito importante, afinal, os consumidores provavelmente estarão utilizando a internet para descobrir novos negócios. 

É claro que você pode criar um perfil nas redes sociais ou um canal no YouTube, mas possuir um site profissional traz mais confiança aos seus clientes em potencial! 

Criar um site para você ou sua empresa é uma maneira de adentrar no marketing digital, isso além de um gerenciamento de redes sociais de qualidade pode te ajudar a crescer no mercado. 

Os primeiros passos para construção de um site podem ser intimidadores, mas a verdade é que não é tão difícil, bastando apenas alguns passos para dar início a um novo site. 

Por isso, trazemos os 5 passos simples para criar um site de sucesso para o seu negócio! 

Aprenda a Criar um Site em 5 Passos Essenciais

5 passos para criar um site 

  • Decidir o conteúdo/tema do site 
  • Registrar o domínio 
  • Contratar um serviço de hospedagem 
  • Decidir qual construtor de sites usar 
  • Definir um template 

Vamos dar uma olhada em cada etapa!

  1. Decidir o conteúdo/tema do site 

Ter em mente que tipo de conteúdo você quer postar no seu site é o primeiro passo, existem muitos temas que podem ser explorados, assim como diferentes nichos.

No caso de uma empresa, costuma-se usar a identidade visual da marca para dar rosto ao site. Pense no site de sua empresa como uma espécie de cartão de visitas para o público.

Um site profissional e otimizado para os mecanismos de pesquisa é também um site com bom conteúdo condizente com a identidade da empresa e com todas as informações necessárias de maneira objetiva.

Para isso, decida qual é o principal foco da sua página para criar um site de sucesso!

  1. Registrar o domínio 

É aqui que o seu site irá ganhar um nome oficial, o domínio é aquele link geralmente terminado são .com ou .com.br, assim como outros sufixos.

O mais vantajoso na hora decidir um domínio é levar em consideração os objetivos que você traçou no primeiro passo.

Caso o nome que você tinha em mente não esteja disponível, fica muito mais fácil pensar em um novo domínio sabendo o propósito do seu site!

Outro detalhe importante é que é muito melhor você comprar o seu domínio próprio do que usar outras plataformas que apenas te emprestaria o domínio.

Existem vários sites para registrar domínios, alguns populares são: Registro.br, Hostinger, Hostgator, entre vários outros.

Os valores podem mudar bastante de acordo com a terminação escolhida, sendo geralmente mais caros.

Muitos desses sites além de oferecerem a venda de domínio também oferecem a hospedagem de sites, que é o próximo passo.

Para escolher o seu domínio existem algumas coisas que precisam ser levadas em conta:

  • Ele precisa estar disponível
  • Ser simples e fácil para as pessoas lembrarem entenderem
  • Curto, o domínio deve ter de duas a três palavras
  1. Contratar um serviço de hospedagem 

Essa é a parte em que o seu site está mais próximo de ganhar vida! A hospedagem de sites é a maneira com que a sua página será vista pelos visitantes.

Como mencionamos anteriormente, algumas plataformas oferecem a venda de domínio e também a hospedagem de sites.

Esses planos podem ter diferentes valores, indo desde planos mais simples até planos totalmente personalizados.

Alguns exemplos de hospedagem são:

  • Hospedagem compartilhada: uma plataforma que disponibiliza a hospedagem para centenas de sites em um servidor, cada site tem determinada memória e espaço em disco, limitando algumas funções, por conta disso, esse tipo de hospedagem é mais barata.
  • Hospedagem dedicada: ao contrário da compartilhada, o seu site terá um servidor disponível só para você , esse tipo de hospedagem tem um custo mais elevado, mas oferece mais segurança a websites que recebem mais tráfego.
  • VPS: Sigla em inglês para Virtual Private Server, em português Servidor Virtual Privado. A hospedagem desses sites é compartilhada pelos usuários, mas cada servidor fica isolado um do outro, não afetando o desempenho do site.

Para decidir qual tipo de hospedagem é melhor para a sua empresa, leve em consideração o número de visitantes que você espera ter e decida de acordo com isso.

  1. Escolher um CMS  

Depois de contratar um serviço de hospedagem, é hora de dar início a criação do site, existem muitas opções para isso, desde fazer um por conta própria ou em uma plataforma especializada.

Hoje em dia, existem diferentes empresas que oferecem esse tipo de serviço como NuvemSho, LojaIntegrada, WordPress.org, Joomla! E muitos outros.

Cada um tem suas particularidades, mas o principal fator para um bom CMS(Content Managemente System), principalmente para iniciantes,  é aquele que dispensa um conhecimento aprofundado em HTML e que te facilitará a criação do site para você.

Uma solução ideal para tornar a criação do site mais acessível é contratar uma agência especializada na criação de sites.

A Agência de Marketing Digital disponibilize esse serviço, disponibilizando o melhor do UX/UI design para que o seu site fique com a cara que você deseja.

Além disso, possuímos uma vasta experiência na otimização de sites para mecanismos de busca (SEO) que é com certeza a melhor maneira de criar um site de sucesso.

Ter profissionais trabalhando na criação de um site para você será a forma mais fácil de adentrar nesse tipo de marketing.

Saiba mais: SEO: O que você precisa saber sobre Search Engine Optimization 

  1. Escolher um template 

A escolha de um template é essencial, ele deve ser do tipo responsivo, o que significa que o site se adapta tanto para telas de computador como de celular ou tablet.

No marketing digital a experiência do usuário (UX) tem sido cada vez mais um ponto relevante e na criação de um site não seria diferente.

Portanto, escolher um template responsivo e com um tema que combine com a identidade do seu site.

Lembre-se sempre que o seu site deve ter a sua personalidade e identidade, principalmente no caso de empresas.

Mesmo que no início pareça difícil criar um site, não desanime! O seu site pode sempre evoluir e se moldar aos seus objetivos.

O que realmente importa é estar presente no marketing digital, e criar um site para isso pode ser a chave de sucesso para o seu negócio.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.