Hoje em dia, as pessoas estão sempre em busca de algo novo e melhor, é nesse cenário que a metodologia ágil se torna relevante.
Essa é uma metodologia planejada para os desenvolvedores de software, mas que ao longo do tempo passou a ser incluída em outros cenários.
Um desses cenários é o marketing digital, que está sempre evoluindo, quer aprender mais sobre a metodologia ágil? Então continue lendo para saber mais!
O que é Metodologia Ágil?
A metodologia ágil é a capacidade de criar e responder a mudanças. Em tempos como o nosso, em que a tecnologia e as tendências de marketing mudam a todo momento, é relevante seguir a metodologia ágil.
Os autores do Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software, criado em 2001 escolheram “Ágil” como o rótulo para toda essa ideia porque essa palavra representava a adaptabilidade e a resposta à mudança que era tão importante para sua abordagem.
Trata-se realmente de pensar em como você pode entender o que está acontecendo no ambiente em que está hoje, identificar a incerteza que está enfrentando e descobrir como pode se adaptar a isso à medida que avança.
A metodologia ágil pode significar coisas diferentes quando usado em contextos diferentes, mas basicamente é um grupo de métodos de desenvolvimento de software que lembra o conceito de MVP.
O pensamento é que em software o cenário muda tão rapidamente que é melhor lançar algo que pode não funcionar perfeitamente, mas ainda causar impacto hoje, em vez de esperar até o próximo mês, quando seria inútil.
Neste cenário, você tem uma ideia, cria um MVP (produto mínimo viável) para ver como funciona no mercado, aprende e reitera em vez de fazer meses de pesquisa e criar um produto mais sólido.
A metodologia ágil funciona vai além do desenvolvimento de software?
A resposta para essa pergunta é sim, a metodologia ágil pode ser utilizada em outros cenários além do desenvolvimento de software.
Na verdade, essa metodologia tem um pensamento bastante similar ao que ocorre no marketing digital.
Em que as mudanças são rápidas e muitas vezes é melhor você postar algo que esperar para postar algo totalmente perfeito.
Ainda mais quando se trata de tendências do marketing digital, como nas redes sociais e outras plataformas, que tendem a ser passageiras.
Basicamente, o que importa aqui é tomar uma atitude agora ao invés de apenas esperar por um momento que talvez nunca chegue.
Quais os tipos de metodologia ágil?
Os principais tipos de metodologia ágil são waterfall, agile, scrum e kanban, mas o que significa cada um desses tópicos? Veja abaixo o que cada um serve.
- Waterfall
Este é o sistema de gerenciamento de projetos de software original. Você descobre o que precisa fazer, quanto tempo vai demorar, quem vai fazer isso, constrói um grande gráfico de Gantt de todas as etapas e dependências e pronto. Você sabe o que vai construir, quando vai ser feito e quanto vai custar. Ótimo, hein?
- Ágil]
Ágil é uma resposta ao Waterfall. O Waterfall funciona se você puder atender a todos os critérios acima. Mas em software acaba sendo muito, muito difícil.
Primeiro, o que você vai construir? No Waterfall, você precisa saber exatamente o que é de antemão – se você ver parte do software funcionando e surgir uma outra ideia para um recurso que as pessoas vão adorar, que pena.
Não está no plano, não está sendo construído. Além disso, se você perdeu algo crucial para o sucesso do projeto na fase de planejamento, esse recurso não será construído.
A seguir, quanto tempo vai demorar? Muitas vezes é difícil determinar o tempo que as coisas levarão para ser feitas.
Especialmente em software – já que você nunca faz exatamente a mesma coisa duas vezes (se você fizesse a segunda vez, copiaria/colaria a primeira). Então, basicamente, as estimativas de tempo fornecidas em Waterfall estão quase sempre erradas.
Ágil, em sua essência, é um conjunto de valores e princípios sobre como o software deve ser desenvolvido.
Não é um conjunto de práticas, mas uma mentalidade para abordar o desenvolvimento de software. Se uma metodologia é ágil, ela deve estar alinhada com esses valores e princípios.
- Scrum
Este é um conjunto de práticas que suportam a mentalidade ágil. O Scrum divide o trabalho em pequenos pedaços chamados “sprints”, onde o software é desenvolvido por apenas algumas semanas e entregue ao cliente para revisão.
Ele divide recursos em etapas sobre como uma pessoa usaria o recurso – com a ideia de que se você não pode explicar quem vai usar um recurso, você não deve construí-lo.
Ele pede que as pessoas comparem o tamanho do trabalho para recursos em vez de estimar o tempo com a expectativa de que as pessoas sejam melhores em comparar do que em estimar.
Ele também define uma série de funções e reuniões para garantir que haja um ciclo de feedback contínuo para toda a equipe.
- Kanban
Este é um processo mais simples focado em garantir que o trabalho seja visualizado e que os problemas no processo se tornem altamente visíveis rapidamente.
“Kanban” é uma palavra japonesa que se refere a um quadro com cartões, que as equipes Kanban usam para visualizar o estado do trabalho. Como exemplificado na imagem abaixo:
Ele se concentra em fazer a coisa mais importante o mais rápido possível e mover as coisas para serem feitas.
Existem muitas equipes que combinaram Kanban e Scrum no que é conhecido como “Scrum-ban”, que escolhe as práticas de ambos que são mais bem-sucedidas para a equipe.
Todos esses recursos podem ter um papel dentro da metodologia ágil, tornando o processo mais simples e fácil de entender.
Quais os benefícios da metodologia ágil?
Com a metodologia ágil, as empresas pensam em entregar resultados satisfatórios para o público desde o início do projeto.
Isso garante uma série de fatores como:
- Alta qualidade do produto
- Maior satisfação do cliente
- Maior controle do projeto
- Riscos reduzidos
- ROI mais rápido
Tudo isso é sempre muito bem vindo para as empresas, e por isso a metodologia ágil vem sendo a escolha de empresas como o Google.
Como aplicar a metodologia ágil nos meus negócios?
Para aplicar a metodologia ágil nos seus objetivos, trace um plano que defina suas metas e objetivos de maneira clara, escolha uma vertente da metodologia como Scrum, Kanban, Waterfall ou Agile e bote o plano em prática.
Também é preciso estudar mais a fundo a metodologia ágil, lendo o manifesto e observando como diferentes empresas usam essa metodologia.
Saiba mais: KPI: Determine os Indicadores de Desempenho em 6 Etapas
Conclusão
A metodologia ágil pode ser a chave que você procurava para alavancar suas estratégias para o próximo nível, estejam elas relacionadas ao marketing digital ou ao desenvolvimento de software.
Confira também como funciona a estratégia de growth hacking que também tem tudo haver com o crescimento rápido de uma empresa.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!