Taxa de Conversão: Como calcular e otimizar essa métrica?

Sua empresa tem uma meta de taxa de conversão que você está lutando para alcançar? Você não tem certeza do melhor próximo passo para otimizar seu site para conversão?

Não importa o tipo de taxa de conversão que você esteja buscando, nós o ajudaremos a entender essa métrica e como otimizá-la para o marketing digital.

Leia este post para saber como melhorar sua taxa de conversão a partir de hoje!

Vamos começar!

Taxa de Conversão: Como calcular e otimizar essa métrica?

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é o número de conversões ou ações, dividido pelo número total de visitantes.

Uma taxa de conversão também pode ser aplicada a outras ações, ela não está vinculada exclusivamente às vendas.

A conversão refere-se a qualquer ação que você deseja que o consumidor execute, como clicar em um botão de call-to-action, inscrever-se em uma lista de e-mail, configurar uma conta ou qualquer outra coisa que você queira.

Medir o sucesso do seu site ou rede social mantém você no controle e capaz de fazer mudanças e decisões informadas.

É fundamental saber como melhorar, ver o que está funcionando para o seu negócio e o que não está, e aumentar as vendas.

Por que a taxa de conversão é importante?

As taxas de conversão são uma das métricas mais importantes para medir para quase todos os negócios.

O rastreamento das taxas de conversão permite que sua empresa monitore a eficácia das páginas de destino e fornece um número escalável para criar uma linha de base para o sucesso.

Entender a porcentagem de visitantes que chegam ao seu site e tomar uma ação ajudará a impulsionar as metas e as decisões de negócios.

As taxas de conversão também dão à sua empresa uma ideia melhor de quão atraente é seu produto, serviço ou oferta e se o visitante está disposto a comprá-lo ou fornecer informações sobre ele.

Aqui estão 5 razões pelas quais a taxa de conversão é importante:

  • Fornece um único número para avaliar a eficácia de uma landing page ou oferta
  • Influencia as decisões de negócios em termos do que melhorar ou focar
  • Dá uma ideia melhor de escalabilidade, aumentar os visitantes também aumentará os leads ou clientes
  • Mostra o quanto seu produto, serviço ou oferta está “sob demanda”

Como calcular a taxa de conversão

Calcular a conversão é bastante fácil. Tudo o que você precisa fazer é dividir o número de conversões que você obtém em um determinado período de tempo pelo número total de pessoas que visitaram seu site ou landing page e multiplicá-lo por 100%.

Taxa de conversão = (conversões / total de visitantes) * 100%

Por exemplo, se seu site teve 17.492 visitantes e 2.305 conversões no mês passado, sua taxa de conversão será de 13,18%. Fácil o suficiente, certo?

Na verdade, se você configurar seu rastreamento corretamente, a maioria das plataformas de publicidade online (por exemplo, Google Ads, Facebook Ads) e de análise (por exemplo, Google Analytics) podem mostrar sua taxa de conversão diretamente em sua interface.

Uma das grandes vantagens da taxa de conversão é que você pode ser tão específico ou amplo com sua taxa de conversão quanto quiser.

Aqui estão alguns tipos diferentes de taxa de conversão que você pode usar e maneiras de usar esses dados para examinar o desempenho:

  • Taxa de conversão geral (quão bem o seu site converte o tráfego de qualquer fonte?)
  • Taxa de conversão do canal de marketing (o tráfego do Google Ads ou do Facebook Ads é mais provável de converter?)
  • Taxa de conversão no nível da página (qual dessas páginas é melhor na conversão de tráfego?)
  • Taxa de conversão da campanha (minhas alterações de segmentação melhoraram alguma coisa?)
  • Taxa de conversão de anúncio individual (preciso alterar o texto do meu anúncio? esse anúncio gera tráfego mais qualificado?)
  • Taxa de conversão de palavras-chave (quais palavras-chave merecem mais orçamento?)

A taxa de conversão é uma ótima métrica para avaliar o desempenho de quase todos os aspectos do seu marketing online.

Gerar cliques é ótimo, mas se esses cliques não acabarem fazendo algo benéfico para o seu negócio, algo precisa mudar.

O que é uma boa taxa de conversão?

Como você provavelmente pode imaginar, as taxas de conversão variam consideravelmente dependendo da qualidade do seu tráfego, setor, negócio, o que você está vendendo e até mesmo a ação de conversão específica que você está acompanhando.

Como resultado, o que se qualifica como uma boa taxa de conversão para você será específico para sua empresa e sua campanha de marketing.

Além disso, é importante lembrar que nem sempre uma conversão é a mesma coisa que uma compra.

Embora a taxa de conversão seja uma métrica útil, o objetivo da maioria do marketing não é produzir conversões – é gerar vendas.

Portanto, muitas vezes é preciso melhorar suas campanhas para qualificar melhor os leads e ter conversões melhores.

Saiba mais: Marketing Digital: O que é? Como funciona, Planos e Preços

Como melhorar sua taxa de conversão?

Taxa de Conversão: Como calcular e otimizar essa métrica?

Para melhorar suas taxas de conversão, você terá que “otimizar” seu processo de conversão e funil, também conhecido como otimização da taxa de conversão (CRO).

O CRO é alcançado teorizando os motivos potenciais pelos quais os clientes não estão convertendo por meio de suas fontes de geração de leads e, em seguida, criando estratégias para melhorar esses processos.

Também ajuda fazer um teste A/B de cada alteração feita para visualizar os resultados lado a lado e determinar qual alteração leva a melhores taxas de conversão.

Aqui estão 4 ideias para aumentar sua taxa de conversão:

  1. Renove sua oferta

O que você está oferecendo aos visitantes do seu site em troca de suas informações de contato?

Se você tiver baixas taxas de conversão com sua oferta gratuita, há uma boa chance de não ser o que seu público deseja.

Por exemplo, você está oferecendo informações genéricas acessíveis com uma simples pesquisa no Google?

Ou você está oferecendo aos leitores a chance de crescer com seu conteúdo?

Forneça mais de uma oferta. Diferentes tipos de testes A/B ajudarão você a saber o que seu público deseja.

Talvez você tenha feito um webinar completo com muitas informações excelentes. Mas se o seu público não responder a um webinar, tente reformatar as informações em um vídeo que eles possam assistir quando quiserem.

  1. Otimize o design do seu site e a experiência do usuário

Existem muitos estudos sobre o que os leitores fazem quando você altera a cor de um botão ou usa uma fonte diferente em um anúncio pop-up em suas páginas de produtos.

Claro, existem efeitos psicológicos por trás do design de publicidade online. Mas o que é mais importante se concentrar se você tiver baixas taxas de conversão é a experiência e a personalização do usuário.

A maioria dos visitantes online prefere uma abordagem minimalista ao design do site. Banners chamativos na página inicial não estão trazendo leads, eles estão os desencorajando.

Os novos visitantes do seu site permanecem por menos de 15 segundos. Isso é tudo que você consegue para causar uma ótima primeira impressão, e não há espaço para erros.

Se você quiser saber o que os usuários pensam do seu site, é só perguntar. Envie uma pesquisa e veja que tipo de feedback você recebe.

Se você está dificultando que os clientes em potencial se concentrem no que seu site está tentando vender ou eles não conseguem encontrar a landing page certa para percorrer seu funil de conversão, é hora de otimizar o design do site.

  1. Implemente vídeo e outras mídias

Vídeos vendem, mas muitas empresas ainda se afastam deles. Se o seu conteúdo escrito não está fechando o negócio com seus visitantes, veja se um vídeo fornece o impulso final que eles precisam para converter.

Você não precisa de um pano de fundo sofisticado ou equipamentos caros. Seu smartphone e uma sala silenciosa são suficientes.

Se você é tímido com a câmera, deixe um funcionário carismático falar. Se você tiver o orçamento, poderá ter um vídeo animado profissional projetado e produzido.

Nós podemos ajudá-lo com a edição e produção de vídeos para o YouTube, o que é uma ótima maneira de fazer marketing digital.

Visite o nosso site para ver mais informações sobre a gestão de YouTube!

  1. Melhores os seus CTAs

Um grande número de pessoas que visitam seu site não está convertendo porque você não está pedindo? Um site que não declara sua intenção sempre terá uma baixa taxa de conversão.

Olhe para cada página do seu site. Elas estão pedindo ao leitor para fazer o que você precisa que ele faça?

Seja para marcar uma consulta, preencher um formulário de contato ou baixar seu e-book, não tenha medo de divulgar sua solicitação.

Certifique-se também de que é fácil para seus visitantes concluir a tarefa que você está solicitando.

Eles não deveriam ter que procurar um formulário de contato ou rastrear um link.

O número de conversões que você garante está diretamente vinculado às suas vendas e lucros.

Se você permanecer autêntico, transparente e dedicado durante todo o processo de otimização, certamente verá seus números de conversão aumentarem, e pelos motivos certos.

Melhore sua taxa de conversão hoje mesmo

Se você planeja disparar sua receita e vendas, tudo começa com a taxa de conversão. Quantas pessoas você pode transformar de visitante em cliente.

Na verdade, é muito simples descobrir o que está causando baixas taxas de conversão e a maioria das otimizações são rápidas e fáceis.

As menores alterações nas taxas de conversão podem fornecer um impulso significativo para o seu negócio.

E hoje em dia, uma das melhores maneiras de fazer isso é através do marketing digital. Serviços como o gerenciamento de redes sociais, gestão de tráfego pago e otimização de sites, ajudam você a melhorar suas conversões e ainda atrair mais leads.

Junte-se a nós na Agência de Marketing Digital hoje mesmo! Confira nosso site e veja nossa tabela de planos e preços clicando nos links abaixo.

Já pensou em crescer a sua empresa com marketing digital? 

Nossa Agência de Marketing Digital oferece planos de gerenciamento de redes sociais, não deixe de conferir a nossa tabela de preços gerenciamento de redes sociais e planos de redes sociais disponíveis.

Também possuímos planos específicos para gerenciamento de Instagram, com gestão de tráfego pago.

Somos uma agência de YouTube e consultoria, com especialista em YouTube e faremos a toda a gestão de canal YouTube

O gerenciamento de redes sociais e a gestão de canal do YouTube e produção de vídeos são a solução para quem busca utilizar o marketing digital para crescer!

Não deixe de clicar nos links para mais informações!