4 Ps do Marketing: Aprenda tudo sobre o Mix de Marketing

Se você estiver pronto para levar seu marketing a sério, precisará começar com um plano de marketing.

Um conceito de marketing clássico chamado “O mix de Marketing” ou “Os 4 Ps do marketing” é um lugar perfeito para começar. Neste post, aprenderemos sobre esse conceito e como ele pode ser aplicado no marketing digital atual.

Continue lendo para saber tudo sobre os 4 Ps do marketing!

4 Ps do Marketing: Aprenda tudo sobre o Mix de Marketing

O conceito original dos 4 Ps do marketing

O mix de marketing original, ou 4 Ps, como proposto originalmente pelo profissional de marketing e acadêmico Jerome E. McCarthy fornece uma estrutura para a tomada de decisões de marketing.

Resumindo efetivamente os 4 pilares do ciclo de negócios, o mix de marketing da McCarthy se tornou uma das estruturas mais duradouras e amplamente aceitas nos negócios.

Os ingredientes básicos essenciais dos 4 Ps são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Embora essa combinação não pareça ser muito complexa, a capacidade de uma empresa ou a falta dela de adotar e implementar os 4 Ps pode fazer toda a diferença entre prosperar e fracassar como negócio.

Cada um dos 4 Ps se baseia e interage entre si e é governado por fatores internos e externos dentro do próprio negócio e de nosso mercado em constante mudança.

O objetivo principal dos 4 Ps do marketing é nos ajudar a levar em consideração os possíveis obstáculos à ampla adaptação do produto e ao sucesso contínuo.

4 Ps do marketing em termos simples e familiares:

Produto

Um produto é um serviço ou bem oferecido para atender o interesse ou a demanda do consumidor.

Pode vir na forma de terapia ocupacional ou um fidget spinner – as escolhas são limitadas apenas à imaginação, mas, são altamente dependentes da curiosidade ou necessidade do mercado.

Preço

Preço é o custo que as pessoas pagam por um produto. Isso inclui custos básicos (materiais, fabricação e envio) mais despesas (aluguel, material de escritório, assistência médica, etc.).

Embora você deva sempre olhar para a concorrência, uma empresa inteligente explora o que as pessoas realmente pagarão por ela.

Essa é a única coisa que conta. Se você não pode subir acima de sua linha de fundo e obter seu lucro alvo, então é uma proposta perdedora.

Praça

Praça é a “casa” onde o produto reside, e essa “casa” pode residir em muitos canais diferentes, como uma vitrine de loja física, um anúncio de jornal, rádio ou TV, ou um site ou blog.

Uma praça é qualquer lugar em que você possa colocar seu produto na frente de seus clientes-alvo que complementam seu orçamento, incluindo o preço.

Promoção

Promoção é a exposição do produto e os esforços de relações públicas via publicidade (através dos canais mencionados acima), bem como boca a boca, e-mail marketing e redes sociais.

A promoção é uma ferramenta de comunicação que encapsula os primeiros 3 Ps, colocando o produto certo no lugar certo, ao preço certo, na hora certa, com o objetivo de ser irresistível para os clientes.

Como os 4 Ps se aplicam ao marketing online de hoje

O como e o porquê de como abordamos o marketing se tornaram muito mais dinâmicos desde o início da internet.

No entanto, o fator determinante ainda é e deve permanecer sempre: PESSOAS. Na verdade, é mais sobre as pessoas do que nunca.

Ter uma abordagem de marketing honesta nunca foi tão importante e é emocionalmente e financeiramente recompensador se você fizer isso corretamente.

PRODUTO e como ele vive online versus na prateleira

Parece que não mudou muito no que diz respeito ao produto ou serviços, certo? Errado. Não importa o tipo de produto que você oferece, o cenário mudou principalmente para o benefício do consumidor.

A maioria dos clientes prefere comprar on-line e realizar pesquisas aprofundadas antes de tomar suas decisões de compra.

Além dos fatores de marketing originais relacionados ao produto, como: qualidade e design do produto, marca, embalagem, devoluções e garantias, em seu plano de marketing, você também deve considerar esses novos fatores.

  • Suporte ao cliente centrado no usuário – seu produto agora tem uma voz digital. E deve falar com seu público e ser personalizado e oportuno. Não apenas em todos os canais comuns, como telefone ou e-mail, mas também deve se envolver proativamente nas redes sociais. Veja mais sobre gerenciamento de redes sociais.

Novos modelos de PREÇOS a serem considerados

Precificar seu produto ou serviço nunca é uma tarefa fácil. Com certeza ajuda se você puder encontrar um posicionamento de produto exclusivo no mercado, caso contrário, você com certeza será comparado a seus concorrentes.

E comparar preços nunca foi tão fácil como hoje. O mix de marketing original sugere considerar estratégias e táticas de preços, estrutura de descontos, condições de pagamento e opções para clientes e distribuidores.

Pesquisa de preços da concorrência – esta é uma análise aprofundada dos modelos de preços de seus concorrentes diretos.

Ao comparar produtos, você deve se concentrar em todo o mundo. Com os serviços locais, é claro, você deve comparar dentro de sua própria área de serviço.

Lembre-se de que você não precisa ancorar seus preços com base na concorrência, mas ajuda a conhecer o mercado.

  • Estratégia de envio e manuseio – não é um fator óbvio, mas muito importante nas conversões de vendas on-line, independentemente do preço do item. Oferecer frete grátis é um dos incentivos de compra mais eficazes.
  • Pesquisa de preços da concorrência – esta é uma análise aprofundada dos modelos de preços de seus concorrentes diretos. Ao comparar produtos, você deve se concentrar em todo o mundo. Com os serviços locais, é claro, você deve comparar dentro de sua própria área de serviço. Lembre-se de que você não precisa ancorar seus preços com base na concorrência, mas ajuda a conhecer o mercado.
  • Posicionamento do produto – O posicionamento está fortemente gravado em cada pilar do Mix de Marketing. No que diz respeito aos preços, ter um forte posicionamento de nicho elimina o número de concorrentes com os quais seu produto ou serviço pode ser comparado e abre uma oportunidade para preços de valor.
  • Estratégia de upsell – esta é uma fonte subestimada de fluxo de caixa. É sempre mais fácil vender para as pessoas que já compraram algo de você e ficaram satisfeitas com o produto. Pode ser um item ou garantia adicional, manutenção ou atualização do produto.

Saiba mais: Cross Selling e Up Selling: O que é e 5 Dicas de Como Usar

PRAÇA para marketing agora está nas telas do celular 

Na década de 1940, a “praça” era formada sobre tijolo e argamassa. Por mais que hoje esse ambiente não seja mais exclusivamente físico, a localização, distribuição e logística ainda fazem parte do processo, mas mudaram fortemente do departamento de marketing para as operações.

Sem dúvida, você aumentará as vendas se seu produto for apresentado em lojas físicas da Magazine Luiza, mas também poderá vender no Marketplace da Magazine Luiza online com muito menos esforço para o processo de aprovação.

O mesmo vale para a Amazon. A venda on-line, sem dúvida, assumiu um papel importante na compra e venda de produtos.

  • Website – esta é de longe a sua peça de marketing mais importante. É a sua vitrine 24 horas por dia, 7 dias por semana e seu representante de vendas que nunca dorme. Quaisquer esforços de marketing que você fizer acabarão no seu site. Mencionamos fontes de terceiros como Magazine Luiza ou Amazon, mas ainda assim recomendamos que você se concentre em seu próprio site primeiro e use outras fontes como secundárias. Por quê? Porque você o possui e o controla.

Qualquer varejista terceirizado pode alterar suas políticas amanhã e você pode estar falido. Além disso, os sites ficam mais poderosos ao longo do tempo se forem apoiados por decisões de marketing consistentes e ponderadas.

Quando você cria seu site, as decisões sobre design, estrutura e conteúdo devem ser feitas com base em suas estratégias promocionais.

Veja o nosso post sobre como criar um site e também a importância de ter um site responsivo.

  • Plataformas de terceiros – Seu público já está em algumas dessas plataformas. Identifique essas plataformas e utilize-as. Pode assumir a forma de plataformas diretas de comércio eletrônico como a Amazon, ou pode ser canais sociais como LinkedIn ou Facebook etc.

A PROMOÇÃO está na sua caixa de entrada

Otimização para mecanismos de busca (SEO), redes sociais, e-mail marketing e gestão de tráfego pago.

Utilize todos esses recursos em suas estratégias de marketing e tente alcançar o máximo de clientes que possuam interesse no seu nicho.

Certifique-se de que sua estratégia de marketing seja construída em torno de direcionar tráfego para seu site e convertê-lo em leads ou vendas.

Geração de tráfego – obter visitantes direcionados ao seu site é o objetivo número 1. Existem várias maneiras de conseguir isso, e todas valem a pena considerar:

  • Otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) – é a prática de direcionar tráfego para seu site por meio de resultados de mecanismos de pesquisa orgânicos, otimizando (tornando relevante) seu site para frases-chave direcionadas. SEO é um processo contínuo que requer paciência e esforços consistentes.
  • Pesquisa paga – em outras palavras – “tráfego comprado”. Plataformas como Google Ads, Instagram Ads ou Facebook Ads permitem que você compre tráfego altamente segmentado em um tipo de leilão. Normalmente, é baseado em preços “por clique”, onde cada visitante custa uma quantia x de dinheiro.
  • Marketing de rede social – é o processo de ganhar tráfego ou atenção por meio das redes sociais. Se você vende para as pessoas, é uma ótima ideia investir tempo e esforço (e às vezes dinheiro) em um ou vários sites de rede social. É aí que as pessoas andam hoje em dia.

Saiba mais: Redes Sociais para Empresas: Custos e Benefícios em 2022

E-mail marketing – Mesmo que mais um e-mail em nossa caixa de entrada seja a última coisa que queremos ou precisamos – o e-mail ainda é uma das ferramentas de marketing com melhor desempenho.

Otimização da taxa de conversão – converter visitantes do site em leads é o objetivo final nº 2 a ser alcançado. Primeiramente, para poder calcular as conversões você precisa ter o Google Analytics ou outro sistema de rastreamento integrado ao seu site. A otimização da taxa de conversão é um processo contínuo em que você otimiza seu site e mede o resultado procurando a versão ideal de cada página.

Conclusão

O conceito pode ser antigo, mas ele continua sendo válido, tudo que mudou foi o cenário do marketing.

Os 4Ps do marketing fizeram a diferença na maneira com que os marketeiros criam suas estratégias e continuam sendo relevantes mesmo na era do marketing digital.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!