Desde 2019, o Instagram toma medidas para garantir que todos os usuários tenham uma boa experiência na rede social e que as interações sejam legítimas.

Por isso, a plataforma fez uma reforma nos algoritmos e começou a punir contas com associação a ferramentas para ganhar seguidores, para enviar mensagens em massa e falsas interações. 

É o fim da era que comprar seguidores e comentários significava sucesso no Instagram. A partir disso, a plataforma começou a bloquear e penalizar usuários que não seguem essas novas regras. 

Entre essas penalizações está a queda de engajamento e de alcance em posts relacionados a hashtags e emojis proibidos, suspensão temporária ou definitiva da conta. 

por que sua conta do Instagram pode ser bloqueada

Tudo isso está previsto nas diretrizes da comunidade, nos termos de uso do Instagram e nas políticas da plataforma

Apesar de apontar os erros, o Instagram não afirma qual ação levou a penalização. Por isso, viemos esclarecer algumas dúvidas sobre os bloqueios da rede social. 

  • O que causa uma ação ser bloqueada ?

Não fica claro quais publicações podem levar a sua conta a ser bloqueada pelo Instagram, mas é possível ter uma ideia de quais posts podem desabilitar a sua conta. Veja alguns:

 

  • Conteúdo Sexual ou Inapropriado: Conteúdos de nudez, seja total ou parcial, e de cunho sexual não são permitidos na rede social. Apesar de parecer prudente, às vezes, acontece sem contexto. 

Por exemplo, post de lojas de moda praia são penalizadas por fotos de modelos usando biquínis e maiô, ou clínicas de estética ao postarem fotos com seus serviços, exibindo uma nudez parcial. 

  • Violar os direitos autorais: Pode acontecer do perfil não saber as regras da plataforma e ter as ações penalizadas. De acordo com os direitos autorais, a melhor maneira de não ser bloqueado é publicar somente conteúdos originais.

Ou seja, qualquer foto de autores externos, pode se enquadrar como violação. Mas fique atento porque essas leis variam para cada país. Isso pode ser consultado no World Intellectual Property Organization (WIPO).

  • Hashtags em excesso ou banidas: O uso de algumas hashtags não está claro nos termos de uso do Instagram. Mas são inúmeros caos que posts são banidos ou com alcance e engajamento são diminuídos por conta de hashtags banidas, como #daddylove ou #sextou, que em inglês tem significado sexual.

 Acredita-se que isso se deve ao esforço da rede social em retirar do ar conteúdos de cunho sexual. Para o algoritmo, essas hashtags estão associadas a pornografia, pedofilia, etc.

Para saber quais hashtags estão banidas atualmente, veja a lista feita pelo Techigem.

  • Ferramentas de automação: Como a intenção do Instagram é a interação real e orgânica, a rede social proíbe o uso de qualquer ferramenta de automação. O intuito é a relação autêntica entre os usuários. 

Porém, existem ações reais que podem bugar o algoritmo e são sujeitas a punição, listamos algumas que podem gerar o bloqueio:

 

  • Seguir ou deixar de seguir em grande quantidade: Para o Instagram, isso é uma tentativa de aumentar os seguidores de forma ardilosa e isso prejudica a experiência dos usuários. 

 

  • Comentários e mensagens em excesso: Além de ser spam, fazer os mesmo comentários em muitos posts chama a atenção do Instagram ao uso de automação e isso pode levar ao bloqueio da conta.

 

  • Muitas publicações: Posts em excesso podem prejudicar a experiência do usuário na plataforma, então é preciso dar uma maneirada nas publicações e dar intervalos entre elas. 

 

  •  Logar em dispositivos diferentes: Se fizer o login em outros dispositivos ou em endereços de IP, é preciso comprovar a identidade real pelo SMS ou e-mail. O Instagram pode entender como hacker ou vírus, e novamente, bloquear a conta. 

 

  • Links externos: Mesmo não tendo uma declaração oficial da plataforma, há casos confirmados de contas que foram punidas por terem links externos na bio, direcionando ao WhatsApp.

 

Além dessas, muitas reclamações também são um quesito para bloquear. E fique atento no limite máximo de comentários, curtidas, seguidores e mensagens por hora. São 60 para as contas antigas e 30 para as novas, e 1440 ações por dia.

  • Tempo de bloqueio e medidas

Não tem tempo definido do bloqueio, isso depende inteiramente do Instagram. A conta pode ser liberada no dia seguinte ou semanas depois, depende do motivo. 

Para aqueles que acreditam que foram injustiçados, existem meios de relatar o ocorrido ao Instagram. Vá até as configurações do aplicativo e clique na opção “ajuda”. Escolha a opção “relatar um problema” e conte o ocorrido.

Além de ficar um tempo fora da rede social, provando que não é um robô, é possível entrar na plataforma pelo computador ou por outra rede. Às vezes, o Instagram bloqueia o endereço de IP e não a conta, dessa forma, é possível recuperar. 

Também é possível ligar a conta do Instagram ao Facebook, outra maneira de provar que não é um robô. 

Não esqueça de desinstalar aqueles aplicativos de automação que deram uma forcinha no sucesso da sua conta. Pode não ser o motivo do bloqueio, mas é um começo. 

Apagar as hashtags também é uma tentativa. Mesmo que o intuito não seja mostrar conteúdo inapropriado, o Instagram entende que sim. Eliminá-las pode ajudar no desbloqueio. 

Por último, tente desinstalar o app, limpar os dados e baixar de novo. Para fazer essa limpeza no celular, vá até as configurações, acesse a opção “aplicativos”, selecione o Instagram e apagar/limpar dados, em sequência. 

  • Como evitar o bloqueio ?

A conta também pode ser desativada por tempo indeterminado, mas o Instagram passará as instruções para a reativação da conta. 

Apesar de não ter como garantir que a conta não seja bloqueada, tem algumas medidas que podem ser tomadas para evitar. 

O algoritmo pode entender tudo errado, mas você pode evitar likes, fotos e comentários em excesso depois de criar a conta. 

Complete todas as informações do seu perfil e evite agrupadores de link, tanto na bio quanto em anúncios. 

Mantenha a regularidade dos posts, mas não poste vários de uma vez. Além disso, evite comentários iguais, mencionar perfis que não lhe seguem e seguir muitos perfis ao mesmo tempo. 

Mais importante: esteja atento às diretrizes do Instagram. São a chave para manter a sua conta na rede social. 

 

Deixe um comentário com suas dúvidas e experiências!

Somos Agência de Marketing digital :

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com planos e preços para redes sociais;

Gestão de Instagram

Gestão de Canal Youtube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;