Marketing de Performance: O que é e como implementar na sua empresa

O marketing de performance é uma estratégia em que o anunciante cria campanhas de anúncios que podem ser facilmente otimizadas.

É dessa maneira que muitas empresas tem crescido nos últimos tempos. Atividades como native ads, anúncios de rede social segmentados, e outros tipos de campanha mensuráveis são responsáveis por uma melhora no ROI dessas empresas.

O melhor de tudo é que o marketing de performance não é difícil de implementar, sendo necessário apenas a criação de campanhas otimizadas e com objetivos claros.

Venha conhecer mais sobre essa estratégia nesse post!

Marketing de Performance: O que é e como implementar hoje

O que é marketing de performance?

Marketing de performance é o termo dado para campanhas de marketing online em que os anunciantes pagam às empresas de marketing ou plataformas de publicidade pelos resultados alcançados, como cliques ou conversões.

Ao contrário do marketing tradicional e orgânico, o marketing de performance é usado especificamente para impulsionar ações.

Como o marketing online torna muito mais fácil de rastrear, fica fácil medir a performance de todas as campanhas digitais.

O marketing de performance permite que você tenha total controle sobre seus anúncios e consiga manipulá-los para ter os melhores resultados — obtendo cliques, tráfego e até mesmo mais leads.

Como o marketing de performance é calculado?

O principal elemento que define esse tipo de marketing é o ROI (retorno sobre o investimento).

Cada campanha e atividade é medida e analisada conforme KPIs predefinidos. Dessa maneira, se torna mais simples conferir os resultados das campanhas e otimizá-las.

O ROI mensurável é a chave para o sucesso do marketing digital, por isso é importante acompanhá-lo regularmente.

Há muitas maneiras de medir os resultados de suas campanhas e atividades de marketing digital, desde o uso do Google Analytics até softwares mais dedicados. Assim como a ajuda de especialista em gestão de tráfego pago.

Quanto mais dados você tiver, mais completos serão seus insights e mais fácil será de otimizar suas ações de maneira eficaz.

Veja as principais maneiras de medir os dados do marketing de performance:

  • CPM

CPM significa custo por mil  e é o custo que o anunciante paga por 1.000 impressões de um anúncio digital.

Basicamente, é o preço para cada 1.000 vezes que um anúncio é exibido para os espectadores.

  • CPC

Custo por clique denota o preço pago por cada vez que um espectador clica em um anúncio.

O CPC é um indicador de engajamento melhor do que o CPM, porque o espectador realizou uma ação e realmente clicou no anúncio.

  • CPA

CPA significa custo por ação e mede o desempenho da campanha de acordo com uma ação específica desejada que você deseja que o público-alvo execute, como baixar um e-book, inscrever-se em uma newsletter, comprar um item ou alguma outra ação.

  • LTV

Esta métrica concentra-se no “Valor Vitalício” previsto de um cliente individual durante todo o seu relacionamento com a marca ou empresa.

O LTV estima o gasto esperado dos clientes adquiridos com base em suas atividades em andamento.

Saiba mais: O que é CPC, CPA e CPM? Entenda como funciona cada um deles 

Tipos de marketing de performance

O marketing de performance evoluiu ao longo do tempo graças às novas tecnologias e às mudanças nos comportamentos dos consumidores.

As ferramentas disponíveis e as opções de segmentação melhoraram muito nos últimos anos, oferecendo aos profissionais de marketing mais maneiras de criar campanhas de alto desempenho.

SEO, ou otimização de mecanismo de pesquisa, é uma parte importante do marketing de performance.

Essa atividade envolve tudo que for otimizado para ter resultados melhores nas campanhas de marketing digital nos mecanismos de pesquisa. Isso inclui:

  • Segmentação de palavras-chave
  • Otimização de sites e blogs
  • Anúncios de qualidade
  • Criação de conteúdo informativo e relevante

Isso é muito eficaz, pois expõe o usuário a anúncios altamente segmentados relacionados ao produto ou serviço que está procurando.

Outra tática de marketing de performance que está ganhando espaço são os native ads.

Esses anúncios são mais eficazes do que os anúncios gráficos porque não se parecem com anúncios, portanto, não atrapalham a experiência de navegação do usuário.

Em vez disso, eles se encaixam “nativamente” na página da Web em que aparecem. Confira nosso post sobre native ads!

Como criar uma estratégia de marketing de performance

Existem muitos tipos de canais e campanhas de marketing de performance, portanto, há muitas opções para escolher;

Por isso, reunimos essas etapas que irão te ajudar não importando qual canal você escolheu ou que tipo de campanha você está fazendo. Confira:

Etapa 1: estabeleça sua meta de campanha

Antes de medir o sucesso de qualquer campanha, é importante estabelecer suas metas de campanha.

Seja gerar reconhecimento de marca ou vender produtos, definir metas antes do lançamento é a base do marketing de performance.

Muitas plataformas de anúncios exigem que você estabeleça metas antes de criar anúncios ou configurar campanhas.

Suas metas determinam onde seus anúncios são exibidos, para quem são exibidos e outros fatores essenciais para o sucesso.

Os objetivos de marketing digital mais populares são:

  • Ter uma marca reconhecida
  • Atrair tráfego para seu site
  • Remarketing
  • Maior engajamento
  • Geração de Leads
  • Vendas

Depois de estabelecer suas metas de campanha, você pode usar plataformas de anúncios para criar campanhas que segmentem essas metas específicas.

Etapa 2: escolha seus canais digitais

No marketing de performance, é aconselhável diversificar os canais que você usa, em vez de se concentrar exclusivamente em um canal.

Isso ajuda com a exposição e o alcance da campanha, ampliando as chances de sucesso.

Sejam campanhas nas redes sociais, publicidade nativa ou email marketing, procure canais que combinam com a sua marca e onde você provavelmente encontrará seu público-alvo.

Ao diversificar em diferentes redes sociais, por exemplo, você pode aumentar seu alcance e expor suas campanhas a um público muito mais maior.

Etapa 3: criar e lançar a campanha

Muito do trabalho do marketing de performance é feito para criar campanhas — identificar o público-alvo, entender suas necessidades e desejos e criar anúncios e mensagens para atendê-los e atrair sua atenção.

Quanto mais você entender o público-alvo e como o produto ou serviço pode atraí-los, mais fácil será criar o copywriting, design e anúncios.

Veja nosso post sobre lead tracking e saiba como acompanhar o resultados de suas campanhas em relação à geração de leads.

Etapa 4: avalie e otimize sua campanha

Essa etapa é muito importante para você poder otimizar suas campanhas no futuro. As campanhas de desempenho começam a gerar dados no momento em que estão em funcionamento.

Cabe ao profissional de marketing otimizar campanhas individuais para desempenho, em todos os canais em uso.

Acompanhe análises e métricas para determinar quais fontes de tráfego estão com melhor desempenho e, em seguida, otimize suas campanhas.

Use campanhas de marketing de performance não apenas para aumentar as vendas, mas também para identificar seus melhores canais, públicos e objetivos de campanha para aumentar o retorno do investimento.

Benefícios do marketing de performance

Confira os principais benefícios do marketing de performance abaixo:

  • Fácil de analisar e mensurar

As campanhas de marketing de performance são configuradas com o propósito de serem rastreáveis e fáceis de medir.

Com a ajuda de várias ferramentas de análise de dados, é fácil acompanhar as campanhas de desempenho e ajustá-las para obter melhores resultados.

  • Risco mais baixo

Os profissionais de marketing sabem exatamente o que está acontecendo com suas campanhas em todas as etapas, o que os coloca em uma posição muito melhor para otimizar e reduzir o risco sempre que necessário.

  • Foco no ROI

O marketing de performance é guiado pelo ROI, portanto, o foco está sempre no objetivo final de melhorar o desempenho.

Isso garante que as campanhas de desempenho estejam continuamente se movendo em direção a melhores resultados, o que ajuda a elevar a marca em todas as métricas e aumentar os leads e as vendas.

Conclusão 

O marketing de performance é mais uma maneira de provar que o marketing digital veio para ficar e é sem dúvidas a melhor maneira de criar campanhas e atrair o seu público-alvo.

Conheça os serviços da Agência de Marketing Digital DUNA clicando nos links abaixo agora mesmo!

Temos certeza de que podemos ajudá-lo a melhorar suas campanhas e conquistar resultados mais rápidos!

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!