Moodboard: O que é e como criar um em 4 etapas simples hoje

Um moodboard pode ser o recurso que você precisava para realizar um projeto criativo — seja ele um perfil do Instagram ou um design para site.

O melhor de tudo é que esse quadro de inspiração é muito fácil de criar, tudo que você precisa é de criatividade e inspirações!

Veja nesse post como criar um quadro de inspirações e faça o seu hoje mesmo!

Moodboard: O que é e como criar um em 4 etapas simples hoje

O que é um Moodboard?

Um moodboard é basicamente um quadro de inspiração, é também uma ferramenta para ajudá-lo a visualizar suas ideias no início de um projeto.

Esse recurso pode ser uma colagem de imagens, amostras de materiais, paletas de cores e, às vezes, palavras descritivas e tipografia que o guiarão em seu trabalho.

Geralmente esse recurso é usado por designers gráficos, decoradores de interiores, cenógrafos, estilistas, fotógrafos e planejadores de eventos.

No entanto, o moodboard também é uma ótima ferramenta para quem trabalha com redes sociais e marketing digital.

Isso ocorre porque, quem está desenvolvendo um objeto ou ambiente que precisa ter um visual específico geralmente começa com um moodboard para especificar elementos de design e esquemas de cores.

Por que fazer um moodboard?

Um moodboard tem dois objetivos principais:

  • Ele ajuda você a visualizar suas ideias

Quando você inicia um projeto e ainda não tem certeza de como quer que ele se sai, ele pode ajudá-lo a visualizar como tudo pode ficar.

Até mesmo quando você já tem uma ideia, mas quer desenvolvê-la mais um pouco, essa ferramenta o ajudará a ver o que ainda está faltando em seu projeto criativo.

Em ambos os casos, um moodboard lhe dará a clareza que você precisa antes de começar a realmente dar início ao seu trabalho.

  • Ajuda a comunicar para outras pessoas

Normalmente, um profissional como um designer gráfico ou de interiores constrói um moodboard para apresentar suas ideias a um cliente.

A partir daí, o cliente provavelmente dará feedback sobre a ideia geral, assim como visualizar o que precisa ser mudado e o que não está se encaixando com a visão deles.

Eles podem até escolher entre várias opções que o designer usou para apresentar diferentes ideias.

Se você está trabalhando por conta própria, também poderá dar pitacos em seu próprio moodboard e até fazer mais de um para ver qual se aproxima mais da sua ideia.

Saiba mais: O que é Mapa Conceitual e Como fazer um na prática hoje

Como fazer um moodboard

Vamos acompanhar as etapas para fazer um quadro de inspirações, acompanhe abaixo:

Etapa 1: Escolha o formato do moodboard

Você pode fazer o seu quadro tanto online como em uma mídia física. Para citar algumas ferramentas online, podemos incluir o Canva e o Pinterest.

Essas duas opções são perfeitas para criar moodboards, então dê uma olhada e veja como você pode criar o seu!

Etapa 2: Pense no seu tema

Você provavelmente tem algumas ideias em mente desde o início. Agora pense em algumas palavras-chave associadas a essas ideias.

Para uma rede social, palavras relacionadas ao conteúdo que você quer postar podem ajudá-lo a escolher o tema certo.

Isso também irá ajudá-lo com pesquisas de imagens online — use o Google Imagens, bancos de imagens gratuitas e a principal plataforma para moodboards — o Pinterest.

Se você ainda não tem certeza sobre o tema, procure inspirações online ou até mesmo em revistas e livros.

Etapa 3: Reúna os elementos necessários

Pegue suas primeiras fontes de inspiração e tente pensar fora da caixa para encontrar ainda mais ideias.

A internet é um ótima espaço para isso, pois possui todo tipo de inspiração possível que você precisa.

Reúna imagens, paleta de cores, tipografia, e até mesmo vídeos e outros recursos que podem ajudá-lo a deixar o moodboard do jeito que você quer – e eventualmente o seu projeto final do jeito que você queria.

Etapa 4: Revise e finalize seu moodboard

Depois de reunir inspirações e os elementos necessários para montar o seu quadro, é hora de juntar tudo e ver como o seu quadro de inspiração se sai.

Alguns elementos a observar quando juntar tudo são: a paleta de cores, que deve ser coesa, as imagens que devem combinar uma com a outra e até a tipografia se for usada, também deve fazer sentido com o resto dos elementos.

Depois de fazer mais alguns ajustes de necessário, o seu moodboard está pronto!

Agora é só usá-lo como base para seu perfil de rede social, para o design da sua casa, de um produto, etc.

Conclusão

Os moodboards ou quadros de inspiração são um ótimo recurso para reunir as ideias criativas e botá-las em ação em algum projeto.

Use a sua criatividade e encontre inspirações que combinam com o seu tema para visualizar o que trabalho que você quer fazer.

Para mais dicas como essa confira também o post do blog DUNA sobre identidade visual!

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!