O que é Gestão de Redes Sociais e Como Funciona o Trabalho?

O marketing digital se tornou a principal forma de publicidade nos últimos tempos.  Com o crescimento exponencial das redes sociais, essas plataformas se tornaram o principal aliado das empresas.

Porém, para que esse tipo de marketing obtenha sucesso é necessário um conhecimento profundo sobre como as redes sociais funcionam e como monitorá-las para criar vantagens.

É aí que entra a gestão de redes sociais, para ter bons resultados nessas plataformas, uma boa gestão faz toda a diferença.

Mas, afinal, o que exatamente é a gestão de redes sociais?

Esta é uma pergunta que frequentemente ouvimos na Agência de Marketing Digital, portanto, hoje nós traremos a resposta.

Você provavelmente está familiarizado com plataformas de rede social como Facebook ou Instagram.

Mas você sabe como esses canais são usados para expandir sua pequena empresa?

Identificar o que é gerenciamento de mídia social para o seu negócio desempenha um papel importante no uso eficaz das plataformas sociais.

Isso é especialmente importante quando você deseja aumentar seu alcance e as vendas de um produto.

Na postagem de hoje, vamos responder a todas as perguntas que passam pela sua cabeça sobre “O que é gerenciamento de rede social?”

Em seguida, entraremos em mais detalhes sobre por que o gerenciamento de rede social é importante.

E ainda, como uma empresa de gerenciamento de rede social pode ajudá-lo a ver melhores resultados com o marketing digital da sua empresa.

 

O que é Gestão de Redes Sociais e Como Funciona o Trabalho?

O que é Gestão de Redes Sociais?

Gerenciamento de rede social é o processo de criação, publicação, promoção e gerenciamento de conteúdo em canais de rede social como:

A gestão de redes sociais vai além de apenas postar atualizações nos perfis de mídia social da sua empresa.

Também inclui envolver seu público e procurar novas oportunidades para aumentar o alcance e a visibilidade.

Além do gerenciamento, é oferecido também a criação de conteúdo, envolvendo textos e artes, e também a gestão de tráfego pago.

Tudo isso pensado no crescimento de suas redes sociais e seu negócio.

Como funciona o trabalho de gestão de redes sociais?

Os gestores de rede social são responsáveis pela curadoria das plataformas sociais de uma marca.

Eles monitoram e moderam o perfil da rede social. Além disso, montam e enviam o planejamento mensal de todas as postagens para o cliente.

Semanalmente o gestor de rede social enviará o conteúdo para aprovação, para que tudo esteja de acordo com o que o cliente deseja.

Esse conteúdo pode envolver a criação de artes, textos e mini vídeos para redes sociais e é feito de acordo com o perfil do cliente que você deseja alcançar, levando em consideração a rede social utilizada.

Assim como, a gestão de anúncios, conhecida também como tráfego pago, esse tipo de gestão pode ser tanto no Google quanto nas redes sociais, de acordo com o que o cliente preferir.

Essa é umas estratégia muito útil para os clientes, porque é possível criar anúncios pensado no objetivo deles e mensurar os resultados.

A gestão de redes sociais permite que o uso dessas plataformas seja totalmente voltado ao crescimento delas, através da consistência e conteúdo original.

Escolhendo as plataformas certas para o seu negócio

Antes de começar a montar uma estratégia para o gerenciamento de rede social, você precisará considerar quais são as melhores plataformas de rede social para o seu negócio.

No Brasil, a população está cada vez mais conectada nas redes sociais, e as mais populares podem ser vistas no gráfico abaixo:

O que é Gestão de Redes Sociais e Como Funciona o Trabalho?

 

Mas vamos nos aprofundar nas redes sociais mais relevantes e ficar sabendo porque elas são tão populares:

O YouTube se tornou o segundo maior mecanismo de busca do mundo, perdendo apenas para o Google.

Você pode postar seu conteúdo de vídeo nesta plataforma para ajudar a se envolver e se conectar com seu público.

Com hospedagem de vídeo ilimitada, sua empresa pode postar tanto conteúdo de vídeo quanto você quiser e compartilhá-lo por meio de outros canais.

O Facebook tem quase 2,7 bilhões de usuários ativos mensais do mundo todo.

Também existe um bom equilíbrio entre gênero e faixa etária quando se trata da base de usuários do Facebook.

Isso o torna uma ótima plataforma social para empresas que estão tentando alcançar um público mais amplo.

O WhatsApp é na verdade um aplicativo focado em comunicação, porém, como ele é uma das plataformas mais utilizadas pelos brasileiros, ela acaba sendo útil para empresas.

Por meio dessa plataforma é possível captar clientes e oferecer produtos e serviços por meio de mensagens.

O Instagram é um ótimo canal de rede social para marcas que criam muito conteúdo visual.

O público do Instagram tende a ser mais jovem, o Brasil figura como o 3 país que mais usa essa rede social.

Essa pode ser uma ótima plataforma para empresas que vendem produtos ou serviços relacionados à moda, estilo de vida, arte ou outros setores com foco visual.

O Twitter tem 321 milhões de usuários ativos em todo o mundo e tende a ser onde os usuários procuram notícias e tendências.

Essa plataforma é ideal para marcas que desejam participar de uma conversa sobre tópicos de tendência em seu setor.

Também é um ótimo lugar para compartilhar conteúdo com influenciadores e outras pessoas que podem achar sua marca valiosa.

Essa rede social é a novidade do momento, com o conteúdo estritamente em formato de vídeos curtos, o TikTok se popularizou bastante em 2021 no Brasil.

Essa plataforma pode ser uma boa opção para empresas que querem divulgar seus produtos e serviços por meio de vídeos.

Mas ainda assim, é recomendável utilizar outra rede social para fortalecer ainda mais o engajamento com o público.

O Pinterest é outro ótimo canal para compartilhar conteúdo focado em imagens. Além disso, ele funciona muito bem se aliado a outra plataforma para impulsionar os dois canais.

O Pinterest é ideal para quem tem um negócio focado em artesanato, moda, decoração, nutrição, etc.

O LinkedIn é a plataforma de rede social para marcas B2B (serviço de empresa para empresa) que tem como alvo empresas em diferentes setores.

Com o LinkedIn, você pode encontrar, interagir e compartilhar conteúdo com pessoas com base no tipo de empresa, setor ou cargo.

O que uma agência de gestão de redes sociais faz?

Uma agência de gestão de redes sociais trabalha com qualquer uma de suas necessidades de marketing de rede social, incluindo criação e publicação de conteúdo, publicidade e monitoramento de mídia social.

  • Entende o seu negócio e a sua audiência  

O primeiro passo que uma agência faz antes de começar a gerir suas redes sociais é ter em mente como funciona o seu negócio, seus objetivos e sua audiência.

Após isso, é traçado um planejamento para satisfazer as necessidades da sua empresa, isso tudo por meio do marketing digital através das redes sociais.

Ademais, a agência entenderá o que os seus clientes desejam e criará conteúdo com base nisso para melhorar o engajamento e consequentemente suas vendas.

  • Cria conteúdo 

Depois de entender os objetivos de seu negócio, é hora de começar a criar conteúdo personalizado para suas redes sociais.

Esse conteúdo pode variar dependendo do plano oferecido pela agência que você escolher. No caso da Agência de Marketing Digital, nós oferecemos a criação de textos e artes.

O conteúdo também dependerá de qual plataforma você escolher, afinal, cada uma delas tem suas próprias nuances, com recursos próprios que podem ser criados pela agência também, como por exemplo, o Instagram Stories.

O ponto principal aqui é que se cria conteúdo especificamente com base nos dados fornecidos ao pesquisar sobre seu negócio.

Usa-se esse conhecimento para criar textos e artes que irão atrair a atenção do seu público-alvo e se destacar da concorrência.

  • Cria um planejamento e cronograma mensal 

Nenhum pequeno empresário tem tempo para publicar manualmente, individualmente, uma postagem em rede social com hashtags bem planejadas em várias plataformas, várias vezes ao dia.

Fazer isso não apenas esgotaria seu tempo, mas também deixaria mais espaço para erros.

Por esse motivo, com a gestão de redes sociais, cria-se um calendário de conteúdo para o cliente que será publicado com o passar do mês.

Isso garante que nenhum erro seja cometido nas postagens, permitindo também que se algo não estiver do jeito desejado ele possa ser mudado a tempo.

Além disso, o planejamento garante que suas postagens nas redes sociais serão regulares, o que é essencial para essas plataformas.

  • Faz gestão de anúncios  

O que muitos proprietários de empresas não estão familiarizados é o mundo da publicidade em rede social.

Por trás de cada postagem, existe uma plataforma de marketing que permite que você coloque dinheiro em seu conteúdo.

Você pode “impulsionar” suas postagens de rede social existentes ou pode criar anúncios de mídia social completamente novos para veículos.

De qualquer forma, a publicidade em rede social permite essencialmente que você coloque seu conteúdo, marca e site na frente de mais pessoas dentro de seu público-alvo, com mais rapidez.

Dados de uma pesquisa feita pelo Hootsuite indicam que em 2021 cerca de 81% das pessoas globalmente procuraram por um produto na internet.

O que é Gestão de Redes Sociais e Como Funciona o Trabalho?

Dependendo de quais são seus objetivos de negócios e metas de rede social, a agência pode sugerir vários tipos diferentes de campanhas publicitárias. Eles variam de acordo com o objetivo.

Por que a gestão de redes sociais é importante?

Agora que você sabe o que é gerenciamento de rede social, é hora de falar sobre a importância das redes sociais nos negócios.

A primeira e talvez mais óbvia razão é que seus clientes são ativos nas redes sociais.

E essa atividade cresce a cada ano que passa. Com o tempo gasto em redes sociais aumentando gradativamente.

O que é Gestão de Redes Sociais e Como Funciona o Trabalho?

Eles querem ver conteúdo de marcas como a sua.

E, muitas vezes, estão mais abertos às mensagens que você apresenta nessas plataformas do que às mensagens publicitárias.

Além disso, o gerenciamento de rede social é econômico.

Muitas vezes, as pequenas empresas têm que fazer mais com menos no que diz respeito ao seu orçamento de marketing.

A gestão de redes sociais permite que você experimente resultados significativos quando se trata de geração e conversão de leads.

Isso elimina altos custos diretos que vêm junto com táticas de marketing tradicionais, como outdoors ou anúncios de TV.

Gerenciar sua rede social de forma eficaz permite que você obtenha o máximo deste canal poderoso.

A criação e publicação consistente de conteúdo pode ajudá-lo a estabelecer conexões autênticas com seu público-alvo.

Enquanto a publicidade em rede social ajuda você a alcançar novos públicos que têm maior probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços.

Quanto custa a gestão de redes sociais?

O valor do gerenciamento de rede social pode variar bastante dependendo da agência e dos planos oferecidos.

Aqui na Agência de Marketing Digital oferecemos planos entre R$590 até R$1290, com a possibilidade ainda de ter um plano totalmente personalizado para sua empresa.

Devido aos serviços que podem ou não ser oferecidos os valores podem variar, como na nossa agência o público são empresas pequenas e médias, nossos valores levam isso em conta.

Tornamos nossos serviços valiosos e acessíveis, para que você não precise sacrificar a qualidade pelo preço ou vice-versa.

Por que você precisa contratar uma empresa de gestão de rede social?

Saber o que é gestão de redes sociais e por que ele é importante é apenas metade do caminho.

Agora, você precisa colocar esse conhecimento em prática e começar a tomar decisões sobre o gerenciamento de mídia social da sua empresa.

Para muitas pequenas empresas, simplesmente não há tempo ou recursos suficientes para se dedicar a um gerenciamento eficaz nesses canais.

De acordo com a Social Media Trends, em uma pesquisa feita em 2019, o principal motivo pelo qual as empresas não usam as redes sociais é falta de tempo e conhecimento para gerenciar.

O que é Gestão de Redes Sociais e Como Funciona o Trabalho?

Publicar conteúdo de qualidade de forma consistente exige muito tempo e esforço que algumas equipes de marketing de pequenas empresas simplesmente não têm.

Sem mencionar que você pode não ter ninguém em sua equipe com a experiência ou as habilidades necessárias para implementar campanhas eficazes.

É aqui que entra uma empresa de gerenciamento de rede social.

Uma empresa de gerenciamento de rede social como a Agência de Marketing Digital ajuda a complementar seus esforços de marketing digital, fornecendo serviços especializados de marketing de rede social.

Não só temos tempo para nos dedicar à implementação de suas campanhas, mas também temos as habilidades e o conhecimento necessários para garantir que seus esforços nas redes sociais sejam um sucesso.

Conclusão

A essa altura, não deve haver mais dúvidas sobre o que é gestão de redes sociais.

Agora que você sabe o que está envolvido no gerenciamento eficaz de rede social e por que isso é importante para o seu negócio é hora de você tomar uma decisão informada sobre seu próprio gerenciamento de rede social.

Quando se trata de gerenciamento de rede social, você não precisa fazer isso sozinho.

Como uma empresa de gerenciamento de rede social, a Agência de Marketing Digital oferece uma variedade de serviços de marketing digital.

Serviços que vão desde a gestão de redes sociais até a otimização e desenvolvimento de sites para sua marca.

Com nossa equipe apoiando você, não temos dúvidas de que sua empresa irá crescer.

Entre em contato conosco hoje se você estiver pronto para levar seu marketing de rede social para o próximo nível!

Serviços de Marketing Digital :

Gestão de Redes Sociais com Gestão de Redes Sociais Planos mensais e Valores

Gestão de Instagram planos e preços

Gestão de Canal YouTube;

Gestão de canal no YouTube

E criação de site otimizados para o google ;

Gestão de redes sociais planos e valores

 

Chamar!
Precisa divulgar seu negócio ?
Estamos online.