Conteúdo para YouTube: 5 Dicas para fazer seu Canal Crescer

O YouTube é uma das plataformas mais usadas no mundo todo. Só no Brasil possui 127 milhões de usuários e é a segunda maior rede social do país.

Essa plataforma possui grandes vantagens como o alcance e alto engajamento devido ao número de usuários.

Por isso, criar conteúdo para YouTube pode valer muito a pena! A gama de temas e assuntos para vídeo também é um fator que potencializa essa rede social.

Os vídeos são uma ótima maneira de distribuir informação de forma prática e interativa. O que é perfeito tanto para marcas como para o usuário comum.

Mas para crescer através de conteúdo para YouTube é preciso ter estratégias eficazes que o ajudem a trazer sucesso para o canal.

Vamos conferir algumas estratégias que podem ajudar na hora de crescer um canal do YouTube.

5 Dicas de Como fazer Conteúdo para Canal do YouTube

 

Benefícios de se ter um Canal no YouTube

O conteúdo em formato de vídeo tem se popularizado muito ultimamente, e não é à toa, afinal esse tipo de conteúdo tende a ser muito mais interessante para o espectador.

O YouTube é a maior plataforma de vídeos no mundo todo e ela continua sendo uma das mais populares mesmo depois de anos de seu lançamento.

Isso significa que as pessoas realmente gostam de vídeos como forma de entretenimento.

Veja os benefícios de ter um canal no YouTube:

  • O YouTube te dá a chance de soltar a criatividade
  • É gratuito
  • Pode virar uma renda extra
  • O conteúdo fica disponível para todos
  • É ótimo para aumentar o tráfego
  • Grande variedade de conteúdo

Existem esses e muitos outros benefícios, mas para que eles possam ser desfrutados é preciso um planejamento e estratégias específicas para crescer a audiência e conquistar os resultados esperados.

Como criar um canal no YouTube

Antes de tudo é importante considerar alguns fatores e traçar um plano do que fazer com o canal. Portanto, reúna suas ideias e comece a traçar o tema do seu canal.

Após isso, saber qual conteúdo para YouTube mais se encaixa com você ficará muito mais fácil.

Vamos ver alguns passos para a construção de um canal:

  • Analisar as referências

O YouTube é recheado de conteúdo dos mais variados temas e com certeza alguém já fez algo parecido com o que você visualiza para o seu canal.

Explorar essas referências pode te ajudar a planejar o seu próprio conteúdo de acordo com o que atrai audiência e é popular na plataforma.

Além disso, pode te trazer mais ideias de conteúdo, o que é sempre muito bem-vindo.

  • Encontre o seu público-alvo

Se tratando de redes sociais, sempre existe um público específico que possui maiores chances de curtir o seu conteúdo.

Com o YouTube não seria diferente, encontrar o seu público-alvo faz parte do sucesso de um canal.

Você poderia deixar o algoritmo da plataforma trabalhar sozinho para recomendar o seu vídeo para quem possa ter interesse, mas a verdade é que você deve tentar encontrar o seu público por conta própria também.

Postar em outras redes sociais ajuda muito nesse processo, utilizando as hashtags certas você pode segmentar o público e indicá-lo para o seu conteúdo.

Saiba mais: Como usar as Tags do YouTube para Melhorar seu Alcance 

  • Mostrar a sua marca no canal

Outro ponto importante sobre o YouTube é o próprio canal do YouTube, os usuários podem inserir um banner com imagens referentes ao canal, assim como uma foto de perfil chamativa.

Para editar o seu canal, basta seguir esses passos:

  • Fazer login na sua conta
  • Clicar na sua foto de perfil
  • Selecionar meu canal
  • Uma página aparecerá e você poderá editar as informações e personalizar o canal

Usar ferramentas que te ajudam a criar uma capa para o canal do YouTube pode ser bem útil nessa hora.

O ideal é que você deixe o canal do YouTube com a aparência que mais se identifica com o conteúdo do seu canal.

Dicas para ter sucesso no YouTube

Agora que você já possui um canal e uma ideia de como quer que o tema dele seja, basta saber como fazer com que ele obtenha sucesso.

Conseguir uma grande audiência nem sempre é um processo simples, mas no YouTube existem certas vantagens que as outras redes sociais não possuem.

Uma delas é a grande quantidade de usuários, é muito mais provável que as pessoas assistam seus vídeos em uma plataforma com um público maior.

Mas para que você ganhe uma audiência sólida é preciso tomar algumas iniciativas.

1. Ter um bom planejamento

O planejamento faz toda a diferença, saber quais assuntos e de que maneira eles serão abordados é necessário para ter sucesso.

Nesse contexto, a edição e produção de vídeos para YouTube também deve ser pensada e planejada para se encaixar com a identidade que você que para o canal.

2. Escolha um tema que você gosta

O YouTube é uma rede social mais divertida que permite que você solte a criatividade e crie conteúdo para YouTube do jeito que você quiser.

Ainda assim, é importante frisar a necessidade de se escolher um assunto que você goste para o seu canal.

Afinal, você terá que criar muitos vídeos que encaixaram nesse tema, e, portanto, gostar do seu próprio conteúdo faz parte de ter um canal do YouTube.

Saiba mais: 16 Melhores Ideias de Vídeos para seu Canal do YouTube 

3. Faça uso de técnicas de marketing digital

Depois de ter um tema definido e um planejamento de conteúdo, é importante relembrar algumas técnicas de marketing digital.

Uma das principais é o SEO, a maneira com que o conteúdo é otimizado para os mecanismos de busca, aumenta as chances de ele ser encontrado.

Para isso fazer um SEO de qualidade no YouTube é preciso escolher títulos chamativos e referentes ao conteúdo do canal.

Observe a maneira com que os principais vídeos da plataforma são nomeados, é dessa maneira que você deve  nomear os seus vídeos.

4. Engaje com o público

Não deixe de responder comentários e engajar com a sua audiência, isso é válido para qualquer rede social, mas no YouTube especialmente, você quer construir um senso de comunidade no seu canal para que as pessoas continuem retornando.

E responder os comentários faz parte desse processo. Claro que, se o seu canal já estiver com muitas pessoas assistindo e comentando, não será possível responder todos, mas se esforçar para responder as perguntas mais comuns é uma atitude muito bem-vinda pelo público.

5. Vincule-se a outras redes sociais

Uma vantagem do YouTube é que você pode utilizá-lo com outras redes sociais ao mesmo tempo, por exemplo, você pode fazer um story no Instagram divulgando seu mais novo vídeo.

É uma boa ideia divulgar o seu conteúdo em outras plataformas, pois assim, você aumenta as chances de obter mais tráfego entre as redes sociais.

O gerenciamento de redes sociais é a forma mais eficaz e dinâmica de crescer essas plataformas organicamente através de conteúdo e postagens regulares.

Você deve gerenciar suas plataformas de maneira a manter o seu público informado e engajado com o seu conteúdo.

É assim, que se torna possível ter sucesso não só no YouTube como em outras redes sociais também.

Dica Bônus: Gestão de canal do YouTube

Quer crescer no YouTube, mas não sabe como editar vídeos e nem os otimizar? Tudo bem, existem soluções que podem te ajudar a conquistar um público na plataforma mesmo sem saber trabalhar com vídeos.

A gestão de canal do YouTube oferece recursos como a edição de vídeos, criação de arte para o canal e campanhas mensais para aumentar a sua audiência.

Essa gestão é feita por especialistas na área que conhecem tudo sobre o marketing digital e como ele pode ajudar a crescer o seu canal do YouTube.

Portanto, se você deseja ter um canal, mas não possui tempo ou não sabe editar vídeos, não se preocupe.

Visite o nosso site e você ficará sabendo como a nossa gestão de canal do YouTube pode ser a solução que você procurava.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.