Hashtags: Aprenda Tudo Sobre como Usá-las em 2022 – DUNA

Uma hashtag ou o símbolo “#”, como é mais conhecido, tornou-se parte integrante das redes sociais.

As hashtags são bastante utilizadas por serem um ótimo recurso que categoriza o conteúdo nas redes sociais, permitindo um maior alcance.

Como esse é o desejo de muitos usuários dessas plataformas, saber utilizar as hashtags é essencial.

Por esse motivo, hoje vamos abordar a questão “O que é uma hashtag?”. Também abordaremos a importância das hashtags para os negócios e como as hashtags podem ajudá-lo no marketing. Confira!

Hashtags: Aprenda Tudo Sobre como Usá-las em 2022 - DUNA

O que é um Hashtag?

Uma hashtag é um rótulo de conteúdo. Ajuda outras pessoas que estão interessadas em um determinado assunto a encontrar rapidamente conteúdo sobre o mesmo assunto

As hashtags são usadas principalmente nas redes sociais. A princípio elas dispararam para a fama no Twitter.

Mas agora você pode usar hashtags em praticamente todas as plataformas, como Instagram, Facebook, Pinterest e até mesmo no YouTube.

Qualquer pessoa que compartilhe conteúdo em um tópico relevante pode adicionar uma hashtag à postagem.

Outras pessoas que pesquisam esse tópico podem pesquisar este marcador para encontrar outras mensagens na mesma plataforma de rede social.

E essa é a maior vantagem das hashtags, a possibilidade de aumentar o alcance de seu conteúdo é essencial para um gerenciamento de redes sociais de sucesso.

As pequenas e médias empresas são as que mais se beneficiam com o uso das redes sociais, e, portanto, automaticamente se beneficiam do uso das hashtags.

Continue lendo para aprender mais sobre esse recurso das redes sociais.

Como usar hashtags 

Hashtags são coisas simples. Existem apenas alguns requisitos técnicos a saber:

  • Não são permitidos espaços

Uma hashtag pode ser uma única palavra, uma abreviatura, uma combinação inventada de letras e números ou uma frase. Se for uma frase, não pode haver espaços entre as palavras.

Todas as letras e números devem ser executados juntos sem espaço em uma hashtag. Você não pode ter pontuação ou símbolos em sua hashtag (além do símbolo # no início).

Números podem ser usados, mas você também deve ter pelo menos uma letra com os números – as hashtags não podem consistir inteiramente em números.

  • Comece com o símbolo #

Para criar uma, comece com o símbolo de hashtag # e siga-o diretamente com letras e, às vezes, números.

  • Crie sua própria hashtag

Qualquer pessoa pode criar uma hashtag. Você pode criar um ou vários, se desejar.

Tudo que você faz para criar uma hashtag é pensar nela. Em seguida, comece a usá-la em suas mensagens.

Normalmente, você a adiciona ao final das postagens. Mas você pode adicioná-la em qualquer lugar da mensagem que faça sentido, desde que seja legível.

Você não é obrigado a registrar uma hashtag em qualquer lugar. Existem alguns diretórios de hashtag por aí, mas eles não são oficiais, estão desatualizados e geralmente não valem o trabalho.

  • Torne as Hashtags Únicas

Se você acha que inventou uma hashtag que é completamente nova, faça uma pesquisa primeiro na plataforma social em que pretende usá-la.

Muitas vezes a hashtag que você quer utilizar já foi criada e está sendo usada pelos usuários da plataforma.

É claro que, não tem problema nenhum usar uma hashtag já existente, a não ser que você queira criar uma hashtag específica para a sua marca.

  • Faça hashtags fáceis de lembrar e entender

Mantenha as hashtags o mais curtas possível. Isso é especialmente importante para o Twitter, onde você tem um número limitado de caracteres. É melhor que uma hashtag seja uma palavra, frase ou abreviatura compreensível.

Hashtags longas, difíceis de pronunciar ou de lembrar também serão difíceis de usar. Você não pode errar com algo curto e fácil de lembrar.

  • Como usar uma hashtag que já existe

Em vez de criar sua própria hashtag, às vezes você deseja entrar em uma discussão sobre um tópico em que já existe uma hashtag.

Você simplesmente adicionaria essa hashtag em algum lugar (geralmente no final) de seu tweet no Twitter ou outras atualizações de rede social.

  • Quando não usar uma hashtag

Evite usar várias hashtags em uma única postagem. Respeite a quantidade desejada de cada rede social, para ter melhores resultados com o uso de hashtags.

Também não é uma boa ideia adicionar uma hashtag a uma postagem não relacionada apenas para chamar a atenção.

Sempre se certifique de que seu conteúdo seja relevante para a hashtag que você usa. Caso contrário, as pessoas podem denunciá-lo por ser um spammer ou responder com irritação.

6 Dicas para usa as hashtags nas redes sociais

  1. Mantenha-a simples e relevante

Ao escolher uma hashtag para suas postagens em 2022, é essencial garantir que você escolha algo que as pessoas estejam procurando e possa lembrar facilmente.

Existem muitas hashtags espalhadas pelo universo das redes sociais. Usar uma hashtag longa e difícil de soletrar ou pronunciar provavelmente não proporcionará um bom resultado.

No entanto, uma hashtag pouco clara, nunca usada ou genérica também não obterá os resultados desejados.

Sua hashtag deve ser curta, precisa e simples de compreender. Deve dar ao seu público uma ideia clara sobre o assunto da conversa.

A chave é descobrir tópicos que sejam relevantes para o seu público. Você precisa encontrar as hashtags que já estão sendo discutidas e pertinentes ao seu conteúdo e empresa.

As hashtags de rede social ajudam a categorizar seu conteúdo, permitem que as pessoas sigam uma tendência e até mesmo o ajudam a se envolver com uma comunidade.

Dê uma olhada neste post do McDonald’s. Eles usaram uma hashtag relacionada a identidade visual deles para atrair a atenção de seus usuários.

Hashtags: Aprenda Tudo Sobre como Usá-las em 2022 - DUNA

  1. Utilize hashtags populares

Uma hashtag de tendência é uma hashtag que se tornou muito popular. Você deve ter ouvido as pessoas falando sobre o que é “tendência agora”.

Às vezes, refere-se às hashtags populares atualmente ou às mais comentadas em um determinado momento.

Frequentemente, as hashtags populares são centradas nos principais tópicos de notícias do mundo. Quando você vir uma tendência relacionada ao seu negócio, envolva-se com ela usando essa tag.

Usar uma hashtag de tendência na atualização de seu conteúdo pode levar sua mensagem a um público muito maior. Mais pessoas podem ver suas atualizações, e não apenas seus fãs e seguidores.

Além disso, uma hashtag de tendência é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade de uma marca.

Antes de usar uma hashtag em sua postagem de rede social, certifique-se de que ela agrega valor à sua conversa existente.

Se sua postagem não agregar valor, é provável que seja ignorada e perdida em um oceano de postagens.

Se você tiver uma postagem genuinamente informativa, mais pessoas a compartilharem novamente, aumentando o conhecimento geral da marca.

Use as melhores ferramentas de automação de rede social para automatizar suas postagens com hashtags nas redes sociais.

Como usar hashtags de tendência?

  • Seja o primeiro a usar tags de tendências para obter mais exposição para seu conteúdo e marca.
  • Encontre hashtags populares no Twitter e no Instagram.
  • Use hashtags de nicho para conectar e construir relacionamentos com seu mercado-alvo.
  1. Não use hashtags em excesso

Hashtags são uma parte essencial da estratégia de rede social. Eles dão a sua marca mais exposição para que você possa espalhar a palavra sobre seu produto para um grande público.

Além disso, ao usá-lo várias vezes em canais diferentes, as pessoas se lembrarão facilmente da sua hashtag.

No entanto, cada plataforma de rede social tem sua própria frequência de hashtags adequada e segui-la pode ajudar a aumentar o envolvimento com seu conteúdo.

  • Twitter: por causa das restrições de contagem de caracteres, evite usar mais de 2 hashtags por tweet para melhor engajamento.
  • Facebook: Use 2 hashtags no Facebook; uma hashtag popular e uma hashtag personalizada para sua marca.
  • Instagram: permite até 30; no entanto, mantenha-o em no máximo 9 por postagem para melhor engajamento.
  • LinkedIn: Não há restrições quanto ao uso de hashtags. Mas foi recomendado limitá-lo a um máximo de 5. Caso contrário, o Algoritmo do LinkedIn pode marcar suas postagens como spam.
  • Pinterest: use 2 hashtags no Pinterest para ajudar os usuários a encontrar conteúdo relevante.
  • TikTok: Use 4-5 hashtags no TikTok para aumentar seu alcance na plataforma.

Saiba mais: Redes sociais para sua Empresa: Custos e Benefícios em 2022

  1. Pesquise a hashtag antes de usá-la

Verifique a respectiva plataforma de rede social para garantir que sua hashtag não seja usada pelo motivo errado.

Além disso, certifique-se de não escolher uma hashtag que possa ser interpretada negativamente, ou outra marca use a hashtag especificamente para sua promoção.

Quando você usa hashtags corretamente, elas ajudam a criar uma conversa online, aumentar o conhecimento da marca e, por fim, levar a um pico de vendas.

Portanto, mantenha seu público em mente enquanto descobre as melhores hashtags.

Veja se outras pessoas estão usando e o que estão dizendo. Digamos que você queira que seu tweet se destaque, então tweetar em uma hashtag negativa pode não ser a melhor maneira de fazer isso.

Portanto, é melhor pesquisar e salvar-se de qualquer gafe sem precedentes.

  1. Seja específico e único

Ao gerenciar uma rede social, você deseja alcançar sua comunidade usando uma hashtag, especialmente durante eventos especiais e bate-papos no Twitter.

No entanto, se você deseja que outras pessoas participem da conversa, você precisa envolver o público usando hashtags exclusivas.

Você não pode usar hashtags genéricas, como #marketing ou #seo, e esperar que as pessoas retuitem sua postagem.

Hoje em dia, as pessoas incorporam hashtags de nicho, mais usadas e até algumas bem específicas, para aumentar as chances de alcançar mais pessoas.

Olha esse exemplo da Magazine Luiza para divulgar uma live especial em seu perfil do Instagram:

Hashtags: Aprenda Tudo Sobre como Usá-las em 2022 - DUNA

  1. Crie engajamento com a marca

Hashtags têm a capacidade fantástica de conectar sua marca a muitos tópicos famosos e por sua vez com mais chances de chamar atenção.

O uso das hashtags certas levará novos usuários às suas redes sociais e permitirá que você se envolva com eles.

Quando você usa hashtags com cuidado, isso o ajuda a expandir seu alcance para o público-alvo e melhorar as relações com o cliente.

Quanto mais confortável seus seguidores se sentirem com sua marca, maior será a probabilidade de eles interagirem com você nas redes sociais.

Você não quer ignorá-los, mas não é necessário usar hashtags ao conversar com seus seguidores. Além disso, você não precisa usar uma hashtag em todas as postagens.

No entanto, é de vital importância lembrar que você não deve usar hashtags ao responder a alguém.

Quer seja um retweet ou uma resposta, evite usar esses caracteres quando eles não são obrigatórios. Não o inclua no diálogo com o cliente.

Adicionar palavras-chave em suas hashtags não é suficiente para melhorar sua presença online.

Você precisa garantir que suas hashtags sejam funcionais e exclusivas. Esse uso eficaz de hashtags desempenha um papel essencial em uma estratégia de marketing de rede social eficaz para sua marca.

Além disso, o envolvimento crescente requer consistência. Você prendeu as pessoas ao alavancar as hashtags de tendência; agora, você promove esse relacionamento com postagens mais relevantes em momentos mais apropriados.

Mas, para uma pequena empresa sem muito tempo de utilizar as redes sociais, a melhor solução é contratar um plano de gerenciamento de redes sociais.

Através desse serviço é possível ter suas redes sociais sempre atualizadas com conteúdo de qualidade relevante para seu público-alvo.

Visite nosso site e conheça esse plano que pode mudar a maneira que você faz marketing na sua empresa.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.