O digital trade marketing surge em um cenário em constante evolução, hoje, uma empresa não pode apenas fazer negócios por conta própria
A ideia do digital trade marketing vem de outra vertente presente no marketing B2B, o Trade Marketing.
Trade marketing é a ideia básica de comercializar seus produtos através da cadeia de valor e no ponto de venda, ou seja, diretamente na loja.
Em ambos o digital trade marketing e o trade marketing tradicional, o objetivo final do fornecedor é, então, aumentar a demanda por meio da parceria.
Devido ao crescimento dos ecommerces e do digital como um todo, a ideia central do trade marketing foi transferido para o mundo online.
Agora ele constitui o processo de um fornecedor compartilhar recursos (financeiros, criativos etc.) com varejistas selecionados com o objetivo de promover um ou mais produtos do fornecedor.
Isso permite que o fornecedor aumente sua visibilidade online e no ambiente do varejista. Esse processo gerará aumento de vendas e aumento de receita para ambos os parceiros.
Saiba mais sobre o digital trade marketing neste post!
O que é Digital Trade Marketing?
De maneira a entendermos o que é digital trade marketing, é preciso olhar um conceito anterior a este: o trade marketing.
Trade marketing é uma estratégia B2B que visa aumentar a demanda com parceiros da cadeia de suprimentos, como atacadistas, varejistas ou no nível do distribuidor, e não apenas no nível do cliente.
Ou seja, é uma estratégia que busca criar um engajamento maior com os fornecedores para que os produtos de uma empresa tenham uma chance maior de aparecer em pontos de venda.
Já o digital trade marketing faz a mesma coisa, porém, digitalmente, utilizando anúncios e plataformas de distribuição para aumentar a visibilidade de determinados produtos e fornecedores.
Mas afinal, como o digital trade marketing funciona?
Para varejistas e fabricantes que enfrentam desafios em um cenário em constante mudança, usar o poder do digital no trade marketing oferece uma oportunidade única de melhorar a experiência do cliente.
Em vez de refletir o comportamento omnicanal do consumidor de hoje, a maioria dos orçamentos de trade marketing ainda é gasto de forma tradicional, por meio de mídia paga offline e plataformas offline (pense em vitrines e prateleiras nas lojas)
Mas usando tecnologia e dados, os varejistas estão em condições de mostrar o produto certo para a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo.
A exibição de anúncios oportunos e relevantes gera tráfego, conversões e vendas. Isso significa que os varejistas podem fornecer exatamente o que os fabricantes precisam – retorno do investimento aprimorado e mensurável.
A publicidade também representa um fluxo de receita de alta margem e baixo custo para o varejista.
Em suma, buscar orçamentos de trade marketing é uma forma de os varejistas estimularem seu próprio crescimento.
Campanhas no Google Ads, por exemplo, são uma forma eficaz de garantir mais chances de conquistar novos consumidores e apresentar os produtos de um fornecedor.
Quais os benefícios do digital trade marketing?
O digital fornece a capacidade de um varejista colaborar de perto com o fabricante e levar a experiência do consumidor para o próximo nível.
Ao entender mais profundamente as preferências de seus clientes, um varejista ganha a capacidade de auxiliar o movimento do cliente no funil de compra – desde o momento em que a pesquisa do produto começa até o momento em que a decisão final de compra é tomada.
A tecnologia permite que essa influência seja medida não apenas nas transações de ecommerce, mas também nas vendas das lojas físicas.
Os benefícios principais são:
- Mais chances de ter os produtos vistos pelo público certo devido a segmentação de anúncios
- Mais oportunidades de negócio pois a internet possui um público muito grande
- Pode ser feita junto de uma estratégia física, sem precisar ter que escolher entre um ou outro
- A maioria das pessoas procura por produtos online hoje em dia, o que aumenta as chances de seus produtos serem os escolhidos
- O marketing digital é mais transparente, permitindo mais acesso aos dados e resultado das campanhas
Como colocar o digital trade marketing em prática
Às vezes, um consumidor está procurando um produto específico online, enquanto outras vezes está navegando de forma mais generalizada.
As ferramentas de digital trade marketing podem ajudar os fabricantes a alcançar consumidores em ambas as mentalidades.
Por exemplo, o consumidor pode estar pesquisando no site de um varejista. Quando o varejista disponibiliza anúncios patrocinados para os fabricantes da marca, isso permite que os fabricantes promovam seus produtos nos resultados da pesquisa.
Esses resultados se parecem com listagens de pesquisa orgânica e levam diretamente a página do produto, direcionando os consumidores ainda mais para baixo no funil de compras.
Com a tecnologia certa em sua própria plataforma, o varejista pode exibir anúncios gráficos relevantes promovendo o produto do fabricante.
Estes também clicam diretamente na página do produto. E quando o consumidor está navegando em outro lugar na internet, anúncios de display também levam os consumidores ao site.
Podemos usar a Amazon como exemplo, a plataforma está transformando dados de audiência em oportunidades de monetização ao veicular anúncios de fabricantes em seus sites.
E ao fornecer relatórios de atribuição a seus parceiros, a Amazon pode oferecer um nível de transparência difícil de igualar em um contexto offline.
Conclusão
O digital trade marketing oferece aos varejistas uma maneira de aumentar as vendas e as margens, financiar a aquisição de tráfego e fortalecer os relacionamentos com fornecedores.
Para os fabricantes, essas ferramentas são uma forma de aumentar as vendas, obter insights sobre a eficácia da campanha e otimizar o retorno dos gastos com publicidade.
Mas talvez mais importante, o digital trade marketing oferece a ambas as entidades uma maneira de capitalizar as mudanças que ocorrem no comportamento do consumidor no ambiente de varejo.
Graças a tecnologias inovadoras e serviços digitais, as expectativas dos clientes aumentaram mais do que nunca.
As pessoas querem experiências úteis, envolventes e assistivas de todas as marcas com as quais interagem.
Com a capacidade de personalizar anúncios, o digital trade marketing é uma maneira poderosa de atender às necessidades do consumidor exigente de hoje.
Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital?
Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gestão de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.
Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.
Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube
O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!
Não deixe de clicar nos links para mais informações!