Saiba como colocar link do WhatsApp no Instagram

O perfil profissional do Instagram possui inúmeras ferramentas que ajudam a marca e o seguidor na hora da compra. 

Uma delas é a possibilidade de colocar um link para os compradores entrarem em contato. Como o WhatsApp também possui uma ferramenta de link para direcionar o usuário para a conversa, é unir o útil ao agradável. 

Assim, suas possíveis vendas podem aumentar, tendo em vista que será mais prático e rápido para o usuário e ele não demorará para comprar. É só “chamar no zap”.

como colocar link do WhatsApp no Instagram

Para entender melhor como fazer isso, mostraremos em três passos o melhor jeito de configurar.

Primeiramente, é necessário ter uma conta no WhatsApp Business, que é uma versão para marcas em empresas. Dessa forma, é possível acessar todas as vantagens e ferramentas do aplicativo. 

  • Link do WhatsApp

Existem vários modos de gerar o link para a conversa do WhatsApp, mas a forma mais prática é fazer isso no próprio aplicativo. 

É só pegar o link abaixo e colocar o número da empresa, com código do país e o DDD do local, mas sem o zero.

https://api.whatsapp.com/send?phone=

Veja o exemplo que criamos com o código 21 e 988888888: 

https://api.whatsapp.com/send?phone=5521988888888

Ao clicar no link gerado, essa tela irá aparecer:

como colocar link do WhatsApp no Instagram

E seus seguidores poderão iniciar uma conversa com a sua empresa. Caso seja pelo celular, o link direcionará direto para a aba do chat com o número. 

Mas existem outras formas desse link ser gerado. A diferença fica por conta da URL acima, que não é necessária, e isso pode ajudar quem está tomando conta de vários perfis ao mesmo tempo.

Esses outros meios também tem a possibilidade de criar uma mensagem automática para a conversa de quem acessar pelo link. 

  • JivoChat: Essa ferramenta é bem intuitiva. É só preencher as lacunas com e-mail, número de telefone com DDD e a mensagem automática. Depois, clique em “gerar link do WhatsApp” e copie o link;
  • Marketex: Basicamente, é preencher as mesmas lacunas que a opção acima, porém, o diferencial é a opção de copiar o URL numa  versão encurtada;
  • Whats.link: Além de oferecer o link encurtado, nessa ferramenta também é possível personalizar a URL. As informações necessárias são as mesmas das outras opções. 
  • Personalizar a URL

Os links gerados pelos aplicativos e manualmente são pouco atrativos e contém muita informação, acaba poluindo o perfil. 

Para que os links fiquem mais atraentes e curtos, é preciso transformá-los. O WhatsApp oferece essa opção, mas o número de contato já vem exposto na URL. 

Mas algumas ferramentas podem fazer esse trabalho para você:

  • TinyURL: É preciso colar o link original no local indicado e esperar o resultado. Se preferir, você pode criar um personalizado, é só clicar em “Make TinyURL!” e copiar o resultado;
  • Bitly: É o mais utilizado do nicho. É necessário colocar o link original e clicar em “shorten” para encurtar e copiar o resultado;


  • Colocando no Instagram

Com o link feito e já encurtado, passamos para o Instagram agora. 

Vá até o perfil da marca e clique em “editar perfil”. Pelo computador é necessário ir em “configurações” primeiro. E então, colar o link na lacuna do “site”

Ao salvar, esse link estará embaixo do nome da marca no perfil. Bem simples né ?!

Agora que já está disponível, anuncie ao público que a marca já está com o link do WhatsApp disponível na bio do perfil. A promoção é fundamental para que os clientes façam a compra.

 Incentive o seguidores a chamar a vocês no zap e aumente seu relacionamento com seus clientes.

 

Deixe um comentário

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.