Top 10 Redes Sociais mais Usadas no Brasil em 2021

Mais da metade das pessoas em todo o mundo agora usa alguma rede social.  Para o marketing digital, ter presença nas redes sociais mais usadas é a melhor maneira de alcançar clientes.

Portanto, cada empresa deve criar seu próprio mix de rede social voltado para seu público-alvo.

No entanto, vale a pena escolher as redes sociais mais usadas. Aquelas com muitos usuários ativos têm maior probabilidade de serem relevantes para seus clientes.

Então, quais são as redes sociais mais usadas no momento? Abaixo está o ranking de redes sociais mais usadas no Brasil.

Você certamente não precisa estar presente em todas essas plataformas. Mas algumas podem valer a pena adicionar a suas estratégias de marketing.

Top 10 Redes Sociais mais Usadas no Brasil em 2021

Top 10 Redes Sociais mais Usadas no Brasil 

  1. Facebook

O Facebook é uma das plataformas de rede social mais reconhecidas do mundo.

Com 2,85 bilhões de usuários ativos por mês, mais de um terço da população mundial usa o Facebook e 138 milhões desses usuários só no Brasil!

Fundado em 4 de fevereiro de 2004, o Facebook tem evoluído consistentemente ao longo dos anos para atender às necessidades de seus usuários e atrair novos.

Isso inclui a aquisição do Instagram e do WhatsApp. As empresas podem criar suas próprias páginas, grupos e eventos.

O Facebook também oferece ferramentas para empresas como as contas de anúncio e o agendamento de posts.

As empresas também podem usar outros recursos do Facebook, como os grupos, o gerenciador de negócios e é claro, as famosas páginas do Facebook.

  1. YouTube

O YouTube não é apenas o site de compartilhamento de vídeo mais popular do mundo.

É também o segundo mecanismo de pesquisa mais popular, atrás apenas do Google. A empresa foi fundada em 2005 e acabou sendo comprada pelo Google.

O YouTube tem mais de 2 bilhões de visitantes registrados por mês. Há ainda mais pessoas que visitam o site e assistem a vídeos sem fazer login em sua própria conta.

No Brasil, por um tempo o YouTube era o site mais popular, mas recentemente a plataforma passou a contar apenas usuários entre 18 e 65 anos, diminuindo a quantidade de usuários.

Mas ainda assim, esse é um dos sites mais populares no país, com canais brasileiros figurando até no top 10 de canais mais populares do mundo.

Isso significa que qualquer empresa que queira usar o marketing de vídeo pode usar o YouTube para atingir um público amplo.

O site também fornece análises, facilita a interação entre os usuários e permite inserir vídeos em outros sites.

Saiba mais: 16 Melhores Ideias de Vídeos para seu Canal do YouTube 

  1. WhatsApp

O WhatsApp é um aplicativo de mensagens bastante popular. Você pode usá-lo para enviar imagens, textos, documentos, conteúdo de áudio e vídeo para outro usuário individualmente ou em grupos.

Lançado em 2010, o aplicativo agora é propriedade do Facebook, juntamente com o Instagram.

O WhatsApp agora tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais. As pequenas empresas podem usar o aplicativo para se comunicar facilmente com clientes e clientes potenciais em um nível pessoal.

Aqui no Brasil, o aplicativo é bastante utilizado por uma ampla faixa etária de pessoas, apelidado carinhosamente de “zap” e servindo como o principal meio de comunicação para muitos brasileiros.

  1. Instagram

Instagram é outra das redes sociais mais usadas no Brasil com grande ênfase em recursos visuais.

O site foi lançado em 2010 e posteriormente adquirido pelo Facebook. Tem mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês e é principalmente uma plataforma móvel.

Como o Facebook, o Instagram oferece opções de publicidade direcionada para ajudar os usuários de negócios a alcançar um perfil específico.

O Instagram também oferece várias opções de postagem, o que atrai empresas e usuários que buscam compartilhar seu conteúdo.

Recursos como os stories que ajudam a ganhar mais engajamento, são muito utilizados na plataforma, mas outras opções do Instagram, como o Reels e as Lives também estão se popularizando entre os usuários.

Essa é uma das redes sociais mais usadas no mundo todo e é a escolha principal de muitas empresas para fazer campanhas de marketing.

Saiba mais: 15 Dicas para Ganhar Seguidores no Instagram 

  1. Facebook Messenger

Esse aplicativo de mensagens instantâneas é bastante similar ao WhatsApp. Foi adicionada ao Facebook em 2011 e posteriormente em 2016, ganhou seu próprio aplicativo.

O Facebook usou uma estratégia diferente para tornar o Messenger popular, retirando-o do aplicativo original, obrigando os usuários a baixarem o Messenger para verem as mensagens.

Isso fez com que muitas pessoas baixaram o aplicativo, popularizando-o. O Facebook não diz quantos usuários o Messenger possui, mas considerando que o Facebook é a rede social mais usada no Brasil, imaginamos que sejam muitos.

  1. LinkedIn

LinkedIn é a rede social mais usada para networking profissional. A plataforma tem mais de 700 milhões de usuários cadastrados, com cerca de 300 milhões ativos a cada mês.

Lançado em 2003, o LinkedIn permite que um usuário adicione seus currículos, conecte-se com outras pessoas em seu setor e até mesmo poste e responda a listas de empregos.

Em termos de marketing, o LinkedIn costuma ser especialmente útil para empresas B2B. Ele ainda oferece anúncios pagos e opções de publicação de conteúdo.

No Brasil essa rede social possui cerca de 53 milhões de usuários ativos, e vem cada vez mais se popularizando.

Saiba mais: Gestão de LinkedIn para Empresas: 5 dicas para fazer

  1. Pinterest

O Pinterest é uma parte rede social e uma parte mecanismo de pesquisa. Consiste em painéis digitais onde o usuário pode salvar produtos, ideias de projetos e imagens inspiradoras.

Para as empresas, é um lugar perfeito para compartilhar imagens de produtos, ideias DIY exclusivas, receitas e conteúdo visual exclusivo.

O Pinterest foi lançado em 2010 e, desde então, acumulou mais de 400 milhões de usuários ativos por mês.

No Brasil, essa rede social também vem crescendo, e chegou ao número de 46 milhões de usuários.

  1. Twitter

O Twitter ganhou notoriedade como um site de microblog que incluía apenas postagens de texto de até 140 caracteres.

Desde seu lançamento em 2006, ele aumentou o limite de caracteres e agora permite que o usuário compartilhe outras mídias, como fotos e vídeos.

Com cerca de 17 milhões de usuários ativos por mês no Brasil, essa não é uma das redes sociais mais populares.

No entanto, ainda é amplamente utilizado entre os consumidores em geral. Principalmente para ver notícias e se manterem atualizados sobre o mundo.

Além disso, pode ser um site útil para interação, como entrar em bate-papos do Twitter em seu setor ou responder a clientes que tenham dúvidas sobre o atendimento ao cliente.

  1. TikTok

TikTok é relativamente novo no mundo das redes sociais. No entanto, ele já deixou uma marca memorável no cenário das redes sociais.

O aplicativo permite que o usuário crie vídeos curtos e criativos. Já tem mais de 800 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo.

As empresas podem usá-lo para mostrar seu lado criativo e criar conteúdo viral como parte de seu marketing de rede social.

Essa é uma das redes sociais do momento, ganhando muitos usuários rapidamente, é uma ótima oportunidade de tentar a sorte e ganhar mais seguidores nesta plataforma em ascendência.

  1. Snapchat

O Snapchat já teve momentos melhores comparados a outras redes sociais, mas passou a perder seguidores nos últimos anos.

Provavelmente, devido ao seu principal recurso ter sido lançado em outra rede social, o famoso Instagram Stories.

Mark Zuckerberg, dono do Facebook, tentou adquirir o Snapchat diversas vezes, mas sem sucesso, e aí acabou utilizando o recurso mais popular do aplicativo em uma de suas redes sociais – o Instagram.

O Snapchat é uma plataforma de rede social de mensagens móveis. Um usuário pode compartilhar conteúdo único com amigos ou postar histórias que vão para todos os seguidores do usuário.

No Brasil, essa rede social possui 8 milhões de usuários e em sua maioria é composta por pessoas mais jovens.

As redes sociais mais usadas no Brasil são todas diferentes entre si, e, portanto, possuem grande variedade de recursos, principalmente para empresas.

Mas o que faz diferença na hora de ter uma rede social de sucesso, é o gerenciamento de redes sociais, ter um conteúdo e planejamento eficazes é o ideal para se popularizar nessas plataformas.

Não deixe de conferir nosso post sobre gestão de redes sociais e visitar o nosso site para saber mais sobre esse serviço que pode te ajudar muito no marketing digital.

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o Google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.