Caso você não conheça o Facebook Ad, para tudo que está fazendo para ler a nossa explicação sobre como fazer uma campanha na plataforma.

Mas, em resumo, é uma ferramenta do Facebook utilizada para o marketing que auxilia na criação de campanhas na rede social.

Com ela, é possível criar, veicular e analisar os resultados na campanha com diversas funcionalidades. 

como montar o anuncio no Facebook Ad

Nesse texto, falaremos como montar o anúncio na ferramenta e quais são os meios de propagá-las na rede social. 

  • Nível de Anúncio

Antes de começarmos, é importante saber que o Nível de Anúncio é o terceiro e último na estrutura das campanhas feitas pelo Facebook Ad. Antes dele, também tem o nível de campanha e o de conjunto de anúncios, que falamos aqui.

Bom, nessa última parte é literalmente onde o anúncio ganha forma para ser postado, e pode-se escolher o texto, a imagem ou o vídeo. 

A ferramenta possui a aba Identidade, no qual, é possível escolher entre quatro tipos de imagem e adicioná-las em tela cheia, para experimentar como será o resultado.


  • Carrossel: Nesse formato, é possível escolher até dez imagens, o usuário pode interagir rolando para direita ou para esquerda e ver os produtos. O texto vem na descrição, e isso possibilita o direcionamento para a página da marca.

 

como montar o anuncio no Facebook Ad


  • Imagem única: É uma imagem sem movimento, que pode vir com descrição ou título e chamada de ação. 

 

como montar o anuncio no Facebook Ad


  • Vídeo: Parecido com o item anterior, mas em formato de vídeo. Se escolher um vídeo curto, a tendência é que seja visto até o final, e também pode ser usado um gif.

 

como montar o anuncio no Facebook Ad


  • Apresentação multimídia: Quase um slide, mas em forma de vídeo, é possível misturar imagens também, escolher o tempo e transições. 

 

como montar o anuncio no Facebook Ad


  • Canva: No Facebook, esse formato é chamado de “Experiência em tela cheia”. E possibilita a criação de uma landing page que funciona dentro da própria rede. Porém, esse só pode ser veiculado para os dispositivos móveis. 

 

como montar o anuncio no Facebook Ad

  • Compondo um anúncio

Para formar um bom anúncio, é preciso de três itens que se complementam. Eles são a descrição, chamadas para ação (CTA) e criativo:


  • Descrição: É a parte descritiva da imagem ou do vídeo no post. Na descrição, a marca falará sobre o produto ou o serviço, entregará valores e se conectará com o cliente.

 

  • CTA: É necessário que os posts tenham uma chamada para ação, todos os formatos dos anúncios possuem botões para inserir na publicação. Esse item facilita o acesso do usuário ao seu site para fazer a ação que a marca quer.

 

  • Criativo: É esse item que a marca irá usar para se comunicar com a audiência e passar a mensagem do que é importante para a empresa.

 

Lembre-se: O Facebook possui limitações específicas para os anúncios, entre elas, o número de caracteres e o tamanho da imagem.

A porcentagem textual na imagem é importante para o sucesso do seu anúncio, por isso, o Facebook Ads limita para que o post tenha 20% de texto na foto. Para saber mais sobre o assunto, veja esse texto sobre Text Overlay.

  • Pixel do Facebook

O Pixel do Facebook é um código gerado dentro do Facebook e incluído em determinada página do site da marca. É uma funcionalidade essencial para quem anuncia com o Facebook Ads.

É composto por dois códigos: o base, que não sofre alterações, e o de evento, que muda de acordo com o evento que a marca quer contabilizar. 

O segundo é sobre as ações que esperamos que os usuários tomem, ou seja, contabiliza compras, downloads, produtos no carrinho, etc.

O código deve ser inserido na fonte do site da marca, na página do evento que deseja ser contabilizado. Por exemplo, se a contagem for o número de downloads de um e-book, é preciso colocar o código na página no qual o usuário finaliza a ação. 

Com os códigos do pixel, é possível saber quando o usuário entrou no site, preencheu as informações e não enviou. Assim, pode rastreá-los para pegá-los em outro momento com um novo anúncio. 

Preste atenção nas dicas para montar o anúncio e sua página será um sucesso.