Instagram Ads: Aprenda Como Anunciar no Instagram em 2022 

Além de construir um perfil no Instagram e engajar seguidores por meio de postagens regulares, as marcas podem alcançar o público por meio do Instagram Ads. 

E porque não? Com 2 bilhões de usuários mensais, o Instagram é uma plataforma enorme para se conectar com o público e construir sua marca

Mais de dois milhões de empresas usam anúncios do Instagram para alcançar públicos, engajar seguidores e promover seus produtos.  

Se sua empresa está pronta para se juntar a eles e começar a anunciar no Instagram, continue lendo para saber tudo o que você precisa saber.

Instagram Ads: Aprenda Como Anunciar no Instagram em 2022

Tipos de anúncios do Instagram 

O Instagram oferece cinco formatos de anúncio: fotos, vídeos, carrosséis, Canvas Story Ads e anúncios nos stories.  

Todos são perfeitamente incorporados em Feeds e Stories para uma experiência de usuário tranquila. 

Os anúncios também são integrados ao Facebook Ad Manager, para que você possa aproveitar a riqueza de informações do usuário do Facebook para segmentar seu público com mais precisão. 

Anúncios de fotos 

Os anúncios fotográficos permitem que as empresas contem sua história e exibam seus produtos por meio de imagens atraentes.  

Se você já está criando conteúdo visual de qualidade, os anúncios de fotos do Instagram oferecem a plataforma para compartilhá-lo com ainda mais pessoas. 

Anúncios em vídeo 

Não há dúvida de que os usuários do Instagram são loucos por conteúdo em vídeo. A plataforma está cada vez mais focando em Reels, por esse motivo. 

É o momento perfeito para as marcas capitalizarem o formato popular para capturar a atenção dos usuários. 

Anúncios de carrossel 

Os anúncios em carrossel permitem que os usuários passem por uma série de imagens ou vídeos, com um botão de call-to-action para conectá-los diretamente ao seu site.  

Eles oferecem o espaço criativo para contar uma história mais longa sobre sua marca, permitindo destacar vários produtos, compartilhar uma história em várias partes ou se aprofundar em um único serviço em até 10 imagens ou vídeos. 

Os anúncios em carrossel são perfeitos para uma marca que quer mostrar a versatilidade de seu conteúdo e são adequados para outras marcas, como empresas de alimentos e moda. 

Anúncios nos stories 

Os anúncios do Instagram Stories são anúncios em tela cheia que aparecem para os usuários entre os Stories que eles já estão visualizando de pessoas que seguem.  

300 milhões de usuários do Instagram visualizam Stories todos os dias, representando um grande público que você pode alcançar com seu anúncio! 

Assim como em outros formatos de anúncios do Instagram, você pode segmentar seu público e escolher a frequência com que eles veem seu anúncio do Stories.  

Como os stories expiram após 24 horas, elas são o formato ideal para compartilhar ofertas e promoções por tempo limitado.  

E os anunciantes podem aproveitar todos os recursos do Instagram Stories, adicionando filtros de rosto, efeitos de vídeo e texto para criar promoções divertidas e criativas. 

Essas opções permitem que você crie anúncios do Instagram Stories que se parecem com suas postagens normais – em formato de vídeo ou imagem.  

Anúncios do Canva stories ad 

Os anunciantes também podem usar o Facebook Canvas para criar vídeos imersivos para Instagram Stories que são otimizados para dispositivos móveis e carregados rapidamente para uma experiência de visualização tranquila.  

O Facebook tem uma variedade de modelos de Canvas que tornam rápido e fácil criar um anúncio de Canvas para Instagram, ou as empresas podem optar por criar um Canvas personalizado para uma experiência de anúncio verdadeiramente única. 

Passo a passo de como criar anúncios no Instagram Ads 

Passo 1: Escolha seu objetivo 

Para criar um Instagram Ad é necessário ter uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook, clique aqui para aprender como criar a sua conta. 

Depois de ter sua conta criada, acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook e clique em “+Criar”. 

Primeiro, você precisará escolher o objetivo da campanha na lista abaixo. 

 

Aqui está um rápido detalhamento do que cada um desses objetivos visa alcançar. 

  • Reconhecimento da marca: aumente o reconhecimento de sua empresa ou produtos entre usuários que ainda não ouviram falar de você. 
  • Alcance: exiba seu anúncio para o maior número possível de pessoas em seu público-alvo. 
  • Tráfego: direcione cliques para seu site, aplicativo ou qualquer outro URL. 
  • Instalações do aplicativo: faça com que os usuários baixem seu aplicativo. 
  • Envolvimento: aumente comentários, curtidas, compartilhamentos, respostas a eventos e ofereça reivindicações em seu anúncio. 
  • Visualizações do vídeo: obtenha visualizações de vídeo de usuários com maior probabilidade de assisti-lo. 
  • Geração de cadastros: Reúna informações pessoais de usuários interessados (ou seja, inscrições de e-mail). 
  • Mensagens: faça com que os usuários enviem uma mensagem para sua conta de marca. 
  • Conversões: gere vendas ou conversões de inscrição em seu site ou aplicativo. 
  • Vendas do catálogo: promova as vendas do catálogo da sua loja online. 
  • Visitas ao estabelecimento: direcione os usuários para seu local físico. 

Passo 2: Tráfego  

Para os fins desse tutorial, vamos usar como objetivo a opção tráfego, isso significa que será necessário nomear a campanha para achá-la com mais facilidade depois.  

E também que você deve escolher para onde você quer direcionar o público de seu anúncio. Nessa opção, você pode criar tanto anúncios dinâmicos como com ofertas. 

Passo 3: Identifique seu público 

O próximo passo é definir o seu público-alvo. Nesta etapa, você pode criar um novo público ou usar um público salvo. 

Os públicos-alvo salvos são úteis se você tiver seus próprios dados de público-alvo personalizados (ou seja, visitantes anteriores do site) ou públicos-alvo anteriores de campanhas anteriores com bom desempenho.  

Caso contrário, você pode criar um novo público com base em dados demográficos, interesses e segmentação comportamental.  

Etapa 4: selecione seus canais de anúncio 

Na seção Canais, você pode decidir onde seus anúncios serão exibidos. Existem duas opções: 

 

Posicionamentos automáticos: os anúncios serão exibidos ao seu público sempre que tiverem melhor desempenho. 

Posicionamentos manuais: você pode escolher especificamente onde seu anúncio será exibido (e não será exibido). Se você deseja limitar seus anúncios para serem exibidos apenas no Instagram (não no Facebook), você pode escolher isso usando os canais manuais. 

Ao visualizar os canais, o Gerenciador de Anúncios exibirá os requisitos técnicos de cada um. Para garantir que seus recursos visuais sejam otimizados para cada formato, consulte nosso guia de tamanhos de imagem para rede social. 

Em termos de valores, você pode escolher uma data de início e término da campanha, os valores variam bastante, dependendo do tempo de duração do anúncio. 

Etapa 5: crie seus anúncios 

Agora é hora de criar o anúncio. Comece escolhendo sua página do Facebook e conta do Instagram correspondente. Em seguida, você pode selecionar seu formato de anúncio preferido. 

Em seguida, preencha o restante dos detalhes: 

Escolha suas fotos ou vídeos (a menos que você esteja usando uma postagem existente) 

Nesta etapa, você também escolherá o botão de call to action e inserirá a URL para onde deseja enviar as pessoas que clicarem no seu anúncio. 

Se você deseja acompanhar as conversões do seu anúncio, é importante selecionar o Pixel do Facebook na seção “Rastreamento”.  

Uma vez conectado ao seu site ou aplicativo, seu pixel do Facebook permitirá que você veja informações sobre como seu público interage com sua empresa depois de clicar em seu anúncio. 

Quando estiver pronto, clique em “Confirmar” para lançar seu anúncio do Instagram. 

Aspectos importantes para criar anúncios no Instagram Ads 

Aspecto #1 – O público 

Só porque um público está tendo um bom desempenho para seus conjuntos de anúncios do Facebook, isso não significa que ele terá um bom desempenho para seus conjuntos de anúncios do Instagram.  

Isso parece um pouco contraintuitivo; no entanto, tenha em mente; O Instagram é sua própria plataforma. 

O teste A/B será uma necessidade quando você começar a explorar o público do Instagram. 

Tente afrouxar seu parâmetro de idade para determinados públicos. Segmente interesses mais específicos ou tente grupos de interesse mais amplos. 

É difícil dizer, neste momento, qual é o ponto ideal para o tamanho do seu público, e cada nicho é diferente. 

Caberá a você realmente conhecer o seu público e ver o que funciona. Você pode usar o Instagram insights para descobrir mais dados sobre sua audiência.  

E a partir daí traçar um esboço do anuncio ideal para seu público. 

Aspecto #2 – As imagens: 

Embora você geralmente possa usar as mesmas imagens que seus anúncios do Facebook, essa não é a melhor a coisa a se fazer todas as vezes.

O Instagram é conhecido por sua estética. Cada nicho tem seu próprio estilo e personalidade. 

Passe algum tempo na rede, encontre contas em seu nicho e tenha uma ideia do que elas publicam. 

Existem contas para cada nicho com o qual um produto ou serviço pode estar associado. 

Depois de ter uma noção sobre seu nicho, você precisa testar as imagens. Crie pelo menos três imagens diferentes que você acha que são de qualidade e se encaixam na estética do Instagram para testar. 

Dessa maneira, você saberá qual a melhor se encaixa, você pode postar as suas imagens teste no feed ou nos stories e ver como elas estão se saindo, antes de usá-las como anuncio. 

Veja aqui algumas dicas sobre branding, e também confira nosso post sobre identidade visual, que podem ser úteis ao elaborar a imagem de seu anúncio no Instagram Ads.

Aspecto #3 – Copywriting 

Existem algumas coisas que precisam ser lembradas ao executar uma campanha no Instagram quando se trata do que será escrito no anúncio. 

Esse link que você tem no seu anúncio do Facebook não fará nada no seu anúncio do Instagram. 

O Instagram só permite hiperlinks na biografia do usuário. Qualquer link que você tenha na copy do anúncio não será clicável dentro do aplicativo. 

O outro fato importante é que as hashtags podem ser usadas no seu anúncio do Instagram Ads. 

Se fizer sentido com o seu anúncio, você pode até incentivar o público a marcar um amigo. Isso, naturalmente, ampliará o alcance do anúncio e ajudará você a obter mais tráfego orgânico. 

Para todos esses três aspectos, você precisa dividir o teste com o máximo de variações possível. 

Simplificando, não faça suposições sem dados. O objetivo é coletar dados sobre o seu público e o alcance que você já possui. 

Isso ajudará você criar anúncios melhores e aos poucos fará com que o seu alcance aumente.  

A maneira mais fácil de ter anúncios otimizadas e bem executados é contratando um serviço de gestão de tráfego pago, em que uma agência cria e gerencia os seus anúncios, ajudando a sua marca crescer, confira nosso site para ver os planos e preços! 

Depois de corrigir seus problemas básicos da plataforma, é hora de passar para o seu funil. 

Saiba mais: Redes Sociais para Empresas: Custos e Benefícios em 2022

Funil de Vendas no Instagram Ads 

O marketing no Instagram é diferente do marketing em muitas outras plataformas. 

O Instagram não exibe anúncios em uma plataforma da web. Em vez disso, todas as suas postagens patrocinadas são exibidas dentro do aplicativo móvel. 

Isso significa que o tráfego que você está comprando é tráfego móvel. Seu funil de vendas é realmente um bom funil para conversões de tráfego móvel? 

Criam-se públicos distintos para anúncios móveis. É hora de começarmos a criar funis distintos para eles também? 

As landing pages para dispositivos móveis enfrentam o difícil desafio de fornecer informações suficientes para converter um visitante, com uma fração do espaço em comparação com os desktops. 

O tráfego móvel sofre muito mais atrito do que o tráfego normal de desktop. 

Existem dois tipos de atrito, real e aparente: 

  • O atrito aparente é o bloqueio mental que ocorre na mente de um visitante quando ele chega a uma landing page pelo celular com um mar de texto, um formulário com muitos campos ou uma oferta que não é atraente. 
  • O atrito real ocorre quando as pessoas lutam para preencher muitos campos com os polegares ou não conseguem clicar no botão de chamada para ação. Ou talvez sua página não seja responsiva e eles precisem rolar ou aplicar zoom para chegar ao CTA. 

A conversão de tráfego desempenha um papel enorme no sucesso de sua campanha no Instagram. O atrito mata as conversões. Aqui estão algumas maneiras de reduzir isso:

Use uma landing page responsiva: parece que deveria ser um dado óbvio, mas, infelizmente, esse não é o caso. 

Com o tráfego móvel, é importante lembrar que cada tela é diferente. 

Existem centenas de telefones e tablets diferentes por aí, todos com diferentes tamanhos e dimensões de tela. 

A landing page para a qual você está enviando seu tráfego do Instagram precisa responder a todos os tamanhos. 

Design responsivo significa adaptar-se ao dispositivo que acessa a página da web e exibir as informações da maneira mais adequada a esse dispositivo. 

Parte da otimização do seu design pode significar reduzir alguns dos elementos da página de destino. Isso pode consistir em imagens ou texto. 

É importante facilitar a visualização do seu conteúdo de um dispositivo móvel. 

Concentre-se no uso de marcadores, parágrafos curtos e pequenas quantidades de texto. 

Confira exemplos de landing pages responsivas e que funcionam para o sucesso de suas marcas! 

Reduza o input do usuário: quanto menos um usuário precisar digitar, maiores serão suas taxas de conversão em dispositivos móveis. 

Obter mais informações de seus leads certamente facilita a segmentação deles; no entanto, pode estar matando sua taxa de conversão para celular. 

Formulários de entrada muito longos são um dos erros mais comuns nos anúncios do Instagram. 

É muito importante ter uma landing page para seus anúncios que seja coesa e objetiva, para que você não acabe perdendo a chance de converter o lead em um cliente. 

Conclusão 

O Instagram é uma oportunidade de marketing ideal para empresas interessadas em links patrocinados. Você obtém todos os recursos de segmentação que o Facebook oferece e a concorrência ainda é muito baixa. 

Mostramos tudo o que você precisa saber para ter sucesso na plataforma, incluindo como otimizar seu funil. 

Se você está considerando o marketing do Instagram, considere também contratar um serviço de gestão de Instagram, que fornece todos os recursos para te ajuda a crescer o seu negócio.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!