No início do Instagram, era tudo mato. Somente foto era permitida e a função stories estava muito longe de existir. 

Mas depois que tornou-se possível postar vídeos no feed, a mudança realmente começou a acontecer. Mesmo assim, ainda não é possível baixar conteúdo na rede social. 

Caso você queira baixar algo que viu no feed do Instagram e gostou, é preciso usar um aplicativo externo de forma bem simples.

Saiba como baixar vídeos do Instagram pelo celular e computador

 Por isso, separamos algumas formas de fazer isso, veja.

  • Como baixar ?

Para baixar um vídeo do Instagram, é preciso utilizar um aplicativo. No sistema android, ele se chama Inst Download e é tranquilo de usar.

Depois de estar devidamente instalado, você deve ir na publicação que deseja baixar, clicar nos três pontinhos no canto superior esquerdo e copiar o URL do post. Cole a URL no aplicativo e é só fazer download do arquivo.

Se procura outro aplicativo, o FastSave faz o mesmo serviço que o primeiro.

Já no sistema iOS, as opções são mais escassas. O popular na iTunes Store é o IG Catch Video

Nele, é preciso fazer o login do Instagram e clicar em “explore” para procurar o perfil original do vídeo que deseja baixar. Depois de encontrado, clique em “save to gallery”, o arquivo ficará na galeria original do celular.

Mas se você quiser baixar no computador, também há uma opção. É o Instawload e ao acessar, você vai precisar colar o URL da publicação no site.

Para finalizar, clique na seta no canto inferior do vídeo e prontinho. 

Se estiver procurando outra opção, o DownloadGram e o Baixar Vídeos do Instagram funcionam da mesma maneira.

Leia também: Saiba como salvar vídeos do Facebook

  • Como baixar stories e ao vivo ?

Também é possível baixar vídeos diretamente dos stories e das lives. Para isso, a ferramenta a se usar é o Matcha

Para isso, clique na lupa no canto superior direito ao acessar o site, digite o perfil, hashtag ou localização que deseja baixar o conteúdo, e finalize com “Download Story” para baixar.

As lives possuem outro método para baixar. Depois de seguir esses passos iniciais, clique em “download live replay” e em “open video URL” para fazer o download da transmissão ao vivo. 

Clique na seta para baixo para baixar o vídeo e depois em “open audio URL” para baixar o áudio, e finalize fazendo o mesmo processo.

Vai ser preciso utilizar um editor de áudio para sincronizar os dois. E lembre-se: é ilegal baixar vídeos, editá-los e usá-los para fins comerciais. É preciso ficar atento nos direitos autorais da rede social.