O que é AIDA e Como Utilizar essa Técnica de Marketing Hoje

O modelo AIDA, traçando a jornada do cliente através da Conscientização, Interesse, Desejo e Ação, é talvez o modelo de marketing mais conhecido entre todos os modelos clássicos de marketing.

Muitos profissionais de marketing consideram o AIDA útil, pois aplica-se esse modelo diariamente, seja consciente ou inconscientemente, quando é planejada uma estratégia de comunicação de marketing.

O que é AIDA e Como Utilizar essa Técnica de Marketing Hoje

Qual é o modelo AIDA?

O modelo AIDA identifica os estágios cognitivos pelos quais um indivíduo passa durante o processo de compra de um produto ou serviço.

É um funil de compra onde os compradores vão e vêm em cada estágio, para apoiá-los na compra final.

Deixou de ser uma relação puramente entre o comprador e a empresa, uma vez que as redes sociais a estenderam para atingir os diferentes objetivos da AIDA através de informações agregadas por outros clientes através das redes sociais e comunidades.

O que significa AIDA?

O que é AIDA e Como Utilizar essa Técnica de Marketing Hoje

  • Conscientização: criando consciência de marca ou afiliação com seu produto ou serviço.
  • Interesse: gerar interesse nos benefícios de seu produto ou serviço e interesse suficiente para encorajar o comprador a começar a pesquisar mais.
  • Desejo: pelo seu produto ou serviço através de uma “conexão emocional “, mostrando a personalidade da sua marca. Mova o consumidor de “gostar “para “querer “.
  • Ação: CTA – Mova o comprador para interagir com sua empresa e dar o próximo passo, ou seja, baixar um ebook, fazer uma ligação, ingressar em uma newsletter ou participar de um webinar, etc.

O “R” adicional às vezes é adicionado por alguns profissionais de marketing para mostrar a importância da construção contínua de relacionamentos, o R simboliza a retenção de clientes.

Como usar o modelo AIDA

Então, como isso pode ser aplicado ao planejamento de marketing?

Pode ser referido como um modelo de comunicação em vez de um modelo de tomada de decisão, pois identifica para as empresas como e quando se comunicar durante cada uma das fases, pois os consumidores estarão usando diferentes plataformas, engajando-se em diferentes pontos de contato e exigindo diferentes informações ao longo os estágios de várias fontes.

Portanto, usar isso para ajudar a planejar sua campanha de comunicação personalizada e direcionada pode ser um começo.

Faça a si mesmo algumas perguntas importantes ao longo dos estágios:

Conscientização: Como conscientizamos os compradores sobre nossos produtos ou serviços? Qual é a nossa estratégia de divulgação? Qual é a nossa campanha de conscientização da marca? Quais ferramentas ou plataformas usamos? Quais devem ser as mensagens?

Interesse: como vamos ganhar o interesse deles? Qual é a nossa estratégia de conteúdo? Provas sociais disponíveis para apoiar nossa reputação? Como disponibilizamos essas informações e onde? ou seja, no site, por meio de vídeos, avaliações de clientes,

Desejo: O que torna nosso produto ou serviço desejável? Como interagimos pessoalmente para fazer uma conexão emocional? Bate-papo online? Resposta imediata ao feed do Twitter? Compartilhar dicas e conselhos?

Ação: quais são os apelos à ação e onde os colocamos? É fácil para os consumidores se conectarem e onde eles esperam encontrá-lo? Pense sobre qual canal / plataforma de marketing você está usando e como se envolver, ou seja, e-mails, site, landing pages, chamadas telefônicas de entrada, etc.

Porque o AIDA funciona

O modelo AIDA tem se mostrado altamente eficaz desde seu início no final do século 19, pois atende às emoções dos clientes em potencial.

Embora as decisões de negócios muitas vezes sejam vistas como puramente lógicas, isso está longe de ser verdade.

Os negócios são conduzidos por indivíduos e as pessoas são influenciadas por apelos emocionais.

Compreender as etapas cognitivas que o modelo AIDA apresenta pode otimizar seus esforços de marketing.

Saiba mais: O que é Mapa da Empatia e Como Criar para o seu Negócio

Fazer o dever de casa e aperfeiçoar as buyer personas que você almeja aumenta muito sua chance de chamar a atenção, provocar interesse e desejo e impulsionar com sucesso em direção à ação.

Quem usa o marketing AIDA

O marketing da AIDA foi amplamente utilizado por empresas como Nike, Coca-Cola e Apple.

Eles aperfeiçoaram a arte de definir sua base de consumidores e mirar diretamente no público-alvo.

Essas empresas têm anúncios comerciais que chamam a atenção em todas as formas de mídia (impressa, tv, social etc.) que geram o desejo por seus produtos.

E sua estratégia AIDA provou funcionar em escala global.

Mesmo as pequenas empresas podem aprender lições valiosas com o estudo desses gigantes que usam AIDA.

Pense nisso, alguém realmente precisa de Coca? Não, mas a Coca-Cola ganhou bilhões de dólares ao nos fazer acreditar que precisamos e queremos Coca.

Na verdade, as pessoas são tão apaixonadas pela marca que começam a discutir a respeito da Coca-Cola contra a Pepsi.

Conclusão

Apresentar seu produto como algo de que seus clientes em potencial precisam, mesmo que ainda não saibam que precisam, é o ponto inicial para que eles entrem em ação, o que leva ao seu sucesso.

O uso bom e experiente do marketing da AIDA pode levar sua marca até lá.

No final das contas, o modelo AIDA tem tudo a ver com convencer seus clientes em potencial a se tornarem consumidores de seus produtos.

É uma fórmula de direitos autorais testada e comprovada. Aproveite este método se quiser resultados significativos de suas campanhas.4

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.