Saiba o que aprendemos com o Facebook Text Overlay

Há não muito tempo atrás, o Facebook não permitia que os anúncios tivessem mais de 20% de texto na imagem. Isso frustrava os profissionais de marketing e os social media, porque precisavam ser sucintos e pontuais em suas postagens.

 Isso era chamado de Facebook Text Overlay, uma ferramenta que estabelecia as normas de texto e imagem na rede social.

o que aprendemos com o Facebook Text Overlay

Enfim, a regra caiu, mas ainda é preciso estar atento à quantidade de texto na imagem porque afeta o desempenho do anúncio na rede.

Seus posts não serão reprovados, mas siga essas dicas para saber dos cuidados do text overlay.

  • O que é Facebook Text Overlay ?

A ferramenta servia para deixar a timeline mais limpa. O intuito era que o usuário tivesse uma boa experiência com os links patrocinados na rede, por isso, o Facebook limitava os textos nas imagens de anúncio. 

O cálculo era feito pelo espaço que o texto ocupava em uma imagem, e não pela quantidade de texto. 

Então, o Facebook Text Overlay foi criado. A ferramenta calculava o percentual exato de texto na imagem, que deveria ser 20%. 

Apesar de não ser mais usada e a regra não existir mais, isso não impede que as imagens e o texto andem em harmonia no Facebook.

  • Impacto das imagens na campanha:

O sucesso do anúncio não acontece somente por conta das imagens. Existem regras para a boa construção deles.

Mesmo que o text overlay tenha caído em desuso, é importante seguir a regra dos 20% de texto na imagem. 

Mas também existem outros elementos para observar na hora da produção do anúncio. Como as dimensões da imagem, por exemplo.

As proporções indicadas são: 1:1 para o feed, 4:5 para vídeos no feed e 9:16 para o Story. 

Mesmo que o text overlay não seja mais obrigatório, observe algumas regras que estavam em vigor e são interessantes para criar um bom anúncio:

  • Boa sobreposição de texto: Anúncio ideal, tem menos de 20% da imagem ocupada pelo texto. As informações ficam contidas na parte superior do anúncio. 

o que aprendemos com o Facebook Text Overlay

  • Sobreposição de texto baixa: Apesar do texto ainda ser pouco, já ultrapassou o limite de 20%. O alcance pode ser limitado levemente pela rede social. O ideal é remover o logo e diminuir a fonte.

Sobreposição de texto baixa: Apesar do texto ainda ser pouco, já ultrapassou o limite de 20%. O alcance pode ser limitado levemente pela rede social. O ideal é remover o logo e diminuir a fonte.

  • Sobreposição de texto média: Nesse caso, o anúncio ainda passará mas está em perigo. O alcance será menor porque o texto já está justapondo a imagem. A dica é: quanto menos, melhor.

o que aprendemos com o Facebook Text Overlay 3

  • Sobreposição de texto alta: Fora do limite. O Facebook pode não veicular o anúncio. O ideal é refazer nos moldes da rede social.

o que aprendemos com o Facebook Text Overlay

Mesmo com o fim dessa prática, o aprendizado que restou é imenso. Mas para quem não viveu essa época, separamos uma lista de boas práticas no Facebook. Veja:

  • Crie imagens: Templates prontos dos editores de imagem já possuem as proporções ideais para as redes sociais. Use-os. Assim, você reduz o tempo de criação. 
  • Mostre produtos e a marca: Exponha sua marca além do logo. Há outros meios de mostrar sua identidade visual sem usá-lo. Otimize seu texto combinando as cores e formas da marca sem inserir o logotipo.
  • Texto em 20% da imagem: Manter a prática dos 20% de texto na imagem é interessante para conseguir o alcance desejado. Não há necessidade de seguir a regra milimetricamente, mas pode ser útil. É preciso usar a menor quantidade de texto, inclusive, o será considerado na contagem se possuir nomes e outras palavras.
  • Concentração na mensagem: O anúncio precisa ser de fácil entendimento, objetivo, possuir imagem e uma boa chamada para ação (CTA) que será essencial. Sem uma forte CTA, o post não terá o mesmo objetivo.

 

  • O formato carrossel: Para contar histórias em anúncios, o carrossel é essencial. No Facebook, esse formato possui o maior alcance e desempenho, sendo ultrapassado somente pelos vídeos. Mais imagens, mais texto.

Faça testes e tenha em mente o seu público, nicho, segmento, orçamento, objetivos e criação. 

Mesmo que não seja mais usado o Facebook Text Overlay, ainda é interessante seguir algumas das suas especificações. 

Deixe um comentário com suas dúvidas e experiências com o text  overlay!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.